Mitsubishi Xforce 2024 – Novo SUV compacto rival de Creta e HR-V chama atenção pelo visual moderno

mitsubishi xforce 2024

A Mitsubishi está tendo um trimestre agitado, a marca que estava em um longo hiato sem apresentar novidades, lançou em menos de um mês dois novos modelos. No final de julho a marca japonesa apresentou a nova geração da L200 Triton e agora em agosto a Mitsubishi acaba de revelar o inédito Xforce. Com estética arrojada este novo SUV será vendido inicialmente na Ásia, porém a partir de 2024 será levado para vários mercados ao redor do mundo, incluindo países da América Latina, portanto o Brasil pode estar nesta lista.

Design Mitsubishi Xforce 2024

mitsubishi xforce 2024

Acima e abaixo imagens da apresentação oficial do Xforce na Ásia, imagens Paultan.org

mitsubishi xforce 2024

O Novo Mitsubishi Xforce 2024 é baseado no protótipo XFC Concept exibido em 2022, ele se sobressai sobretudo pelo seu visual arrojado, parece um Creta de 2050, destaque para o formato dos faróis que são bastante diferentes, contam com assinatura em LED e uma nova tecnologia de lâmpadas com LED dinâmicos com maior alcance, porém de tamanho mais compacto, agrupando na mesma peça: luzes diurnas, faróis alto e baixo, neblina e as setas.

mitsubishi xforce

Chama atenção também o estilo agressivo da grade radiador que toma quase toda a dianteira do carro e conta com segmentos que se projetam para fora, garantindo uma personalidade esportiva ao Xforce.

mitsubishi xforce 2024

De perfil o SUV conta com amplas caixas de rodas que conferem uma aparência imponente e musculosa ao Xforce. O desenho das janelas e as proporções da carroceria lembram o ASX, com apenas três janelas laterais.

mitsubishi xforce 2024

Enquanto na parte de trás do carro repete o mesmo layout chamativo e futurista da dianteira, contando com um conjunto de lanternas em LED divididas em dois segmentos, há uma parte na vertical que lembra um bumerangue integrado a uma lâmina de LED na horizontal.

mitsubishi xforce

O Xforce é o novo ASX?

O Mitsubishi Xforce 2024 é considerado por parte da imprensa especializada internacional o Novo ASX, modelo que foi durante décadas vendido no Brasil com o nome de ASX (2010 até 2021) e após ter sido reestilizado Outlander Sport (2020 até 2022), descontinuado no nosso mercado em janeiro de 2023.

Dimensões Novo Mitsubishi Xforce 2024

mitsubishi xforce 2024

Não por acaso as dimensões do Xforce são bastante próximas as do ASX, mede 4.39 m de comprimento, 3 cm a mais do que o ASX, 1.81 m de largura e 1.66 m de altura (respectivamente 4 cm mais largo e 3 cm mais alto que o ASX), enquanto a distância entre eixos fica em 2,65 m, curiosamente 2 cm menor em relação ao ASX que tinha 2.67 m.

mitsubishi xforce

Podemos dizer que o Mitsubishi Xforce tem o mesmo porte de SUVs compactos famosos no Brasil, sua distância entre eixos é exatamente a mesma do Volkswagen T-Cross (2.65 m), sendo apenas 4 cm maior em relação ao Hyundai Creta e ao Honda HR-V.

Ainda falando nas dimensões, a Mitsubishi destaca a boa capacidade off-road do modelo que tem boa altura em relação ao solo com 22 cm, o Xforce usa rodas grandes aro 18. Tendo ângulo de ataque e de saída respectivamente de 21.0 graus e  30.5 graus. De acordo com a Mitsubishi é a maior capacidade off-road da categoria, apesar do Xforce ter apenas tração 4×2.

mitsubishi xforce 2024 interior

Interior Mitsubishi Xforce 2024

No passado parte das montadoras japonesas como Subaru, Mitsubishi e Toyota eram bastante criticadas por focarem apenas em atributos como capacidade off-road e a confiabilidade do motor, deixando de lado o luxo e o acabamento da cabine de seus modelos. Tanto é que os SUV japoneses são vistos por muitos por muito como espartanos e pouco tecnológicos comparados aos rivais europeus e coreanos, porém isso vem mudado. O Mitsubishi Xforce é uma prova disso, pelo menos nas fotos, o SUV tem uma cabine de aspecto moderno, bem equipada e com acabamento rico em detalhes.

mitsubishi xforce interior

Os materiais usados no painel contam uma excelente variedade de cores e textura (há inclusive tecido linho revestindo o painel), ao centro da cabine há uma generosa tela de 12 polegadas para o sistema multimídia, há ainda uma outra tela de 8 polegadas do painel de instrumentos que é configurável.

mitsubishi xforce interior

A Mitsubishi pensou também na iluminação em LED, o modelo conta com pontos de iluminação indireta com cores configuráveis através da tela da central multimídia.

mitsubishi xforce sistema multimidia

Um detalhe interessante é que a multimídia possui por padrão funções off-road herdadas das primeiras gerações do lendário Mitsubishi Pajero (foto abaixo), informando por exemplo: ângulo de inclinação, direção e altitude. Informações pouco uteis no dia a dia – ainda mais pelo fato deste não ser um modelo 4×4, porém estes mostradores são bem legais pela nostalgia que representam, principalmente para quem é fã da marca que possui forte vocação aventureira. Lembrando que a Mitsubishi venceu nada menos do que 12 vezes o famoso Rali Dakar.

mitsubishi pajero 1980 interior
Interior do Mitsubishi Pajero da década de 1980 serviu de inspiração para a cabine do Xforce

mitsubishi xforce interior banco traseiro

As forrações das portas apesar de terem plástico duro contam com texturas em 3D, detalhes em Black piano e apliques em couro nos puxadores, o que traz um pouco mais de sofisticação ao modelo. Destaque ainda para os bancos dianteiros que são largos e possuem desenho inspirados em poltronas, prometendo maior espaço e conforto para os ombros, além de proporcionar melhor apoiar as costas em curvas e menor cansaço em viagens mais longas.

mitsubishi xforce 2024 interior bancos dianteiros

Ainda falando nos bancos, vale comentar sobre os traseiros, para melhorar o conforto eles têm um sistema reclinável para o encosto em oito posições, o que também permite ganhar alguns centímetros extra no espaço do porta malas quando necessário.

mitsubishi xforce interior banco traseiro rear seat

A lista de equipamentos de série inclui itens como ar condicionado digital dual zone, botão de partida, chave inteligente por aproximação, freios de estacionamento elétrico com acionamento por botão, volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade, além de um sistema som premium assinado pela marca Yamaha com oito alto falantes, com falantes nas colunas frontais, além de recursos como volume inteligente que aumenta de acordo com a velocidade do carro.

Há ainda carregador wireless para smartphones, saída de ar-condicionado para o banco traseiro e um compartimento refrigerado entre os bancos para sempre manter suas bebidas geladas.

mitsubishi xforce

Motor Mitsubishi Xforce 2024

Em termos de motores o Novo Mitsubishi Xforce 2024 tenha sua grande decepção para nós brasileiros, por enquanto, este SUV será oferecido apenas com um modesto motor 1.5L MIVEC, aspirado, quatro cilindros a gasolina capaz de desenvolver 105 CV e 14,1 kgfm de torque, pareado a uma caixa automática do tipo CVT.

Claro que com este modesto motor 1.5, ficaria inviável colocar tração 4×4, portanto o Mitsubishi Xforce tem apenas tração 4×2 dianteira. Ainda não há informações sobre um possível motor turbo, mas não custa lembrar que aqui no Brasil a Mitsubishi já tem este bloco 1.5 MIVEC em sua versão mais evoluída com um turbo compressor  e injeção direta de combustível, que eleva a potência para 165 cv e o torque para 25 kgfm, este bloco que é usado no Eclipse Cross, seria uma boa opção para o Xforce.

mitsubishi xforce traseira

Quando chega o Mitsubishi Xforce ?

O primeiro mercado a conhecer a novidade da Mitsubishi será a Indonésia, o gigante país asiático com população de quase 300 milhões de pessoas é um dos mercados alvos para a marca atualmente e também produzirá o modelo. Ao longo de 2024 o Xforce será exportado para outro mercados ao redor do mundo, porém como dissemos ainda não há confirmação de lançamento no Brasil, por aqui sua vinda só seria viável caso tivesse produção nacional, assim como o ASX tinha, vamos aguardar.

No Brasil este novo SUV poderia ocupar uma faixa de mercado abaixo do Eclipse Cross, que atualmente custa próximo dos R$ 200.000 em sua versão mais barata, ou seja, não é nada acessível. O Xforce teoricamente custaria na casa dos R$ 150.000 e seria teoricamente rival de SUVs compactos como Hyundai Creta, VW T-Cross e Honda HR-V.

mitsubishi xforce 2024

 

Fonte CarExpert

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *