Nova geração do VW Tiguan surge agora com pegada off-road e motor elétrico

volkswagen tiguan gte active

vw tiguan gte active concept 2016

A novíssima geração do Tiguan deve começar a ser vendida em breve, mas enquanto modelo não chega as lojas a Volkswagen deu mais um aperitivo da novidade, que agora surge com uma interessante roupagem off-road, com direto a suspensão elevada e pneus todo terreno, outro destaque é a motorização plugin-híbrida.


vw tiguan gte active concept

Chamado oficialmente de Tiguan GTE Active concept, ele traz a mesma carroceria da nova geração do Tiguan, porém com um conjunto inédito de para-choques de perfil mais parrudo, com apliques em plástico sem pintura, grade tipo colmeia, LEDs diurnos e até mesmo proteção em alumínio (pelo menos parece alumínio) na parte inferior dos para-choques dianteiro e traseiro.

vw tiguan gte active concept

Enquanto nas laterais o Tigan GTE Active, conta com apliques em plástico sem pintura nos para-lamas, detalhes em plástico e na cor prata nas parte inferior das portas, além de rack no teto com barras transversais e faróis auxiliares no teto em LEDs. Porém o que chama mais atenção são os pneus para off-road.

vw tiguan gte active

O conjunto motriz do Tiguan GTE é composto pelo conhecido motor TSI turbo a gasolina com 148 cv, acoplado com outros dois motores elétricos, um no eixo dianteiro com 54 cv e outro sobre o eixo traseiro com 114 cv, estes três motores não podem funcionar ao mesmo tempo, cada um tem uma função particular, e no total o Tiguan GTE tem disponível nas quatro rodas 221 cv. A transmissão é automática de seis velocidades, e a tração pode ser 4×2 frontal, 4×2 traseira ou  4×4.

vw tiguan gte active concept 4x4 tração esquema

Sendo que as rodas traseiras são alimentadas apenas pelo motor elétrico, enquanto as rodas do eixo dianteiro podem ser movidas tanto pelo motor a combustão, quanto pelo elétrico, ou por ambos ao mesmo tempo – veja a ilustração acima.

vw tiguan gte active concept

O novo Tigan GTE pode rodar em vários modos diferentes, por exemplo apenas sendo movido pelo motor elétrico ele tem autonomia para até 32 km de distância, e não pode passar dos 113 km/h de velocidade. Já combinando todos os motores a autonomia com um tanque promete impressionar, de acordo com a VW é de 933 quilômetros. Um ponto importante é que este Tiguan será um plug-in híbrido, ou seja, o pack de 12.4 kWh de baterias de íons de lithium que alimenta os motores elétricos, pode ser recarregado de forma separada, ligando o carro em uma tomada caseira.

vw tiguan gte active concept

A Volkswagen também cita o novo sistema MIB de info-entretenimento, com uma gigante tela de 9.2 polegadas, esta nova central multimídia oferece suporte a comandos por gestos – não há necessidade que o motorista toque na tela para acessar algumas funções basta fazer o gesto, o sistema da Volks deve estrear em breve em outros modelos top da marca, ele conta também com conectividade com smartphones Android Auto, Apple CarPlay, e MirrorLink . Outra atração é o painel de instrumento que é composto por uma tela configurável de alta resolução, com 8.2 polegadas de largura e 4.1 de altura,

vw tiguan gte active concept

Não há informações sobre uma possível produção em série do Tiguan GTE Active, porém o modelo é importante, porque mostra como será a versão americana do novo Tiguan, que deve chegar por lá apenas em 2017 e será diferente da versão europeia, o modelo que está sendo apresentado no salão de Detroit é apenas uma amostra do novo Tiguan ao consumidor norte-americano e serve também para testar a receptividade ao modelo. É esperado que além do visual diferenciado o novo Tiguan dos EUA também conte com uma versão de sete lugares, com entre-eixos alongado. A produção do modelo está prevista para ter início até o final de 2016 na fabrica mexicana da Volks, em Puebla.

vw tiguan gte active concept

Enquanto o sistema híbrido GTE deve ser usado já em outros Volkswagen.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *