Saíba mais sobre o Volkswagen GOLF, de 1974 até 2010

VW Golf Gti 2008

O GOLF é o carro mais vendido da história da Volkswagen. Desde 1995 no Brasil o Golf conseguiu uma legião de fãs graças ao seu conforto, robustez e boa mecânica, confira em detalhes todas as principais versões deste modelo no Brasil e na Europa.

fotos: divulgação

A história do Volkswagen Golf

VW Golf 1980

Golf 1974

O Golf foi lançado no mercado europeu em 1974, por lá ele é chamado de Volkswagen Rabbit, no Brasil o modelo  apareceu em 1995, vindo importado do México. O Golf é o carro mais vendido na história da Volks. Existem mais Golf’s ao redor do mundo do que Fuscas, ou Kombi.

A segunda geração do Golf foi lançada em 1983, o carro trazia já injeção eletrônica, uma grande novidade na época.

vw golf gti 1983, golf II

Clique na imagem para ampliar

Golf GTi 1983

Na década de 80 surgiu também a versão GTi do Golf que contava com um motor 1.8 16v, o que desenvolvia 139 cv. Além do visual bastante esportivo para época, vindo com faróis duplo, e rodas esportiva em alumínio. Este foi o primeiro Golf a sair da Europa, desembarcando nos EUA.

A próxima mudança do modelo aconteceria no ano de 1991 com a chegada da terceira geração que veio a ser  importada para o Brasil em 1995.

Golf 1995, A chegada do Golf no Brasil.

vw golf 1995, golf III

Clique na imagem para ampliar

No ano de 1995 a Volkswagen traz para o Brasil a terceira geração do Golf, o carro era importado do México e era disponibilizado em três versões: GL que vinha com motor 1.8, Golf GLX que contava com um bom motor 2.0 de 116 cavalos. Uns dos grandes atrativos da versão GLX era o pacote de equipamentos oferecido entre eles direção hidráulica vidros elétricos e ar condicionado e rodas de liga leve e teto solar. Outra versão disponível era a GTi, esta mais esportiva tinha carroceria de 2 portas e um belo pacote de equipamentos.

vw golf 1995 interior

Clique na imagem para ampliar

O Golf logo caiu no gosto do público brasileiro só no primeiro ano de importação foram vendidos 46 614 unidades. Os primeiros Golf importados para o Brasil mesmo tendo hoje mais de 12 anos desde sua vinda ao Brasil, ainda são uma opção interessante de carro usado, graças ao bom conforto interno e mecânica confiável, embora o preço das manutenção seja um bastante elevado, e o consumo de combustível do Golf também não é dos melhores.

Esta geração do Golf foi importada até 1999 quando o carro ganhou uma nova versão e passou a ser produzido no Brasil.

Golf 1999. O Golf ganha nacionalidade brasileira.

vw Golf 1999, golf 2000

Clique na imagem para ampliar

Em 1999 o Golf ganhou um novo design e passou a ser montado na fábrica da VW no Paraná, o Golf ganhou 11 centímetros a mais no tamanho o que resultou em um espaço interno mais amplo, um painel com desenho mais moderno e novos equipamentos como airbags frontais.  Esta versão do Golf passou a ser disponibilizada em três versões 1.6 com 101 cv e 2.0 com 116 cv e GTi que vinha com a mesma motorização.

golf 1998 interior, golf 1999 interior

Clique na imagem para ampliar

O modelo agradava em muito pelo conforto interno, robustez e o ótimo conjunto mecânico, porém tinha um custo de manutenção muito elevado, além do consumo mesmo na versão 1.6 não sendo um dos melhores, o que desagradava em muito seus compradores. Porém os pontos fortes do Golf brasileiro, são muito maiores que os seus defeitos.

Confira mais fotos do Golf de 1999, até 2006:

vw golf 2001

Clique na imagem para ampliar

golf 2001

Clique na imagem para ampliar

interior vw golf 2001 até 2006

Clique na imagem para ampliar

vw golf 2001 até 2006, interior parte traseira

Clique na imagem para ampliar


2002 Golf ganha versão turbo.

Golf GTi 2002. Golf ganha versão turbo

No ano de 2002 o VW trouxe para o Brasil a versão GTi 1.8 turbo, esta versão trazia a opção do câmbio Tiptronic e o potente motor de 180cv que lançava o Golf a mais de 227 km/h de velocidade máxima, acelerando de 0 a 100km/h em 7.9 segundos.

Golf 2007. Novo Golf é lançado no Brasil. Novo Golf ?

Golf 2007. Novo Golf é lançado no Brasil. Novo Golf ?

Diferente do modelo de Golf que a VW lançou na Europa no final de 2003 que conta com linhas totalmente novas e uma carroceria mais esportiva (foto abaixo). O Golf do Brasil seguiu o estilo do Golf mexicano que foi lançado em 2007. Com um design mais clássico seguindo as linhas da versão antiga com apenas algumas alterações na parte estética (frontal e traseira), ou seja o modelo é o mesmo da quarta geração, tanto na parte mecânica quanto no interior, tendo apenas uma nova roupagem. A principal justificativa para esta falta de mudanças no Golf brasileiro, foi o corte de custo, já que para passar a produzir a nova geração do modelo no Brasil, exigiria muito investimento financeiro, o que seria praticamente inviável, já que o modelo ainda vendia muito bem na época.

Golf europeu que foi lançado em 2003,versão GTi de 250cv

Golf europeu lançado em 2003, versão GTi de 250cv

VW Golf 2009, a sexta geração do modelo é apresentada na Europa, enquanto por aqui, as vendas começam a cair

golf 2010

Em novembro de 2008, a Volkswagen apresentou no Salão de Paris, a sexta geração do Golf, o modelo foi inteiramente redesenhado, ganhando novas linhas principalmente na parte frontal. Além das mudanças estéticas o Golf VI, traz uma mecânica completamente nova, com uma gama de motores, mais econômicos e eficientes, como a nova versão GTD, que vem com motor diesel de 2.0 litros capaz de desenvolver 170cv, ele leva o Golf aos 222km/h de velocidade máxima, tendo consumo de 18.8km/l.

Na Europa as vendas do novo Golf 2009, continuam indo muito bem, o carro já é considerado um sucesso, e já por aqui no Brasil, as coisas não andam assim tão boa para o hatch da Volks, que passa pela sua pior fase em vendas, perdendo cada vez mais espaço para seus concorrentes. E ainda não há previsão oficial de quando a nova geração do Golf chegará ao País.

No início de 2009 a Volkswagen deixa oficialmente de produzir o Golf GTi que era vendido por R$90.000, a justificativa foi claro a baixa venda do modelo.

30 Replies to “Saíba mais sobre o Volkswagen GOLF, de 1974 até 2010

  1. gente queria saber sobre o golf motor sr alemao 1.6, ano 2000. agradei muito de um aqui. mas to comedo de compra e ser buxa. o carro ta bem conservado . alguem pode me exclarece sobre este golgolf???

  2. Olá estou comprando um golf 01/02 1.6 8v só não tem bancos em couro e teto solar.

    Queria saber as vantagens e desvantagens sobre esse carro

    Obrigado. Eduardo!

  3. gente, tive um por dois anos, é exelente, quanto a queima da bobina, NAO é a bobina e sim o regulador de voltagem da bobina, peça que fica junto com a bobina onde entram os fios, comprei no ML por 98,00 reais com a bobina junto e resolveu, andou mais um ano , so parou porque me bateram a 70 por hora na minha lateral, e o carro é tao bom e forte que nem me machuquei. carro nota 10

  4. Tenho um Golf bege 2001,o carro e muito maneiro econômico na estrada e mexe com quem esta do lado de fora vendo ele passar,casei com o carro.

    1. Resposta – Cintia

      Olha é complicado, dizer se vale ou não apena Cintia, o que a gente pode te alertar, é que o Golf dessa época era importado, ou seja tem peças difíceis de serem encontradas, principalmente hoje em dia, e acredite este Golf apesar da idade ainda é bastante visado nas ruas. Principalmente um em boas condições.

      Falando da parte mecânica, o Golf principalmente este GL com motor 1.8, tem um conjunto forte e robusto, não tem problemas crônicos, e costuma, se bem cuidado pelo dono, ficar um bom tempo longe das oficinas, este motor também é bastante econômico.

      Outro ponto que podemos te dizer é que por esses motivos a revenda deste modelo do Golf é meio complicada, a não ser que ele esteja em ótimas condições de conservação. É um carro bastante desvalorizado. Segundo a tabela Fipe, a mais usada no mercado, um Golf GL 1.8 1996 sai em média por R$ 9.900.

      abraço esperamos ter ajudado

  5. Tenho um Golf 98, mexicano,a manutenção é muito cara. Entretanto, é um excelente veículo. Gostaria de saber de vocês o que pode estar causando defeito em sua bobina, pois nos últimos dois meses já troquei-a duas vezes e nenhum eletricista conseguiu resolver!

  6. tenho um golf gti 2.0 95,não tenho queixa sobre ele,é um carro de conforto e robusto cm muitas qualidades,apenas uma queixa é no consumo ele faz 8km/l mas o restante me deixa orgulhoso.faço apenas manutenção preventiva,e nunca medeu dor d cabeça.e pra quem gst d golf vale a pena ter uma …

    grato…

  7. Bom dia!

    Gostaria de saber se o Golf novo, modelo 2013 é de facil manutençao e se ele tem peças inportadas ou ele é todo Brasileiro.

    Obrigada

  8. eu tenho 17 anos,ano que vem eu quero comprar um golf,acho esportivo,perfeito! e falam que ele da problema e a manutenção é cara.o carro ja esta nacionalizado no brasil.Uma pergunta o golf que é fabricado no brasil a manutenção é cara ? por favor rsponda é muito importante pra mim,por ser meu 1° carro.

    Grato!

    1. Eu tenho um Golf 1.6SR – 2000/2000 – Verde – Completo menos Teto e Air Bag, motor ainda importado, nunca me incomodei, só faço as manutenções preventivas. Carro não dá problema se for cuidado corretamente. Ele tem mecânica cara, mas se lembre, se trata de um Golf, carro muito bom de andar, com muita segurança. Não troco.

  9. O meu é um GLX95… o carro é bom otimo custo beneficio… algunas peças sao caras.. mais tem que ver que eh um golf … quer economia compra um 1.o popularzao e olha que o meu faz dez na cidade. Procure os mais completos com teto e couro… vale a pena é barato nao costuma incomadar não.

    Muitos gostao de falar mau do carro, mais eh pq numca tiveram coragem de comprar um

  10. Tenho um golf 96 muito zero nao troco ele por nem outro carro a nao ser um golf mais novo, sempre fui apaixonado por golf o carro é muito bom excelente opção de carro

    1. Resposta – Adeildo

      Olha realmente este Golf que você pretende comprar não é um carro de manutenção fácil, não indicado para quem irá rodar todos os dias, falando na parte técnica, o carro em si é muito bom tem uma mecânica confiável, câmbio e suspensão bem ajustado, além de ser bastante confortável, tendo um espaço interno generoso, outro ponto é que o Golf desta primeira geração é bem equipado, vindo com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas entre outros equipamentos, o motor também anda bem. O problema são as peças de reposição que são difíceis de serem achadas, o que torna a manutenção do modelo bastante cara, tai a fama de ser um carro problemático. Principalmente se você está acostumado com um carro popular 1.0, como Gol, Palio ou Celta, o custo de manutenção deve assustar.

      Outro ponto é que a grande maioria dos modelos principalmente neste ano 1995 já não estão em um estado de conservação tão boa, muitos donos tentam esconder alguns defeitos mais graves, exigindo uma grande atenção na hora da compra, já que o prejuízo é grande se você fechar negócio em um carro com algum problema crônico. É difícil achar um Golf GL em ótimo estado.

      Resumindo, se você for rodar pouco, gosta muito do Golf, e tem um pouco de paciência e dinheiro para fazer uma manutenção preventiva, ou a oferta oferecida a você realmente for boa, aposte, caso contrário tente pesquisar outros modelos.

      abraço e boa sorte

      Equipe Encontracarros.com

    2. Amigo se for o alemao com um bico de injecao corre vc vai ter dor de cabeca eu tive que colocar um carburafor 2E para resolver os problemas marcha lenta e funcionar o motor sgora esta perfeito

  11. Ola,gostaria de comprar um golf entre 95 a 98 .Qual desses não é o europeu pois dezem que o eroupeu o custo manutenção é muito caro,estou olhando um 97 GLX.O que vcs acham?

  12. Caro amigo tenho um golf glx 2,0 e constatei que o seu consumo é de 8,7 km/l gostaria de saber o que esta acontecendo ja que na sua ficha tecnica relata que na cidade o consumo é de 10 km/l

  13. Troquei minha ecosport por um golf sportline 2010,simplesmente maravilhoso,estou muito satisfeito,muito confortavel, econômico e estiloso.

  14. Olá, estou aqui para dizer que eu amo GOLF;Tinha um 2001, agora troquei por um 10/11, mas ainda não me acostumei,eu acho lindo o modelo 01/02.A Volks tá de parabéns inovando os Carros, só não pode mudar muito o GOLF pra não estragar (ou seja) ficar feio! Abraços à todos……………….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *