Troller T4 2021 – Agora só com câmbio automático, preço parte de R$ 173 mil

troller t4 2021

O Troller T4 2021 é um daqueles carros feitos para quem tem lama no sangue, para quem gosta do off-road de verdade, seu visual robusto, digno de um autentico jipe 4X4 diesel, denuncia essa sua vocação especial. Atualmente o modelo é oferecido em duas versões, T4 e TX4, com preços que vão de salgados R$ 173.200 até R$ 189.900. Lançado no final de 2020, a linha 2021 do 4×4 nacional, praticamente não traz novidades, a principal mudança recente do Troller T4 foi a adoção no início do ano passado, do câmbio automático de seis velocidade que veio emprestado da Ford Ranger, a peça que chegou inicialmente apenas para versão top de linha do Troller a TX4, agora também vem de fábrica na versão de entrada, Troller T4, o objetivo é garantir mais conforto ao condutor, sem abrir mão da tradicional robustez na terra do modelo.

troller t4 2021

Versões e preços Troller T4 2021

Atualmente o Troller T4 2021, é oferecido em duas configurações de acabamento, ambas vêm equipadas com o valente motor 3.2L turbo diesel, cinco cilindros, que desenvolve 200 CV de potência para um torque de 47 kgfm. Este bloco é o mesmo utilizado na versões mais caras da Ford Ranger, ele garante um excelente desempenho para o jipe, que consegue ser rápido e ágil tanto no dia a dia nas cidades, quanto em trilhas fora do asfalto.

troller tx4 2021
Troller TX4

As versões T4 e TX4 se distingue pelo conjunto de equipamentos de série e pelo visual. A Troller T4 tem visual mais simples, enquanto a segunda TX4, tem visual mais lameiro, equipada com pneus MUD de uso misto, snorkel, pintura exclusiva em dois tons, e para-choques off-road em aço, além disso a versão de entrada vem com diferencial com sistema de deslizamento limitado LSD, enquanto a top de linha já traz bloqueio eletrônico do diferencial acionado por um botão no console central, recurso que garante maior agilidade ao encarar trilhas difíceis.

troller t4 2021 câmbio automático de seis marchas

Ambas as versões do Troller 2021 vêm com câmbio automático, a versão de entrada com câmbio manual deixou de ser oferecida no mercado em 2020, há rumores que ela poderia voltar, porém atualmente em janeiro de 2021, a Troller oferece o T4 e o TX4 apenas com câmbio automático de seis marchas.

Preços mais caros do Troller 2021

Os preços do Troller principalmente na linha 2021 subiram bastante, enquanto até então o T4 no começo de 2020, tinha versões partindo de R$ 150 mil, agora na linha 2021 os preços subiram bastante, superando os R$ 20 mil de aumento, tendo agora apenas duas versões e câmbio automático, o Troller T4 parte de R$ 173.200, enquanto a versão mais aventureira e completa, a TX4 sai por salgados R$ 189.900, sendo que esta mesma versão em janeiro de 2020 chegou ao mercado custando R$ 167 mil.

troller tx4 2021 traseira

Grande quantidade de acessórios para personalizar o Troller

O comprador do Troller tem ainda a opção de equipar o carro com diversos acessórios vendidos como opcionais, como pintura metálica oferecido por R$ 1.000 extra, na linha 2021 o T4 ganhou uma nova opção de cor, cinza metálico, além disso, há bagageiro para o teto fechado e com chave com 80, 100 ou 200 litros, capas de estepe, suporte para bicicletas, estribos off-road em aço, cinta de desatolamento, guincho frontal elétrico com capacidade de 8 mil libras com cabo de aço, para-choques off-road, protetores de assoalho, pneus especiais para terra, enfim, há uma lista grande de acessórios para o Troller.

troller t4 2021

Desempenho, motor e consumo Troller T4 2021

Como dissemos, em todas as versões o Troller T4 2021 vem de série equipado com o motor 3.2L Duratorq, o bloco faz com que o carro seja capaz de acelerar de a 100 km/h em 12.5 segundos e atingir uma velocidade máxima de 180 km/h.

O Troller T4 2021 automático apesar de contar com motor diesel, tem um consumo alto de combustível, ele faz em média 7.7 km/l na cidade e 7.5 km/l na estrada, isso segundo de testes feito pela revista MotorShow, enquanto a revista Quatro Rodas, em teste com o Troller TX4 automático, ele fez um consumo de 6,9 km/l na cidade e 7,8 km/l na estrada, consumo bastante elevado para um veículo diesel, lembrando que mesmo 1 anos após seu lançamento a Troller ainda não tem dados de consumo no padrão do Inmetro da versão automática.

Lembrando que o desempenho e o consumo do Troller acabam sendo afetado pelo peso pesado do carro que é de 2.297 kg na versão TX4 e 2.140 kg na T4, já que ele tem muitas peça em aço pesadas o que faz subir o peso, outro ponto contra o consumo são os pneus grandes para off-road e o design pouco aerodinâmico do Troller.

A versão TX4 do Troller consegue ser mais pesada do que uma Ford Ranger 3.2 Limited, que é muito maior e mais equipada em relação ao Troller, a picape pesa 2.213 kg (85 kg mais leve), a Ranger com este mesmo motor e câmbio tem consumo de 8,3 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada.

troller t4 2021 interior painel

Interior Troller T4 2021

Como é um autentico jipe lameiro, o interior do Troller T4 é sóbrio e espartano, porém certamente poucas pessoas reclamariam se a cabine fosse um pouco mais caprichada, principalmente pelo alto preço cobrado pelo modelo, há excesso de plástico duro, o desenho do painel já é ultrapassado e a tecnologia embarcada, apesar do carro contar com modernidades como ar-condicionado dual zone e sistema multi-mídia, parece da década de 1990, falta um pouco mais de modernidade e conforto, apesar de claro este ser um carro voltado para se andar fora do asfalto, além disso o Troller T4 é praticamente o único carro do mercado brasileiro que vem sem airbags .

troller t4 2021 traseira

Porque o Troller ainda não tem airbags?

Apesar da lei brasileira desde 2014 exigir que todo carro 0 km saia de fábrica equipado com airbags, o Troller T4 e o TX4 conseguem achar uma brecha nesta lei, já que oficialmente ele é considerado um carro off-road e não um veículo de passeio comum.

Outra justificativa pela falta de airbags no Troller é com relação ao projeto do carro, e o seu uso off-road, já que como este é um carro que é voltado para trilhas extremas de off-road, ele está sujeito a constantes batidas e solavancos, ao encarar por exemplo desníveis e obstáculos, uma batida mais forte, frontal durante uma trilha, poderia disparar os airbags acidentalmente, isso na teoria…

Claro que na pratica, a Ford poderia muito bem instalar no carro um sistema de desligamento dos airbags, assim como acontece em outros modelos 4×4 como por exemplo no Suzuki Jimny, na verdade a brecha na lei, permite a Ford economizar um pouco mais na produção do Troller, já que um par de airbag custa cerca de R$ 5 mil, isso sem falar no custo de desenvolvimento para adaptar um sistema de airbags no Troller.

troller t4 2021 detalhe ar condicionado digital dual zone

Equipamentos Troller T4 2021

O Troller T4 2021 na versão de entrada XLT, sai de fábrica equipado com ar condicionado automático dual zone, teto solar duplo dianteiro e traseiro, central multimídia JBL Harman com conectividade com smartphones por meio do Android Auto e Apple CarPlay e tela touch de 6,75 polegadas, direção hidráulica, trio elétrico, coluna de direção com ajuste de altura, computador de bordo com 7 funções, freios a disco nas quatro rodas com ABS  e EBD, diferencial traseiro com deslizamento limitado (LSD), bancos revestidos em vinil para facilitar a limpeza, banco traseiro bi-partido 60/40, lanternas traseira em LED a prova d’água, ISOFIX no banco traseiro para cadeirinhas infantis, faróis de neblina, rodas de liga leve aro 17 com pneus, 255/65 R 17 com proposta de uso 30% off-road e 70% asfalto.

troller t4 2021 detalhe multi-mídia

troller tx4 2021

Já a versão top de linha TX4 adiciona todos os itens da versão de entrada, mais diferencial traseiro com bloqueio eletrônico com acionamento por botão, além de acessórios voltados para o off-road como snorkel (respiro do motor mais elevado para permitir ao modelo encarar trechos alagados mais profundos), faróis auxiliares em LEDs da marca Hella, faróis com acendimento automático, para-choque dianteiro e traseiro mais elevado e em metal, estribos laterais off-road em metal, além de pneus MUD próprios para a lama, interior com acabamento exclusivo e acabamento em dois tons na carroceria com a dianteira, capô e o teto pintados em um chamativo azul, contrastando com a cor da carroceria (foto acima).

troller t4 2021 porta malas
Porta malas do Troller T4 tem apenas 134 litros

Dimensões Troller T4 2021

O Troller T4 2021 mede 4.16 m de comprimento, por 1.87 m de largura e 1.93 m de altura, enquanto o entre eixos fica em 2.585 m, seu porta-malas é para inglês ver, ou seja praticamente não existe, ele acomoda apenas 134 litros, comportando apenas malas pequenas ou mochilas, porém para minimizar este problema, o banco traseiro é bi partido 60/40 ou pode ser rebatido totalmente, conferindo um espaço de 950 litros no porta-malas.

Apesar das dimensões compactas, o Troller T4 é um carro pesado, pesa 2.297 kg na versão TX4 e 2.195 kg na versão T4 XLT.

O tanque de combustível do Troller tem capacidade para 62 litros, o que garante uma autonomia de até 477 quilômetros com um tanque.

troller t4 2021

Tração 4×4 do Troller

Todas as versões do Troller T4 2021 vem de série equipadas com tração 4X4, o equipamento conta com acionamento por botão no console central, há três modos de utilização: 4X2 (2H) apenas as rodas traseiras tem a tração, este modo é indicado para rodar na cidade ou em estradas asfaltadas, 4X4 High (4H), ideal para terrenos como areia, terra batida, vegetação ou pisos molhados em velocidades constantes, por fim o modo 4X4 Low (4L) é ideal para terrenos onde é necessário mais força e controle, como travessias de pequenos riachos, ou trechos com lama, terrenos cheios de pedras ou vencer subidas ou descidas íngremes, em velocidades baixas.

troller t4 2021 seletor da tração 4x4

Lembrando que a troca da tração acontece por botão e de forma eletrônica, através do sistema “Shift On The Fly”, que permite ao motorista mudar a tração mesmo com o veículo em movimento, sendo que no caso de 4×2 para 4×4, pode-se mudar a tração até em velocidades de 120 km/h.

troller t4 2021

Boas capacidades off-road do Troller T4

O Troller T4 nasceu mesmo para andar fora do asfalto, ir aonde outros veículos não conseguem ir, o modelo tem ótimos ângulos de entrada e saída, ele pode vencer facilmente obstáculos, rampas e desníveis no caminho, os ângulos são de 51° para entrada e saída e 30° para transposição de rampa.

Outro ponto legal é a capacidade do modelo encarar trechos alagados, o Troller T4 pode encarar trechos com água de até 80 cm de profundidade. A suspensão também comporta bons ângulos de inclinação, inclinação lateral máxima é de 40° e aclive máximo de 45°.

Sem dúvidas o Troller T4 é o modelo off-road 4×4 mais capaz do Brasil.

troller t4 2021

Seguro Troller T4 2021

O preço do seguro para o Troller T4 2021 fica em média de R$ 4.000 anuais, é claro que o preço depende de uma série de fatores, porém esse é o valor médio.

IPVA Troller T4 2021

O IPVA da versão de entrada do jipe, chamada também de Troller T4 2021 3.2L Turbo fica em R$ 6.200.

Já o IPVA do Troller Tx4 2021 fica em R$ 6,700 o modelo automático é um pouco mais salgado, R$ 7.000, ou seja, o Troller T4 não é um carro barato de manter.

 

Publicidade:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *