Fomula Truck 2010 : Em uma corrida agitada na Argentina Geraldo Piquet fica com a vitória

formula truck buenos aires argentina 2010 geraldo piquet e felipe giaffone

Acima a emocionante chegada Piquet superou Giaffone em apenas 0,143 milésimos

fotos: Divulgação/ Fórmula Truck

Em uma corrida movimentada marcada por várias ultrapassagens, Geraldo Piquet venceu o GP Vipal Bueno Aires, 7° etapa da temporada 2010 da Fórmula Truck. Largando no 12° lugar, com o seu caminhão Mercedes Piquet triunfou diante das mais de 70,000 pessoas que compareceram ao circuito na cidade argentina, e viram o piloto brasiliense conseguir resistir a forte pressão de Felipe Giaffone, que com seu Volkswagen cruzou a linha de chegada praticamente colado em Piquet, nesta que foi sem dúvidas a chegada mais emocionante do ano.

formula truck buenos aires argentina 2010 adalberto jardim

Adalberto Jardim (foto acima) fez bonito ao levar o seu limitado caminhão Volvo ao terceiro lugar

O pódio foi completado por Adalberto Jardim terceiro colocado, por André Marques que terminou em quarto e pelo veterano Pedro Muffato, que no auge dos seus 70 anos conquistou o quinto lugar em Bueno Aires.

formula truck buenos aires argentina 2010 pedro muffato

Pedro Muffato que recentemente descobriu que tem 70 anos, subiu ao pódio na quinta posição

Confira em detalhes como foi a corrida da Truck na Argentina…

Da primeira curva aos últimos metros a corrida da Argentina foi emocionante. Na largada Roberval Andrade conseguiu se manter na liderança, porém seu Scania da equipe Corinthians Motorsport foi fortemente pressionado pelo Volkswagen de Giaffone, Valmir Benavides também da Volks vinha no terceiro lugar, seguido pelo Mercedes de Cirino.

formula truck buenos aires argentina 2010 roberval andrade corinthians motorsport

Roberval Andrade com o Scania do Corinthians tinha tudo para vencer, mas acabou sendo tocado

Assim como no campeonato, os três líderes da prova estavam praticamente colados, no sufoco Andrade se mantinha na liderança, seguido de perto por Giaffone. Antes da primeira metade da corrida, Felipe foi pra cima de Roberval Andrade mas o bicampeão acabou tocando na traseira do Scania de Roberval, rodou e caiu para o quinto lugar.

Com isso Roberval se manteve no primeiro lugar, Benavides assumiu o segundo lugar e Cirino o terceiro. Essas posições foram mantidas até a primeira metade da corrida, quando o “pace-truck” entrou na pista. Na relargada tivemos o lance mais polêmico da corrida, Valmir Benavides acabou acertando a traseira de Roberval Andrade, que rodou e disse adeus as suas chances de conquistar sua terceira vitória no ano.

Após a rodada de Andrade que foi para os boxes e retornou a pista nas últimas posições a prova continuou pegando fogo, Benavides assumiu a primeira posição, Piquet neste momento já era o segundo, Cirino o quarto e Giaffone vinha em quinto.

Antes que Benavides pudesse comemorar a  liderança do campeonato ou que a equipe de Roberval, entrasse com um pedido de uma punição junto a direção de prova, Valmir foi surpreendido por um problema na caixa de câmbio do seu caminhão Volkswagen, o que lhe obrigou a abandonar a prova.

formula truck buenos aires argentina 2010 felipe giaffone volkswagen

Felipe Giaffone lidera agora com folga o campeonato e busca seu terceiro título seguido

O azar alheio beneficiou Felipe Giaffone que além de ter assumido o terceiro lugar, se isolou na liderança do campeonato, antes da prova a diferença entre os dois pilotos da Volkswagen era de apenas 3 pontos.

Apesar disso o atual bicampeão não se acomodou e foi pra cima de Cirino em busca da segunda, após fazer uma forte pressão o Giaffone assumiu o segundo lugar, indo imediatamente a caça do primeiro lugar de Geraldo Piquet, que se mantinha confortavelmente na liderança.Voltas depois Wellington Cirino foi obrigado a abandonar após o motor do seu caminhão Mercedes começar a fumar.

formula truck buenos aires argentina 2010 geraldo piquet

Geraldo Piquet da Mercedes (foto acima) suou para conseguir sua primeira vitória no ano

Sem dúvida o momento mais emocionante da prova foi a última volta. Piquet e Giaffone receberam a bandeira branca – indicando a última volta, a um décimo de segundo. Felipe pressionou bastante e mais de uma vez colocou seu Volkswagen lado a lado com o Mercedes, levemente os dois caminhões chegaram a se tocar antes da reta dos boxes, nos últimos metros eles ficaram lado a lado, mas Geraldo Piquet acabou levando a melhor e conquistou sua primeira vitória no ano, nesta que foi um dos finais mais emocionantes dos últimos anos, cruzando a linha de chegada a apenas 0,143 milésimos de segundos à frente de Felipe Giaffone.

O campeonato…

Apesar de por pouco ter perdido a vitória, o final de semana não poderia ter sido melhor para Felipe Giaffone. Além de conseguido um ótimo resultado em Buenos Aires, o paulista viu os seus três principais adversários no campeonato abandonarem e com isso se isolou na liderança do campeonato, dando um importante passou rumo ao seu tri-campeonato na Truck. Agora Giaffone tem 137 pontos, 21 pontos a mais do que Benavides que aparece em segundo com 116. Roberval Andrade vem mais atrás na terceira posição com 107 pontos, mais ainda com chances de conseguir o seu segundo título na Fórmula Truck. Os pilotos da Mercedes completam o top 5, Welligton Cirino é o quarto com 91 pontos e Geraldo Piquet o quinto com 87.

A próxima etapa…

A próxima batalha pelo campeonato da Truck, acontece daqui três semanas, no dia 10 de outubro. Será a ante penúltima etapa da Fórmula Truck em 2010 e acontecerá no Velopark. Inaugurado em março desse ano o circuito de Nova Santa Rita fica a 27 km da cidade de Porto Alegre, a pista já serve de palco das principais categorias do automobilismo brasileiro e pela primeira vez receberá a Truck.

Confira abaixo o resultado do GP Vipal a 7° Etapa da Fórmula Truck 2010:

1) Geraldo Piquet, DF (Mercedes-Benz);
2) Felipe Giaffone, SP (Volkswagen);
3) Adalberto Jardim, SP (Volvo);
4) André Marques, SP (Scania);
5) Pedro Muffato, PR (Scania);
6) Fred Marinelli, PR (Iveco);
7) João Maistro, PR (Volvo);
8- Cristiano Da Matta, MG (Iveco);
9) José Maria Reis, GO (Scania);
10) Renato Martins, PR (Volkswagen);
11) Leandro Reis, GO (Scania);
12) José Cangueiro, SP (Mercedes-Benz);
13) Andersom Toso, RS (Ford);
14) Bruno Junqueira, MG (Ford);
15) Wellington Cirino, PR (Mercedes-Benz);
16) Beto Monteiro, PE (Iveco).

Não completaram a prova: Valmir Benavides, SP (Volkswagen), Paulo Salustiano, SP (Volvo) e Roberval Andrade, SP (Scania) – 15 voltas; Débora Rodrigues, SP (Volkswagen) – 13 vts.; Fabiano Brito, PR (Ford) – 12 vts.; Diumar Bueno, PR (Volvo) – 10 vts.; Leandro Totti, PR (Mercedes-Benz) – 7 vts.; Vignaldo Fizio, SP (Ford) – 3 voltas.

Melhor volta: Valmir Benavides, 1min39s881.

Classificação do campeonato após 7 etapas das 9 previstas:

1) Felipe Giaffone, 137 pontos;
2) Valmir Benavides, 116 pts.;
3) Roberval Andrade, 107 pts.;
4) Wellington Cirino, 91 pts.;
5) Geraldo Piquet, 83 pts.;
6) Renato Martins, 50 pts;
7) Leandro Reis, 48 pts.;
8- Danilo Dirani e Leandro Totti, 44 pts;
10) Paulo Salustiano, 43 pts.;
11) Adalberto Jardim, 42 pts.;
12) Pedro Muffato, 41 pts;
13) André Marques, 37 pts.;
14) Beto Monteiro, 34 pts.;
15) Fred Marinelli, 29 pts.;
16) José Maria Reis, 19 pts.;
17) Diumar Bueno, 16 pts.;
18- Débora Rodrigues e João Maistro, 14 pts.;
20) Cristiano Da Matta, 13 pts.;
21- Bruno Junqueira e José Cangueiro, 10 pts.;
23) Fabiano Brito, 6 pts.;
24) Anderson Toso, 5 pts;
25) Vignaldo Fizio, 3 pontos.

Campeonato de marcas: 1) Volkswagen, 306 pontos; 2) Scania, 251 pts.; 3) Mercedes-Benz, 224 pts.; 4) Volvo, 111 pts.; 5) Iveco, 76 pts. e 6) Ford, 65 pontos.

Patrocinadores oficiais da Fórmula Truck: Petrobras, Vipal e Crystal

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias relacionadas

plugins premium WordPress