Peugeot 208 2022 chegará em junho trazendo algumas novidades

peugeot 208 2022

A Peugeot prepara para o mês de junho o lançamento do Peugeot 208 2022, o hatch que foi lançado no ano passado no Brasil chegará atualizado a sua linha 2022, entre as novidades estão a estreia da versão 208 e-GT, sucesso na Europa a variante totalmente elétrica do 208, custará no país entre R$ 200.000 e R$ 250.000, também são esperados alterações no conjunto de equipamentos das versões do 208 no Brasil que deve ser reposicionado no mercado, a Peugeot quer tornar o 208 mais popular, e claro tentar finalmente fazer as vendas do modelo decolar.

peugeot 208 2022

O Peugeot 208 2022 ficará mais barato

Para tentar deixar o Peugeot 208 mais competitivo no mercado, a Peugeot na linha 2022 fará várias alterações na lista de equipamentos do hatchback, visando reduzir os valores das versões mais acessíveis do 208, que só lembrando na linha atual 2021 tem preços variando entre R$ 69.090 até R$ 98.890.

O teto solar panorâmico atualmente presente a partir da versão Active Pack, agora na linha 2022 ficará restrito apenas a versão top de linha Griffe, o que deve se traduzir em uma redução nos preços do 208, principalmente nas versões intermediárias Active Pack e Allure, que hoje já custam a partir de R$ 90 mil.

peugeot 208 2022

O Peugeot 208 2022 será oferecido nas versões: Like, Active, Allure e Griffe, com exceção da versão de entrada, todas as demais versões, virão de série com câmbio automático de seis velocidades, já a versão mais simples sai com câmbio manual de cinco velocidades. Lembrando que no Brasil todas as versões do Peugeot 208 são equipadas com o conhecido motor 1.6 8v aspirado, que desenvolve 115 cv com gasolina ou 118 cv com etanol para um torque de 15.1 kgfm independente do combustível.

Alias, o motor 1.6 do 208 talvez seja o maior ponto fraco do modelo no Brasil, já que os rivais todos já dispõem de motor turbo, falarmos mais sobre a previsão de lançamento do motor turbo no Brasil no final deste post.

Embora algumas versões irão perder equipamentos, o Peugeot 208 2022 manterá uma boa oferta de equipamentos de série, desde a versão de entrada o hatch virá com direção elétrica, ar condicionado, vidros com acionamento elétricos em todas as portas, piloto automático, alarme, volante com ajuste de altura e profundidade, quatro airbags, assistente de partida em ladeiras, e sistema de som com USB, Bluetooth, tela touch de 5 polegadas e 4 alto falantes.

peugeot 208 2022
Acima o Peugeot 208 2022 na configuração e-GT, versão chegará com preços entre R$ 200,000 e R$ 250,000

A verdade que o 208 produzido na Argentina já é mais simples do que o 208 vendido na Europa, o carro tem acabamento mais simples no interior, enquanto o europeu é todo forrado com materiais de toque suaves, além de contar com acabamento mais premium no exterior, como por exemplo rodas maiores aro 17 e apliques em Black Piano. A central multimídia na Europa tem 10 polegadas, enquanto o modelo argentino/brasileiro tem 7 polegadas, outra modificação é o freio de estacionamento por botão, inexistente no modelo vendido da América Latina, além da maior ausência, o motor 1.2 turbo de 130 cv, vendido na Europa e inexistente no Brasil.

Vendas baixas do Peugeot 208 preocupam a marca…

Porém estas alterações para reduzir o preço do 208 vendido por aqui, parecem não terem sido suficientes para a Peugeot conseguir colocar o modelo com valores mais competitivos no mercado, e o 208 amarga vendas muito baixas no Brasil.

O novo Peugeot 208 chegou ao Brasil prometendo proporcionar uma virada de página na imagem e nas vendas da Peugeot no Brasil, porém isso infelizmente não aconteceu, nos quatro primeiro meses de 2021 o Peugeot 208 emplacou apenas 3.175 unidades, o modelo da Peugeot é o pior em vendas em sua categoria, só para comparamos com os líderes, o GM Onix vendeu neste mesmo período de janeiro até abril de 2021 mais de 35 mil unidades, o Hyundai HB20 vendeu até agora 30.512 e o Fiat Argo 21.616, o 208 fica atrás de modelos como VW Polo, Toyota Yaris, VW Fox e Renault Sandero, a situação do 208 é tão ruim, que ele vendeu menos do que o finado Ford Ka, que deixou de ser produzido em janeiro com a saída da Ford do Brasil, restando apenas com algumas poucas unidades que sobraram nas lojas.

A preocupação em fazer o 208 emplacar em vendas é algo real e muito sério para a Peugeot no Brasil, já que atualmente a montadora francesa conta apenas com outros dois carros de passeio à venda no país e ambos em situações nada favorável, o SUV 2008 (que é praticamente o mesmo desde 2015, deve sair de linha em breve e a Peugeot não deve trazer a nova geração da Europa) e o 3008, SUV que tem visual muito interessante, porém que atualmente custa R$ 212 mil, e não tem quase nenhuma expressão no mercado nacional, dificilmente vende mais de algumas dezenas de unidades ao mês.

Ou seja, a grade e única aposta da Peugeot para o Brasil é o 208.

Peugeot 208 2022 e-GT (a versão elétrica do 208)

peugeot 208 2022

Quem quiser um 208 no Brasil semelhante ao vendido na Europa, terá agora como opção o Peugeot 208 e-GT 2022, a versão totalmente elétrica, virá importada da Europa, ele é  movido 100% a eletricidade e é capaz de rodar até 340 km com uma carga completa das baterias.

Ao invés do ter de ir no posto de combustível, o Peugeot 208 e-GT é recarregado na tomada, o hatch elétrico precisa de cerca de 14.3 h plugado para ser recarregado em casa, porém usando um carregador rápido domestico Wallbox, são precisos cerca de 4h30, para conseguir recuperar 80% da energia das baterias.

peugeot 208 2022

Além de ser a versão elétrica do 208, o e-GT será também é uma espécie de versão esportiva do Novo 208 no Brasil, já que o modelo elétrico tem potência de 136 cv e 26 kgfm de torque, e como 100% da potência é disponibilizada instantaneamente o modelo tem um ótimo desempenho, ele precisa de apenas 8.5 segundos para atingir os 100 km/h, porém a velocidade máxima é limitada em 150 km/h.

peugeot 208 2022

O 208 e-GT vendido no Brasil será idêntico ao 208 vendido na Europa, enquanto as versões convencionais são importadas da Argentina, o modelo elétrico virá importado da Eslováquia, seu conjunto de equipamentos é mais recheado, trazendo itens como rodas de liga leve de 17 polegadas, central multimídia de 10 polegadas, acabamento interno mais sofisticado, além de recursos como piloto automático adaptativo, todos itens inexistentes nas versões normais do 208 por aqui.

peugeot 208 2022

O único problema ficará por conta do preço que será surreal para um hatch compacto que em tese é um carro de entrada, no Brasil o Peugeot 208 e-GT deve custar entre R$ 200.000 e R$ 250.000.

Outro problema é o pequeno número de ponto de recargas elétricos no Brasil, para minimizar esse fator, a Peugeot anunciou recentemente que vai instalar 200 pontos de recarga, em parceria com a Estapar (empresa de estacionamentos) e a Enel por todo o Brasil. Com isso a recarga das baterias do 208 e-GT poderá ser feita gratuitamente nos estacionamentos da Estapar.

peugeot 208 2022

 

Motor 1.2L Turbo não deve vir mesmo ao Brasil

Ao contrário do que inicialmente se esperava, ainda não será na linha 2022 que o 208 vai ganhar a opção do motor 1.0L Turbo, oficialmente a Peugeot já descartou que venderá este motor no Brasil, por aqui ele continuará a ser oferecido no mercado apenas com o motor 1.6L,  de 115 CV com gasolina e 118 CV com etanol.

É uma pena porque esse motor 1.2L Turbo que tem 130 cv, seria um grande diferencial em relação a concorrência.

peugeot 208 gt 2022
Versão com motor turbo chegará a argentina importada, porém com preço proibitivo, custando quase o dobro da 1.6

Motor turbo, na Argentina

A Peugeot anunciou agora em maio o inicio da pré-venda da versão turbo do 208 lá na Argentina, porém calma, ele não virá ao Brasil, por lá na Argentina o 208 turbo será uma especie de configuração esportiva “gourmet” do 208, a GT e GT Line, que tem visual mais incrementado e será super equipada, vindo importado da Europa, se posicionando como a versão mais cara do modelo, ficando abaixo apenas da versão elétrica, o preço partirá de 4.454,627 de pesos, convertendo de forma direta da algo em torno dos R$ 250 mil, lembrando que até então a opção mais cara do 208 la na Argentina é a a Feeline 1.6, que custa 2.320.000 pesos, o equivalente a R$ 135.990.

Vendo o exemplo argentino, podemos supor que caso viesse ao Brasil importado e com motor turbo, o Peugeot 208 teria preço estimado entre R$ 150 mil a R$ 200 mil, ou seja, completamente fora da realidade do nosso mercado.

Fonte: AutosSegredos e Quatro Rodas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *