Seat Leon Cupra R – Espanhol de sangue quente

seat leon cupra r 2011

Alta resolução – Clique sobre a imagem para ampliar HIGH RESOLUTION

Nos últimos anos as montadoras na Europa tem travado uma verdadeira batalha no segmento de hatch esportivos. Praticamente toda empresa que produz carros compactos tem o seu representante, a Fiat tem o Punto Abarth, a Volkswagen o Golf R, a Opel terá em breve o Astra VXR (que será lançado em outubro), já a montadora espanhola Seat conta com o Leon Cupra R, um dos representante mais fortes desse segmento e que você conhece agora.

seat leon cupra r 2011

Lançado no Salão de Frankfurt em setembro de 2009, o Seat Leon Cupra R acaba de chegar as lojas da Europa, ostentando o título de ser um dos hatch de série mais rápido do mundo. Ele é equipado com um motor 2.0 L TSi turbocharged que rende 261 cavalos, capaz de levar o carro aos 250 km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente), o carro é um “foguetinho” vai de 0 a 100km/h em 6.2 segundos. Ele percorre 1 km em 25.7 segundos.

Apesar do desempenho o consumo também chama a atenção, segundo a Seat, o consumo  médio fica em 12.3 km/l.

O câmbio é manual de seis velocidades, com e tem suas relações modificadas na 3° e 5° marchas, para melhorar a aceleração permitindo assim trocas mais rápidas e uma condução mais prazerosa.

seat leon cupra r 2011

Acima você vê a alma do Leon Cupra R, um motor 2.0 TSi com um turbo de 1.9 bar, ele entrega 262 cv e 35 kgfm de torque entre 2.500 a 5.000 rpm

Ao olhar para o Leon Cupra R fica claro que o modelo não é um carro normal. As linhas arrojadas foram inspirados no bólido da Seat que compete no WTCC (Campeonato Mundial de Carros de Turismo da FIA). O hatch se diferencia do Seat Leon convencional, pelos faróis com máscara negra e pelo novo para choque com entradas de ar alargadas, além do sistema de exaustão com saída de escape oval.

A suspensão foi reajustada, ganhou novas molas e amortecedores, as mudanças deixaram o Cupra R 17 mm mais baixo do que o Leon Cupra normal.

seat leon cupra r 2011

Os discos de freios são maiores (345 x 30 mm na dianteira e 286 x 12 na traseira), eles são bem mais eficientes em relação a versão normal do Leon Cupra, outro destaque são as rodas de aro 19, similares aos dos carros de corrida, este é o primeiro carro do grupo Volkswagen a sair de fábrica com rodas deste tamanho.

interior seat leon cupra r 2011

Além da motorização e do visual que cativa pela esportividade, outro destaque do Leon Cupra R é o interior. Apesar do painel trazer um desenho exageradamente simples, ele possui alguns elementos exclusivos da versão, como pedais de alumínio e bancos esportivos com revestimento em couro e Alcantara, o hatch também traz um excelente conjunto de itens de série, que inclui ar-condicionado automático dual zone, sistema multi-mídia com CD/player MP3, conexão USB, Bluetooth, e sistema de navegação por satélite, tudo é mostrado em uma tela touch-screen de 7 polegadas, para completar os faróis trazem acedimento automático, há ainda sensores de estacionamento e cruise control (piloto automático).

Outra grande preocupação da Seat foi com a segurança, de série o Leon Cupra R traz seis airbags, freios ABS com EBA (controle de frenagem) e ESP (controle de estabilidade) e TSC controle de tração.

seat leon cupra r

Nesta semana o Seat Leon Cupra R está sendo lançado em alguns mercados da Europa, como o Reino Unido, onde o modelo começou a ser comercializado por 25,205 Libras cerca de R$ 66,360. No Brasil a Seat não vende seus carros desde 1999.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *