Sony Vision S – Primeiro carro da Sony surpreende de várias formas

sony vision s carro

A gigante fabricante japonesa de eletrônicos, Sony, surpreendeu o mundo esta semana ao revelar na CES 2020 (maior feira de tecnologia mundial) que acontece em Las Vegas, EUA, o seu primeiro carro. Batizado de Sony Vision S, trata-se de um veículo 100% elétrico de alto desempenho, dotado de muito luxo e novas tecnologias.

Oficialmente a Sony diz que o modelo é apenas um conceito para mostrar as novas tecnologias que a fabricante está desenvolvendo para o mundo automotivo, porém será isso mesmo verdade? Ou será que a Sony resolveu passar a produzir carros?

sony vision s

Ainda não se sabe quais são as reais intenções da Sony com o Vision S, porém uma coisa é certa, o carro está chamando atenção, tanto pelo estilo interessante, por ser o primeiro carro desenvolvido na história da marca, além disso, o Vision S traz um interior luxuoso e recheado de tecnologias, e um conjunto mecânico 100% elétrico de alto desempenho, que impõe respeito e deve incomodar até mesmo os famosos carros da Tesla.

sony vision s

São dois motores elétricos que somam quase 550 cv

O Sony Vision S é movido por uma usina elétrica composta por 2 motores, um sobre cada eixo, cada um destes motores elétricos desenvolvem uma potência equivalente a 272 cv, o que confere ao carro da Sony a impressionante marca de 544 cv de potência.

A tração é 4×4 integral nas quatro rodas, ou seja, o motor dianteiro fornece energia para as rodas dianteiras e o motor traseiro para as rodas traseiras, o que confere ao carro uma capacidade de aceleração impressionante.

Ele dispara de 0 a 100 km/h em 4.8 segundos, e tem velocidade máxima limitada aos 240 km/h. Por enquanto a Sony não divulgou dados sobre a autonomia do Vision S.

sony vision s

Coupé 4 portas de luxo…

O Sony Vision S pode ser considerado um sedan coupé de luxo com 4 portas, suas dimensões se assemelham bastante ao Tesla Model S, o elétrico japonês da Sony tem amplas medidas, 4.89 m de comprimento, 1.90 m de largura, 1.45 m de altura e entre-eixos de 3 metros. Porém por ser grande e ter dois motores, ele é pesado, são 2.350 kg.

sony vision s

Um fato que sustenta a teoria que o carro da Sony não é apenas um mero protótipo, é que ele foi montado sobre uma plataforma inédita, feita em parceria com a Magna Steyr, uma gigante empresa do setor automotivo, que faz componentes, carrocerias e chassis, e já trabalhou para o desenvolvimento de carros de montadoras como Mercedes, BMW e Toyota.

Além disso, a própria Sony afirmou na apresentação do carro que esta nova plataforma é modular, pode dar origem a uma família de carros, ou seja, esta mesma base pode ser usada para o desenvolvimento de tipos diferentes de veículos como SUVs, sedans, minivans, hatchbacks e etc.

sony vision s

Interior impressiona pelas tecnologias…

A cabine do Sony Vision S tem visual limpo e minimalista com poucos botões, o acabamento é detalhado e luxuoso, o principal destaque é o conceito adotado no painel com três largas telas, que compõe o painel de instrumentos, o sistema multi-mídia e uma unidade para o passageiro, além destas telas há nas laterais do painel duas telas auxiliares que funcionam como os espelhos retrovisores, ou seja, toda a parte central do painel é composta por telas, as saídas de ar do painel ficam em uma faixa abaixo das telas.

sony vision s

E não para por ai, há mais uma tela touch no console central que permite controlar o ar-condicionado, posição e aquecimento dos bancos entre outras funções de uso do carro, e no banco traseiro os passageiros dispõe de duas telas colocadas nos encostos dos bancos dianteiros (foto abaixo).

sony vision s

Ainda no interior do Sony Vision S, destaque para os bancos traseiros que são uma espécie de poltronas individuais, elas podem ser reclinadas, possuem funções como aquecimento e massagem, há um console central que pode por exemplo ser usado como frigobar, além disso o carro vem com um impressionante teto panorâmico todo em vidro, que cobre até o banco traseiro. Lembrando que o Sony Vision S tem apenas 4 lugares.

sony vision s

Suspensão a ar…

O Sony Vision claramente é um carro executivo de luxo, ou seja, ele visa o conforto, para isso a Sony optou por desenvolver um sofisticado sistema de suspensão a ar, a suspensão é do tipo double whishbone na dianteira e na traseira, porém no lugar de molas tradicionais, há bolsas de ar que se ajustam de acordo com a situação ou o tipo de piso, tudo de forma automática, graças a sensores que analisam em tempo real as condições e fazem as modificações necessárias na suspensão enquanto o carro roda.

sony vision s

Sensores e tecnologias nuncas vistas…

O Sony Vision S também é uma amostra das tecnologias que a Sony e suas parcerias estão desenvolvendo para os carros, ele conta com nada menos do que 33 sensores embarcados dentro e fora do carro, incluindo sensores exclusivos “Sony CMOS”, uma especie de central eletrônica que é capaz de monitorar até mesmo o estado de saúde dos ocupantes e ter funções especificas como direcionar o áudio para aonde os ocupantes estão graças ao sistema Reality Audio de 360​​° desenvolvido pela marca.

Só para citar alguns recursos, há radares ultrassônicos, sensores LiDAR de monitoramento, além de várias câmeras, que monitoram o que se passa 360 graus ao redor do carro.

Graças a isto, o Sony Vision S é classificado como um carro autônomo Nivel 4, ou seja, ele pode literalmente andar sozinho, acelerar e frear de forma automática, fazer ultrapassagens, desvios, manobras evasivas, estaciona sozinho, se mantem na estrada de forma automática, porém ainda exige por questões de segurança que o motorista fique com as mãos no volante.

E graças a tecnologia de internet 5G a Sony acredita que em um futuro breve o carro poderá até mesmo andar 100% de forma autônoma nas ruas sem a necessidade do motorista, se orientando pelos sensores e por GPS, além de receber atualizações em tempo real.

sony vision s

Parcerias de peso para criar o Vision S…

A Sony não está pra brincadeira ao ingressar no mundo automotivo, a fabricante japonesa se uniu com várias companhias gigantes só para citar algumas parcerias na criação deste carro estão: Bosch, ZF, Nvidia, Continental, Qualcomm e Magna Steyr.

sony vision s

Afinal o que esperar do carro da Sony

A Sony vem perdendo mercado entre os eletrônicos, principalmente para a coreana Samsung, que já há algum tempo assumiu a liderança na fabricação de smartphones, telas e televisores, sendo que grande parte dos atuais lucros da Sony (em torno de 20%) vem apenas do Playstation e seus jogos. O que isso quer dizer, a Sony certamente quer e precisa se aventurar em novos ares e segmentos.

Com o Vision S, a Sony mostra que não está pra brincadeira no desenvolvimento de componentes e tecnologias automotivas, o que nos faz pensar na possibilidade que eles podem ir além de apenas fazer componentes e porque não lançar seu próprio carro em um futuro próximo.

Certo é que se depender da recepção positiva que Vision S teve no CES 2020 em sua apresentação, e pelas qualidades que o carro aparentemente tem, seria interessante ver o Sony Vision produzido em série, ele certamente seria capaz de fazer a Tesla e outras montadoras se incomodarem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *