Fiat Brava – Barato, rápido e bem equipado, mas tem manutenção cara, será que vale a pena? Confira

fiat brava elx traseira

Acima o Fiat Brava ELX a opção intermediaria da linha

Se você está procurando por um carro usado na faixa de R$ 14.000 a R$ 18 mil, irá rodar pouco, e quer fugir do básico, pelado e sem graças carros “populares” 1.0, uma opção interessante pode ser o Fiat Brava, um carro que atualmente é encontrado em média por R$ 16 mil, e traz bastante conforto, vem recheado de equipamentos, tem desempenho acima da média, e um design diferente ousado que ainda agrada. Porém claro, nem tudo é maravilha …

Assim como o Marea, o Brava, que foi lançado no Brasil final de 1999 (já como modelo ano 2000), ganhou fama de gastador e teve vida curta no mercado, (foi produzido até a metade de 2003), fama esta que em parte se justifica pelo consumo relativamente alto, e principalmente pelas peças de reposição caras, porém dependendo do caso estes pontos negativos, pode muito bem ser administrados.

fiat brava sx

Fiat Brava SX

Quando foi lançado o Brava, tinha apenas o motor 1.6 16v com 99 cv de potência que venho emprestado do Palio 1.6 de 1996, este propulsor equipava as versões SX (mais barata e menos equipada) e ELX . Este motor equipou o Brava até 2001, e segundos mecânicos ele é uma escolha melhor, já que além de ser mais econômico tem uma manutenção mais simples e barata do que os outros motores que equiparam o Brava.

Brava HGT….

fiat brava hgt

O Brava HGT (foto acima), é recheado de equipamento e equipado com motor 1.8 de 132 cv

No ano 2000, a Fiat lançou o Brava HGT, uma boa e interessante versão esportiva, equipada com motor 1.8 16v de 132cv, ela vinha completa de fábrica com rodas de liga-leve com desenho exclusivo, sistema de som com CD Player, vidros, travas e retrovisores com acionamento elétrico, interior mais caprichado, único para a versão.

Em 2001 um novo motor 1.6 16v vindo da Itália…

fiat brava motor 1.6 16v

O Brava modelo 2001 passou a vir com um novo motor 1.6 16v de 106 cv, contra 99 cv do anterior, porém este propulsor tem manutenção um pouco mais cara

No ano 2000 como o Brava, não estava alcançando o número esperado de vendas, a Fiat optou por trazer um novo motor 1.6 16v para o carro, um motor vindo da Itália, batizado de “Corsa Lunga”, ele tinha mais potência (106 cv contra 99cv do antigo), além de mais torque em baixas rotações.

Em setembro de 2003 a Fiat deixou de produzir o Brava, dando lugar ao Stilo. No total 43.011 unidades do Brava foram produzidas.

Equipamentos:

interior fiat brava

O interior do Fiat Brava apresenta um bom acabamento, as versões ELX e HGT trazem bancos com revestimento em veludo

A lista de equipamentos, é a principal qualidade do Brava, o interior é super bem acabado, com bancos e portas com revestimentos em tecidos de ótima qualidade, além claro de uma vasta lista de equipamentos, mas atenção…

interior fiat brava sx / painel fiat brava

Acima o interior do Brava SX

Se puder tente evitar o Brava SX, de série na época, tinha direção hidráulica, vidros dianteiros com acionamento elétrico, volante e banco do motorista com regulagem de altura, e não trazia ar-condicionado.

A versão ELX é a melhor escolha, ela é mais equipada, vindo com ar-condicionado, bancos em veludo, rádio com CD Player, rodas de liga-leve aro 15, alarme e imobilizador do motor, (airbag duplo era opcional), estes itens valorizam o carro na hora da revenda.

interior banco traseiro fiat brava

O espaço interno no banco traseiro do Brava é razoável

Já a versão HGT, trazia uma ótima lista de equipamentos e pode ser uma escolha acertada se você, não faz questão de economia de combustível. Esta versão era a top de linha do Brava, além dos acessórios presentes na versão ELX, você pode encontrar por exemplo: ar-condicionado automático, bancos em couro, aerofólio, teto solar, freios com ABS e airbag  frontais e até mesmo airbags laterais.

Ficha técnica Fiat Brava (1999 – 2003)

Brava SX e ELX 1.6 16v (modelo 1999/2000)

Potência: 99 cv
Torque: 14.8 kgf.m
Aceleração: 0 a 100km/h 11.8 segundos
Velocidade máxima: 184 km/h
Consumo cidade : 9km/l
Consumo estrada : 14km/l

Brava SX e ELX 1.6 16v (modelo 2001 até 2003)

Potência: 106 cv
Torque: 15.4 kgfm
Aceleração 0 a 100km/h:
Velocidade máxima: 176 km/h
Consumo cidade: 7.5 km/l
Consumo estrada: 12.5km/l

Brava HGT 1.8 16v

Potência: 132 cv
Torque: 16.7 kgfm
Aceleração 0 a 100km/h: 10.9 segundos / 9.5 segundos de acordo com a Fiat
Velocidade máxima: 191 km/h segundos testes / e 200km/h segundo a Fiat
Consumo cidade: 7 km/l (segundo teste revista Quatro Rodas)
Consumo estrada: 11.72 km/l (segundo teste revista Quatro Rodas)

fiat brava elx

As lanternas traseira do Brava são um dos atrativos do desenho do carro

Dicas na hora de comprar um Brava

Fique esperto !!:

A parte elétrica pode apresentar problemas…

– Um dos principais problemas do carro é com relação a parte elétrica, existem casos de pane em vários setores do sistema elétrico do veículo, como nos vidros elétricos, nas travas elétricas das portas, e até mesmo no painel de instrumentos que pode simplesmente deixar de funcionar total ou parcialmente. Na época houve uma recomendação da Fiat, para que quando o Brava fosse para uma concessionária, o dono era recomendado a trocar o cabo do quadro de instrumentos, e checar outros comandos elétricos do modelo. Portanto é vital checar, se tudo está funcionando antes de comprar. (botões dos vidros elétricos, travas elétricas, ar-condicionado, ar quente e os mostradores do painel).

A correia dentada….

– Exija a troca da correia dentada do motor na hora da compra, nunca se sabe quanto tempo de vida ainda tem a peça, caso a correia se rompa pode causar sérias avarias ao motor, exigindo em casos extremos até que seja feita a retífica, o concerto custa cerca de R$ 1.500. A Fiat recomendava que a troca da correia fosse feita aos 60 mil km, porém é recomendável trocar antes, aos 50 mil km rodados, e você nunca saberá se o antigo dono do carro fez isto, portanto é melhor não correr riscos, exija a troca.

O motor 1.6 nacional…

Por compartilhar a mesma mecânica que o Fiat Palio, o motor 1.6 16v que equipou o Brava até 2000, tem peças e manutenção mais barata.

brava hgt

Acima o Brava HGT

Suspensão…

Costuma apresentar ruídos principalmente na dianteira. Na hora de comprar faça o teste, empurre o carro para baixo e deixe-o voltar, se o amortecedor estiver OK, o carro volta suavemente balançada e para. Caso o carro de mais de 2 balançada é sinal que os amortecedores já passaram do limite e devem ser trocados. Ah, e com relação aos ruídos eles na maioria dos casos vem da bucha da bandeja, que tem preço um tanto caro para ser trocada.

Bomba de combustível…

É outra peça que pode apresentar problemas no Brava, seu concerto fica em torno de R$ 180,

CD Player original…

O CD Player original do carro, pode apresentar problemas, como pular, ou simplesmente não ler mais discos. O bom é qualquer som pode ser adaptação no espaço.

Dicas !

Para saber qual Brava tem motor 1.6 16v 106cv (italiano) ou 1.6 16v (96 cv), basta olhar a grade, no modelo com motor 1.6 (herdado do Palio) traz o simbolo antigo da Fiat com as quatro barras “////“, outra diferença é o pisca laranja nas laterais do carro e a tampa do motor, já nos modelos com motor (1.6 16v 106cv) o simbolo da Fiat é o novo “redondo”, os pista nas lateral são brancos e a capa do motor é em plástico.

Claro exija o manual do proprietário na hora da compra e boa sorte!!

Confira os preços médios do Fiat Brava:

Brava SX 1.6 16v 1999/2000 – R$ 13.900 a R$ 15.500

Brava ELX 1.6 16v 1999/2000 – R$ 16.500 a R$ 17.500

Brava SX 1.6 16v 2001/2002 – R$ 14.900 a R$ 16.900

Brava ELX 1.6 16v 2001/2002 – R$ 16.500 a R$ 18.500

Brava HGT 1.8 16v 2000/2001  – R$ 16.500 a R$ 18.900

Brava HGT 1.8 16v 2002/2003  – R$ 18.000 a R$ 18.990

OBS: preços referência em São Paulo em maio de 2010

Tem um Brava? Deixe sua opinião sobre o carro!

163 Replies to “Fiat Brava – Barato, rápido e bem equipado, mas tem manutenção cara, será que vale a pena? Confira

  1. Olá, pessoal! Comprei um Brava ELX 1.6 16V 99/00. Acertei na loteria, paguei 10 mil por ele. Interior e exterior totalmente conservados. O motor está em perfeitas condições. Um carro com estabilidade e desempenho incríveis. Na cidade fazendo 8L e no asfalto chegou a 13L/Km. Para quem deseja investir nessa faixa é uma ótima opção, mas deve saber escolher. Pretendo ainda gastar cerca de uns 2.5 mil para deixá-lo 100%, mas isso devagar.

  2. Comprei um Brava Sx 1.6 16V com motor do palio, paguei R$ 6.000,00 e gastei outros R$ 2.000,00 em menos de 1 mês com escapamentos, ar condicionado, buchas e coifas da suspensão dianteira, cilindro mestre, cabo da embreagem, regulador do alternador e mandei fazer um novo tampão do bagageiro, pois o antigo dono sem noção o cortou para a instalação de dois alto falantes 10" e estragou literalmente a peça, mas agora o carro está perfeito interiormente, só falta consertar um pequeno vazamento na direção hidráulica e trocar a correia dentada e os tensionadores, mesmo o antigo dono dizendo que trocou recentemente (melhor não arriscar, pois não me apresentou nota fiscal ). Apesar dos gastos estou muito satisfeito com o conforto e dirigibilidade do carro, é muito potente e ótimo em curvas, espaço interno muito bom e o ar condicionado nos faz passar frio até em dias quentes de verão, contudo seu consumo é um grande problema. Estava acostumado a pôr em média R$ 20,00 no meu antigo Corsa Wagon GLS 1.6 16V e estou abastecendo quase o dobro no Brava. Mas assim mesmo farei um esforço e não cairei na tentação de instalar Gnv pois acho que se trata de uma economia ilusória, ainda mais em um carro com 17 anos. O que me chamou minha atenção foi seu belo design externo muito atual ainda e a pegada esportiva com seus largos para-lamas e as lanternas traseiras dão um show à parte. Antes de encerrar quero dar uma advertência para quem já tem ou pretende adquirir o carro, à dois dias atrás quando consertei o alternador o eletricista trocou para mim as mangueiras de combustível que estavam bem danificadas e prestes a vazar combustível e ocasionar um incêndio, pois ficam logo acima do alternador e muito próximo dos cabos de velas que sabemos muito bem que causam centelha, as mangueiras são baratas, fáceis de encontrar e de fácil substituição por um profissional!

  3. Quem tiver duvidas a respeito do Brava pode buscar o clube do Brava no facebook que lá tem muita informação dos usuários, dicas e também até um classificado para compra e venda de peças e dicas. Também tem grupo de watsapp quem quiser entrar pode me mandar o numero por email que solicito a inclusão. rickbias@ig.com.br

  4. Eu tenho meu Brava há um ano um modelo ELX ano 2000, excelente carro com custo beneficio, pois infelizmente peguei ele detonado gastei muito para arrumar pois as pessoas que estava com ele não tratavam com a devida manutenção correta. Não vejo muito caro as peças dele em comparação aos modelos atuais pois estão equiparados e mesmo o meu carro tenho 15 anos da muito caldo ainda, viajo muito já fiz varias viagens de SP para SC com ele e foi muito bem na estrada fazendo a média de 14 km/l na gasolina e 17 a 19 km/m3 no GNV pois tem o kit que também muitos falam mas não tenho do que me queixar. Meu mecanico faz as devidas revisões no carro sem problemas e nunca se queixou dele, ele tem todas as ferramentas para atender as manutenções dele. Só não compro outro Brava por que preciso de um maior para viajar pois quero deixar o meu para uso na cidade, e é dificil de se conseguir um desses inteiro pois normalmente estão todos detonados.

  5. TENHO O MEU BRAVA JÁ VAI FAZER 4 ANOS…AGORA EM 2015,,, E O QUE PERCEBÍ QUE COMPREI 1 CARRO LINDO DE LATARIAE E 1 LIXO DE MANUTENÇÃO, É MUITO INTERESSANTE É QUUE O VEÍCULO É LINDO E ACEITA AS PEÇAS COLOCADAS EM REVISÕES, ETC… E JÁ FAZ 4 ANOS, E O VOU COMPRAR 1 OUTRO BRAVA, MAS DESTA VEZ NÃO ERRAREIDE NOVO, NEM QUE EU TENHA QUE IR A SÃO PAULO,SP….VOU ATRÁZ DO MEU BRAVA, DESTA VEZ COM INTELIGENCIA,,,,OBRIGADO PELO ESPAÇO……JOAILTON CARDOSO LUIZ ,,, DE CALDAS NOVAS,GO

    1. Infelizmente Joailton voce comprou um carro detonado pelo antigo proprietario como eu, mas se faz as devidas revisões preventivas não terá dor de cabeça e terá um otimo carro na mão. Se quiser vejo o Brava Club no facebook que lá tem muitas pessoas que estão vendendo os seus carros e também lá dão dicas de como fazer as manutenções e etc….boa sorte

  6. Tenho um brava 1.6 16v ótimo carro. Poços problemas como todo carro dá. Amo Munto equipei ele e já neguei oferta de 20 mil não vendo por nada.

  7. Boa tarde! meu pai tem um brava 1.8 de 2002, ele pagou R$ 8.700,00 em 2013, de janeiro de 2014 até hoje o carro apresentou inúmeros problemas mecânicos e elétricos e nenhum mecânico quer "pegar" o carro; segundo eles " é um carro com o qual não me familiarizo " já foi feito o cabeçote 2 vezes e até mesmo comprado um motor novo mas os problemas continuam.
    Sidnei- Piracicaba-SP
    se alguém puder me ajudar está ai o meu E-mail -> sidnei@institutoformar.org

    1. Olá Sidnei.
      Tenho um Brava a três anos e já troquei muitas coisas, porque o antigo proprietário acho que não fazia as manutenções..
      Passei por isto no começo, os caras diziam que a manutenção era muito complicada, não iriam botar a mão, comecei a perguntar se eles não botavam a mão na Palio Weekend também, porque é o mesmo motor… Agora não tenho mais problemas, achei um profissional que não se encolhe… rsrsrs

    2. Olha ai você tem que ver um que saiba lidar com este carro pois não é qualquer mecanico que trabalha com estes modelos, são carros bons e sendo bem cuidados e com as devidas revisões preventivas não dão dor de cabeça. Eu ai na sua cidade não conheço ninguém, mas entre no facebook e busque o grupo Brava Club lá voce vai conseguir muitas dicas e também referencia de mecanicos tem grupos também no watsapp.

  8. tenho um brava hgt 2000 o carro e muito bom nao da manutencao carro otimo agora bebe um pouco se pisar faz 7 na cidade mais se andar no chinelo faz ate 11 recomendo o hgt ele e mais top completo e lindo

    1. Cara o meu tambem estava.levei no mecanico ele me disse que e normal ele trabalha quente mesmo.mesmo assim ele fez ajuste no sensor de temperatura para a ventoinha ligar mais cedo .entao agora quando o ponteiro da temperatura chega na metade ja liga e nao passa dali.

    1. Olá Wuellton.
      Aconteceu comigo também e ninguém encontrava o problema, levei em 7 ou 8 mecânicos, chegava até a ferver.
      Daí um cara colocou um sensor de temperatura mais baixo, de 75 graus, porém como na Brava o sensor tem 3 pinos e estes mais baixos só tem 2 pinos ele precisou fazer uma adaptação mas resolveu…
      Mas depois um eletrecista me explicou qual era o verdadeiro problema, no Brava a ventuinha tem 2 estágios e queimou 1 estágio do relé, então demorava muito pra ligar a ventuinha…
      O eletrecista nem trocou o relé, só colocou um sensor um pouquinho mais alto, de 85 graus e está bom até hoje, pego engarrafamento, verão e não tem nenhum problema de aquecimento mais…
      Procure uma boa auto elétrica, eles vão resolver.

      Espero ter ajudado.

    2. Busque no facebook o grupo Brava Club lá voce vai poder sanar muitas duvidas e também participe dos grupos de wats há muitos que lá voce é muito bem acolhido e ajudam, eu mesmo participo de vários e graças a Deus tenho um 2000 ELX há 14 meses e não tenho do que me queixar

    3. Amigo eu tenho um começou a esquenta . logo em seguida persebi que sua vinturinha tava demorano pra trabalha . ate fica aponto de fica colocando agua nele pra nao ferve . levei numa alta eletrica. O rapaz colocou uma naquininha de teste . percebeu que a tal peça CEBOLAO NAO TAVA TRABALHANDO. COMPREI A PEÇA POR 70 REAIS NOVA . COLOQUEI E FICO BOM ATE AGORA

  9. Acabei de comprar um Fiat brava.elx,99/2000.cara eu pequei este carro barato…mas já estava esperando gastar nele…o proprietário antigo dele tinha feito o motor na parte de cima e não quis mais mexer..resumindo pequei uma criança pra adotar…mandei fazer a parte de baixo,troquei os aneis do pistão,retifiquei o motor e montemos.no mesmo dia continuou a sair muita fumaça pelo escapamento.oleo de motor com menos de 50km.sumiu.então levei de volta pra Oficina.abrimos o motor.notemos que os pistão era do Fiat tipo e os aneis do brava.troquemos os pistões mais mesmo assim não melhorava.entao abrimos de volta e agora estamos encamizando e deixando stand.agora fica a dica.o carro é muito bom.otimo tudo elétrico,freio abs,arbag duplo.carro top mas tem que gostar e gastar pra não se encomodar…outra estes bravas do o jogo de pistão completo do mesmo é…mil e poucos.eu andei gastando um torno de…3.400.mas vai ser um brava top aqui da região de Curitiba…falo galera.se quiser comentar mais eis ai meu email.

  10. olá boa noite , a quem interessar , possuo um brava 99 / 1.6 16v , motor nacional coletor de antimônio , que comprei à 5 anis atrás , dei sorte , pois sou o 3° dono dele fiz algumas manutenções que em minha opinião são normais , embreagen , caixa de direção ( por vazamento ) e desgaste , balança dianteira , rolamento da suspenção trazeira . porém o que me impressionou foi uma pane no sistema do ar condicionado , que resolvi com calma e paciência tirando mau contato na conexão atráz do quadro dos fusíveis, fato que li no início dessa página, porém pelo carro só tenho elogios pena que não fabricam mais!

  11. O 1.6 16v (primeiro que vinha do Palio tinha 106cv, mas teve que ser "amansado" por causa de impostos) Excelente motor (minha mãe teve um Palio Weekend com esse motor, nunca, nunca mesmo deu problema, mesmo sendo 16v, e ela não era tão cuidadosa assim com manutenção preventiva…

  12. Olá, tenho um brava 2000, que comprei em maio deste ano por R$ 8.300,00. Gastei cerca de 2.500,00 para arrumar tudo o que precisava do motor. É um ótimo carro, pretendo ficar com ele por muitos anos. Comigo também aparece o problema da chavezinha aparecendo no painel do carro, mas como o carro anda normalmente não me importo já que se houvesse problema com a codificação o carro não ligaria. Se alguém tiver em dúvida em comprar um Brava eu recomendo.

  13. ola boa noite , estavam procurando um carro completo e mais barato , encontrei brava e peugeot o brava e 99 00 , e o peugeot 2002 2003, todos comp/ os dois estao no mesmo valor , gostei muito do brava ele estar muito conservado , mais pergunto a qualque mecanico e eles me fala que e uma bomba eu gostei meuito do carro so que estou em duvida agora ,,e carro pra familia o sejam vai ser pra paceio,,, quem pode me ajudar a e,,,obrigado ta

  14. SENHORES BOA TARDE EU TENHO UM FIAT BRAVA ANO 2001 1.6 16V POREM ESSA SEMANA A LUZ DO PAINEL (CODE)ESTA FICANDO ACESA O QUE DEVO FAZER *DETALHE É UM EXCELENTE CARRO*

    1. Resposta – Janiel Almeida – Luz CODE acesa no painel

      Amigo, essa luz de CODE no painel se ela está acesa sozinha, sem nenhuma outra, como a luz da injeção por exemplo, ou se o carro está funcionando normalmente, deve ser um problema com o sistema da chave. O Brava e a maioria dos carros da Fiat mais atuais, possuem chave com um chip único (transponder) que é lido por uma central eletrônica do motor e se bate com o número gravado no sistema do carro, só ai permite que o motor entre em funcionamento, essa luz acende normalmente enquanto o sistema faz a leitura do chip na chave, e se bater o número do chip com o do carro o motor liga e a luz apaga, na teoria deveria esta luz CODE fica acesa apenas se houvesse problema na chave, e claro o carro não ligaria, porém no seu caso como o carro parece estar ligando e funcionando normalmente, deve haver algum problema na eletrônica do sistema.

      abraço

  15. olá,estou em vias de fechar negócio com um brava 2000 elx que eu creio ter motor de 99cv ,o mesmo do pálio 16 válvulas.minha pergunta é: o sistema de correia dentada tem quantos tensores?

    Desde já agradeço á atenção.

  16. tou querendo compar um brava 2001 1,6.meu amigo mim pediu 8,000 reais,só que tenho duvidas em relação a peças, são muito caras, e portas se um dia acontecer um acidente éfacil de conseguir outra.

  17. Boa noite,comprei 1 brava sx 1.6 2001 a 2 meses,estou apaixonado por ele,o carro esta em perfeitas condições de uso,na estrada o motor responde muito bem,e 1 carro para se curti e cuidar com muito carinho,abracos.

  18. boa tarde, galera

    quero comprar um brava SX 1.6 16V 4p ano 2001, esta com 109 mil km, a frente dele é a que tem os 4 risquinhos do pálio isso que o motor seria igual ao do pálio? fora troca da correia pelo km q esta no q mais deve-mo atentar…? o carro no geral esta em uma condição excelente mesmo…

    obrigado pela atenção!!

    1. Resposta – Irineu

      Entao amigo, sim se o modelo for o 1.6 mais antigo, o mesmo 1.6 16v usado no Palio. Os cuidados são os mesmos de qualquer carro 16v, a correia dentanda é padrão, principalmente poque você nao sabe quando ela foi trocada pela ultima vez. Além disso na hora da compra é recomendado você levar um mecânico de sua confiança, você deve atentar para o nível e qualidade do óleo, já que como é um carro 16 válvulas o óleo tem de estar sempre 100%, entre as revisões básicas cheqye filtro, de óleo, ar e combustível.

      abraço

    1. Resposta – Imerio

      Amigo é difícil a gente falar se vale ou não a pena, só mesmo analisando o carro pra saber. Com relação ao motor, depende do problema que tiver o bloco, dependendo do nível do estrago, se precisa substituir peças, porque as peças do motor do Brava, depdendo da versao são caras, e raras, e dao um trabalho pra serem achadas, para falar de custo só mesmo fazendo um orçamento. Tente levar um mecânico de sua confiança para dar uma olhada no motor.

      abraço

  19. TENHO UM FIAT BRAVA ANO 2000 HA 6 ANOS E NÃO ENCONTREI UM CARRO TÃO BOM COMO ESTE É RÁPIDO COMPLETO E SÓ VENDEDOR QUE QUER COMPRAR SEU CARRO MAIS BARATO O CRITICA O MEU ESTA COM 195.000 KM E NÃO ME DA PROBLEMAS LOGICO PROCURO FAZER A MANUTENÇÃO PREVENTIVA MAIS EU SÓ TROQUEI CORREIA DENTADA ; FREIOS E EMBREAGEM QUE FOI LOGO QDO.EU COMPREI DE RESTO É SÓ ANDAR O QUE EU FAÇO MUITO POIS SOU VENDEDOR E TRABALHO COM MEU CARRO

  20. Valéria, você verificou se a ventoinha está acionando? se não pode ser um símples fuzível. Já caso o nível de água esteja baixando pode ser que a junta do cabeçote esteja queimada. Espero ter ajudado.

    Abraços.

    André

  21. Olá,olha tenho um fiat brava 2000 quando comprei em 2009 adorei,nossa é um carro maravilhoso confortavel otimo,mas agora em outubro de 2012 começou a aquecer já troquei a bomba d aquá,a valvula termotastica completa,não sei mas o que fazer adoro o carro mas estou muito chateada e tb esta financiado por favor ma ajudem!!!!

  22. Tenho uma fiat Brava 2001 3 vezes ao Ano vou até Dourados MS 992 Km, faz 13/14 mantendo 100 / 110, um bom carro, peca apenas na fragil suspensão e no seguro um pouco caro em media 1400 reais, de resto como o amigo acima disse… completassa…

    Conselho a quem for comprar uma.: Correia dentada, Oleo Selenia K e filtro de oleo a cada troca.

  23. tenho em brava Sx 1.6 2002 , estou com ele a 5 anos.Super satisfeito, pretendo comprar outra carro da fiat ( stilo ou Punto ), porem vou ficar com o brava completasso , conforto, rápido,economico em relação ao Astra e outros.

  24. Ola,pessoal,tenho um brava sx 2000,estou a procura da tampa do tanque de combustivel com chave,pois oque eu tinha roubaram.se alguem sabe na onde vende,por favor me indique.Obrigado.

  25. VC QUER TER PRAZER EM DIRIGIR??? ADQUIRA UM BRAVA HGT 1.8 132CV EM OTIMAS CONDIÇOES!!!! TENHO CERTEZA Q MUDARA SEUS CONCEITOS QDO O ASSUNTO FOR CARROS DE OTIMA PERFORMANCE, TIVE UMA BRAVA ELX 2000, OTIMO CARRO, POREM ATUALMENTE POSSUO UM HGT 2001, COM 61.000 KM!

    SIMPLISMENTE INDISCUTIVEL!!! RS!!!

  26. Tenho um Brava 1.6 16v 2002, o Carro é ótimo, a manutenção é muito importante…

    Mas com 11.000,00 12000,00 você não encontra nada melhor!

    Vale a pena

  27. ESTOU PRESTE A COMPRAR UM BRAVA 2001, LINDO CARRO POREM SERA MEU PRIMEIRO VEICULO E ESTOU COM MEDO DE NÃO SER A ESCOLHA CERTA POR ISSO ESTOU PESQUISANDO BASTANTE A RESPEITO DO VEICULO. É PARA USO NOS FINS DE SEMANAN PARA PASSEAR COM A FAMILIA, FALASSE MUITO MAL DO CARRO PELA MANUTENÇÃO CARA, MOTOR IMPORTADO, COM PEÇAS DIFICEIS DE SEREM ENCONTRADAS POR NÃO SER MAIS FABRICADOS OS VEICULOS BRAVA, QUERO SABER SE ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXCLARECER TODAS ESSAS DUVIDAS, SE ESTOU FAZENDO UM BOM NEGOCIO OU NÃO? ESPERO RESPOSTA SOBRE TUDO ISSO E DESDE JA AGRADEÇO A TODOS.

  28. Amigos sou um feliz proprietário de um Marea SX 2.0 ano 99 com + de 250 mil Km rodados. Carro ex Polícia Rodoviária Federal com motor novo constatado por NF, e antes tinha uma Weekend tb 2.0 de mesmo ano. Esses carros nunca me deram problema, acho que é o melhor motor feito pela FIAT tanto que era fabricado até 2007 para o Mod. Turbo meu velhinho deixa muito carrão zero comendo poeira, rs. mas vamos ao que interessa estou comprando um BRAVA Elx 1.6 16v 1999/2000 e nele consta ter 106cv ai minha dúvida no início desse forum diz que seriam 96cv? o carro esta zero bala na cor Preto Vezuvio e pretento por um kit turbo pra deixá-lo + esperto! Abraços a todos e sou menbro do CDM e BC qualquer coisa meu email denissondonald@hotmail.com

  29. bom dia,tenho um fiat brava pra vende 1.6 16v 2000 mt bonito em florianopolis quem tiver interesse carro ja a 4 anos na familia nao da manutençao otimo carro mesmo.

  30. Estou querendo um brava. Tenho um celta e não o acho muito econômico. Não me preocupo muito com combustível pois rodo pouco, mas estou gastando, em média, uns R$ 800,00 POR ANO EM MANUTENÇÃO PREVENTIVA. Vocês acham que vou gastar muito mais com um brava em boas condições? Aguardo suas considerações…

    1. meu amigo pode comprar,mas compre 1.6 16v sx é o melhor entre custo e benefício,tenho esse a´4 anos ele está semi novo vendo por 14.000,00 reais ele e´ano e modelo 2001 branco completo funciona tudo e o motor dele esta´com 20.000 km pneus ok revisado tudo ,bandeja,bateria,cabos bobina embreagem kit zero
      interior de sp piraju sp

    2. MEU CARO ADQUIRI NUMA TRANSAÇÃO E A PRINCIPIO FIQUEI COM O PÉ ATRAS MAS HOJE DEPOIS DE 3 ANOS SÓ FIZ A MANUTENÇÃO BASICA E OLHE QUE BOTEI O BICHO PARA ANDAR E O MESMO CORRESPONDEU AS EXPECTATIVAS TANTO EM SEGURANÇA E CONSUMO POIS O MEU JÁ VEIO EQUIPADO COM GAZ, O MESMO NÃO ACONTECEU COM O CARRO ANTERIOR QUE ERA UM VECTRA QUE BEBIA MUITO E ALTO CUSTO DE MANUTENÇÃO.

  31. ola eu tambem tenho um sx 1.6 16v no meu caso dei sorte com o carro pois ele tem de herança as manutençoes feitas desde o primeiro dono q este sussessivamente vem passando uma caixa com notas dos serviços de manutençao feito no veiculo, o interessante e q na hora de vender pode passar credibilidade para quem procura um veiculo com este, logico q a manutençao e cara mas pensando pelo lado comercial se torna custo beneficio pois as peças duram mais q os carros 1.0 q rodam por ai carros esses q nao me interessao nem um pouco assim como eu quem adquiri um carro como esse sabe q seu deseing e muito lindo,muitos perguntao:Q CARRO ESSE? …E 2010?.Por onde eu ando causa curiosidade, enfim e carro bonito de portas abertas e lindo de portas fechadas ok… PS aqui no litoral nao tem um brava tao conservado camo o meu pois ecolhi a dedo ok

  32. Estou prestes a comprar um Brava HGT, porém tenho outro carro para rodar no dia a dia. Li por aqui que as peças são raras de se encontrar, isso me deixou um pouco cismado, devo confessar que desanimei de pegar o carro por este motivo, talvez eu parta para um Ka 1.6 XR.

  33. ola amigos acabei de comprar um brava sx 1.6 16v 01/01 esta aparentemente muito bom uso apenas aos finais de semana um 200 km mais com tantas gente falando mal do carra fiquei com medo.gostaria de saber se este moto e nacional ou italiano e ser a manutençao e realmente muito cara .

  34. Dênison, eu tenho um Brava 1.6 SX 02/03 que apresentava o mesmo problema de aquecimento, indicando também falha no segundo estágio do ventilador. O problema de aqquecimento foi resolvido com a substituição da válvula termostática (copmprei a original, fabricada na Itália, na concessionária Fiat), o que consertou também um problema de instabilidade na marcha lenta. A luz da injeção continua acesa, voltando a acender mesmo depois de apagada com o equipamento de teste. Também não encontro o tal relé da segunda velocidade, e já estou começando a desconfiar que esse treco nem existe!!!

  35. Boa tarde turma!!

    Acabei de comprar um Brava SX 2002/2002, estou muito feliz com ele, esta super conservado e gostaria de saber se alguém tem alguma Mecânica e Auto Elétrica em Guarulhos/SP para recomendar. Quero dar uma geral nele por desencargo!!

    Se cuidem e a matéria esta de parabéns, foi totalmente determinante para minha escolha!!!

  36. Boa tarde Pessoal.

    Bem, tenho um brava HGT 1.8 16v fino, em bh vi poucos como o meu.

    A única dúvida que tenho desse carro é a seguinte. A temperatura dele oscila muito.

    Do ponteiro branco do meio até o último ponteiro branco ela sobe e desce varias vezes, em um transito normal. Já em estrada isso não acontece. Gostaria de saber se alguém que tenha o mesmo modelo isso acontece também. Fico no aguarda da ajuda de vocês. Obrigado.

  37. tenho um brava ha dois anos

    só gasto com oleo e gasolina e dc.

    tem um mes que ele esta demorando para funcionar

    as veses tenho que dar na partida duas veses

    alguem pode mim ajudar?

    é um carro e tanto vale apena ter um..

  38. não sei porque falam tão mal do brava,porem tenho um á 3 anos,o carro não apresenta defeito, só vai á oficina para fazer a troca de óleo e serviços básicos, o meu é versão 1.6,16 v. se tem outras versões de manutenção cara é o HGT

  39. Olá, tenho um Brava 02/03 sx, e esta com um problema que não acho mecânico ou autoelétrica que consiga resolver, o segundo estágio do eletroventilador não funciona, feito o diagnostico constou problema no rele do 2º estágio e eu não acho esse rele pra comprar e ver se acaba com esse problema de super aquecimento, tenho que andar com o ar ligado direto.

    Sabe me dizer onde consigo comprar esse rele ??

    1. Resposta – Givaldo

      Amigo se você estiver decidido a comprar um Brava, a melhor escolha é a versão SX com motor 1.6 16v produzido no Brasil, este motor está presente no modelo até o ano 2000, é o mesmo propulsor usado no Palio 1.6 16v e em outros modelos da Fiat, por isto tem uma manutenção mais simples e barata. Agora se não conseguir opte pelo motor 1.6 16v de 2001 em diante, o motor 1.8 16v é mais raro tem manutenção mais difícil, consumo um pouco mais elevado, além de ser mais difícil de ser revendido.

      Claro pense bem antes de fechar negócio, procure um Brava em bom estado, principalmente com relação a parte mecânica. Lembre-se que hoje em dia ter um Brava não é tão simples e o modelo não é fácil de ser revendido.

      abraço e boa sorte

  40. olá pessoal,meu cunhado tem um brava 1.8 16v hgt 2001 unico dono ele estar com parabrisa quebrado foi rebaixado precisando assim das 4 molas , uma bateria pois estar parado a mais de 1 ano na garagem, bem o carra e lindo , novo pois esta com inicialmente com estes problemas, onde comprar essas peças e os preços delas sou de Maceio – al preço do carro R$5000,00 pra assumir o conserto vale a pena. obrigado.

    1. Resposta – Robson

      Amigo é dificil a gente te dizer se é ou não um bom negócio, o que podemos te recomendar é que este Brava não é um carro com manutenção fácil, este motor 1.8 16v, exige um alto cuidado com sua manutenção, e suas peças e componentes são raros e caros no mercado, portanto prepare seu tempo e bolso para manter o carro em dia. Se você pretende rodar diariamente com o carro este cuidado tem de ser ainda maior.

      Portanto pense bem antes de fechar negócio, lembre-se o Brava é um carro bastante confortável, equipado, porém hoje em dia não é um carro indicado para quem irá rodar diariamente, ou para quem não quer tem um cuidado extra com a manutenção preventiva. Caso contrário você terá um prejuízo.

      abraço

    1. Resposta – Ricardo

      A melhor forma de medir o óleo do motor de seu carro, é com ele desligado, e frio, e quando o carro está estacionado em uma superfície plana.

      Medir o nível do óleo com o motor quente ou em funcionamento pode causar oscilações já que o óleo já está em movimento pelo motor. Por isso muitos recomendam medir o óleo pela manhã, porque é quando todo o óleo está concentrado na parte inferior do motor, e claro o motor já está a um bom tempo desligado.

      abraço

  41. Quem tiver interesse num brava realmente ótimo, meu pai tem um 2001 modelo 2002 com 87 mil km originais, motor 1.6 16v o tal "corsa lunga" e pode me contactar pelo e-mail sergiotafner@gmail.com que terei prazer em passar detalhes do carro.

    Este carro era da minha esposa, compramos em 2004 com 45 mil km e em 2005 com 55 mil km trocamos o conjunto completo da correia dentada. Meu pai comprou ele em 2007 e ano passado com 80 mil km ele trocou novamente a correia dentada.

    Manutenção cara? Eu não o considero com manutenção cara, meu pai pagou menos 500 reais para realizar o serviço da troca da correia dentada. Na época que tínhamos o carro, ele não excedia a média de 500 reais anuais de manutenção.

  42. Boa tarde! eu sempre gostei de carros de motor grande e muito conforto, porém, sempre me assombraram sobre comprar marea e brava. dizendo que é carro que vira mamão, que não tem quem aguente a manutenção, etc… eu encontrei uma maosca branca, um brava 2001 em melhor estado que muito carro 2010 por aí, então procurei na net informações sobre o brava e encontrei vocês. foi fundamental para a minha decisão, vou buscar o carro hoje mesmo. muito obrigado e em breve entro em contato para comentar o que achei do carro. abraço!!! continuem nos ajudando!!!

  43. Olá, possuo um Brava HGT 1.8 2000/2001 desde 2007. Um excelente carro, procuro manter sempre em dias a manutenção, porém a dois meses estou tendo com problemas no sistema de arrefecimento esquentando chegando no vermelho onde já fiz todos os serviços referente a ele.

    Hoje o meu mecânico diz que o carro está com a junta do cabeçote queimada e tem que trocar, porem ele diz que corro o risco acertar esta parte e comprometer o motor por ele esta cansado com mais de 150.000 Km rodado. é verdade isto? gostaria de ficar com o carro e fazer este serviço, vale a pena? Aceitando a dica de alguns comentários, vou levá-lo em um auto elétrico e depois em um especialista em arrefecimento.

    Um grande abraços a todos.

  44. Tenho um Brava 2002 SX 16V 1.6 desde 2006 (5 anos), rodo diariamente, em média, 50 km/dia e o carro é bastante confortável, razoavelmente economico, veloz, completo em equipamentos e espaçoso. Tive alguns problemas mecanicos neste período, como o refil da bomba de gasolina, a suspensão dianteira (bandeja, bitelas, etc), a obstrução do respiro do cárter (esquentava), pane elétrica do painel, o CD player original travou, a luz da injeção eletrônica que não apaga mais; mas o que deu mais trabalho, foi o rompimento do duto para o ar quente (vazou fluido do radiador, alagando o interior do carro com o fluido). Na média, é um ótimo carro para uso (estou satisfeito), mas de fato, a manutenção é mais trabalhosa.

  45. Olá amigos… a poucos dias comprei 1 brava sx 2000..to super satisfeito com o conforto e a econimia desse carro…So algumas peças que precisei trocar e quase nao encontrei na regiao onde eu moro..mas no mais ta tudo tranquilo….

    1. Se não fosse em Minas… peguei o carro do meu pai (que pegou um Astra 2009 – 2.0 Flex – completo com banco de couro e tudo mais…) um Brava 1.6 gasolina COMPLETO, só não tem banco de couro e teto solar, o resto, tem tudo e zero bala… excelente carro… pena que estou no Paraná e vc em Minas, senão, tenho certeza que gostaria do meu carro…

      O Brava é 1.6 gasolina – Ano 2000 modelo 2001 – COMPLETO: Direção Hidráulica – vidros elétricos nas 4 portas – Travas elétricas – Retrovisores elétricos – Alarme – volante em couro – Comando interno do porta-malas – Conta-giros – Limpador/lavador traseiro – Luz traseira de neblina – Repetidoras laterais de direção – Rodas de alumínio – Terceira luz de freio – Vidros verdes – Regulagem de altura do Volante (Volante escamoteável) – Ar Condicionado Quente e Frio (este precisa de manutenção) – 4 pneus NOVOS 185/65/14. PRETO… impecável… se quiser fotos, posso providenciar…

      Abraço.
      renatobatista.tj@gmail.com

    2. Te vendo o meu 1.8 16 v/BANCO EM COURO.AR.TRAVA.ALARME.RETROVISOR ELÉTRICO DIREÇÃO HIDRÁULICA. CHEGOU A QUASE 200 KM POR HORA DEPOIS DO MOTOR FEITO BOM TORQUE.CONFORTO INDISCUTIVEL

  46. Olá a todos! Comprei um Fiat Brava SX 2003 1.6 16V ( segundo o vendedor da agência! ), que vem além do banco de couro, outros opcionais como: Ar condicionado, direção hidráulica, retrovisor elétrico, Cd player, volante com regulagem de altura, vidros elétricos com travas para vidros traseiros, regulagem de altura de faróis, regulagem de altura dos bancos, assim como a abertura do capô num local onde somente quem conheçe consegue localizar. agora a pergunta: Como posso saber se este veículo é SX, ELX, HGT? o vendedor alegou que a mecanica era toda do Pálio Weekend. Como posso saber se este motor é do Pálio ou se é importado? Ah… estive em Minas Gerais a 438 Km ida, e 445 Km volta, e senti muito conforto e segurança nas retomadas, e curvas, nas estradas de mão dupla de Pouso alegre a Campo do Meio! outro detalhe; até me cadastrei também no Clube do Brava, para obter informações antes de conheçer este Portal do Encontracarros.com. grato pela ajuda que puderem postar.

  47. FIAT BRAVA…

    1-Bom… 2-Bonito… 3-Barato..

    1 economico na cidade e principalmente em estrada

    2 Completo conforto para vc e colirio para os olhos

    3 Não DA manutenção (pararao de fabriar porque ele nao tem mecanica, nao apresenta problema).

    Digo isso como um proprietario de um fiat brava a 4 anos

  48. Boa noite e parabéns à admin pelo ótimo espaço. Encontrei à venda um Brava 2002 1.6 16V que, numa primeira avaliação superficial, parece estar em excelente estado (conservação, ruídos, elétrica, manual e notas de manutenções realizadas) e acabei de interessando muito. Vou usar o carro todos os dias, mas moro em cidade pequena e não rodo mais do que 15 km/dia, sendo que uma vez ao mês faço uma viagem de 500km (incluindo ida e volta). Sou organizado em relação aos cuidados com um automóvel e posso dispor de uma quantia periódica pra manutenção preventiva corriqueira. Dito isto, fica a pergunta: será uma boa compra pra mim – considerando que o veículo esteja em bom estado?

    1. Resposta – Ricardo

      Bem diante de todos os pontos que você falou: Irá rodar pouco, tem cuidado e pode arcar com uma manutenção preventiva mais atenta, o carro que você está pretendendo comprar está em excelente estado de conservação, o Fiat Brava pode sim ser um opção interessante de compra pra você.

      A única ressalva é com relação ao tempo que você pretende ficar com o carro, lembre-se que a desvalorização do Brava é bastante alta, o que torna sua revenda difícil. Ou seja quanto mais tempo você ficar com o carro mais difícil fica sua venda.

      Analise também se o preço pedido está dentro do padrão do mercado.

      abraço e boa sorte

  49. comprei um brava elx 99/00 em fevereiro de 2008 com 72.000 km rodados e revisado de um conhecido.até a data de hoje não fiz nada de corretivo na manutenção do carro pois o carro não é nada do que muitos que nunca o tiveram falam por ai, o carro é confortavel,bonito,agil,feloz,completo mesmo(+ que ar cond.,limpador e travas eletricas)e não fica em oficinas como outros modelos da mesma categoria.digo como um proprietario de um brava ,não como um que ouviu fulano ,ciclano falar.

  50. Bom dia Cardoso,te garanto vem com vários itens.No caso o meu é 99/2000 o primeiro modelo que saiu.O meu tem ar quente,ar condicionado automático, luz de neblina, farol de neblina, conjunto elétrico, farol com regulagem de altura e direção.Acredito que o ultimo modelo deve vir mais recheado.Cuidado na compra deste veículo, precisa de uma atenção especial não é como ter um carro 1.0.

    1. bom dia, me chamo Jessica, eu tenho um Fiat brava 2003, cara vou te falar é um ótimo carro, ele muito potente, vem completo tudo q os de mais Fiat brava tem ele tem muito mais é daora mesmo.

  51. Bom dia Marcelo,fuja deste suposto mecânico pois a minha bomba também deu pau, troquei somente o refil que custa na faixa de R$ 115,00.Detalhe é um pouco dificil de encontrar o modelo do refil, mas os mecânicos de verdade conseguem fazer uma adaptação.

  52. BOm dia a todos, meu fiat brava deu problema na bomba de combustivel, o mecanico esta me falando que nao troca o refil da mesma somente a bomba completa, alguém já teve esse problema, relamente so troca a bomba completa ?

    Aguardo

  53. OBRIGADO PELA RÁPIDA RESPOSTA! HOJE VEIO A NOTICIA QUE NÃO É CAMBIO E SIM O DISCO DE FRICÇÃO DA EMBREAGEM QUEBROU RESULTADO VOU TER QUE TROCAR O KIT DE EMBREAGEM … VAI AI UM PREJUÍZO DE 700 REAIS EM MÉDIA ISSO PQ O CARRO É FINANCIADO E PEGUEI ELE A EXATAMENTE 1 MÊS E VINTE DIAS …TERIA COMO TER VISTO ISSO ANTES …JÁ QUE PRECISARIA DESMONTAR TODA A PARTE DE EMBREAGEM E CAMBIO???

    1. Resposta – Ulisses

      Não é necessário desmontar todo o câmbio. No caso do conjunto de câmbio e embreagem, para verificar se há algum problema é recomendado é fazer um pequeno test-drive com o carro e notar se o pedal da embreagem está duro ou muito baixo, normalmente quando o kit de embreagem já passou de sua vida útil ou está com algum problema o pedal fica duro. Outro ponto que tem de ser observado neste "teste" é se as trocas de marchas são feitas de forma normal, sem arranhar ou escapar.

      Uma dica simples é sem pisar no pedal do acelerador, solte a embreagem lentamente e note se o carro se move. Se o carro andar normalmente a embreagem está normal, agora se o veículo morrer ou começar a engasgar a embreagem já está na hora de ser trocada.

      Boa sorte com o seu Brava. Qualquer dúvida é só postar ai.

      Abraço

  54. OLÁ !

    COMPREI UM BRAVA SX 16 2000/2001…RECENTEMENTE…FOMOS PRO LITORAL CERCA DE 90 KM DE MINHA CIDADE, NA VOLTA SENTI QUE O CÂMBIO ESTAVA ESTRANHO DURO E ARRANHANDO PRICIPALMENTE QD A VELOCIDADE CAÍA.ENCOSTEI PRA DAR UMA OLHADA QD RETORNEI E LIGUEI O CARRO NÃO CONSEGUI COLOCAR MAIS NENHUMA MARCHA …O JEITO FOI CHAMAR O SEGURO VEIO NO GUINCHO…LEVEI PRA OFICINA DA AGENCIA ONDE COMPREI E DE LÁ LEVARAM PRA MECÂNICA CONVENIADA A ELES..ME DISSERAM

    QUE ERA CÂMBIO E QUE TROCARIAM AS PEÇAS . DEPOIS QUE PEGAR O CARRO QUE MANUTENÇÃO PREVENTIVA VC ME INDICA O FAZER COM PRIORIDADE ???? OBRIGADO E NO AGUARDO

    1. Resposta – Ulisses

      O grande problema em comprar um carro como o Brava é com relação aos cuidados com a manutenção que o antigo dono tinha, ou seja na hora da venda o vendedor pode mascarar possíveis problemas que você só vai descobrir depois de um certo tempo e de forma não muito agradável e acabar ficando a pé. Por isto é importante fazer uma completa revisão mecânica antes de adquirir um carro como este.

      Com relação a manutenção preventiva, você deve focar no pacote essencial para se manter o carro funcionando, que é: checar, nível e qualidade do óleo, e o líquido de arrefecimento (água do radiador), se não tiver sido trocado na hora compra, fazer a troca de óleo, além dos filtros de ar, combustível e de óleo , em média esto deve ser feito a cada 10.000km rodados ou a cada 6 meses dependendo das condições de uso.

      Se você não souber quando foi trocado pela ultima vez, deve pelo menos uma vez por ano fazer a verificação e se necessário a troca da correia dentada do motor, e seus tencionadores, em média esta correia dentada dura uns 70.000 km (3 anos), mas em carros usados ou que rodam diariamente é bom fazer uma verificação a cada 10.000 km no máximo 30.000 km rodados.

      Outros pontos que você deve checar pelo menos 1 vez a cada ano ou 60 mil km rodados nível do fluído do sistema de freio, além de fazer as trocas das velas de ignição a cada 2 anos e verificar o nível do óleo do câmbio. Fique esperto com possíveis vazamentos de óleo e com as condições gerais do motor e suas conexões, mangueiras e cabos elétricos. Tente antever possíveis problemas que o carro pode apresentar, para não deixar que um problema pequeno evolua, por exemplo note coisas motor falhando, câmbio com engates difíceis, marchas arranhando, embreagem dura, luzes de advertências acesas no painel.

      abraço e boa sorte

      equipe Encontracarros.com

  55. olá admim!

    acabei trocando meu civic hatch LSI 93 por um brava 00/01 SX 1.6 16v.

    pelo que estive lendo na net, apenas as primeiras 600 unidades sairam com motor de 99CV por causa do IPI e depois sairam com 106CV. no documento do meu esta constando 106CV.

    será que realmente sao 106cv?

    fiquei meio confuso pois li isso num arquivo do Brava Clube.

  56. Olá!

    Realmente o Brava está sendo o primeiro carro que comprei, comprei no escuro só pq gostei do design ( isso não se faz ). Mas foi uma boa surpresa! Li muita coisa ruim do carro, mas agora, depois de 2 anos não tive grandes dores de cabeça. Gostei mesmo.

    Mas queria saber algo, o meu é o Brava SX 1.6 16v está com probleminha estranho.

    A rotação do motor varia, logico sem pisar no acelerador.

    As vezes eu ligo o carro ele pula pra 2000rpm, as vezes ele cai pra 500rpm.

    Alguem já teve isso antes? Abraço!

    1. Resposta – Rafael

      Rafael a principio o seu carro está com motor acelerado, é um problema bastante comum e carros mais rodados, este problema na grande maioria dos casos é causado pela marcha lenta desregulada, ela está sofrendo uma ondulação, a marcha lenta nos carros serve para manter o motor funcionando quando ele não está sendo acelerado, ou seja é uma espécie de aceleração mínima quando o carro está em ponto morto, a marcha lenta mantém a rotação do motor e normalmente fica em menos de 1.000 rpm. Se for apenas isto é muito fácil ser regulada, qualquer mecânica sabe fazer esta regulagem no motor, em muitos casos fazendo a troca do atuador da marcha lenta. Um dos problemas de rodar com o carro assim é que o consumo de combustível aumenta.

      Claro que estamos falando isto por alto, é sempre complicado falar algo de mecânica sem olhar o carro, mas a principio é isto.

      abraço

    1. Resposta – Fagner

      O Fiat brava SX e ELX vinham com motor 1.6 16v de 99cv isto até o modelo 2000/2001, a partir de julho de 2001 a Fiat lançou o Brava com motor 1.6 16v de 106cv, porém já como modelo 2002. Para saber qual vem com o motor antigo e qual vem com o novo basta olhar o logotipo da Fiat, nos modelos 2001/2002 com o motor 1.6 16v o simbolo é o mais moderno do tipo oval, já nos antigos anterior a 2001 o simbolo é o antigo da Fiat com as barras inclinadas.

      abraço

  57. olá amigos! tenho um fiat brava, mod 1999 com 230.000

    sou o segundo dono , tenho estima pelo carro estou com ele desde 2005 , peguei 43.000, o maior nr de km rodado foi na estrada , esse é um motivo que levou a conserva-lo pois ainda viajo por todo o brasil. gostaria de saber o real valor desse carro, ainda qual o carro usado de semelhaça que eu poderia substituir esse amigo brava?

    Edson Ruas.

    1. Resposta – Edson

      Edson, você não disse qual é o modelo de seu Brava ELX, SX ou HGT. Então vamos lhe passar os preços de toda as versões modelo 1999/2000. (segundo a tabela Fipe).

      Brava SX 1.6 16v 1999/2000

      R$ 13.917

      Brava ELX 1.6 16v 1999/2000

      R$ 14.033

      Brava HGT 1.8 16v 1999/2000

      R$ 14.437

      Lembrando que este valores são preços médios consultados na Tabela FIPE, a tabela mais usadas pelas revendas. E é o preço de venda, ou seja se você está pensando em vender para uma concessionária pode esperar valores menores dos que os citados acima.

      Infelizmente no caso do Brava, sua desvalorização alta é um dos seu pontos negativos.

      abraço

  58. boa tarde guerreiro se vc puder me responder claro ,tenho um brava 1.6 16v 99/00 que esta com 110000km

    posso usar óleo 20w50 natural nele ?

    grato

    1. Resposta – Francinilton

      Primeiramente desculpe-nos pela demora na resposta.

      Amigo infelizmente não conseguimos achar ao certo qual era o óleo recomendado no manual pela Fiat para o Brava 1.6 16v, há algumas controvérsias, mas muitos dizem que para este tipo de motor um dos mais recomendados é o Selenia 20w50 SJ semi-sintético (usado inclusive no Marea 20v), este é um óleo de boa qualidade próprio para motores mais complexos.

      Usar óleo comum (mineral) não é recomendado para este tipo de motor do Brava, pelo fato de ele ser multi-válvulas (16v) o que pode causar a chamada borra no motor e o óleo não conseguir lubrificar por completo. Ou seja esqueça óleo mineral para o Brava, só mesmo óleo semi-sintético ou sintético.

      abraço

  59. Olá a todos..

    estou quase fexando a compra de uma BRAVA 99/00 1.6 16V.SX, Axo q seja a nacional, pois o logotipo da grade dianteira ainda é o antigo e os piscas laterais são alaranjados.

    Sou muito cuidadoso, será meu terceiro carro, ( fusca, escort xr3) e agora a brava, sei q caso necessite de manutenção não posso nem pensar em comparação com meus antigo carros.

    Estou com medo e ao mesmo tempo muito ancioso.

    Valew abraço a todos e parabens pelo post. Muito Bom.

  60. TENHO UM BRAVA SX 2000 MOTOR 106 CV EM TORNO DE 328.000 KM RODADOS. UNICO DONO. GRANDE PARTE DO TEMPO FOI DE ESTRADA. NAO FOI FEITO O MOTOR. FAÇO A MANUTENÇÃO PREVENTIVA COM DISCIPLINA. TÁ INTEIRÃO. PINTURA ORIGINAL E CONSERVADO. TUDO ANOTADO E CONTROLADO… USO TODO DIA E RODO APROXIMADAMENTE 100 KM POR DIA, ENTRE ESTRADA E CIDADE.

    GOSTARIA DE SABER QUAL É A DURABILIDADE DO CARRO (MOTOR)NAS CONDIÇÕES QUE ESTOU USANDO E MANTENDO.

    1. Resposta – Mario

      Primeiramente parabéns pelo seu Brava e pelo cuidado que você tem com o carro. Agora é difícil a gente de dizer alguma coisa sobre durabilidade, já que como dissemos nos comentários acima, isto está ligado diretamente aos cuidados que o dono tem com o veículo. Fazendo sempre uma atenta manutenção preventiva e obedecendo os prazos para troca de componentes do motor, rorando sempre com componentes dentro de sua vida útil, como correia dentada (*importante), filtro de óleo, de ar e de gasolina, além das bombas de gasolina, água e de óleo, trocar o óleo a cada 10.000km, checando o estado das conexões e mangueiras, seu Brava certamente continuará rodando sem problemas e por muito tempo.

      Um dica importante é sempre ficar esperto no tempo de vida de cada peça, por exemplo, a correia dentada, em média tem uma vida útil de 50.000 a 60 mil km rodado, consulte o manual do proprietário para saber a vida útil de cada peça do motor, se não tiver o manual procure na internet existem versões para download em forums especializados.

      Abraço e boa sorte

    1. Resposta – Jefferson

      Olha a melhor opção para quem quer mesmo comprar um Brava, é pelo motor 1.6 16v, principalmente a anterior a 2001, já que o motor é nacional, o mesmo do Palio. O Brava HGT 1.8 possui motor italiano, ela anda bem mais, porém sua manutenção é mais cara e delicada, além de ser mais difícil de ser revendido.

      Lembre-se o Brava exige uma manutenção cuidadosa, e escolher um modelo em bom estado é fundamental para se evitar grandes dores de cabeça.

      abraço e boa sorte

  61. TENHO UM FIAT BRAVA 2002 MOD 2003 16V SX COM 225.000KM, ESTOU COM UM POBLEMA NO CODE,ONDE NÃO ESTA SENDO FEITA A LEITURA DA CHAVE DE IGNIÇÃO,FORAM TROCADO MODULO,CAIXA E ANTENA ONDE RECEBEM INFORMAÇÃO DA CHAVE, FORAM FEITAS TAMBEM CHAVES NOVAS COM CHIP NOVO COMO MESNO CODIGO,O QUE PODE SER OBRIGADO

    1. Resposta – Robinson

      Possivelmente o problema pode está nas novas chaves, o chip da chave pode não estar sendo reconhecido pela central do code, infelizmente este problema é complicado, e só mesmo as oficinas das concessionárias estão realmente aptas a mexerem com o Fiat Code. Já que a instalação ou reprogramação do code é feita apenas pelas concessionárias autorizadas, já que é necessário fazer a reprogramação do novo sistema através de um scanner especial.

      Por outro lado um dos possíveis problemas com o Fiat code pode ser causado pela bateria, ou algum defeito na parte elétrica do carro. Mas isto é por alto, mas não custa dar uma analisada.

      Tente postar sua dúvida no fórum clube do Brava

      http://www.bravaclub.com.br/

      De também olha olhada nos link abaixo sobre o Fiat Code

      http://www.dicasmecanicas.com/2009/09/10-passos-p

      http://arquivo.oficinabrasil.com.br/noticias/?COD

      abraço e boa sorte

  62. Obrigado por ter respondido, só mais um detalhe pelo que eu li no seu site esse modelo do brava com o simbolo da fiat antigo com 3 risquinhos é usado as mesma peças do palio que seria mais barato não é isso?? e na verdade eu iria usar o carro pra me transportar para o trabalho que iria usar diariamente usn 55km por dia voce acha q afeta muito?? fico no aguardo de um breve retorno, desde já agradeço, e obrigado pelo esclarecimento foi muito bom mesmo, li o site que me recomendo gostei muito.

    1. Resposta Wagner

      Correto Wagner, o Brava 1.6 com o antigo simbolo da Fiat com as 3 barras é usa o antigo motor 1.6 herdado do Palio da primeira geração, claro pensando em manutenção este motor por ser de concepção mais simples é mais barato de manter que o 1.6 italiano que passou a equipar o carro após 2001, além de ter alguns componentes mais fácies de serem achados.

      Bem com relação ao Brava que você está pretendendo comprar, a questão é realmente para qual finalidade você usará o carro, por exemplo você deve ter notado alguns relatos aqui no site e em outras páginas na internet sobre o alto custo de manutenção do Brava. Portanto definitivamente apesar de ser um carro confortável e bem equipado, o Brava não é um modelo indicado para quem precisa do veículo para rodar todos os dias, devido ao custo para manter o carro entre outros gastos aqui e ali, isto mais o combustível, mesmo no GNV, e uma possível parcela do financiamento seria algo pesado. Claro dentro por alguns meses isto não pesará muito no seu bolso, mas se você for ficar com o carro por mais de um ano, ai o prejuízo é grande, já que como dissemos manter um Brava em perfeito estado rodando todo o dia não é tão fácil e barato. Atualmente nós recomendaríamos a compra de um Brava apenas para aqueles que buscam um carro para rodar finais de semana, ou quem gosta deste modelo em particular ou pode gastar um pouco mais de tempo e dinheiro para manter um carro com estas características. Se você está procurando um carro para o transporte diário infelizmente o Brava não é uma boa opção. Mas claro, cada caso é um caso.

      Qualquer dúvida é só postar ai.

      abraço e boa sorte

  63. E ai administrador por favor me responda, o brava sx 1.6 16v ano 2000 se adapta bem com kit gás, fico no aguardo de um breve retorno, desde já agradeço.

    1. Resposta – Wagner

      Opa, primeiramente desculpa pela demora na resposta.

      Olha um dos problemas dos kit a gás é que segundo alguns mecânicos ele acaba forçando um pouco o motor, tirando sua potência, principalmente se o serviço de instalação não for bem feito, podendo comprometer seriamente alguns componentes do carro. Lembre-se qualquer mudança de combustível em um motor não é tão fácil.

      Bem outro ponto é que no caso do Brava o kit gás é indicado apenas para quem irá rodar todos os dias, mesmos, caso contrário não compensa, e no caso do Brava, você tem de levar em conta que estamos falando de um carro que já tem 11 anos de uso e tem fama por possuir peças de reposição caras, ou seja na pratica não compensa usar um Brava para rodar diariamente, já que o custo de manutenção do carro se tornaria elevado, e o o carro ficaria judiado virando sucata em suas mãos, acredite isto realmente acontece e pesa no bolso.

      Por fim você disse que está comprando um carro usado, ai está outro ponto importante o Brava que não é nenhum carro popular, o recomendado é que você não compre ele com o kit GNV para se evitar dores de cabeça futura, não pelo GNV em si, mas pelo possível histórico do antigo dono do carro, nunca se sabe quais as condições da instalação do GNV, além dos níveis de manutenção do carro. (leia o comentário do leitor João feito acima, isto e mais comum do que você pensa).

      Claro, cada caso é um caso, mas um amigo comprou um Escort 2.0 16v ano 1999, o carro andava forte era confortável e completo, porém como ele rodava diariamente optou por instalar o kit gás, no começo só alegria, mas conforme o passar do tempo, vieram os problemas, talvez claro por falta de cuidado e manutenção por parte dele, principalmente na regularem do kit, o tempo passou e os problemas se tornaram maiores que o carro, ele usava o Escort paro o trabalho, mas teve que fazer o motor, acabou atrasando a documentação. e dai você já viu ele amargou um grande prejuízo, isto tendo ainda que pagar as prestações do financiamento do carro.

      Mas se você já estiver decidido na compra, lembre: desconfie de preço baixo, cheque seu o kit GNV consta na documentação, se possível leve um mecânico de confiança e peça para dar uma olhada na instalação kit no motor, ande com o carro antes de fechar negócio. e claro boa sorte.

      Leia estes artigo interessante publicado no site Motorpassion, falando exatamente disto Carro usado com GNV. Vale a pena dar uma conferida;
      http://www.motorpasion.com.br/curiosidades/frase-

      abraço e boa sorte

  64. Meu carro brava 00/01, quebrou a correia hoje a noite ana marginal Tietê, meleca troquei a correia não rodou nem 25mil km, estou com ele faz 5 anos peguei com 54mil troquei correia aos 74mil e 125mil hoje ele me fudeu aos 154mil, têm praticamente todas as revisões, vou amargar um preju de uns 5mil reais, acho que vou vender as peças aos poucos no mercado livre, e dar entrada num carro mil novo, foi um carro bom enquanto durou.

  65. Ola, estou pra fechar negocio em um brava sx 1.6 16v ano 2000 com kit gás, esse carro se adapta bem com kit gás?? desde já agradeço

  66. Acebei de comprar um fiat brava sx ano 2000 , o carro está mto bem conservado já troquei correia e as velas porém ele esta desligando sozinho do nada, e também sinto que ele está meio amarrado, o que pode ser ?

    1. Resposta Eduardo

      É difícil a gente te dizer o que pode estar causando estes problemas que você relatou, para se achar ao certo as causas, só mesmo fazendo uma revisão completa no carro, começe checando itens como bomba e filtro de combustível, você já trocou o óleo e o filtro de óleo? Na maioria dos casos quando o motor está morrendo é por que o combustível está sendo cortado, isto pode estar sendo causando por algum problema na bomba de combustível, ou por problemas nas velas e nos bicos injetores. Mas como dissemos o certo mesmo é levar o carro a um mecânico de sua confiança, lembre-se cada carro é um carro, grande parte dos problemas está relacionado com os cuidados que o antigo dono tinha com o veículo.

      Tente pesquisar na internet sobre opiniões de outros donos do Fiat Brava, sobre estes problemas.

      Tente postar sua dúvida no forum do http://www.bravaclub.com.br/

      Acesse também a comunidade do Brava no Orkut…

      http://www.orkut.com.br/Community?cmm=145335

      abraço e boa sorte

  67. tenho um fiat brava elx 2000/2000 1.6 16v(desde agosto de 2008)olha..nao sei se eu idicaria alguem pra comprar um carro desses..hoje em dia,é um bom carro.mas talvez pelo fato de ja estar muito "velho"muitas peças que tenho trocado no meu…ainda eram originais do carro. entao desde 2008 pra ca´tenho gasto uns 4.000 nesse carro,sao peças caras.e vem apresentando bastante problemas,bem como consumo de oleo exessivo,panes na parte eletrica,suspensao tras/diant.ruidos..consumo bem elevado,8,5 (cidade) e 12 (estradas)e uma super desvalorizaçao.

  68. Galera .. Vou tirar todas as suas duvidas agora

    BRAVA 1.6 , 16v , é o motor de palio weekend da época, ou seja, peças baratas, um carro que usa o motor do palio com conforto de marea, uma maravilha … use oleo semi sintetico 15W14, troque as correias a cada 50 mil km , ou seja, a cada dois anos e SEJA FELIZ, ele faz 10 km / L na cidade, um carro 1.0 faz de 10 até 13 km/L .. ou seja, a diferença é pouca.

    vale a pena SIM.

    BRAVA 1.8 16v .. esse motor é um cavalinho, é usado tambem no fiat doblô e na camionete strada, da mesma forma que o brava 1.6 , se trocar o oleo, filtro e as correias dentadas nas epocas certas, terá carro para a vida toda.

    sim, ele bebe que nem monza e opala, faz uns 8 km / L mas anda que nem Golf, Astra etc …

    os motores 16v da fiat são duraveis, ou seja, podem atingir 200 mil km sem precisar retifica, são guerreiros e, como bom motor italiano, tem um ronco esportivo maravilhoso.

    VALE A PENA SIM, nada a ver com marea 2.0 24v , as pessoas comparam o brava com o marea, porque a frente e o interior dos dois são iguais … MAS, o Motor NADA A VER , esse motor 2.0 24v do marea foi a burrada que a fiat fez, um motor com 5 pistões , dificil de mexer, qualquer coisa que for arrumar, tem que tirar o motor fora, por isso que é cara a manutenção.

    Mas, voltando a esse motor 2.0 24v do marea, é uma mini ferrari, para terem uma ideia, esse carro pode chegar aos 240 km/h rapidinho, a policia rodoviaria federal usava marea para patrulhar as auto estradas, ou seja, só marea 2.0 24v para buscar carro importado.

    infelizmente esse motor 2.0 24v quando da problema, é caro para arrumar, e o fato do Brava ser parente do marea, as pessoas acharam que era igual, que tudo é caro, etc … mas é papo galera, pode comprar sim, é BRAVA É LUXO, mas, não seja relaxado, use oleo sintetico e troque o filtro SEMPRE …

    e seja FELIZ

    Ahhhh tem mais um pequeno e ultimo detalhe, entre no site http://www.bravaclube.com.br , seja um membro do clube do brava, um site de apaixonados pelo carro, lá tem milhares, eu disse milhares de foruns onde os membros do clube dão dicas preciosas sobre TUDO do carro.

    E ae, ainda ta na duvida ?

  69. Cara. De onde vc tirou essas informações?! Não falou coisa com coisa sobre os motores e colocou fotos de SX dizendo ser de ELX ou HGT… enfim…Outros erros tbm… A unica versao sem Ar era uma versão para fretistas.

    Eu posso dizer isso pq tenho um e por participar de um fórum sobre o carro.

    Se informe antes de publicar algo pois isso pode mudar a opnião de muita gente.

    Obrigado e repense!

  70. Olá pessoal.Comprei meu brava no dia 24 de Abril de 2010 com 85.500km originais carro de mulher.Até o momento os problemas apresentados foram refil da bomba de combustível R$ 115,00 e o alternador que ficou em R$ 340,00.Na verdade estes dois itens não tem como fazer manutenção preventiva ou seja eles não avisam quando vão dar problema.Outra coisa que geralmente acontece nos bravas é a situação da embreagem, troquei todo o conjunto, mas quando o carro está frio ele trepida na arrancada, mas depois fica normal.Outro fator que exige cuidado é a suspensão frágil, pois pesquisando alguns tópicos realmente a bieleta tem que ser trocada pelo menos uma vez ao ano,mas o par de bieletas não são tão caros.Outro fator no caso do meu brava sx 99/2000 é a arrancada muito lerda,que se resolve quando vc ultrapassa os 80 km aí a coisa muda sai da frente.Beberrão na cidade mas consegui rodar 420km com meio tanque,quase não acreditei,mas faz sentido por ser 16v,gastão na cidade e econômico na estrada.No mais estou satisfeito,carro completão,farol elétrico,ar quente ar frio, farol de neblina e o melhor a cara de mal,que a galera olha no retrovisor e percebi tubarão a vista rsrsrr,brincadeiras a parte vai uma dica super útil.Quer saber quantos donos seu brava teve? Entre no google e digite dpvat e clique (saiba se seu dpvat está em dia),marque o ano do seu carro até a data atual e vc saberá quantos donos teve não caia na onda de vendedores dizendo que o carro é único dono.No mais boa sorte a todos nós.Qualquer dúvida em questão ao bravoso terei maios prazer em ajudar.

  71. muito bacana as dicas sobre o brava vou comprar um, e o meu primeiro carro acho que so fazer a manutenção preventiva que não vou ter problema e vamos falar a verdade e um carão um abraço e obrigado pelas dicas

    1. Resposta para Jose de Souza

      Como dissemos acima, e nos comentários anteriores, se o comprar um Brava é ou não um bom negócio, isto depende de vários fatores que variam de pessoa para pessoa, como por exemplo:

      O Brava é um carro que exige manutenção mais cuidadosa, e não é um popular ou seja o custo de manutenção e peças de reposição não são baratas ou fácies de serem encontradas. O que complica a vida das pessoas mais desavisadas ou que não fazem uma manutenção preventiva, um fator essencial para se manter um carro deste rodando e não ficar a pé na rua.

      O Fiat Brava é um carro espaçoso, com estilo e recheado de equipamentos, e é encontrado por um preço bastante interessante, quase inacreditável pelo que ele oferece, porém isto tem um preço o Brava não é um carro fácil de mercado, ou seja sua desvalorização é alta e é difícil de ser revendido.

      Ele é um bom negócio apenas para quem roda pouco, e gosta e pode ter um carro diferenciado gastando um pouco a mais para ter mais conforto e equipamentos, ou seja não é um modelo recomendado para o uso diário, ou para quem não gosta de ter um cuidado extra com manutenção preventiva.

      Se você busca um carro para rodar diariamente, ou não quer ou pode gastar dinheiro e tempo extra com manutenção, opte por um carro popular, com manutenção mais simples, além de ter ser mais fácil de revenda.

      abraço

  72. Ola amigos tenho um BRAVA 1.6 16v elx 99cv 99/00 a dois anos e sou apaixonado pelo carro,ate agora so fiz manutenção preventiva como troca de oleo limpeza de bico troca de filtro de gasolina e correa dentada e um carro super economico chego a fazer 10/1 na cidade so estou com um problema ele esta ratiando para pegar na primeira meu mecânico dise q e bomba de gasolina. se alguem sober algo me ajude desde ja obrigado

  73. Olá minha gente, compramos um Brava 1.6 16v 99/00, o carro é fantástico!!! Apesar q trocamos toda a suspensão e correia gastando em torno de 3.000 entre peças e mão de obra.

  74. Estou interessado em adquirir um fiat brava hgt, ainda tenho minhas duvidas se será a melhor opção ou se devo optar por um dos modelos mais simples e economicos, gostaria de saber se o custo beneficio muda muito!

  75. Para quem gosta de conforto e ação, este é o carro; mas se for comprar não acredite na manutenção que o vendedor falar, o certo é fazer a sua logo, principalmente a troca da correia dentada e oleo, use o original e troque a cada 4000 km e serás feliz. Boa sorte.

  76. Sra Cleuza estava com o mesmo problema em meu Brava 03, e leveio a uma autoeletrica e o defeito era no estágil do ventilador do radiador, trocaram a peça e alguns reparos, gastei em torno de 150,00 e ficou novinho e tambem mandei fazer um arrefeicimento no motor que custou R$70,00, já faz mais de 6 meses e não apresentou mais problema não. Espero te-la ajudado.

  77. adquiri um fiat brava 2001/2001 16v gas/gnv e já o levei em 02 anos de aquisição umas 07 vezes para o conserto, já gastei aproximadamente 10 mil com o mesmo, como está financiado não consigo vendê-lo, o problema é que ele esquenta tanto a ponto de chegar no vermelho em poucos minutos, sai da oficina funcionando 01 mês depois acontece a mesma coisa, já troquei inclusive o moldem do carro e nada. O que fazer?????????

  78. Olá, tenho um Brava elx 00 com o motor 99cv fazem 3 anos, é um excelente carro, econômico e não fica atras de mto 1.8 e 2.0 8v, não tive manutenção, o gasto com preventivas é como em qualquer veículo, mto tranquilo. É uma verdadeira paixão que adquiri pelo carro, vale mto à pena. Ao contrário do que dizem, é um carro guerreiro, uso diariamente. Estou comprando um Marea 2.4 agora e estou pensando em vender o Brava, o Brava está mto inteiro com tudo em dia, está com xenon instalado no farol e faroletes, caso alguém esteja interessado na compra meu email é t_h.s@hotmail.com

    Abraços à todos!

  79. Tenho 18 anos e estou a procura de um carro de preço bom e qualidade boa, gostei muito do Brava alem de achar ele lindo, mas muitas pessoas falam que ele da muita manutenção por ser um carro um tanto quanto "antigo" mas tambem não tenho experiencia com outros carros, se for comparar com um carro do mesmo nivel e ano, vale a pena ?

    1. Marcelo Garcia

      Comparando o Brava com carros do mesmo nível, ele seria uma boa compra apena pelo preço atraente, já que oferece conforto, equipamentos e desempenho em um ótimo nível. Na pratica por este valor daria apenas para comprar um popular 1.0 básico do mesmo ano. Mas se levarmos conta outros fatores importantes, como custo de manutenção, peças, desvalorização etc, os outros modelos do mesmo nível e ano como Chevrolet Astra e Volkswagen Golf são mais negócio.

      abraço

  80. Estou adquirindo um brava elx 1.6 ano 2002, gostaria de saber onde faço manutenção preventiva, o que devo verificar e de quanto em quanto tempo, óleo, água, piscas etc….. Se alg

  81. Sou engenheiro da Fiat e estou comprando um Brava porque tenho 1,9m de altura e sou apaixonado por carros, por isso gosto de carros completos. O Brava é a melhor opção para quem quer conforto, segurança e preço baixo. Como vou comprar uma casa preciso vender meu Linea e o carro que mais se aproxima em termos de conforto é o Brava.

    Por isso recomendo a quem quer ter um bom carro por um preço extremamente acessível, que compre um Brava!

    Abraço a todos.

  82. ESTOU A PROUCURA DO MEU 1°CARRO E SOU PAI DE FAMILIA COM 2 FILHOS E UMA ÓTIMA ESPOSA.AO LER INTEIRAMENTE ESTAS RICAS INFORMAÇÕES FIQUEI NA DÚVIDA ENTRE O PALIO MPI ELX 99 OU 2000 COMPLETO OU O BRAVA.

    IREI ULTILIZA-LO AOS FINAIS DE SEMANA.

    OBRIGADO !!!

    ATT:ISAAC MATOS.

  83. No texto é citado que o Brava SX não vinha com ar condicionado. Esta informação está incorreta, todos os modelos da linha Brava vinham com ar condicionado automático de série (só não é digital).

  84. é um excelente carro,muito confortavel, a manutenção somente sai cara como em qualquer outro carro se não cuidar, fazendo preventiva não tera dor de cabeça, dá de dez em qualquer carro popular zero

  85. tenho um Brava SX 2001 completo com ar e direção, paguei 16.000,00 a 3 meses e estou super satisfeito o carro é zero bala estava com 70.000 original. nem comparação com meu antigo corsa e um gol que tive, é top de linha carro de patrão, qqr um que compra fica apaixonado pelo carro.

  86. comprei um fiat brava HJT 1.8 2000 PRA PASSEAR COM A FAMILIA NOS FINAIS DE SEMANA SERÁ QUE FIZ UMA BOA ESCOLHA OBS: O CARRO ESTÁ EM PERFEITO ESTADO E COMPLETO AR VIDRO E JANTE DE LIGA LEVE.AGARDANDO RESPOSTA DESDE JÁ AGRADEÇO

    1. Luis Carlos

      Se o carro está em boas condições, e você não pretende rodar com ele todos os dias, você fez sim uma boa escolha, já que neste caso o custo e beneficio do Brava é bastante atrativo, já que o carro oferece um bom nível de conforto, vem recheado de equipamentos, e o desempenho também agrada. Agora fique atento com a manutenção preventiva, ela é essencial para evitar que grandes problemas venham a surgir e o carro se torne uma dor de cabeça.

      abraço e boa sorte

  87. brava!!!carro show!se quem fabricasse fosse a vw ou gm,seria sucesso!pois a fiat já havia errado com o tipo,leiam mais no site oficial do clube do tipo!há um site carros na web,que lá traz informações sobre cada carro e modelo!o brav ta dentro da media!a manutençao de golf e ate mesmo do astra são na media mais caras que a do brava!

    1. Cristiane Oliveira

      É difícil te responder se vale ou não pena, por isto vamos listar alguns pontos negativos e positivos sobre o Brava:

      Pontos negativos..

      O Brava, é um carro de manutenção cara, e exige uma atenção cuidadosa para evitar problemas grandes, ou seja exige que se faça sempre uma manutenção preventiva, para não deixar ele quebrar por que ai o custo no bolso é grande. Seu consumo também é relativamente alto principalmente na versão 1.8, e o custo de algumas peças podem assustar. Não é um carro indicado para rodar no dia a dia.

      Pontos positivos..

      Porém todas as versões do Brava são praticamente completas, apresentam um bom nível de conforto e espaço interno, o preço também é bastante atrativo, principalmente se comparado aos populares que vem praticamente pelado.

      Vale a pena ?

      Ou seja o Fiat Brava pode ser uma boa opção se você tiver paciência e cuidado para manter o carro, e comprar um em bom estado mecânico. Mas caso você for rodar todo o dia, e não queira ter do de cabeça no futuro por que esqueceu da manutenção preventiva, é melhor optar por outro carro, um com mecânica e manutenção mais simples e barata.

      boa sorte

      abraço

      1. Já estou com o meu Brava desde de 2017, sou o segundo dono estou super satisfeito, peguei ele com 60mil km hoje está com 72 só uso as vezes finais de semana. O carro tá zero bala vou casar com ele. Só felicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *