Hyundai Tucson 2023 – SUV brasileiro terá visual renovado enquanto a nova geração não vem

hyundai tucson 2023

A Hyundai vai lançar em breve no Brasil o Hyundai Tucson 2023, porém, para quem esperava a chegada no país da geração totalmente nova do Tucson, que foi apresentada lá fora em 2020, o lançamento da linha 2023 será bastante decepcionante. Ao invés de trazer para o Brasil a novíssima geração do Tucson, a Hyundai-CAOA optou por dar uma repaginada na geração antiga do Tucson que é vendida no Brasil desde 2017.

hyundai tucson 2023
Nova geração do Tucson chegou ao mercado exterior em 2021 porém ainda não tem previsão de vinda ao Brasil

Atualmente, o Tucson a nível mundial está em sua quarta geração (foto acima), esta última foi lançada no final de 2020 e chegou as lojas da Ásia, Europa e nos EUA em 2021. A expectativa era de que esse novo modelo pudesse dar as caras no mercado brasileiro agora em 2022, já como Tucson 2023, porém este modelo totalmente novo não virá tão cedo ao Brasil.

hyundai new tucson 2023

Isso ficou evidente após flagras de uma versão reestilizada camuflada, do atual Hyundai Tucson produzido no Brasil, com isso fica claro que a Hyundai-CAOA optou por fazer apenas um facelift no Tucson brasileiro ao invés de trazer a nova geração para cá.

O detalhe interessante e um tanto decepcionante, é que essa mudança visual do Tucson já é bastante antiga, foi aplicado no modelo lá da Europa em 2018, ou seja, somente agora, quatro anos depois irá chegar ao mercado brasileiro, após o modelo ser descontinuado no resto do mundo.

hyundai new tucson 2023

Acima um protótipo do New Tucson 2023 roda em testes no Brasil

As mudanças visuais do Hyundai Tucson 2023 do Brasil

As mudanças serão relativamente tímidas e basicamente vão se concentrar na dianteira, entre as novidades estão a grade frontal, que vai ganhar um visual maior e menos hexagonal, semelhante ao do novo Creta, além novos faróis do tipo Full LED e um novo para-choque frontal, dotado de um estilo mais moderno, além de novos faróis de neblina também em LED.

Hyundai Tucson 2017 2021
Acima o atual Hyundai Tucson no Brasil

Compare acima o modelo atual do Hyundai Tucson vendido no Brasil desde 2017 e abaixo o modelo novo reestilizado em 2018 na Europa e que virá ao Brasil.

hyundai tucson 2023

hyundai tucson 2023

Na traseira do Hyundai Tucson 2023 reestilizado tupiniquim, as mudanças serão menores, o para-choque ganhará um novo desenho, além de novas luzes refletoras, agora na altura da placa, enquanto as lanternas manterão o desenho já conhecido, porém receberão uma nova disposição de luzes.

hyundai new tucson 2023 interior

O interior também será renovado no Tucson 2023 brasileiro, a principal novidade fica por conta da nova central multimídia, antes a peça ficava acoplada ao painel e agora passou a ser do tipo flutuante,  ou seja, ficará no topo do painel, além disso, a tela também é maior do que a vista no modelo anterior, tendo ai em torno de 9 ou 10 polegadas, além de abrigar novas funcionalidades.

A Hyundai também reestilizou a parte superior e as saídas de ar do painel, as saídas de ar no modelo anterior ficavam ao lado da tela multimídia e agora passaram para uma posição mais abaixo no centro do painel. O acabamento também ficou mais refinado. A maior parte do painel passou a ser forrado com materiais de toque macio, o novo Tucson 2023 brasileiro também deve ter novas opções de combinações de acabamento interno, como preto, cinza ou creme.

hyundai new tucson 2023 interior

hyundai new tucson 2023

Motorização do Tucson 2023 brasileiro

Por enquanto ainda não se sabe se a Hyundai CAOA promoverá alguma mudanças na motorização do Tucson, atualmente o modelo nacional, que é produzido em Goiás, é oferecido no mercado com motor 1.6L Gamma TGDI com 177 CV de potência e 27 kgfm de torque. É esperado que este motor 1.6 turbo possa ganhar mais potência devido a opção de rodar também com etanol, ao invés de apenas a gasolina como acontece atualmente.

hyundai tucson 2023

Produção nacional…

A produção do Tucson continuará localizado na planta de Anápolis em Goiás. Vale lembrar que recentemente que a Hyundai-CAOA parou de produzir o IX35, que nada mais era do que a segunda geração do Tucson. O modelo foi descontinuado não devido a falta de procura, mas sim pela nova legislação brasileira, a Proconve L7, que entrou em vigor em janeiro desse ano 2022, exigindo maiores reduções nos níveis de poluição dos modelos 0 km.

O novo Tucson virá ao Brasil ?

Voltando ao Tucson de última geração, por enquanto ele ainda não tem data para chegar ao país, porém dificilmente seu lançamento vai ocorrer esse ano, o mais provável é que caso ele venha, chegue apenas no final de 2023 ou até mesmo em 2024, a Hyundai-CAOA segue dormindo no ponto quando se trata de lançamentos. Lembrando que em 2021 a matriz coreana da Hyundai travou uma dura batalha jurídica com o grupo brasileiro CAOA Motors.

hyundai santa cruz 2023
A pick-up da Hyundai Santa Cruz pode vir para o Brasil em breve

Briga entre a Hyundai e a CAOA prejudicou lançamentos

Atualmente o grupo brasileiro CAOA é responsável por produzir e comercializar no Brasil apenas três modelos da marca: o Tucson, o utilitário HR, ambos produzidos em Goiás, além do sedan Azera, que vem importado da Coreia. Enquanto a Hyundai Brasil, que é a filial brasileira oficial da marca coreana, produz em Piracicaba, interior de SP, outros dois modelos o HB20 e o Creta.

A briga entrega a CAOA Motors, e a Hyundai começou em 2018, quando venceu o contrato atual do grupo brasileiro para produzir e comercializar carros da Hyundai no Brasil, contrato este que havia sido firmado em 1998, a matriz coreana da Hyundai não queria renovar mais este contrato.

A própria Hyundai queria poder vender seus modelos no país sem precisar da CAOA, porém, havia uma cláusula no contrato da CAOA que dava a opção do grupo brasileiro renovar por mais de 10 anos esta ligação com a Hyundai, o que acabou travando a importação e produção de modelos novos da Hyundai no Brasil, já que não se sabia quem iria trazer e vender estes novos carros no país.

Após ai quase 3 anos de disputas jurídicas, em julho de 2021 a ação chegou ao seu final, após a corte superior de Frankfurt na Alemanha, dar ganho de causa para a CAOA sem possibilidade da Hyundai recorrer.

Com isso, a CAOA Motors ganhou autorização para continuar trazendo carros da Hyundai para o Brasil por mais 10 anos. Agora a CAOA prometeu investimentos de cerca de 1.5 bilhões até 2025 para investir na produção de novos modelos no país, vamos aguardar.

Fonte: Jorge Moraes

Flagra: Revista Quatro Rodas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *