Yamaha traz Super Ténéré XT 1200Z ao Brasil por R$ 59.800

yamaha xt 1200z super tenere

No mundo das motos off-road a Yamaha Ténéré tem um verdadeiro legado, ela ficou famosa ao disputar e vencer diversos ralis e competições off-road ao redor do mundo, e neste mês de março a Ténéré chega ao Brasil em sua versão mais evoluída e potente, a Super Ténéré XT 1200Z, que chega as lojas por R$ 59.800. Confira todos os detalhes…

yamaha xt 1200z super tenere 2011

O grande destaque da nova Super Ténéré XT 1200Z é seu motor, trata-se de um bi-cilindrico (2 cilindros em linha) de 1199 cilindradas, refrigerado a líquido, este moderno motor desenvolve 110 cv de força a 7.250 rpm, enquanto o torque máximo é de 11.6 kgfm a 6.000 rpm, ou seja esta Tenere tem força de sobra para se aventurar por qualquer tipo de terreno. Este motor possui virabrequim posicionado a 270 graus, o que melhora a tração e deixar a moto mais suave e com o mesmo desempenho em qualquer terreno, facilitando inclusive a pilotagem de pé. Para garantir uma boa autonomia a Super Ténéré possui tanque de combustível de 23 litros.

yamaha xt 1200z super tenere

O visual é bastante agressivo, a moto passa uma aparência robusta.

A Super Ténéré 1200 chega trazendo muita tecnologia, ela é uma novidade mundial apresentada ao mundo no final de 2010. A Super Ténéré traz exclusividades como controle de tração que permite dois modos de atuação, opção de ajuste do tipo de pilotagem em dois modos: (Sport e Touring) graças ao sistema eletrônico YCC-T, que ajusta potência e reposta do motor, no modo Sport as respostas são mais ásperas e rápidas valorizando a esportividade, enquanto o modo Touring, deixa a motor mais suave e mais confortável, própria para se andar em estradas ou nas cidades.

yamaha xt 1200z super tenere painel

O acento da Super Ténéré pode ser ajustado em dois níveis de altura, entre 845 mm a 870 mm em relação ao solo, o que facilita a vida dos pilotos de baixa estatura. O painel apesar de compacto é completo possui mostrado digital LCD, que informa várias coisas ao piloto como nível de combustível, modo de viagem, controle de tração, odômetro, há ainda um conta giros analógico.

yamaha xt 1200z super tenere 2012

Há ainda freios ABS unificados, (os mais avançados já desenvolvidos pela Yamaha), transmissão final é por eixo cardã, uma modernidade que elimina a necessidade de manutenção na transmissão, além de deixar a moto mais resistente.

Como o seu motor é potente o conjunto de suspensão e freios da XT 1200z são superdimensionados, na dianteira a suspensão é do tipo telescópica invertida com tubos internos de 43mm na dianteira, enquanto na traseira é do tipo mono-amortecida com link, esta suspensão pode ter sua rigidez ajustada. Na dianteira há freios com disco duplo de 310 mm, na traseira também existem dois discos porém de 282 mm.

yamaha xt 1200z super tenere

A Nova Super Ténéré XT1200Z trará uma farta lista de equipamentos e acessórios, que vão desde baús de alumínio que podem ser colocados nas laterais  e na traseira da moto, passando por faróis de milha, defletor de vento, protetor para o motor, até manoplas aquecidas e banco mais baixo e estreito para motoristas mais magros.

yamaha super tenere 1200

A Yamaha pretende vender 600 unidades da Super Ténéré XT1200Z por ano no Brasil, com o  preço sugerido de R$ 59.800. por enquanto ela estará disponível apenas na cor Azul Viper, mostrada aqui. É esperado para breve a chegada de uma versão mais mansa da Tenere, a XT 650z.

A principal concorrente da Super Tenere será a BMW R 1200 GS, também uma big trail.

OBS: este valor de R$ 59.800 tem como base o estado de São Paulo.

Confira acima um belo vídeo de apresentação da XR1200Z Tenere

Confira abaixo a ficha técnica da XT1200Z Super Ténéré

Motor
Tipo refrigeração líquida, 4 tempos, DOHC, 2 cilindros em linha, 4 válvulas, injeção de combustível, dupla ignição
Cilindrada 1199cc
Diâmetro x curso 98 x 79.5 mm
Taxa de compressão 11.0:1
Potência máxima 110 cv a 7.250 rpm
Torque máximo 11.6 kgf.m a 6.000 rpm
Sistema de lubrificação Cárter seco
Sistema de combustível Injeção de eletrônica
Tipo de embreagem multidisco banhado a óleo
Sistema de ignição Elétrica
Sistema de transmissão Permanentemente engrenada, 6 velocidades
Transmissão final Cardan

Chassis
Quadro: Backbone em aço
Suspensão dianteira: Garfo telescópico, tubo de 43 mm, pré-carga ajustável, amortecimento de compressão e retorno
Curso da roda dianteira: 190 mm
Suspensão traseira: Mono-amortecedor, ajustável para pré-carga e retorno
Curso da roda traseira: 190 mm
Freio dianteiro discos duplos: hidráulicos tipo “wave” de 310 mm ABS/ Sistema de Frenagem Unificado
Freio traseiro: Disco hidráulico tipo “wave” de 282 mm
Pneu dianteiro: 110/80R19M/C 59V
Pneu traseiro: 150/70R17M/C 69V

Dimensões
Comprimento total: 2,255 mm
Largura total: 980 mm
Altura total: 1.410 mm
Altura do assento: Ajustável 845-870 mm
Distância entre eixos: 1.540 mm
Distância mínima do solo: 205 mm
Peso total (ordem de marcha): 261 kg
Capacidade do tanque de comb.: 23 litros
Quantidade de óleo: 4,2 litros
Cor: Azul Viper

Preço: R$ 59.800,00. Preço público sugerido, posto Guarulhos, São Paulo.

4 Replies to “Yamaha traz Super Ténéré XT 1200Z ao Brasil por R$ 59.800

  1. Eu achei a Super Tenere maravilhosa,è a moto mais bonita que eu jà vi, mais o preço de 60.000 sai fora do meu orçamento. Vou continuar com a minha XT que acabei de comprar.

  2. Conheço quase todas as MaxTrails do mercado (só me falta andar na Ducati MultStrada e na Guzzi Stelvio)e quando mais conheço dessas maquinas mais me convenço da infinita superioridade da GS-1200, em 2º lugar fica a KTM-990 (na terra insuperável, mas que fica devendo em assistência), a VStrom fica em 3º com o melhor custo/beneficio porem consome muito, a Varadero (veraneio) é muito pesada, e por fim essa Yamaha que conheci e andei hoje, consome demais, 11 kms/litro, com duas curvas de torque!?!(se fosse com corrente acho que seria melhor). Eu tenho e a minha MaxTrail, é a mais cara, mas vale cada centavo que paguei. O tempo, o senhor da razão no mundo das motocicletas, vai dizer a que veio esta nova Yamaha, mas posso antecipar o meu voto, a unanimidade entre os motociclistas de hoje continuará a ser a unanimidade no futuro. Bons ventos galera.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *