Audi R8 elétrico chegará as ruas em 2012 e promete ir de 0 a 100 km/h em 4.8s

audi r8 e tron

A Audi anunciou de forma oficial a data de lançamento da versão totalmente elétrica do superesportivo R8, o modelo que será batizado de R8 E-Tron entrará em produção a partir de 2012 e contará com uma inédito e inovador sistema de motorização.

audi r8 e tron traseira

O carro será movido por quatro motores totalmente elétricos, cada um ficará responsável por gerar força para uma das rodas, tendo uma potência combinada de 313 cv e monstruosos 450 kgfm de torque, isto permite ao R8 elétrico ir de 0 a 100 km/h em apenas 4.8 segundos.

audi r8 e tron versão de produção

A energia que alimentará os motores elétricos virá de baterias de lithium-ion refrigeradas a líquido, elas serão posicionadas diretamente abaixo do banco do passageiro, porém isto segundo a Audi não alterará a distribuição de peso do carro que é de 42 %(na dianteira) e 58% na traseira, a mesma distribuição da versão V10 do R8.

Estas baterias de lithium-ion tem capacidade para armazenar 53 kwh de energia, o que é traduzido em uma autonomia de 250 km. As baterias podem ser recarregadas em um tempo de 6 horas, quando plugado em uma tomada convencional de 220 volts, ou em apenas 2 horas e meia quando usado uma tomada de alta potência.

audi r8 e tron interior versão de produção / r8 e tron interior production version

No geral o R8 e-tron não terá alterações em relação a versão a combustão do R8, tanto no visual quanto no interior, onde a única novidade será o novo mostrador no painel de instrumentos, que informará o nível de carga das baterias.

audi r8 e tron production version

Outro destaque do R8 e-tron de produção é com relação ao sistema de tração, a Audi desenvolveu este sistema de motorização de forma que os motores possam atuar de forma diferente entre-si, visando se obter a melhor distribuição do torque e claro da dirigibilidade possível, resultando em um comportamento dinâmico ou seja não há saída de frente ou traseira do carro qualquer que seja a condição, as rodas atuam para manter o carro sempre com o máximo de tração possível.


Vale a pena dar uma conferida no vídeo acima divulgado pela própria Audi, pena que está em inglês.

Compartilhe

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias relacionadas

plugins premium WordPress