Polestar 2 – Coupé elétrico chega com autonomia de 500 km

polestar 2 2020

O futuro será dos carros elétricos para a Volvo, a marca está investindo pesado nesse tipo de modelo através da sua recém criada divisão Polestar, nessa quarta (27 de fevereiro), a marca da Escandinávia revelou o inédito Polestar 2, carro 100% elétrico, que será produzido em série em breve que mescla bom desempenho, luxo e autonomia para rodar 500 km com uma carga, o Polestar 2 chegará para desafiar o domínio do Tesla Model 3.

polestar 2

A expectativa é de que quando chega ao mercado o elétrico Polestar 2 custe cerca de 39,900 euros (algo equivalente a 45,000 dólares ou R$ 166.900, um preço bastante acessível para um modelo elétrico), porém nos 12 primeiros meses de venda, ele será oferecido no mercado apenas uma edição especial de lançamento, mais equipada que custará salgados 59,900 euros na Europa (R$ 255.900).

polestar 2

Os carros elétricos já são um realidade

Nas décadas passadas os carros elétricos eram vistos com modelos exóticos, futuristas, tão raros quanto uma Ferrari nas ruas, esse tipo de modelo tinha uma série de desvantagens, eram muitos mais caros, tinham autonomia limitada de menos de 100 km, o que impossibilitava rodar longas distâncias com eles, além de precisar de dezenas de horas para serem recarregados. Porém como toda a tecnologia incipientes na atualidade, os carros elétricos estão passando por uma grande evolução ao longo dos últimos anos, o Polestar 2 é uma prova disso, ele tem uma autonomia de 500 km (310 milhas), marca já próxima da capacidade que um carro movido a gasolina tem.

polestar 2 2020

Afinal o Polestar 2 é um coupê, SUV ou um sedan?

Então esta falta de definição de qual categoria o Polestar 2 pertence é proposital, a fabricante quer que o modelo fuja dos padrões conhecidos, o carro oficialmente é definido como um  “fastback de cinco portas premium”. A Volvo, não divulgou as medidas do modelo, porém suas proporções são grandes, ele tem dimensões próximas as de um SUV.

polestar 2

O Polestar 2 tem dois motores elétricos e 408 cv de potência

Equipado com dois potentes motores elétricos – um sobre o eixo dianteiro e outro sobre o traseiro, juntos os motores elétricos desenvolvem potentes 408 cv e 66 kgfm de torque, com isso ele pode ir de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos.

Para alimentar estes potentes motores elétricos, o Polestar 2 tem 27 módulos de baterias de íons de lítio, instalados sobre o assoalho do carro, estas baterias produzem uma pequena usina elétrica de 78 kWh, o que na pratica resulta em uma das maiores autonomias para um veículo elétrico na atualidade, com capacidade para rodar por até 500 km com uma carga completa.

polestar 2 traseira

Deixando de lado a motorização, o Polestar 2 também chama atenção pelo visual, embora seja construído por uma marca independente da Volvo, o coupé utiliza a plataforma CMA, a mesma usada no Volvo XC40, vários elementos do carro lembram o SUV da Volvo, sobretudo o estilo dos faróis, e as caixas de roda que são bem robustas, o que da ao Polestar 2 uma aparência larga. É um design que consegue ser moderno, mas ao tempo minimalista e funcional, o teto é baixo e a coluna “C” na traseira é bastante inclinada, assim como em um coupé, a tampa do porta malas quando aberta leva o vidro traseiro junto – solução vista nos SUVs, outra característica diferente do visual do Polestar 2 são suas lanternas em LED com desenho “C” e efeito 3D (foto acima), que cortam a traseira de um lado ao outro.

polestar 2 interior painel

Interior do Polestar 2 também chama a atenção

Passando para o interior do Polestar 2, temos uma cabine com desenho harmônico, tudo parece minimalista e sóbrio, o volante é o mesmo visto na maioria dos carros da Volvo, o painel é monopolizado por uma tela gigante de 11 polegadas do sistema multimídia chamado de infotainment system posicionada em pé, a tela pode ser customizada de acordo com a preferência do motorista. O multi-mídia do Polestar usa sistema Android, e conta com acesso a internet próprio, além da grande maioria dos serviços da Google, como PlayStore, Google Assistente, Google Maps com suporte para veículos elétricos e comandos por voz.  Há ainda um painel digital configurável – foto abaixo.

polestar 2 painel digital

polestar 2 interior bancos

A versão mais cara que será a única vendida no início da produção do modelo, virá de série com alguns mimos como teto panorâmico em vidro que cobre até o banco traseiro, além de um sistema de abertura das portas por aproximação do celular do dono, na qual dispensa o uso da chave, e a partida é feita por botão, o motorista pode ainda personalizar como ele quer que o carro o receba, por exemplo, escolher a temperatura do ar-condicionado, dar a partida, ajustar a posição do banco, volante e até o sistema de som, ao detectar a aproximação do dono carro com o telefone, o veículo de forma automática faz todos estes ajustes.

A versão mais cará virá com freios da italiana Brembo com pinças em vermelho ou amarelo, além de rodas de liga leve aro 20 e suspensão ajustável esportiva.

polestar 2 traseira

O Polestar 2 começa a ser produzido apenas em 2020, porém em breve estará disponível já para reserva online e pré-venda, esse é o primeiro carro da marca totalmente elétrico da Volvo produzido em série. Seu principal rival será o Model 3 da Tesla, além do futuro Audi E-Tron.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *