Renault apresenta o Sport RS com motor de 500 cv e visual impressionante

renault sport rs 01

Clique na imagem para ampliar

Nos últimos anos a Renault tem tentado recuperar a antiga e respeitada imagens de construtora de carros esportivos, apesar de ter feito os motores vencedores nas últimas 4 temporadas da F1 com a Red Bull, a montadora francesa quer mostrar que tem capacidade para fazer super esportivos, como mostra este conceito chamado RS 01, ele traz uma carroceria com visual de tirar o fôlego, somada com uma mecânica apurada com motor V6 de 500 cv, montado sobre um chassi de fibra de carbono extremamente leve, o resultado é simples, muito desempenho, pena que ele será exclusivo para as pistas de corrida.

renault sport rs 01

Desenvolvido com a proposta de ser um carro de competição, se enquadrando na categoria GT e LMP1 FIA 2014, o Renault Sport RS 01  traz uma carroceria extremamente aerodinâmica, suas linhas foram esculpidas por Laurens van den Acker e sua equipe, famoso designer holandês que já desenhou vários modelos consagrados, ele é um dos responsáveis pela atual proposta de estilo da Renault, foi ele que criou a geração mais recente do Clio, eles tiveram como inspiração alguns elementos já vistos nos recentes lançamentos da Renault, porém com uma visão totalmente nova e própria. O motor é traseiro e note as gigantes tomadas de ar nas laterais para ajudar na refrigeração, outros detalhes interessantes são a dianteira com faróis futuristas em LEDs, o mesmo acontece na traseira que exibe faróis arrojados e totalmente em LEDs, eles dão um toque bastante especial e futurista ao novo esportivo da Renault.

renault sport rs 01

Nas laterais na altura da porta onde nas competições normalmente fica o nome do piloto que guia o carro, a Renault resolver fazer uma homenagem ao francês tricampeão de F1, Alain Prost. Prost que é o atual embaixador da Renault Motorsport, já guiou o RS 01 e disse: “é um carro de corrida espetacular, na mais pura tradição de um GT.”

renault sport rs 01

Debaixo da bela carroceria em fibra de carbono, está uma mecânica com elementos já consagrados, o pessoal da Renault Sport, pegou emprestado da parceira Nissan o respeitável motor V6 3.8, bi-turbo do GT-R, este bloco ainda deu uma passada pelos engenheiros da Nismo (divisão esportiva da Nissan), e foi limitado para render 500 hp de potência e 60 kgfm de torque, (a potência teve que ser reduzida pelas limitações exigidas nas competições).

renault sport rs 01 2014

A tração é traseira, como manda a norma para um carro de corrida, o câmbio é sequencial de 7 velocidades da marca Sadev, com trocas sendo feitas por borboletas atrás do volante, ele permite ao Renault Sport RS 01 ter capacidade para atingir mais de 300 km/h. Segundo a Renault em termos de performance o RS 01 fica posicionado entre o carro de GT3 e um carro da DTM.

renault sport rs 01

Clique na imagem para ampliar

Continuando a lista de qualidades, o Renault Sport RS 01 traz suspensão ajustável da renomada marca Öhlins, freios com discos frontais enormes de 380 mm feitos em cerâmica e carbono, mordidos por pinças de seis pistões, rodas exclusivas Braid de 18 polegadas, calçadas por pneus Michelin também desenvolvidos especialmente para o modelo.

renault sport rs 01 2015Clique na imagem para ampliar

Claro por dentro o bólido de competição conta com uma célula de proteção, uma gaiola de proteção em aço reforçado, há ainda direção com coluna deformável, cintos de segurança de seis pontos banco de última geração, que pode ser usado com o “hans”. O chassi foi desenvolvido pela Dallara, empresa italiana com muita tradição em construir carros para diversas categorias no mundo do automobilismo, o tanque de combustível tem 150 litros. O Renault Sport RS 01 mede 4.70 metros, por 2.00 m de largura e apenas 1.11 m de altura.

renault sport rs 01

A Renault planeja que o modelo estreia no ano que vem nas pistas de corrida, a montadora irá criar uma nova categoria chamada Renaultsport Trophy, que correrá junto com a World Series by Renault. O preço do modelo de pistas será de 282.000 Libras esterlinas .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *