Subaru BRZ deixa de ser produzido no Japão, porém novo esportivo está em desenvolvimento

subaru brz 2012 até 2016

A Subaru anunciou o fim da produção do BRZ no Japão, em um comunicado oficial a montadora afirma que encerrou de vez a produção do esportivo, e que as unidades em estoques são suficientes para atender a demanda mundial, lembrando que tanto o Subaru BRZ quanto o Toyota GT86 eram montados na mesma fábrica, localizada na cidade de Gunma, no Japão, ou seja, a produção da versão da Toyota do esportivo também foi encerrada.

subaru brz 2013

Um novo esportivo da Subaru…

Apesar da produção do Subaru BRZ ter sido encerrada, a Subaru já trabalha em um substituto para o modelo, ainda não se sabe muitos detalhes, porém é certo que será um esportivo 2+2, mais uma vez desenvolvido em parceria com a Toyota, montado inclusive sobre a conhecida plataforma modular TNGA da Toyota.

subaru brz 2021 / toyota GR86
Acima uma projeção do novo esportivo da Subaru, (novo BRZ Toyota GR86), ele deve ser lançado em 2021:

Credito da Imagem e maiores informações sobre o carro no Carscoops.com

O modelo novo terá um design muito mais ousado e chamativo em relação ao BRZ / GT 86 (confira mais acima uma projeção do futuro modelo), outra evolução estará no motor, que agora será turbo, há rumores que este novo esportivo usará o bloco 2.4 Boxer do Subaru Legacy e Outback, com potência na casa dos 260 cv a 270 cv, a potência não deve passar disso justamente para a Toyota não criar um rival direto para o Supra, que na versão 4 cilindros tem 260 cv.

subaru brz 2017
O Subaru BRZ foi reestilizado em 2017, porém mesmo assim as vendas continuaram baixas

O Subaru BRZ decepcionou ?

O atual Subaru BRZ, assim como o Toyota GT86, foram lançados no mercado em 2012, eram equipados com um modesto motor 2.0 aspirado de apenas 200 cv. O peso baixo com uma distribuição de 50/50, conferiam uma ótima dirigibilidade ao carro, e na teoria compensariam este motor pouco potente para um esportivo. A tração era traseira e o câmbio manual de seis marchas.

toyota gt86 2013
Acima o Toyota GT 86, o irmão gêmeo do Subaru BRZ

Em 2017, tanto o BRZ quanto o Toyota GT86 sofreram uma pequena reestilização, o motor foi recalibrado, ganhou modestos 5 cv a mais, passando para 205 cv. Alias o motor do BRZ / GT86 era o grande ponto fraco do modelo, pela falta de potência e torque, além dos inúmeros problemas mecânicos que surgiram neste Boxer, há vários relatos de motores que tiveram quebras completas.

Outro ponto que minou as vendas foi o preço salgado tanto do BRZ quanto do GT86, atualmente nos EUA, o Subaru BRZ custa US$ 28.845 (R$ 153.300), ele é mais caro que o sedan WRX, que é mais veloz e potente com 270 cv e tração 4×4, o sedan sai por US$ 27.500 (R$ 146.100) lembrando que o BRZ / GT86 tem apenas 205 cv e tração traseira, tanto a versão Subaru quanto a Toyota, do esportivo tiveram vendas baixas em todo o mundo.

toyota gt86 2017
Versão reestilizada do Toyota GT86 em 2017

Com relação ao novo “BRZ” (ainda não se sabe o nome BRZ será mantido, tudo indica que não, e no caso da Toyota o novo esportivo deve ser chamado de GR86), a expectativa é de que ele seja apresentado em 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *