VW Delivery 2013 – Traz novo motor, melhorias mecânicas, visuais e internas

vw delivery 2013

Clique na imagem para ampliar – Alta resolução

Lançado no começo desse ano a linha 2012/2013 do VW Delivery traz uma série de novidades. A principal delas é o moderno motor 3.8 L Cummins ISF, que atende a nova legislação do PROCONVE P7, que entrou em vigor em 01 de janeiro e regulamenta novos e mais rígidos padrões de emissão de poluentes para os motores a diesel. Este novo motor passa a equipar toda as versões do caminhão semi-leve Delivery, que assim como as linhas Worker e Constellation fazem parte da nova linha de caminhões Advantech, que traz diversas melhorias tanto mecânicas quanto internas. Além disso o modelo ganhou uma nova versão a 10.160.

Versões:

vw delivery 2013

Ao todo o Delivery Advantech está disponível em 4 modelos (5.150,8.160 e 9.160 e 10.160) com 4 diferentes tipos de peso total: indo de 5,8 até 9.7 toneladas. O modelo é ideal para o transporte de cargas em áreas urbanas e para viagens curtas.

Como as zonas de restrições se tornando cada vez mais comum nas grandes cidades, as vendas dos caminhões de menos de 10 toneladas explodiu nos últimos anos.  Todas as versões do Delivery, incluindo a recém lançado 10.160 são considerado VUCs e por isso podem circular em todos os horários e regiões da cidade de São Paulo.

vw delivery 8.160

Recém lançado o Delivery 10.160 é um dos principais novidades da linha 2013 do Delivery, com um entre eixos de 3.30 metros ela tem uma capacidade de carga de 6.250 quilos e um peso total de 9.7 toneladas.

Motor e sistema SCR

Este motor de fabricação da Cummins usa o sistema de tratamento de emissão (SCR), que utiliza o aditivo Arla32, para reduzir o nível de emissão de poluentes, atendendo assim ao novo padrão ProconveP7. Este propulsor conta com um turbo de dois estágios que promete reduzir o número de trocas de marchas, facilitando a vida do motorista.

Segundo dados de fábrica, o novo motor 3.8 Cummins, desenvolve até 150 cv de potência a 2.600 rpm, o torque máximo é de 45 kgfm a 1.900 rpm.

Novo câmbio e embreagem

vw delivery 2013

Além do motor mais eficiente desenvolvido pela MAN do Brasil, o Delivery também recebeu uma nova caixa de transmissão, agora todas as versões vem com o câmbio ZF S5420HD de cinco marchas com acionamento a cabo e uma nova embreagem com diâmetro de 330mm, esta nova embreagem deve deixar as trocas de marchas mais fáceis, além de aumentar a durabilidade do conjunto, ela conta com recursos interessantes como o que impede que o motorista saia com o caminhão em segunda marcha.

O novo acionamento da transmissão via cabo, traz mais conforto e precisão nas trocas de marcha, diminuindo o esforço para realizar as trocas e ruído interno.

Chassi reforçado

Destaque também para o chassi da família Delivery que segundo a Volkswagen ficou mais resistente, graças a um novo material usado nas longarinas, chamado de aço LNE 50.

Visual renovado

vw delivery 2012

A nova linha Volkswagen Delivery 2012 traz também uma pequena reformulação visual, a carroceria do Delivery passou por uma leve plástica, nada radical. O Delivery ganhou uma nova grade dianteira, os faróis também trazem suas bases retocadas, elas se sobressaem do resto da carroceria, por fim foi instalado um novo para choque tripartido, um pouco mais moderno, porém a Volkswagen bem que poderia ter dado uma maquiada mais profunda ao modelo que possui ainda visual um tanto pacato e simples.

vw delivery 2012 2013 interior painel

Acima o painel do novo VW Delivery

Quase tudo novo e melhorado por dentro

Se por fora as mudanças no Delivery 2012 foram tímidas, por dentro a coisa foi bem diferente, quase tudo é novo e melhorado, o painel é novo e incorpora um útil e inteligente console central com porta copos, porta objetos e tomada 12v, as padronagens dos bancos e as forrações das portas são de melhor qualidade, criando um ambiente mais agradável.

Os mostradores do painel de instrumentos ganharam novas funções e visual mais amigável, incorporando novas funções como indicação de qual marcha está engatada, e indicadores de manutenção como hora de se fazer as trocas de filtro de ar, filtro de combustível, de óleo e etc.

novo vw delivery interior bancos

Outra novidade da nova linha Delivery Advantech está na lista de equipamentos, desde a versão mais básica 5.150, o caminhãozinho da Volks passa a contar de série com vidros, travas e retrovisores com ajustes elétricos, melhorando bastante o conforto do motorista.

vw delivery 8.160

Acima o Delivery 8.160, e abaixo a versão de entrada do modelo a 5.150

vw delivery 5.150

Confira abaixo as fichas técnicas e especificações dos modelos da linha Delivery 2012/2013:

– Delivery 5.150

– Delivery 8.160

– Delivery 9.160

– Delivery 10.160 ** (sem dados técnicos disponível atualmente)

21 Replies to “VW Delivery 2013 – Traz novo motor, melhorias mecânicas, visuais e internas

  1. Infelizmente comprei um 9-160, só me incomodou, o caminhão está com 50mkm já fiz duaz vezes a embreagem, uma vez o diferencial e uma vez a suspensão. Só quebra.

  2. Boa noite, comprei um caminhão volkswagem delivery, motor mwm, ano 2007 já usado, em Dezembro de 2011. Porém de um dono que mantinha uma boa dirigibilidade e eu procuro fazer o mesmo, esse veículo não quebra mantenho sempre regularidade na sua manuntenção, preventiva e periodica. rodo treço logos, como Recife à Petrolina chegando a transporta carga com peso de 4500 kg. e chego obter boa média de consumo aproximadamente, 7.5 p/ litros, procuro manter uma velocidade uniforme em grandes retas e um aproveitamentos nos declives tirando o pé do acelerador, deixando o motor engrenado na macha compativel com o declivel de forma segura. Porém meu comentário não estou aqui pradefender a volkswagem. Minha dica é que o poder de consumo do veículo está no pé do motorista, não dirigindo de forma agreciva, andano dentro da faixa de torque do motor, com rotações adquadas com a velocidade, no abastecimento terar um resultado significativo.

  3. E bem assim amigos sem contar que o vw 9.160 quando chove o painel parece uma arvore de natal pisca tudo, e mais enconta entra no MB 1016 maior confiança e durabilidade estou s
    atisfeito com o MB

  4. Entao a minha dica é: jamais esgote o oleo dos advantech 8160, 9160, 10160 com o carter quente pois corre o risco de sair bujao com bucha e tudo , pois a logica e simples ao aquecer o plastico delata, estica e pode acontecer o que aconteceu comigo, infelismente tem que fazer o contrario , trocar o oleo com o motor frio, bem ao contrario do que manda a regra!

  5. vai uma dica pra quem comprou esses lixos da volkswagen, infelismente eu tinha um 8150 delivery plus que me deu um centrilhao de problemas ( e so olhar no reclame aqui) graças a deus vendi, me livrei , comprei um 9160 advantech e ja tive varios probelas entre eles um barulho na coluna de direçao que nao conseguiram resolver, hoje dia 26/07/2014 fui trocar o oleo do motor, com o motor quente e qual foi minha surpresa que o bujao do carter saiu junto com a bucha que tem a rosca pra segurar o mesmo e o pior ao retirar o carter para reparar ou trocar, descobrir que e feito de plastico, isso mesmo PLÁSTICO a volkswagen devia se envergonhar de fazer um caminhao para trabalho nas condiçoes que conhecemos bem aqui no brasil com carter de plastico imagina se receber qualquer pequena pancada, ja era. estou muito decepcionado

  6. Comprei 6 volks 9.160 em 2012 – 04 tiveram que trocar a embreagem (plator e disco) com menos de 10.000km, serviço feito em garantia, porém, um desses tres, voltou a dar problema na embreagem, só que agora como ele está com 40.000km estou sendo cobrado pelo serviço.

    Pergunto: Como proceder ?

    1. Tenho um 2012(8160)truck com carroceria de madeira .Com 8000 kg de carga ele faz 5km/l,vazio ate 7,9km/l .detalhe como ele é trucado (passa na balança com 6500kg)mesmo vazio ele é pesado(4800kg de tara)e,minha região é montanhosa ele leva hortifrutigranjeiros de Lagoa Dourada MG para Belo Horizonte.Sobre problemas (60000km) só retentores de roda.Estou satisfeito.

    1. Resposta – Cláudio

      Amigo infelizmente é dificil a gente falar em consumo do VW Delivery, primeiro que a própria VW não divulga os dados de consumo, além disso o consumo varia muito de acordo com a carroceria empregado no veículo, além da região onde se anda, por exemplo, cidade, estrada, serra, tudo isso influencia em muito a autonomia do caminhão. Enfim não há muitos dados concretos, apenas relatos de donos do modelo.

      abraço

  7. Ahhh, e o Ar Condicionado também deixa a desejar, deveria ter mais um estágio e ser bem, bem gelado. O que não o é. Até porque o kit de ar condicionado também é muito caro.

  8. Gostei muito desta linha 2012, mas espero que a MAN melhore no acabamento. O preço do caminhao é muito alto para um acabamento que deixa a desejar, como é o caso da entrada de ar no teto do mesmo pelo lado de fora. É bem visível a massa plástica usada para vedação da água. A Borracha das portas estão rasgando facilmente.

  9. belo caminhões, mais tenho duvida sobre 9.150 10.150, qual a sua diferença e só a capacidade de peso ou tem alguns cavalinho a mas, e qual o consumo de cada. agradeço pela enformações.

    1. Resposta – Antao Carlos

      Amigo a diferença entre o Delivery 9.160 e o 10.160 é apenas a capacidade de carga.

      O 9.160 tem PBT de 9.000 kg e pode levar até 5.870 kg de carga útil + carroceria.

      Já o 10.160 possui PBT de 9.700 kg e sua carga útil é de 6.250 kg.

      O motor e câmbio do 10.160 é o mesmo do 9.160, um motor Cummins ISF 3.8 litros com 160 cv e 60 kgfm de torque.

      Já com relação ao consumo infelizmente a Volkswagen não divulga os dados de consumo do Delivery. Até mesmo porque o consumo está relacionado, ao tipo de implementação do caminhão, por exemplo baú, caçamba, plataforma guincho, tipo de carga que se leva, localidade onde se anda (estrada ou cidade). entre outros fatores, que podem influenciar muito o consumo do caminhão.

      abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *