Ford Transit Courier 2023 – Será a volta da picape Courier ?

ford courier 2023

A Ford revelou no começo desse mês na Europa a nova Transit Courier 2023. O modelo que foi lançado pela primeira vez em 2015 resgatou o famoso nome Courier, que na Europa foi utilizado até os anos 2000 em um van baseada no Fiesta (chamada de Courier Van) e que aqui no Brasil batizou a famosa picape Fiesta vendida de 1996 até 2013 e que fez bastante sucesso. Totalmente nova, a Ford Transit Courier 2023 traz como destaque uma inédita variante elétrica com 136 CV de potência. Será que virá ao Brasil?

ford courier 2023

Acima a Courier 2023 e abaixo a Courier Van dos anos 2000, baseada no Ford Fiesta e que também chegou a ser vendida no Brasilford courier van 2002

foto Whellsage

ford courier
A Ford Courier teve vida longa no Brasil, foi vendida entre 1996 até 2013 fazendo bastante sucesso

Irmã menor

A Courier será o menor integrante da atual família Ford Transit, composta hoje por três modelos: Transit Connect (utilitário com chassi monobloco nos mesmos moldes do Fiat Dobló não vendida no Brasil) e a Transit que é uma van de grande porte com chassi de longarinas, vendida atualmente no Brasil.

ford transit courier

Plataforma moderna da Transit Courier 2023

Enquanto a primeira geração da Transit Courier lançada em 2015 utilizava plataforma emprestada da Volkswagen Caddy, a nova Ford Courier 2023 sobe de nível, sendo construída sobre a nova plataforma EV da Ford, que será utilizado em vários outros modelos como a nova geração do SUV Kuga.

ford transit courier 2023

Ford E-Transit Courier 2023

Na apresentação da Nova Transit Courier, a Ford fez questão de dar destaque para a variante totalmente elétrica, chamada de E-Transit Courier, embora a van também conte com versões a gasolina e a diesel.

Há cerca de 5 anos era difícil imaginar um utilitário comercial 100% elétrico à venda no mercado, isso porque esse tipo de motorização não se encaixava com a proposta de uso das vans e furgões, que têm obrigação de rodar grandes distâncias diariamente. Mas hoje graças ao avanço da tecnologia isso já mudou.

Hoje a maior parte das montadoras já contam ou estão desenvolvendo utilitários 100% movidos a eletricidade, capazes de rodar cerca de 300 a 400 km em um dia sem beber uma gota de gasolina. Embora ainda tenham preços muito mais salgados do que uma van a combustão, a Ford acredita que os utilitários movidos a eletricidade representarão cerca de 75% do mercado dentro de 10 anos.

ford transit courier 2023

Motor da Courier elétrica

A Ford Courier 2023 em sua versão elétrica conta com um propulsor posicionado no eixo dianteiro, capaz de entregar 136 CV de potência, a autonomia máxima não foi revelada, porém de acordo com a Ford bastará apenas 10 minutos de recarga em um carregador publico (100 kW), para dar a Courier capacidade para rodar cerca de 90km.

Ainda de acordo com a Ford será possível obter de 10 até 80 % da cargas das baterias em apenas 35 minutos em um carregador rápido. Porém, usando um carregador convencional caseiro, são necessárias mais de 5 horas para obter a carga completa. Para não comprometer a autonomia a velocidade máxima é limitada em 145 km/h.

A versão elétrica da Transit Courier chegará as ruas em 2024, enquanto exemplares com motor a diesel ou gasolina começarão a ser vendidos a partir do segundo semestre de 2023, a previsão de entrega é até o final do ano.

ford courier 2023

700kg de capacidade de carga

A nova Ford Transit Courier 2023 mede 4.28 m de comprimento, o compartimento de carga tem 2,90 m³, com carga útil de até 700 kg em sua versão elétrica ou 678 kg nas configurações com motor a combustão. Dimensões e capacidades muito próximas as da nossa Fiat Fiorino.

ford transit courier 2023

O modelo da Ford possui diferenciais como a porta lateral corrediça no compartimento de carga. Outra inovação é uma espécie de portinhola na divisão entre o cabine e o compartimento de carga, com isso é possível transportar taboas, canos ou escadas, com tamanho de até 2.60 metros de comprimento, para isso basta deitar o banco do carona.

ford transit courier 2023

Ford Tourneo Courier

Apesar do foco deste modelo ser o uso comercial para o transporte de cargas, haverá em breve o lançamento de uma versão com 5 lugares, voltada para o uso familiar, chamada de Tourneo Courier.

Motores a gasolina ou diesel

Além da versão elétrica a Ford Courier 2023 contará com duas versões a combustão, começando pela gasolina que terá o motor 1.0L, turbo, 3 cilindros com 125 CV, enquanto a versão diesel terá o bloco 1.5 EcoBlue com 100 CV de potência, ambas contam com transmissão manual de seis velocidades, porém a variante a diesel opcionalmente poderá vir equipada com transmissão automatizada de dupla embreagem e sete marchas.

ford transit courier 2023

Design Ford Courier 2023

Visualmente a Nova Ford Courier 2023 traz a nova linguagem de design da Ford, é um estilo racional que não apela para soluções de design exageradas, esse desenho já foi visto no Ford Explorer EV, que assim como a Transit foi recentemente apresentado na Europa.

ford transit courier 2023

A carroceria conta com linhas retas e um estilo “quadradão”, na dianteira destaque para os faróis que já possuem tecnologia Full-LED. A versão elétrica terá grade frontal com um lâmina em LED que acende junto com os faróis.

ford courier 2023

Interior da Transit Courier é bem equipado

Assim como a motorização o interior da Transit Courier 2023 apresenta um salto robusto em relação a sua primeira geração lançada em 2015. A cabine está muito mais tecnológica e sofisticada, utilizando materiais de melhor qualidade no acabamento, destaque para os vários porta objetos espalhados pelo interior do carro.

ford transit courier 2023

Para deixar o ambiente mais limpo há poucos botões físicos no painel. A versão elétrica E-Courier tem tecnologias como carregador wireless para smartphones e freio de estacionamento eletrônico por botão.

ford courier 2023

Em sua versão elétrica a Courier 2023 utiliza uma tela de 12 polegadas para o multimídia, enquanto as versões com motor a combustão tem uma tela menor de 8 polegadas

Ao centro do painel há uma multimídia de última geração com tela gigante de 12 polegadas, exclusivo da versão elétrica E-Transit Courier, as versões com motor a combustão contam com uma tela menos impressionante de apenas 8 polegadas (foto abaixo). Em ambas as versões o utilitário ostenta um painel de instrumentos digital configurável de 12 polegadas.

ford courier 2023

Para quem busca um modelo ainda mais equipado a Ford oferecerá como opcionais itens de segurança ativa como piloto automático adaptativo ACC, assistente de permanência na faixa, aviso de pontos cegos e frenagem frontal automática com detector de pedestres e ciclistas. Também há o kit opcional Office Pack, que adiciona ao interior uma mesa dobrável e iluminação extra. Por fim a Courier poderá vir com o sistema de conexão com a internet Ford Pro E-Telematics, que conectará o carro a uma central capaz de fornecer diversas informações em tempo real sobre o veículo, como detalhes da motorização, tempo de carga, rota, quilometragem, pontos de recarga mais próximos, isso diretamente na multimídia do carro ou no celular do proprietário.

ford transit courier 2023 interior

Virá ao Brasil?

Ao contrário da Ford Transit, a Transit Courier não deve ser oferecida no Brasil, isso devido ao preço elevado e o custo alto de importação que este modelo teria caso viesse da Europa. É uma pena porque a van seria uma ótima concorrente para a Fiat Fiorino. Sempre é bom ter novidade no mercado.

Na Europa onde as entregas ocorrem em outubro desse ano os preços são esperados para começar em cerca de 19,000 libras, algo próximo de R$ 120,000.

Fonte: AutoExpress.co.uk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *