Fiesta ST200 – Novo foguete da Ford vai de 0 a 100 km/h em 6.7 segundos

ford fiesta st200

ford fiesta st 2017

A Ford levará para o Salão de Genebra – que abre às portas essa semana, uma nova variante esportiva do hatch Fiesta. Denominada Fiesta ST200, a nova versão conta com um impressionante motor 1.6L EcoBoost de quatro cilindros calibrado para entregar 200 CV, o que fará o carro capaz de atingir os 100 km/h em apenas 6.7 segundos.

ford fiesta st200 2017

O design nervoso e exclusivo denuncia o desempenho do Fiesta ST200

A Europa é o paraíso para quem gosta de acelerar, além de ter estradas quase perfeitas como as Autobahns na Alemanha e alguns dos circuitos mais legais do mundo, como o de Nurburgring próprios para um track day de final de semana. Os europeus que gostam de acelerar ainda contam com um segmento de mercado bastante interessante o dos chamados “hot hatches” – como o Fiesta ST – esportivos baseados em carro populares com desenho mais agressivo e exclusivo, e mecânica aprimorada, oferecido à um preço muito mais acessível do que de um esportivo de uma marca premium.

O ST200 chega para ser uma opção mais venenosa em relação ao Fiesta ST. Ele é 18 cavalos mais potente em relação ao modelo esportivo de entrada lançado em 2012. Por meio de um botão “over boost” a potência pode atingir até a marca de 215 CV, porém a alegria dura apenas 15 segundos.

 

ford fiesta st200 2017

Para a alegria dos puristas, a bloco 1.6L forma uma bela dobradinha o câmbio manual de seis velocidade. A caixa teve suas relações encurtas de 4.06 para 3.82, o que ajudou a melhorar a aceleração a prova de 0 a 100 km/h foi reduzida para 6.7 segundos, uma queda de 0.2 décimos em relação ao Fiesta ST original. A despeito do ganho de potência e dessas outras soluções técnicas a velocidade máxima também subiu passando de 220 km/h para 230 km/h.

ford fiesta st200 2017 interior

O visual do ST200 também é um show à parte, à primeira vista nota-se que esse não é um Fiesta qualquer. Em relação ao Fiesta ST convencional, o ST200 traz rodas de liga 17 com acabamento fosco, com pintura exclusiva chamada de Cinza Storm e pinças de freio vermelhas.

ford fiesta st200 2017 interior

O interior também passou por um banho de loja, com direito a bancos esportivos da Recaro é um acabamento mais refinado. Proliferam detalhes em black piano, alumínio e couro, além de plaquetas metálicas com o logo ST200.

Por fim o Fiesta ST200 conta ainda com um acerto voltado às pistas, com sistema de suspensão com ajuste mais rígido e molas rebaixada em 15 mm.  O carro também recebeu um novo sistema de controle de torque, uma variante do controle de estabilidade que trava a roda interior à curva quando ela perde aderência. Com isso o ST tem o comportamento semelhante ao de um esportivo com tração com traseira, o que garante ainda mais diversão, para quem vai a atrás do volante.

ford fiesta st 2017

A previsão da Ford é de que o seu novo brinquedo de alta performance, ganhe às ruas em meados desse ano, de acordo com a marca o preço ainda não foi decidido.

Hatches esportivos brasileiros:

Aos poucos as coisas estão mudando no Brasil, até bem pouco tempo atrás hatches esportivos por aqui, eram sinônimos de compactos populares apenas com alguns adereços exclusivos como rodas de liga leve exclusivas e apliques vermelhos no exterior e nome exótico, como Pepper, Sporting ou Sport. Porém aos poucos o mercado brasileiro parecer começar a ganhar uma safra de pequenos e interessantes hatches esportivos de fato, como o Speed UP 1.0 TSI de 105 cv, e o Sandero RS com 2.0 de 150 cv, outro que deve chegar em breve é o Peugeot 208 GT – que promete ter 173 CV. O Fiesta ST bem que em um futuro próximo poderia se juntar a este grupo, não custa sonhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *