Renault Laguna 1996 até 2003 – Dica de usado!

renault laguna 1997

O Laguna foi lançado na Europa em 1993, e no ano de 1995 chegou ao Brasil como carro chefe da Renault, logo após as importações de veículos serem liberadas no país. Tinha a proposta de ser um divisor de águas para a Renault, a montadora francesa se preocupou ao máximo em oferecer um carro de alto padrão, com conforto, equipamentos, tecnologia, desempenho e design, e realmente conseguiu tudo isso.

Na pratica o Laguna conseguiu cumprir essa missão, ele era um carro acima da média em sua época (década de 1990), tinha muitas qualidades, porém infelizmente no Brasil ele esbarrou naquela velha história que condena grande parte dos modelos importados, a manutenção elevada e a falta de peças de reposição.

renault laguna 1997 - 1999

 

A primeira geração do Laguna chegou ao Brasil no final de 1995, já como modelo 1996 trazendo uma farta lista de equipamentos, contando inclusive com acessórios inéditos em veículos “normais” vendidos no mercado nacional, como o computador de bordo com comandos de voz (o carro literalmente falava com o motorista em espanhol, isso em 1995), uma voz feminina informa sobre falhas no funcionamento do carro, manutenção e uso cotidiano como a falta do uso do cinto de segurança, baixo nível do óleo do motor, reserva do combustível, freio de mão puxado entre outras informações uteis.

renault laguna 1997 a 2001 interior painel

O modelo top da Renault vinha ainda com itens raros na época, principalmente no Brasil como ar-condicionado automático digital, airbag duplo, banco do motorista com ajuste elétrico, controle eletrônico de velocidade, freios a discos nas quatro rodas com ABS, vidros, retrovisores e travas elétricas, direção hidráulica, rodas de liga-leve, faróis de neblina, cintos de três pontos para todos os ocupantes, decansa braço central na dianteira e no banco traseiro, a versão mais cara V6, ainda vinha com itens como volante com botões, bancos em couro, teto solar elétrico e aerofólio na traseira.interior renault laguna 1996 a 1999

Ainda podemos destacar no Renault Laguna seu espaço e acabamento interno, a cabine é feita com materiais de ótima qualidade por exemplo o revestimento dos bancos são em veludo e o painel traz desenho moderno e com comandos bem posicionados e visual limpo, o conforto interno era louvável, assim como o espaço no banco traseiro também generoso graças ao entre-eixos de 2.67 metros.

Alias o Laguna apesar de não ter as proporções tradicionais de um sedan já que não tem o porta malas acentuado (na época o Renault Laguna oficialmente ele era considerado um hatchback de 5 portas), porém era um carro de tamanho considerável, medindo 4.51 m de comprimento por 1.75 m de largura, era maior do que a maioria dos sedans brasileiros na época. Ah !, o porta-malas do Laguna também era digno de um sedan grande, com capacidade para 452 litros.

Motores do Renault Laguna

No Brasil o Renault Laguna era oferecido com duas opções de motores, a versão mais barata equipada com um interessante 2.0 16v de 140 cv de potência e 19 kgfm de torque, neste caso o desempenho já agradava, 0 a 100 km/h em 9.8 segundos podendo chegar aos 204 km/h de velocidade máxima, o consumo de combustível fica em torno de 9.5 km/l na cidade e 11.8 km/ na estrada.

O Laguna 2.0 trazia câmbio manual de cinco marchas.

renault laguna V6 1997 a 1999

Laguna V6 1996 a 1999

Já a versão mais interessante a “Laguna V6” – foto acima, contava com um esperto motor de 3.0 litros, seis cilindros e 24 válvulas, capaz de desenvolver 170 cv de potência e 27.2 kgfm de torque, apesar do câmbio automático de apenas 4 marchas limitar um pouco a esportividade da versão V6, o desempenho era seu ponto forte, com 30 cv a mais de potência e quase 10 kgfm mais no torque, o Laguna V6 era praticamente um esportivo, 0 a 100 km/h em 8.6 segundos, e velocidade máxima de 220 km/h. Porém neste caso o consumo paga o preço, sendo alto, tendo média de 9 km/l.

 

renault laguna nevada 1997 - 1999

Laguna Nevada

A perua Laguna Nevada

Em uma época que as peruas eram o sonho de consumo de diversas famílias, a Renault aproveitou e trouxe para cá também a Laguna Nevada, versão perua do modelo chegou em 1997 ao Brasil, ela trazia os mesmo destaques do sedan, porém contava com espaço extra no porta-malas que levava entre 520 litros até 1780 litros, trazendo inclusive dois bancos dobráveis, que dava capacidade para a perua levar sete pessoas a bordo, na verdade estes bancos extras permitiam duas crianças irem no porta malas viradas para a traseira do carro.

Outra particularidade interessante da Laguna Nevada era a possibilidade de acessar o compartimento de bagagens apenas abrindo o vidro da tampa do porta-malas, sem necessariamente ter que abrir o porta malas todo, algo inédito na época.

renault laguna nevada 1997 1999

Seu design também era um dos atrativos, principalmente pela parte traseira muito bem resolvida, com ampla área envidraçada e grandes lanternas, a Laguna Nevada chamava atenção nas ruas.

A Renault Laguna Nevada no Brasil foi equipada apenas com o motor 2.0 de 140 cv e câmbio manual de cinco marchas.

No Brasil a primeira geração do Renault Laguna ficou no mercado de 1996 até 2001 no caso do sedan, enquanto a perua Nevada teve vida mais curta, com vendas abaixo do esperado ela saiu de linha já em 1999, apenas dois anos após estrear no mercado.


A segunda geração do Renault Laguna…
renault laguna 2003

Renault Laguna 2003 – 2005

Em 2003, a Renault trouxe para o Brasil a segunda geração do Laguna, o modelo era completamente outro carro, ficou maior e mais requintado, se tornou praticamente um sedã de luxo, carregado de tecnologia, por exemplo a porta era aberta através de um cartão magnético e não tinha chaves. Claro, o preço também subiu consideravelmente e levou o sedan da Renault para um novo patamar, em um nível quase proibitivo, disputando mercado junto com modelos premiums como BMW, Audi e Mercedes, o que acabou não dando muito certo. Com vendas muito baixas, a segunda geração do Laguna ficou menos de 2 anos no mercado brasileiro.

renault laguna 2003

O motor do novo Laguna não decepcionava, um 3.0 V6 24v, de 210 cv e 29.5 kgfm de torque, que deixa o carro na mão do motorista, sempre pronto para acelerar, 0 a 100 km/h em 8.1 segundos e velocidade máxima de 235 km/h. O câmbio também era novidade, automático agora com 5 velocidades.

Em termos de consumo, a segunda geração do Renault Laguna faz em torno de 6.5 km/l na cidade e 11 km/l na estrada.

interior renault laguna 2003 - 2005

Interior do Renault Laguna de 2003 até 2005

Com relação aos equipamentos, o Laguna 2003 trazia de tudo um pouco, com várias inovações para a época, desde ar-condicionado automático dual zone com saídas independente para motorista e passageiro, airbags frontais, laterais e do tipo cortina, freio de estacionamento eletrônico acionado através de um botão, abertura das portas por cartão com partida do motor através de um botão, freios com ABS, um moderno computador de bordo entre outras novidades, porém o preço elevado do modelo no Brasil e também o design um tanto polêmico, não fizeram o novo Laguna ter boas vendas no Brasil, poucas unidades da segunda geração foram vendidas por aqui.

renault laguna terceira geração de 2007 2015

A terceira e última geração do Renault Laguna

Na Europa a Renault ainda desenvolveu uma terceira geração do Laguna, esta ficou no mercado por um bom tempo, de 2007 até 2015, porém não chegou a ser vendida no Brasil.

Pontos positivos do Renault Laguna:

Espaço interno;

Equipamentos;

Conforto;

Bom acabamento.

Design

Pontos negativos do Laguna:

Manutenção elevada, escassez de peças de reposição;

Volante sem ajuste de altura.

Estepe provisório (só pode ser usado por poucos quilômetros)

Alta desvalorização.

Seguro elevado.

Segunda geração ficou menos de dois anos no mercado

Câmbio automático 4 marchas costuma apresentar problemas


Preço médios do Renault Laguna

Laguna 1997 2.0 R$ 15.300

Laguna 1997 3.0 V6 R$ 18.000

Laguna V6 1999 R$ 20.000

Laguna Nevada 1997 R$15.100

Laguna V6 2003 R$ 48.000

45 Replies to “Renault Laguna 1996 até 2003 – Dica de usado!

  1. Olá pessoal, continuo com meu Renault Laguna e esta funcionando normalmente. Quanto a anomalia no sintetizador de voz e somente mal contato. Trata-se de automóvel excelente basta cuidar dele, o índice de quebra e muito baixo. Agora esta com com 135000 km rodados quando comprei a seis anos anos atras estava com 79000 km rodados. Quanto ao consumo só uso gasolina aditivada e faz cerca de 6,5 km na cidade e de 09 a 10 km na estrada. O ar condicionado funciona que uma beleza. Ele foi fabricado em julho de 2000 e começou a rodar em outubro de 2000

  2. tenho laguna 99 2.0 16v , excelente carro completo ja esta nos 180mil km manutencao basica, ate agora sem maiores probemas, mais nao tem igual conforto entao nem se fala, macio e sem contar a velocidade
    incrivel, realmente e um excelente carro

  3. Pascoal boa tarde, tenho um LAGUNA 2.0 8valvulas 94u com dificuldade de encontra os amortecedores dianteiros e paralama ld do mot. pode ajudar. Grato

  4. Preciso de Paralamas dianteiro e parabrisas do Renault Laguna 3.0 ano 2003
    Quem souber e poder me informar a loja que tem peças pra ele agradeço!

    1. alo amigo. o carro e muito bom, vai depender de como voce vai tratar o mesmo. o principal e começar a troca de oleo, porque voce nao sabe se o oleo do motor e o recomendado pelo fabricante, velas se sao combativeis com esse motor e assim por diante. duvida pode mandar um email caso eu posso lhe ajudar. peças nao tao dificeis como falam. tem que esta no mercado para poder comprar. paschoaljlopez@uol.com.br

    1. alo lucio. comprei esse carro. caso queira ia comprar outro tambem 2003. valor era de 17.000,00. chorei e vi algumas coisa para fazer, que sao poucas. caso queira o telefone mando para voce. ele chegou a 10.000,00. ele pegou como pagamento. tem para fazer, trocar o para brisa pois o mesmo esta trincado, nao tem o manual do carro e tambem a chave reserva. o carro esta em nome dele. paschoaljlopez@uol.com.br

  5. TENHO UM LAGUNA 95 E ESTOU COM UM PROBLEMA INSOLÚVEL: ELE LIGA, FUNCIONA LEGAL, MAS……QUANDO DESLIGO ELE NÃO PEGA MAIS DE JEITO NENHUM. ALGUÉM SABE O QUE PODE SER? OU ALGUÉM QUE SAIBA? VALEU, UM GRANDE ABRAÇO A TODOS.
    P.S:O CARRO É LINDO, CONFORTÁVEL E VELOZ.

  6. Tenho um Laguna 98/99, RXE 2.0, 16V. Comprei há dois de uma pessoa que nada fazia para conservar o carro. Por inexperiência não percebi muitos defeitos que o carro apresentava, em empolguei pelo visual e conforto. Estava com o parabrisa quebrado, amortecedores ruins, coxins, disco de freio, mangueira TBI, painél, tampa do porta luvas. No segundo dia em casa fui ligar o carro dentro da garagem que fica no subsolo de casa e o carro pegou fogo devido mangueira ressecada de combustível. Conseguimos conter o fogo, que afetou um chuicote e a tampa de plástico do motor e forro do capô por dentro e por fora. Tentei devolver para o vendedor mas o cara escorregou. Quase minha casa literalmente vai pelos ares por causa disso pois o carro é também a gás. Bom a partir disso foi só gasto, pneus novos, parabrisa, documentação que tava atrasada.

    1. JORGE, EU TENHO UM ANO 95. ELE É LINDO, MAS, COMO FICOU PARADO UM TEMPO, DEU PROBLEMA QUE EU NÃO CONSIGO SOLUCIONAR: ELE LIGA, FUNCIONA NORMAL (PARADO NO PONTO MORTO), MAS, QUANDO DESLIGO, ELE NÃO LIGA MAIS DE JEITO NENHUM. VC SABE O QUE PODE SER OU ALGUÉM QUE SAIBA?

  7. Tenho um laguna V6 modelo 1999 comprei em janeiro de 2011, excelente automóvel

    apenas problema com o custo da manutençao, hoje está com 99 mil Km, com 68 fiz a transmissão

    gastei 3.800 mas já fiz outras coisas como bomba d’agua, correia dentada etc. hj o problema dele é apenas um, quando a temperatura chega no máximo as marchas demoram para trocar, precisa que se eleve muito o giro para trocar as marchas e qdo baixa o giro ela entra nas marchas mais pesadas, já levei no mecanico que fez a transmissao e ele disse que não sabe o que pode ser para saber tem retirar a transmissão etc. Alguem teve um problema semelhante e resolveu? eu amo esse carro e como ando pouco a manutenção não chega a assustar, mas também não estou disposto a investir muito nele. Se alguem tem alguma dica por gentileza

    me escreva.

    Abç,

    Moisés.

  8. Pessoal estou para comprar um v6 autom. 99 bege, lindo, muito conservado. Vejo aqui que existe dificuldade em encontrar peças, ok. Mas também não pretendo ficar muito tempo com ele. Pergunto 2 coisas: Se é facil de revender? E qual o consumo real cidade/estrada?? Pois somente pesquisando informações pela internet ou dadas pelo proprietário não me convencem, preciso da informação de quem utiliza um.

  9. otimo carro o meu é o rt 2.0 , carro incrivel, gosto muito dele, mas infelizmente se nao conseguir uma solucao vou ter que me desfazer, problema: trava da tulipa , ja foi trocado 3 vezes, nao sei se pq um amigo que estava mexendo pediu uma mas grossa e tentou adaptar, mas ja soltou 3 vezes, agora vou levar em uma especializada pra ver se resolvo, otimo carro o meu é 1996 mas todos dao 2001 , otimo estado e conforto,sem igual mesmo, se alguem tiver a solucao da trava da tulipa por favor mandar um whats: 61 9311 5407 ou um email: thalison_flk@hotmail.com , agradeço

  10. Comprei um Laguna v6 ano 2003 ( 51 mil km ) – O carro ficou parado por 8 anos, gostaria de saber se tenho que torcar todos os oleos que tem no carro?

    1. Resposta Julio

      Sim Julio é o é essencial, já que os óleos velhos apodrecem e formam borras, (uma espécie de gosma, ou gordura que obstrue os dutos por onde o óleo circula). Mas é bom não trocar apenas os óleos, e também todos os filtros (filtro de óleo, ar e combustível), além dos lubrificantes do sistema de freio, direção e câmbio e arrefecimento (líquido do radiador).

      Também é recomendável substituir a bateria, as velas e os cabos de vela, correia dentada, trocar os pneus porque os compostos tem prazo de validade e podem ressecar, além de fazer uma revisão do sistema de freio e direção.

      Outro ponto importante é que se o tanque estiver com gasolina, antes de ligar o carro é recomendado tirar a toda a gasolina do tanque e colocar uma gasolina nova, já que em cerca de 1 a 2 anos parada a gasolina apodrece, o que pode prejudicar o sistema de injeção.

      abraço e boa sorte

      Equipe Encontracarros

  11. comprei um Laguna 99 ,otimo carro um luxo,mas tive azar com o cambio as travas da tulipa se soltam ,tive que faser o cambio pois pedassos das travas cairam dentro e quebrou algunas ingrenagens,mas é um otimo carro ,recomendo

    1. amigo ja achou uma solução? estou com o mesmo problema , a minha ja soltou 3 vezes, agora vou levar em uma especializada em frances, pois era um amigo que estava mechendo,por enquanto esta parado o carro, vamos ver oque da rsrs, qualquer coisa me chama no whatsapp 61 93115407 , meu email thalison_flk@hotmail.com

  12. Olá a todos,

    Tenho um 1999 2.0 16v RXE, carro excelente, acabo de adquirir um com 78k rodados apenas. Está impecável, principalmente a parte interna.

    Único problema é a própria concessionária, achei peças baratas pela internet, só que estão querendo para trocar uma correia dentada o valor de R$ 700,00 de mão de obra. Isso que é exploração.

    Pessoal se alguém tiver um manual do proprietário disponível agradeço muito, estou procurando faz tempo e não consigo achar.

    Outra coisa, o relógio com mostrador de temperatura externa e está com um pequeno defeito, se alguém souber de algum a venda agradeço.

    Meu email: v_h88@hotmail.com

  13. Estou querendo pegar uma laguna v6 2000. Encontrei um, aparentemente em muito bom estado, 2 dono, 79mil km. Estava pedindo 17500 mas dei uma chorada e ele chega ao valor 16500. Ele fez revisao preventiva em novembro 2014, mostrou as notas…. enfim, estou muito interessado mas ainda com um pouco de razao, por isso estou por aqui para saber opiniao de quem tem o carro. Meu uso sera fins de semana e muito eventualmente durante a semana, pois tenho uma moto para o dia a dia.
    Sou do RJ Capital
    Agradeco qualquer ajuda, dicas, oficinas, mecanicos, sites…..

    Sucesso a todos, um grande abraco

    1. Bem, meu caro Paulo Henrique eu sou proprietário de Um Renault Laguna 2000 v6 24v. Excelente automóvel, sem dúvidas. No entanto, encontrar peças de reposição é difícil. É claro que trata-se de carro de alta performance e para carro este tipo realmente a manutenção é cara mesmo. Não é qualquer um que pode mexer com este carro, inclusive as concessionárias. Felizmente eu fui apresentando a um mecânico de nacionalidade portuguesa que saiu a Renault e agora trabalha por conta e própria e entende desses carros como ninguém. É isso ai, meu Renault eu gosto muito e procuro mantê-lo da melhor forma possível. Boa sorte.

        1. Oh Rogério, me desculpe, mas só agora naveguei nesta página. Bem, a cidade do mecânico é São Paulo e seu nome é Paulo o telefone é Paulo e atualmente ele reside e trabalha no bairro do Ypiranga. Bem, se você tem a intenção de entrar em contato com ele, eu posso tentar pedir autorização a ele para passar o telefone, pois a clientela dele é mais ou menos selecionada. Pelo que vi muita gente de outros Estado e Cidades levam os carros para ele. E o pessoal das Concessionárias aqui da região tem dito: "Se o Paulinho não sabe ninguém sabe". O cara, antes de trabalhar por conta trabalhava e treinava mecânicos n Renault e adora Renaults Lagunas.

  14. Quanto a diferença em termos de tecnologia, conforto e segurança o Renault Laguna v6 – ano dois mil, eu realmente só tenho a elogiar. No entanto, para mim que sou aposentado estou sentindo muita dificuldade de manter o automóvel. Se não fosse a ajuda da minha esposa estaria em apuros (refiro-me a custo de manutenção). Na primeira manutenção que estou fazendo depois que comprei o carro, entre peças e mão de obra já chega a R$ 6000,00. Conclusão é um carro para quem gosta e, eu gosto, mas a pouca disponibilidade financeira é um problema. Manter um carro assim requer certa posição financeira. Aquela ditado: "alegria de pobre dura pouco". Bem, o comentário geral é que o automóvel quebra pouco desde que sejam feitas as manutenções preventivas. Verei daqui para a frente.

  15. meu laguna v6 24 valvulas automatico 1999 parou nao pega mecanico ta quase desistindo falta alimentação bomba se ele fizer ponte a bomba funciona mas nao vem alimentação o carro e muito novo recem fez 100 mil km sistema Bosch e modulo um conector so 50 pinos nao consigo o esquema eletrico gosto muito do carro mas to quase desistindo se alguem poder ajudar tiver esquema eletrico agradeço

  16. É… se o meu Renault Laguna 3.0 v6 2000 eu já acho um luxo imagine o do João Batista 2003. É claro que para mim que nunca havia dirigido um carro automático antes, agora sinto uma diferença incrível para melhor. Ainda não assimilei todos os recursos que a máquina oferece, mas com o tempo espero entendê-la melhor.

  17. Bom a muito difícil achar peças para o laguna v6 ano 95 , preciso da boia do tanque e estou a procura a mas de 1 mês….. o peça difícil

  18. Comprei um LAGUNA V6 ANO 2003 ( super conservado com 70 mil km )- O carro é demais, super luxo e te oferece tudo que um carro atual de luxo por um preço muito menor e inclusive tem um visual de moderno, a onde vou todo mundo pergunta que carro é esse e tambem perguntão o ano e de bricadeira falo que é 2010 e acreditão, quando digo que não ele é 2003, não acreditão.

    Podem comprar porque é uma maravilha, problema quando vender e o que comprar igual com bom preço.

  19. sou um cara de sorte pois tenho um RENALT LAGUNA a 5 anos. e um otimo carro, tem baixo consumo, otima arrancada,e um sonho! para quem tem um LAGUNA em minas gerais. tenho todas as peças do mesmo. (31)97551672

  20. quanto ao carro sem comentarios, só deixa a desejar o suporte tecnico, não consigo encontrar sistema eletrico do laguna automatico v6 cambio AD8.Transmissão e do motor.

    1. É José Carlos, o cabo da alavanca de câmbio do meu Renault Laguna 3.0 v6 24v quebrou, comprei um cabo zero na Renault, mandei instalar na Oficina Quatro Tempos aqui em São Paulo. Bem, no trajeto para casa tudo bem com a alavanca de câmbio, mas o comando de voz que estava a funcionar quando levei o carro agora não funciona. Bem, sob o porta luvas quando fui vê a validade do Extintor percebi que havia um espaço vazio. Não seria ai a localização do computador com comando de voz? Fiquei triste, pois quando entreguei o carro na oficina o comando de voz estava funcionando. Você sabe alguma coisa sobre isso? por favor, se souber me envie um e-mail para jadroclo.i255@ymail.com – obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *