Fiat Scudo – Novo utilitário compacto leva até 1.5 toneladas e tem versão elétrica

fiat scudo

Ao contrário da Europa, no Brasil utilitários compactos com chassi monobloco não tem grande procura, o consumidor brasileiro prefere pagar um pouco mais e levar modelos maiores com construção do tipo chassi cabine, como é o caso do Fiat Ducato, Renault Master, Peugeot Boxter e Mercedes Sprinter, porém a Fiat quer mudar essa história com o Fiat Scudo, um utilitário compacto com chassi monobloco que se destaca pela alta capacidade de carga de 1.5 toneladas e uma versão 100% elétrica. Vamos conhecer em detalhes.

fiat scudo
A Fiat Scudo chega ao mercado custando R$ 184.490

Chassi monobloco / chassi sobre cabine…

O Fiat Scudo é um utilitário feito sobre a base monobloco modular EMP2, é a mesma plataforma usada em veículos de passeio das marcas Peugeot e Citroën, e caso você não tenha reconhecido, o Fiat Scudo nada mais é do que uma versão modificada pela Fiat, dos utilitários Peugeot Expert / Citroën Jumpy, marcas que agora fazem parte do grupo Stellantis, o mesmo da Fiat.

Pós-venda da Fiat promete ser um dos diferenciais do Scudo

Mas afinal, porque o consumidor optaria por levar um Fiat Scudo ao invés do Peugeot Expert e Citroën Jumpy, a grande vantagem é a rede Fiat de concessionárias e autorizadas Fiat no Brasil, que é muito mais ampla em relação a rede Peugeot e Citroën, que atualmente são restritas as grandes capitais brasileiras.

fiat scudo

A Fiat oferecerá garantia total de três anos ou 100 mil km para as versões diesel do Scudo, ou 3 anos ou 160 mil km para a versão elétrica do utilitário, os clientes ainda contarão com revisões com preços preestabelecidos, sendo que as três primeiras revisões terão um custo total de R$ 2.700, o comprador pode já incluir este valor no financiamento do veículo, no momento da compra.

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Motor diesel…

Com relação a parte mecânica, se você já conhece os utilitários Peugeot Expert e Citroën Jumpy, o Fiat Scudo traz exatamente o mesmo conjunto dos modelos franceses, estamos falando do bloco 1.5 turbo diesel BlueHDi, de 120 cv de potência e 30 kgfm de torque. Este bloco já conta com sistema de recirculação de gases, com uso do aditivo AdBlue – equivalente ao Arla 32, há um tanque para 19 litros deste aditivo. O conjunto motriz é completado por uma caixa de câmbio câmbio manual de seis velocidades, a tração é dianteira.

fiat scudo

Consumo

Dados de fábrica afirmam que o Fiat Scudo tem consumo de até 12,4 km/l, uma ótima marca para um utilitário, lembrando que este dado é obtido com o veículo vazio, sendo assim a autonomia total média com um tanque cheio (69 litros de diesel) fica em média 800 km, uma ótima capacidade.

fiat scudo

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Motor elétrico da Fiat e-Scudo…

O motor elétrico também não é uma exclusividade da Fiat, já que este é o mesmo conjunto ofertado no Brasil desde 2021 nos utilitários Peugeot e-Expert e Citroën e-Jumpy, trata de um bloco 100% movido a eletricidade, com potência de 100 kw, o equivalente a 136 cavalos, para um troque de 26,5 kgfm.

fiat scudo interior frigorifico
Acima a Fiat Scudo Cargo adaptada para com sistema frigorífico

Alimentado por um pack de 75 kwh de baterias de íons de lítio, o Fiat e-Scudo, pode rodar por até 330 km com uma carga completa das baterias, porém essa autonomia varia muito devido a fatores externos, como o peso da carga, trajeto e velocidade, a autonomia média com o veículo carregado varia entre 240 km a 290 km, muito menor se comparado com a versão diesel que supera os 800 km, o que limita o uso do veículo elétrico apenas para  transporte de distâncias curtas entre cidades, infelizmente este é o preço a ser pago para não depender mais do diesel para rodar.

Outro ponto negativo da versão elétrica e-Scudo, além da baixa autonomia para um utilitário, é seu preço super elevado, por ele a Fiat pedirá R$ 329.990, quase R$ 150.000 a mais em relação ao preço da versão diesel.

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Carregamento do motor elétrico

De acordo com a Fiat, em uma tomada de carregamento de alta potência, 80% da carga da carga das baterias estarão disponíveis após 48 minutos, porém em uma tomada caseira a coisa é muito diferente, o tempo de carga supera as 8 horas, a versão ainda conta com freios regenerativos, ou seja, um sistema que recupera energia nas frenagem para ajudar na recarregar das baterias, e a versão elétrica conta com três modos de condução: Normal, ECO ou Sport.

fiat scudo

Importante comentar também que a Fiat dará 8 anos de garantia para as baterias do motor elétrico, o que confere uma segurança maior ao cliente com relação a manutenção do sistema elétrico do veículo.

Todas as versões do Fiat Scudo sairão de fábrica com o sistema Start Stop, bastante comum nos automóveis de passeio, ele desliga o motor de forma automática nas paradas momentâneas, como em um semáforo por exemplo, voltando a ligar assim que o motorista tira o pé do freio, visando economizar combustível.

Outro ponto positivo é a suspensão do utilitário Fiat, que conta com um projeto bastante moderno, trazendo um conjunto do tipo independente em cada roda, garantindo bom conforto à bordo e filtra muito bem os buracos do piso.

fiat scudo multi ambulancia

Categoria de utilitário é pouco buscada…

Como dissemos no início, o Fiat Scudo se coloca em uma categoria ainda pouco explorada no Brasil, as vans de pequeno porte, na década de 1990 o Brasil tinha várias opções deste tipo como Ásia Topic, Kia Besta e Hyundai H100 e o modelo mais famoso desta categoria era a clássica VW Kombi, porém o mercado acabou optando por vans maiores como a própria Fiat Ducato, ou caminhões compactos do tipo VUC, como a Hyundai HR e Iveco Daily.

Atualmente nesta categoria de veículo só existem os irmãos de plataforma, Citroën Jumpy e Peugeot Expert, a Mercedes Benz até tentou vender por aqui o modelo Vito, que ocupa esta mesma categoria do Scudo, porém ele foi um grande fracasso em vendas, ficando menos de 4 anos no mercado (2015 até 2019), com pouquíssimas unidades comercializadas, e ai será que a Fiat Scudo fará sucesso no mercado?

fiat scudo ambulancia

Dimensões do Fiat Scudo

O Fiat Scudo mede 5,30 metros de comprimento, 1,92 m de largura e 1,93 de altura, seu entre-eixos é de 3,25 metros, ele é classificado como um veículo comercial leve, o que isso quer dizer? Primeiramente, o Fiat Scudo é um veículo de passeio perante a lei, ou seja, pode ser pilotado por pessoas com habilitação comum, categoria “B”, pode rodar em zonas restritas a caminhões e inclusive entrar em garagens próprias para automóveis de passeio, como em shoppings ou subsolos de prédios, fato que não acontece com modelos maiores como Mercedes Sprinter, Renalt Master, Peugeot Boxer e Fiat Ducato, devido principalmente a altura maior destes modelos, que supera os 2.20 metros.

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Espaço interno é ok…

Em contra partida, por ser mais compacta, a capacidade de carga da Fiat Scudo é muito menor em relação as vans maiores, ela leva 6.100 litros de carga na traseira (6,1 m³), é o dobro da capacidade da Fiat Fiorino, porém a diferença para um furgão de porte grande como o Fiat Ducato é considerável, sendo que a Ducato mais barata já leva mais de 10.000 litros de carga, podendo alguns modelos com chassi maiores, como a Peugeot Boxer, levar 13.000 litros (13m³), uma baita diferença.

O espaço para cargas da Fiat Scudo tem 2,86 metros de comprimento, 1,63 m de largura (1,26 entre as caixas de rodas), e a altura do compartimento para cargas é de apenas 1.40 metros, já que o modelo no Brasil não dispõe de versão com teto elevado.

fiat scudo

Capacidade de carga surpreende…

Chama atenção a ótima capacidade de carga (capacidade de levar cargas pesadas) da Fiat Scudo, de acordo com a fabricante o utilitário leva até 1.5 toneladas na versão diesel, é uma marca impressionante, maior inclusive do que a própria Ducato que na versão mais barata leva 1378 kg, a Fiat Fiorino leva apenas 650 kg, tá ai um grande ponto positivo para o conjunto de suspensão da Fiat Scudo.

Um detalhe importante para quem busca pela versão elétrica e-Scudo, devido ao peso extra das baterias do motor elétrico, a capacidade de carga desta versão é 500 kg menor em relação a versão diesel, ficando em apenas 1.000 kg.

fiat scudo farol

Preços e versões…

No Brasil o Fiat Scudo terá três versões, todas elas destinadas apenas ao transporte de cargas (lembrando que a Peugeot Expert conta com uma versão Minibus própria para transporte de passageiros com capacidade para 10 pessoas, dotada ainda de teto elevado).

De acordo com a Fiat, a versão Multi, pode ser transformada ao gosto e aplicação do cliente, podendo inclusive ser adaptada para o transporte de passageiros, tendo capacidade para levar até 8 ocupantes, além de já vir com predisposição para de fiação elétrica para o compartimento de carga, o que facilita aplicações como ambulância ou serviços de atendimento móvel.

fiat scudo compartimento de carga

Confira as versões da Fiat Scudo:

Scudo Cargo – R$ 184.490

Características: Furgão de transporte de cargas, totalmente fechada e com porta lateral direta corrediça e portas traseiras com abertura de 180 graus.

Scudo Multi – R$ 192.490

Características: Van multiuso com janelas laterais em vidro, portas traseiras também com janelas em vidro, e com pré disposição de elétrica para o compartimento de carga, além de poder contar com saída de ar-condicionado para a traseira, pode ser adaptada para usos diversos como ambulâncias, pet móvel, base de atendimento móvel, transporte de passageiros e outras aplicações, sendo que até outubro a Fiat deve divulgar uma lista com empresas homologadas para fazer adaptações nesta versão Multi, sem comprometer a garantia do carro.

e-Scudo – R$ 329.990

Características: Furgão fechado para o transporte de cargas, dotado de motor 100% elétrico, o preço é alto porque além do conjunto elétrico, esta versão será a única que virá importada da Europa, sendo produzida na França, ela também é muito mais equipada em relação a versão diesel.

fiat scudo espaço para cargas porta lateral

Equipamentos…

Um dos destaques do novo utilitário compacto da Fiat é sua boa lista de equipamentos, confira:

Scudo Cargo e Scudo Multi:

Primeiramente temos de comentar o bom nível no acabamento interno do Fiat Scudo, superior ao de vans maiores, a Fiat Scudo vem de fábrica com ar-condicionado, direção com assistência eletro-hidráulica, três airbags (motorista / passageiro / passageiro), regulagem de altura e profundidade para o volante, banco do motorista com ajuste de altura, piloto automático, descansa braço central para o motorista, sistema de som com Bluetooth, vidros e retrovisores elétricos, sistema Start Stop, rodas aro 16 com pneus 215/65, faróis de neblina, parede divisória em aço entre o compartimento de carga e os ocupantes, computador de bordo, tomada 12 v no compartimento de carga, controle de estabilidade, assistente de partida em ladeiras, além de assistência de frenagem de emergência, que aciona o pisca alerta, caso haja uma frenagem mais brusca.

fiat scudo motor 1.5 turbo diesel
A Fiat Scudo vem com motor 1.5 turbo diesel de 120 cv, ou um motor 100% elétrico de 136 cv

e-Scudo:

A versão elétrica e-Scudo é muito mais equipada, trazendo vários itens exclusivos, além do motor elétrico ela vem com câmbio automático, monitoramento da pressão dos pneus, sistema multimídia com tela de 7 polegadas, Android Auto e Apple CarPlay, câmera traseira com visão de 180 graus e sensor de estacionamento traseiro, painel digital com tela de 3,5 polegadas, para-brisa com sensor de chuva, faróis com acendimento automático, freio de estacionamento elétrico.

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O utilitário da Fiat tem 5,30 m de comprimento e 1,93 m de altura

Início das vendas…

As vendas do novo Fiat Scudo tiveram inicio agora no dia 23 de junho de 2022, porém ainda em um regime de pré-venda, sendo que no início de julho as primeiras unidades estarão disponíveis nas lojas da Fiat para fazer test drive, porém as vendas oficialmente começam apena no dia 1º de agosto.

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