Honda Prologue 2024 – SUV elétrico fruto de parceria com a Chevrolet roda 483 km

honda prologue 2024

A Honda está dando mais um passo em direção a eletrificação do seus veículos, a montadora apresentou nesta semana o inédito Honda Prologue 2024, com visual moderno e imponente este SUV será o primeiro 100% elétrico da marca destinado ao mercado norte-americano. Com capacidade para rodar quase 500 km com um carga completa, o Honda Prologue começará a ser vendido em 2024, seu preço não será barato, partirá da casa dos US$ 45.000 (R$ 232.000), para o Brasil, onde estamos já acostumados com valores salgados, pode não parecer tão alto, mas este simplesmente será o carro mais caro da Honda nos EUA, posto que hoje pertence ao Civic Type R (US$ 43.700).

honda prologue 2024

Capacidade para pegar a estrada

Para fazer sucesso entre o publico norte americano, o Honda Prologue aposta em uma excelente autonomia combinada com a carga rápida. Como dissemos, o carro é capaz de rodar cerca de 500 km com uma carga completa das baterias, a ideia é que o consumidor possa fazer viagens de longas distâncias com a família, fazendo poucas paradas rápidas no caminho, isso graças a bateria de alta capacidade 85 KWh. De acordo com a Honda, em um totem de carregamento rápido com taxa máxima de 155 KW, é possível em apenas 10 minutos aumentar a autonomia do carro em 100 km.

honda prologue 2024

Design Honda plataforma Chevrolet

O Honda Prologue 2024 é fruto de uma parceria entre Honda e GM, o carro é construído sobre a plataforma Ultium desenvolvida pela Chevrolet – é a mesma base usada por exemplo na Blazer EV, enquanto a responsabilidade pelo designer da carroceria e as soluções internas, ficaram a cargo do estúdio de design da Honda em Los Angeles. A proposta era criar algo moderno, porém não muito exagerado, feito para atender exatamente ao gosto do publico alvo do Prologue, que é um perfil de consumidor mais adulto, que busca um veículo menos chamativo.

honda prologue

Podemos dizer que os designer da marca acertaram, o resultado final do novo Honda Prologue é um carro com linhas  equilibradas e suaves, que se diferencia dos demais SUVs elétricos do mercado, que muita vezes até pecam pelo excesso de arrojo nas suas linhas, como é o caso da própria Blazer EV (foto abaixo), um dos seus rivais no mercado americano, que é ultra chamativa.

blazer ev

E ai você prefere um design mais futurista e chamativo como a Chevrolet Blazer EV (foto acima), ou um estilo mais conservador como o Honda Prologue (foto abaixo)? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

honda prologue

Uma curiosidade é que, o Prologue sairá de fábrica equipado com rodas aro 21, são as maiores já usadas em um Honda produzido em série na história. Os pneus também são especiais, opcionalmente, podem vir com tecnologia de vedação automática para pequenos furos (self-sealing tires) com um selante interno que preenche furos de até 6mm.

Interior Honda Prologue 2024

honda prologue interior

No interior, assim como por fora, a Honda optou por uma arquitetura simples e convencional. A cabine é bem funcional, lembrando a vista em alguns modelos atuais da marca como o Civic. Seguindo a nova moda, a alavanca do câmbio foi deslocada do console central para a coluna de direção, deixando o console mais limpo, no local há uma generosa caixa de armazenamento e dois porta copos.

honda prologue interior

No centro do painel, há uma generosa tela de alta definição de 11.3 polegadas que usa sistema do Google, tendo inclusive comandos por voz, funções remotas e atualização dos sistemas de carro via internet, o quadro de instrumento também é todo digital e conta com tela de 11 polegadas, o acabamento é ok, mas não há luxos.

honda prologue detalhe interno

honda prologue interior banco traseiro, rear seat

honda prologue 2024

Dimensões do Honda Prologue são amplas

Medindo 4.87 metros de comprimento por 1.98 m de largura o Honda Prologue acomoda com muito conforto tanto os passageiros do banco dianteiro quanto no traseiro, para termos uma ideia do quão grande ele é, comparado com o CR-V o Prologue é 20 cm mais comprido e 13 cm mais largo.

Chama atenção também a distância entre eixos, segundo a Honda, é a maior da categoria, são 3,09 metros.

honda prologue porta malas

O porta malas também impressiona pelo tamanho, podendo acomodar até 700 litros, enquanto que, com a segunda fileira de bancos rebatidos o espaço salta para 1400 litros.

honda prologue

A única queixa, deve ficar por conta da altura baixa de 1,64 m, o que pode levar com que passageiros mais altos, acima dos 1.80 metros, raspem a cabeça no teto no banco traseiro.

honda prologue traseira

Preço do Honda Prologue

O Prologue começará sua fase de pré-venda ainda em 2023, porém as primeiras unidades só devem ser entregues ao compradores a partir do início de 2024.

Ainda não sabemos os valores reais, por enquanto a Honda fala apenas que o Prologue custará acima dos US$ 40.000, a imprensa norte-americana crava em US$ 45.000 (R$ 230.000). Ao todo serão três níveis de acabamento: EX, Touring e Elite. Lembrando que a Chevy Blazer EV será bem mais cara, partirá de US$ 56.700 (R$ 290.000).

honda prologue

 

 

Versões e equipamentos do Honda Prologue

De série a versão mais barata EX, já vem com itens como faróis Full LED inteligentes, ar-condicionado com diferentes zonas de temperatura, rodas aro 19, bancos dianteiros com ajustes elétricos e sistema de aquecimento, carregador wireless para smartphones, além do pacote Honda Sensing com piloto automático adaptativo, monitoramento de pontos cegos, auxílio para manter o carro dentro da faixa de rolagem, frenagem frontal automática com detecção de pedestres, alerta de trafego cruzado traseiro também com frenagem automática traseira, além de um sistema inédito capaz de fazer manobras evasivas para evitar uma colisão.

A opção intermediária Touring, adiciona recursos como Head Up display, acabamento interno mais sofisticado com couro marrom, rodas aro 21, memória para os ajustes do banco do motorista, aquecimento do volante, sistema de som premium com 12 alto falantes e subwoofer, retrovisor interno anti ofuscamento, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, além da tampa do porta malas com sistema elétrico de abertura e fechamento por botão ou gestos.

honda prologue interior

Por fim, a versão top de linha Elite agrega bancos em couro perfurado na cor cinza claro, painel com revestimento bi-color, bancos dianteiros com sistema de ventilação, aquecimento para o volante, modo Sport de condução, teto solar panorâmico, porém a maior diferença estará no conjunto mecânico que dispõe de tração 4×4 e maior potência.

honda prologue 2024

Motor elétrico de até 291 cv no Honda Prologue Elite

O SUV elétrico da Honda estará disponível com tração dianteira nas versões EX e Touring, ou tração 4×4 integral na versão mais cara Elite. Um detalhe interessante, pouco comum entre os carros a combustão, é que a potência e autonomia vai variar bastante de acordo com a versão escolhida.

honda prologue

Apesar de não ter confirmado os detalhes técnicos, segundo a Honda, as versões EX e Touring de série virão apenas com motor dianteiro, por isso também terão apenas tração dianteira, a potência deve ficar na faixa dos 200 cv e a autonomia ainda não foi divulgada.

Apenas a versão Elite virá de fábrica com dois motores elétricos, um na dianteira e outro na traseira, desenvolvendo a potência combinada anunciada de 288 hp (291 cavalos) e autonomia para rodar 300 milhas (483 km).  A Honda informa que o comprador das versões mais baratas EX e Touring, também poderão comprar como um opcional o motor extra no traseiro, porém não revelou qual será o valor.

honda prologue 2024

Sem previsão de vir ao Brasil

Como dissemos, o Honda Prologue é fruto de uma parceria entre a GM e a Honda voltado para atender exclusivamente a América do Norte, por enquanto este será o mercado alvo, não há previsão de lançamento no Brasil ou mesmo na Europa. Mas se você está de olho no segmento de SUVs elétricos, saiba que a Chevrolet já confirmou o lançamento no nosso país da Blazer EV.

 

Fonte: Caranddriver

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *