Saíba mais sobre o Ford Focus de 1998 até 2009

ford focus 1999

Lançado em 1998 o Ford Focus tinha como pontos fortes seu design e o bom acabamento e conforto interno, ao passar dos anos apesar de nunca ter sido um sucesso de vendas o Focus conseguiu se manter firme no mercado, até que em 2008 ele finalmente passou por uma mudança completa e entra mais forte do que nunca na briga dos hatch e sedans médios.

fotos: divulgação

O Ford Focus

ford focus 1998

Ford Focus 1998

Ford Focus 1999 – 2002

O Ford Focus foi lançado na Europa em 1998 para substituir o Escort, no Brasil ele chegou final de 1999 na versão hatch e mais tarde na configuração sedan, o Focus agradava pelo visual moderno com linhas de ângulos bem desenhados, outro destaque do carro era o seu interior que oferecia um bom acabamento, além do painel de formas marcantes.

Inicialmente o Focus era oferecido na versão GLX e Ghia ambas eram equipadas na versão hatch com motor 1.8 16v de 115cv já o sedan trazia um 2.0 litros de 130cv.

interior ford focus

Interior do Ford Focus

Ford Focus 2003

Em 2003 ganha a opção de câmbio automático e uma versão especial a XR 2.0 16v, outra alteração fica por conta do motor 2.0 passava a ter 126cv.

Ford Focus 2004 – Uma pequena reestilização a chegada do motores Zetec Rocan 1.6

ford focus 2004

focus 2004

Já em 2004 a linha Focus finalmente ganha o motor Zetec Rocan de 1.6 litros e 103 cv que entra no lugar do 1.8 16v de 115cv, a motorização das versões 2.0L de16v continuam a mesma, em 2004 o Ford Focus ganhou pequenas mudanças visuais, o modelo ganha um novo para-choque, nova grade, além de detalhes nos faróis.

Ford Focus 2005

Motores mais potente para as versões 2.0L, passando de 127 para 147cv

No ano seguinte em 2005 o Focus ganha um novo motor novo motor nas versões 2.0 sai o Zetec de 2.0 que deu lugar a um novo 2.0 16v Duratec mais potente com 147cv ao invés dos 127cv da versão anterior. Na Europa a Ford apresenta a versão perua do Focus chamada de Focus State

Ford Focus 2006

Reestilização no modelo da Europa

focus 2006

Em 2006 na Europa o Focus passou por uma reestilização significativa ganhando um novo conjunto frontal, ficando muito parecido com o Mondeo, principalmente pela grade frontais e pelo faróis, esta versão do Focus foi comercializada apenas na Europa e nos Estados Unidos.

ford focus cabriolet

Ainda em 2006 o Focus ganhou uma versão conversível, o Focus Coupe Cabriolet, a nova geração do Focus Coupe Cabriolet deveria ter sido lançada em 2009, mas a Ford cancelou o projeto.

Ford Focus 2007 – O Fucus ganha motorização Flex

A linha Ford Focus 2007 trazia a opção do motor Flex (que fuciona tanto com gasolina quanto com álcool), este motor passou a equipar as versões 1.6 GL e GLX, tendo potência de 105cv quando movido a gasolina e 113cv com álcool.

Ford Focus 2008 – EUA

ford focus 2009  EUA

Ford Focus 2009 EUA

A Ford lançou um Focus totalmente novo para o mercado norte-americano, o modelo que foi concebido para agradar este público em especial, foi lançado no início de 2008, porém ele não vem agradando como era esperado.

Ford Focus 2008 – O Novo Focus é lançado

novo ford focus

Novo Ford Focus

Em 2008 a Ford apresetou na Europa a nova geração do Focus que passou por uma mudança por completa acompanhando uma nova tendência de design da Ford. O novo Ford Focus foi lançado na Argentina em setembro e chegou ao Brasil em outubro na versão sedan, que é oferecida nas versões GLX (R$59.690) e Ghia (R$70.390). O novo Focus hatch chegou no final de 2008, ela possui preço de R$ 54 mil na versão de entrada GLX, a Ghia sai por R$65 mil.

interior do novo ford focus

Interior do novo Ford Focus

Ambas as versões são equipadas com motor 2.0 Duratec de 149cv. que é movido apenas com gasolina já que a versão Flex deve ser lançada somente em 2009.

6 Replies to “Saíba mais sobre o Ford Focus de 1998 até 2009

    1. Resposta – Jao Rodrigues

      Bem você deve saber que comprar um carro usado com câmbio automático exige alguns cuidados extras em relação a um carro manual, já que em casos de defeitos mais graves o reparo do problema pode custar muito caro, outro ponto é que você não sabe como o antigo dono cuidava do carro.

      Na hora da compra você deve verificar se não há vazamentos de fluído do câmbio, isso é identificado olhando se embaixo do carro e procurando por manchas de vazamentos ou um fluído de cor avermelhada vazando.

      De uma volta com o carro e note se as marchas são engatadas corretamente, se não há trancos ou lentidão entre as trocas, um câmbio em condição normal faz as trocas em menos de 2 segundos, sem trancos, ruídos e sempre com a rotação do motor em uma posição média. Outra dica que também é valida, antes de fechar negócio com um carro com câmbio automático, ande o máximo possível com o veículo, porque grande maioria dos problemas com transmissões automáticas só são detectáveis após o conjunto de motor e câmbio aquecerem.

      Por fim cheque todas as teclas do câmbio, por exemplo se haver funções overdrive, modo sport. Fique de olho também nas luzes de advertência do painel, na maioria dos carros quando há algum problema no câmbio automático acedende uma luz do painel indicando uma alavanca ou algumas engrenagens.

      Após comprar o carro com câmbio automático os cuidados que você deve ter com a manutenção preventiva são poucos, você tem de ficar de olho principalmente nas tabelas de manutenção e troca dos fluído hidráulico do câmbio, normalmente este prazo de troca é bastante amplo, porém em carros mais rodados, com mais de 5 anos de uso é recomendado fazer esta troca. Fique esperto com vazamentos e possíveis problemas que possam surgir como ruídos, demoras nas trocas, ou trancos, a qualquer pequeno sinal de problema procure logo reparo para que um pequeno problema não se torne um problemão, infelizmente ainda não são toda as oficinas que são especializadas em fazer reparos em transmissões automáticas.

      abraço e boa sorte

  1. Ola,

    Vou trocar de carro e estou na duvida entre um A3 1.8 T 2p manual ou Focus hatch ghia 2.0L manual (ate 2008).

    consideração:

    Busco prazer na condução sem gasto exagerados.

    Será o segundo carro, com uso aprox de 8.000km/ano.

    Tenho no max R$30K.

    Quais são os pros e contra deles e seus problemas cronicos.

    Obrigado,

    Guilherme

    1. Silvio

      O consumo do Focus 2.0 fica na média para os carros desta categoria, (fazendo em média entre 7 km/l na cidade e 12 km/l na estrada) pelo menos não há grandes reclamações dos donos com relação a isto, o que exige um pouco de atenção é o câmbio automático que exigia uma manutenção mais cuidadosa, para evitar graves problemas.

      abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *