Toyota Raize é revelado no Japão, SUV deve ser feito no Brasil em 2021

toyota raize

A Toyota revelou nesta quarta-feira (6 de novembro) no Japão, o SUV compacto Raize, esse é um modelo muito importante para o crescimento da marca entre os SUVs de entrada em diversos países inclusive no Brasil, onde este modelo deve servir de base para um novo SUV compacto que chega em 2021, com produção nacional, sendo feito em Sorocaba.

toyota raize

Plataforma modular DNGA…

O Toyota Raize é feito sobre uma variante mais simples e compacta da plataforma TNGA, a mesma por exemplo, usada pelo Corolla e o RAV4, no caso do SUV como ela é compartilhada com a marca Daihatsu, esta base mais simples e barata será chamada de DNGA, alias, sua carroceria e vários dos componentes serão os mesmo do Daihatsu Rocky, lembrando que a Daihatsu é uma marca que pertence ao grupo Toyota e faz carros com preços mais acessíveis no Japão.

daihatsu rocky 2020
Acima o Daihatsu Rocky, irmão do Toyota Rize

Desenho não impressiona…

Seu visual é baseado no novo Daihatsu Rocky 2020 (foto acima), porém com alguns elementos próprios da Toyota – basicamente a única mudança é o desenho da dianteira, o carro tem um estilo moderno e de certa forma é bonito porém não chega a impressionar pela inovação ou modernidade de suas linhas, o estilo apesar de novo, já parece um tanto datado, principalmente na traseira, é muito diferente do protótipo (Daihatsu DN Trec) mostrado em 2017 que trazia um design futurista. Em outras palavras o apelo visual não deve ser a principal arma do Raize no mercado. Alias, o modelo que será feito no Brasil em 2021, deve ter um desenho diferente.

toyota raize

O Toyota Raize será um carro global, ele deve ser a aposta da marca nipônica para entrar no rentável segmento de SUVs compactos, rivalizando com modelos como Nissan Kicks, Jeep Compass, Ford Ecosport e VW T-Cross.

toyota raize

Visando o mercado japonês, que prefere carros mais compactos e versáteis, o Toyota Raize tem uma carroceria bastante compacta, ele mede 3.99 metros de comprimento, seu entre-eixos tem 2.53 m, sua largura é de 1.69 m e a altura 1.62 m, o Raize é bem menor do que os principais rivais, porém a Toyota promete um aproveitamento inteligente na parte interna, com bom espaço no banco traseiro e no porta malas, por exemplo, apesar de ser quase 20 cm menor que o Jeep Renegade, seu porta malas é maior, são 369 litros, contra 320 do Renegade, e ainda há um pequeno compartimento escondido sobre o assoalho do porta malas no Toyota, que garante um espaço extra (foto abaixo).

toyota raize

toyota raize

No Japão o Raize terá apenas motor 1.0 turbo

Na parte mecânica, pelo menos no mercado japonês, o Toyota Raize será empurrado por um bloco 1.0, turbo, três cilindros, que rende 98 cv de potência e 14,3 kgfm de torque, vindo sempre com câmbio automático D-CVT, a tração por padrão será 4×2 dianteira, porém como opcional haverá a tração 4×4. Como seu desenvolvimento foi feito em parceria com a Daihatsu, marca que tem uma certa tradição em carros 4×4, o Raize deve ter uma boa valentia para encarar trechos fora do asfalto, com boa altura e amplos ângulos de entrada e saída.

daihatsu rocky 2020 traseira / toyota raize traseira

Apesar de vir com um motor 1.0 com apenas 98 cv (pouco para um SUV), o Toyota Raize, ao invés de potência apostará no baixo consumo de combustível, o motor com uma calibração mais modesta permitirá ele ir mais longe, seu consumo anunciado é para mais de 18 km/l na gasolina. Além disso, o desempenho também não deve ficar abaixo do esperado, já que o modelo tem um peso bastante baixo, apenas 970 kg, só para comparar o Ford Ecosport pesa a partir de 1230 kg e o Jeep Renegade tem quase a partir de 1400 kg.

toyota raize

Interior do Toyota Raze é bem acabado e equipado…

Outro ponto positivo do Toyota Raze é seu interior, a cabine do novo SUV agrada, tanto pelo desenho arrojado, quanto pelo acabamento, grande parte da cabine é feita com plástico macio ao toque, a parte superior do painel pode vir com revestimento em couro, e há detalhes que imitam alumínio no painel e nas portas.

toyota raize interior painel

A lista de equipamentos também é um destaque no Toyota Raize, as versões mais caras terão painel 100% digital configurável com 7 polegadas, central multi-mídia de ultima geração com tela de 9 polegadas, ar-condicionado digital automático, bancos dianteiros com sistema de aquecimento, volante multi-funcional, partida do moto por botão, abertura e travamento das portas por aproximação, enquanto por fora o carro terá faróis Full LED, além de rodas aro 16 ou 17 com acabamento diamantado.

toyota raize
Um dos destaques do Toyota Raize é seu painel digital configurável, ou seja, o motorista escolhe como quer ver as informações em diferentes tipos de layout

Destaque ainda para os vários recursos de segurança, alguns deles inéditos no segmento como: piloto automático inteligente adaptativo, alerta de colisão frontal com frenagem automática, monitoramento de pontos cegos com câmera 360 graus, assistente de estacionamento, com câmera de ré com alerta sonoro.

toyota raize interior bancos
Apesar de ser compacto, o espaço interno no Raize promete ser razoável

O Toyota Raize brasileiro será exatamente assim ?

Dificilmente o modelo brasileiro será assim, a Toyota pouca coisa revelou sobre o seu novo SUV compacto que será lançado no Brasil em 2021, mas tudo indica que ele será baseado no Rize, mas como assim? Podemos esperar o que o modelo brasileiro tenha uma carroceria com visual diferente, além de um entre-eixos alguns centímetros maior, porém a base (plataforma) muito provavelmente será a mesma do modelo mostrado aqui.

Assim como aconteceu com o Volkswagen T-Cross brasileiro, que cresceu mais de 30 cm no entre-eixos em relação ao modelo europeu, para ficar mais espaçoso no banco traseiro. O mesmo deve acontecer com o Toyota Raize, o modelo por aqui será montado sobre a base mais simples da TNGA que é usada no Corolla, certamente ele deve ganhar alguns centímetros extra para ficar de igual em dimensões com os rivais.

A Toyota em setembro já anunciou que fará um mega investimento na casa de 1 bilhão de reais, na modernização da sua fábrica em Sorocaba, esta melhoria na linha de produção será para produzir um novo modelo a partir de 2021, certamente este novo carro será um SUV compacto, o Raize brasileiro.

toyota raize

Será o SUV que falta a Toyota?

De todas as grandes montadoras que atuam no Brasil, a Toyota é a única que ainda não conta com um SUV de entrada em seu portfólio de modelos, Fiat/Jeep (Renegade), Honda (CR-V), Ford (Ecosport), VW (T-Cross), Hyundai (Creta), Renault (Captur) e Peugeot (2008), todas já possuem um SUV compacto, enquanto a Toyota demorou para focar neste segmento, que é atualmente o mais rentável no Brasil, por isso a marca japonesa, pela lógica, tem pressa de lançar um SUV compacto por aqui, para também abocanhar uma fatia deste bolo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *