Nova Yamaha MT-09 2020 – Mais arrojada naked chega por R$ 43.690

nova yamaha mt 09 2020

Demorou mas finalmente a japonesa Yamaha está trazendo para o Brasil a nova MT-09, com visual de tirar o fôlego e desempenho idem, a naked chega ao Brasil com preço de R$ 43.690.

yamaha mt-09 2020

Em sua segunda geração a MT-09 está mais arrojada e atraente, além disso, o modelo traz uma série de evoluções mecânicas em relação ao modelo anterior, lançado por aqui em 2014. A nova MT-09 foi apresentada no Salão de Colônia na Alemanha, no final de 2016 e desde então muita gente aguardava a chegada da nova naked ao nosso mercado. Vale lembrar que na Europa ela já está à venda há mais de dois anos.

yamaha mt-09 2019

Design renovado impressiona

Esteticamente a Nova MT-09 2020 ostenta um novo conjunto óptico, formados por dois faróis totalmente em LEDs, a frente ficou mais angulosa e agressiva, já de perfil ela está mais robusta, com tomadas de ar maiores, destaque ainda para o novo banco mais anatômico e alto em relação ao modelo anterior.

nova mt-09 2020

A rabeta foi reprojetada e ficou mais alta e curta, a lanterna traseira que fica embutida na rabeta, ganhou um novo visual com lente com efeito 3D e iluminação por LED.

yamaha mt-09 2020 lanterna

Também chama atenção o desenho exótico do sistema de escape em aço inox, a peça é bastante curta, e o suporte da placa, preso por um braço diretamente na suspensão traseira, o suporte da placa serve também como uma espécie de mini para-lama (foto abaixo), parecendo flutuar sobre o pneu traseiro, quando se olha a moto do lado direito.

yamaha mt-09 2020


yamaha mt-09 2020

Motorização e desempenho

A Yamaha MT-09 2020 segue com o já conhecido motor tri-cilíndrico DOHC de 847 cm³, calibrado para entregar 115 CV a 10.000 rpm e torque máximo de 8,92 kgfm a 8.500 rpm. Este motor tem uma concepção de engenharia bastante moderna, Crossplane 3, que proporciona um funcionamento mais suave com menos vibrações ao motor, fazendo com que a potência e o torque sejam entregados de uma forma mais linear e continua, este é o mesmo conceito de motor usado pela super moto M1 de Valentino Rossi no MotoGP.

Entre as inovação na mecânica da nova MT-09 2020 temos a instalação do sistema “quickshift”, que permite subir as marchas sem a necessidade de utilizar a embreagem, tornando as trocas muito mais velozes, lembrando que o câmbio tem seis velocidades e possui embreagem do tipo “Slip Clutch”, que permite ao piloto reduzir as marchas de forma mais abruta sem o risco da roda traseira dar tranco ou travar.

yamaha mt-09

Velocidade máxima da MT-09

A naked MT-09 é uma opção para quem busca uma moto com estilo único e um desempenho brutal, sua aceleração de 0 a 100 km/h fica entre 3 a 4 segundos e a moto atinge a velocidade máxima de 210 km/h.

Consumo da Yamaha MT-09

Seu tanque tem 14 litros (a mesmo tamanho do modelo anterior), o consumo médio obviamente varia em decorrência de uma série de fatores, porém podemos esperar em média algo em torno de 16 e 17 km/l.

yamaha mt-09 2020 painel

yamaha mt-09 2020 painel digital

Novo painel digital da nova MT-09 2020

Outra evolução é o painel digital que foi reestilizado no novo modelo, ele foi posicionado mais a direita no guidão, o que facilita sua visualização, apesar de ter tamanho compacto e visual simples – não é colorido, o novo painel da Yamaha MT-09 é bastante completo tendo indicadores de marcha, nível de combustível, marcador de velocidade, conta giros, odômetro total e parcial, média de consumo, consumo de combustível instantâneo em tempo real, relógio, contagem regressiva de Km em “reserva”, temperatura do motor e até temperatura do ambiente, há ainda outras novas funções como informar se o controle de tração está ligado ou desligado e indicar ao piloto em qual modo de pilotagem a moto está, ao todo são três modos de condução escolhido através de um botão no guidão:

STD (Padrão): Modo desenvolvido para uma série de situações, entregando torque contínuo, tanto em baixa quanto alta velocidade.

Modo “A”: Este modo é para quem busca tirar o máximo da moto, ele garante uma aceleração bruta com respostas mais rápidas.

Modo “B”: Por fim, o modo “B” oferece respostas mais mansas em relação aos demais, é ideal para rodar com a naked em um passeio mais tranquilo, ou no transito urbano, nesse modo a potência cai em torno de 12%.

nova yamaha mt-09 2020 azul

Acelerador eletrônico

Estes diferentes modos de pilotagem modifica a quantidade de combustível que é injetado no motor, isso é possível graças ao acelerador eletrônico da MT-09, chamado YCC-T (Yamaha Chip Controlled – Throttle), trata-se de um acelerador sem cabo, ligado a uma central eletrônica ECU, que por sua vez é ligada ao sistema de injeção de combustível, a central eletrônica faz uma imensa quantidade de cálculos em tempo real para ajustar a quantidade de combustível que deve ser injetada no motor, assim como a quantidade de ar na mistura de acordo com a posição do acelerador, na pratica este recurso deixa a moto mais tranquila e segura de ser pilotada, já que permite ter mais controle sobre a dosagem da potência.

yamaha mt-09 2020

Suspensão da MT-09 2020 pode ser ajustada

A nova Yamaha MT-09 vem ainda com suspensões ajustáveis, é possível ajustar a suspensão de acordo com o peso do piloto, piso de rodagem e o tipo de pilotagem, modificando a pré-carga, retorno e compressão hidráulico, até então estes tipos de ajustes eram oferecidos apenas para a suspensão traseira da MT-09, e agora no modelo 2020 também estará disponível para a suspensão dianteira.

Os freios da MT-09 não sofreram mudanças na linha 2020, a moto segue equipada com disco duplo de 298 mm de diâmetro na roda dianteira e disco simples com 245 mm na traseira, ambos com ABS.

yamaha mt-09 2020 preta

Detalhes técnicos…

A Yamaha MT-09 2020 tem quadro todo em alumínio, seu peso total é de 193 kg, e a distribuição de peso é quase que perfeita, com 50,2% para a roda dianteira e 49,7 % para traseira, o que ajuda o comportamento da moto em pilotagem mais esportivas, principalmente ao fazer curvas e nas frenagens.

yamaha mt-09 2020 cinza com verde limão night fluo

Cores da nova MT-09 2020

A Nova Yamaha MT-09 2020 estará disponível no Brasil em três opções de cores: preto fosco (Matt Black), azul (Racing Blue) e cinza com verde limão (Night Fluo – foto acima).

O preço da MT-09 subiu quase R$ 4 mil e ficou mais cara que as rivais

Em relação ao modelo anterior, a naked da Yamaha está R$ 3,700 mais cara, terá preço tabelado em R$ 43.690, este novo valor deixou o MT-09 mais cara que as principais concorrentes diretas. Entre as suas rivais estão Kawasaki Z900 que é mais potente, equipada com motor 4 cilindros 948 cilindradas e 125 cv de potência e 10,1 kgfm, na linha 2019 ela custa R$ 42.490, Triumph Street Tryple S que conta com motor tri-cilindrico de 765 cilindradas com 113 cv  de potência e 7 kgfm de torque, seu preço é de R$ 41 mil.

Publicidade:

One Reply to “Nova Yamaha MT-09 2020 – Mais arrojada naked chega por R$ 43.690”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *