Ford Territory é lançado no Brasil é bonito e bem equipado, porém derrapa no preço, parte de R$ 165.900

ford territory

A Ford está lançando no Brasil o SUV Territory, principal lançamento da marca no mercado nacional em 2020, o modelo chega ao país disponível em duas versões, ambas com motor 1.5 turbo Ecoboost de 150 cv, os preços serão salgados e podem matar o carro, o Territory chega custando entre R$ 165.900 até R$ 187.900, e terá difícil missão de competir diretamente com SUVs como Jeep Compass e VW Tiguan.

Se preferir assista ao nosso vídeo com analise e tudo sobre o novo Ford Territory no Brasil:

novo ford territory 2021

Para fazer frente a concorrência, o Ford Territory aposta em uma ótima oferta de equipamentos de série, um interior refinado, adornado com materiais de excelente qualidade, além do design moderno da sua carroceria. O SUV já está disponível em “pré-venda” nas concessionárias da Ford em todo o Brasil, com previsão de entrega das primeiras unidades para setembro de 2020, ele virá importado da China, onde é produzido pela Jiangling Motors.

ford territory traseira

Design adaptado, mas que agrada…

O design é sem duvidas um dos pontos altos do carro, o Ford Territory traz linhas modernas e atraentes, apesar de seu estilo ser uma adaptação Ford, do SUV chinês da Jiangling Motors (JMC S330), que traz esta mesma carroceria, porém com a dianteira modificada.

ford territory brasil


Dimensões do Ford Territory são maiores que o Compass…

As dimensões do Ford Territory são maiores que as do líder da categoria Jeep Compass, o SUV da Ford mede 4,58 m de comprimento, 1,93 m de largura e 1,67 m de altura, o entre-eixos também é amplo, são 2,72 metros. Apesar do espaço interno ser generoso, principalmente no banco traseiro, o porta-malas do Territory é pequeno para um SUV desta categoria, leva apenas 348 litros, sendo inclusive menor do que o do Ecosport que tem 356 litros.

ford territory interior painel

Interior do Territory surpreende pelo luxo

Outro ponto forte do Ford Territory é seu interior, que traz um acabamento que impressiona pela qualidade nos detalhes, há diversas partes da cabine, inclusive o painel, revestido em couro, além de detalhes em Black Piano, apliques em madeira e alumínio, enfim a cabine é rica em detalhes, há ainda iluminação ambiente por LED com cores configuráveis no painel e nas portas na versão top Titanium.

O desenho do painel também agrada, no centro da cabine há uma tela grande de 10.25 polegadas do sistema multimídia SYNC Touch, os botões do painel parecem terem sido copiados do Peugeot 3008, seguem o estilo dos interruptores de aviões. O console central tem acabamento em black piano, possui vários botões e um seletor giratório, que ajuda ao motorista utilizar a central multi-mídia (foto abaixo).

ford territory

Na versão de entrada SEL a cabine tem acabamento preto, enquanto a versão top de linha Titanium vem com acabamento na tonalidade bege, uma opção de cor que nunca fez muito sucesso entre os brasileiros, porém que a Ford jura que está se tornando tendencia entre os carros de luxo.

ford territory interior bancos dianteiros

Versões e equipamentos do Ford Territory, tentam justificar o preço

O Ford Territory no Brasil terá duas versões: SEL e Titanium, a primeira custa a quantia de R$ 165.700, enquanto a segunda sai por R$ 187.900, os preços são salgados, porém a Ford tenta compensar o valor alto pedido oferecendo uma boa gama de equipamentos de série.

ford territory interior banco traseiro
Graças ao amplo entre-eixos de 2,72 m, o espaço interno no Territory é amplo, porém o porta-malas não

Ford Territory SEL – R$ 165.900…

Desde a versão de entrada SEL, o Ford Territory vem equipado com teto solar panorâmico elétrico, sistema multimídia com tela LCD de 10.1 polegadas com comandos touch screen e por voz, conectividade com smartphones via Android Auto e Apple Carplay, conexão sem fio com Apple Carplay e possibilidade de dividir a tela em 4, volante multifuncional, ar-condicionado digital dual zone com saída para o banco traseiro, bancos em couro, faróis em LED, seis airbags, câmera e sensores de ré, piloto automático, abertura das portas por aproximação e partida do motor por botão, sensor de monitoramento da pressão dos pneus, assistente de partida em rampas, freios a discos na quatro rodas com ABS, EBD, controle de tração e de estabilidade e retrovisor interno anti-ofuscamento, direção elétrica, tomada USB para o banco traseiro, descansa braço no banco traseiro com porta-copos, retrovisores externos elétricos e com sistema automático de rebatimento entre outros itens.

Outro destaque do modelo é o FordPass Connect, sistema que permite ao dono do carro por meio de um aplicativo de celular, ter acesso a uma série de funções remotas, como destravamento das portas, ligar o motor do carro, ativar o ar-condicionado ou conferir a pressão dos pneus, a quantidade de combustível no tanque, localização do carro via GPS, além de outros detalhes sobre a manutenção do veículo.

O ponto negativo fica por conta da ausência de ajustes elétricos para o motorista, inexistentes na versão de entrada, apesar do preço de R$ 165.900, e o fato do serviço FordPass Connect ser pago, sendo que a Ford oferecerá gratuitamente apenas o primeiro ano do serviço remoto.

ford territory 2021

Ford Territory Titanium R$ 185.900…

Já a versão top de linha Titanium, adiciona todos os itens da variante SEL mais banco do motorista com ajustes elétricos, painel de instrumento digital com display de 10 polegadas, na versão mais simples o cluster é do tipo analógico tradicional, câmera de monitoramento 360 graus, sensor de estacionamento dianteiro, sistema de som premium com oito falantes, além de equipamentos de segurança e tecnológicos como piloto automático adaptativo Stop & GO, que é capaz de seguir o veículo à frente inclusive no transito, podendo até parar o carro por até três segundos e voltar a acelerar novamente de forma automática, há ainda sensores de saída de faixa de rolagem, frenagem frontal de emergência automática, alerta de pontos cegos, faróis com acendimento automático, além de um sistema que praticamente estaciona o carro de modo automático, além disso a versão Titanium troca as rodas de 17 polegadas da versão de entrada, por rodas aro 18.

A versão Titanium do Territory traz ainda luzes em LED configuráveis na cabine com sete opções de cores, bancos dianteiros com sistema de aquecimento e resfriamento e carregamento wireless para smartphones.

ford territory

Motorização do Ford Territory:

Além do preço salgado digno de carro de luxo outro ponto negativo do Ford Territory fica por conta da ausência de uma versão diesel ao contrário do seu principal rival o Jeep Compass, que conta com uma variante desse tipo tendo praticamente o mesmo preço, lembrando que o motor do Territory bebe apenas gasolina, e também não é flex. Seu tanque de combustível tem capacidade para 52 litros.

As duas versões disponíveis do Ford Territory no Brasil contam com motor o 1.5 Ecoboost turbo, 4 cilindros a gasolina de 150 CV de potência e 22.9 kgfm de torque. De acordo com a Ford, o SUV é capaz de atingir uma velocidade máxima de 180 km/h e precisa de 11.8 segundos para ir de 0 a 100 km/h. Não é um desempenho decepcionante, mas está longe de ser o ideal pelo porte e preço do carro, o peso de 1632 kg também não ajuda, outra complicação é o câmbio é automático do tipo CVT que apesar de simular 8 velocidades, acaba segurando um pouco o carro em acelerações.

Só para compararmos o Jeep Compass Flex de 166 cv, vai de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos (1,2 segundos mais veloz) e alcança os 192 km/h (12 km/h a mais). Enquanto o VW Tiguan com seu motor flex 1.4 turbo de 150 cv, é ainda mais veloz, vai de 0 a 100 km/h em 9.9 segundos e alcança os 198 km/h.

ford territory

SUV chinês adaptado ao Brasil…

A Ford parece não tem muito orgulho que este é um SUV chinês, tanto é que em seu comunicado oficial a imprensa, a montadora não mencionou o fato. Porém calma, apesar do Territory ser produzido na China, por uma fabricante 100% chinesa (Jiangling Motors) ou JMC, a Ford investiu pesado para adaptar o SUV para o Brasil.

Eles colocaram 150 engenheiros e técnicos brasileiros para adaptar o carro ao Brasil, eles rodaram mais de 100.000 km com o Territory em testes em várias regiões do Brasil, nos mais variados climas e condições de piso, foram ainda mais de 10.000 horas em validações e testes em laboratórios, além de testes em pistas especiais de resistência.

As principais preocupações da Ford foram com o conjunto de motor e câmbio, além da suspensão. O motor 1.5 Ecoboost, que tem injeção direta de combustível, foi recalibrado para poder rodar com a nossa gasolina composta por até 26% de etanol, a resposta do motor também foi otimizada para se ajustar ao estilo de condução dos brasileiros, que gostam de um carro mais arisco e com acelerações mais poderosas, o câmbio CVT também foi retrabalhado para se adaptar ao estilo de condução do brasileiro.

Por fim a Ford brasileira desenvolveu novas buchas e amortecedores para a suspensão do Territory brasileiro, os pneus também terão compostos exclusivos para o nosso mercado.

O SUV terá três anos de total de garantia.

Preço do Territory será um problema…

O Ford Territory tinha tudo para ter bons números em vendas no Brasil, é um carro estiloso, interior bem construído tem bons equipamentos, o problema é o preço, ele custará caro demais pelo que oferece, só comparando com os rivais mais vendidos da categoria, o Jeep Compass tem um conjunto mecânico mais robusto, oferecer por exemplo, motor diesel, tração 4×4 e câmbio automático de 9 marchas. Enquanto o VW Tiguan, é mais equipado e mais espaçoso, tem 7 lugares. Enfim, falta argumentos racionais para justificar a compra do Ford Territory.

Publicidade:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *