Supra Velozes e Furiosos – A história deste Supra de 550 cavalos que se tornou um ícone do tuning

toyota supra velozes e furiosos 1 paul walker

fotos: divulgação

Traduzido do artigo do blog: tuning-styling.blogspot.com

A história do Supra do filme Velozes e Furiosos 1 começa em junho de 1998, com o atual proprietário (Craig Lieberman) adquirindo este Toyota Supra 1994 já com 54.000 milhas rodadas. O carro anteriormente pertencia à um executivo e estava totalmente original quando foi vendido para o atual dono.

toyota supra velozes e furiosos / toyota supra fast and furious

Logo depois da aquisição, o Supra sofreu uma série de modificações com o intuito de ser usado na promoção em eventos de algumas empresas de tuning como GReddy, Eibach, Stillen, Clarion e NOS.
A primeira etapa das modificações feita no carro veio com uma pintura amarela, rodas de aro 18 e um novo sistema de som junto com pequenas alterações no visual e no motor, depois disso o carro já começava a fazer sucesso nos eventos de tuning e acabou ganhando 6 capas de revistas.

engine toyota supra fast and furious

Acima o motor 6 cilindros de 544 cv do Supra Fast and Furious, foram mais de US$ 20 mil somente no motor

Mudanças mecânicas…

Logo depois o Toyota Supra recebeu a segunda rodada de equipamentos, desta vez ganhou um motor Spec T-66 turbo, um sistema de Nitro NOS e alguns componentes da GReddy e AP Racing. De acordo com um levantamento da cesta de peças e modificações feitas no motor deste Supra superam os US$ 20.000, somente as turbinas Turbonetics T-66 e o compressor Performance Factory, custam mais de US$ 7 mil dólares, ainda no motor foram gastos mais de US$ 3 mil para cromar quase todas as peças em aço visíveis.

Lembrando que originalmente o motor 3.0 turbo, 6 cilindros do Toyota Supra rendia algo em torno de 330 cv, após as modificações a potência estimada nas rodas passou a ser próxima aos 550 cv.

Com o motor quase dobrando sua potência, o câmbio do Supra também teve que ser modificado, foi instalado uma caixa manual com adaptador sequencial de competição, Gertrag, que custou US$ 6.200.

A suspensão ganhou novas molas e amortecedores de corrida “coil-over” da Bilstein / Eibach, além de novas barras anti-rolagem ao custo em torno de US$ 3.000. Os freios também foram aprimorados, são de alta performance com discos de 14 polegadas na dianteira mordidos por pinças de 6 pistões, somente o sistema de freios do Supra custou US$ 4 mil.

Um detalhe interessante é que todas as modificações finais feita na mecânica do Supra receberam aprovação dos engenheiros da Toyota (TRD), especializados no desenvolvimento do Supra Turbo oficial de rua.

Após as modificações mecânicas o Supra do Velozes e Furiosos já andava forte e vencia algumas corridas de Drag como a “Ultimate Street Car Challenge,” uma das maiores competições do gênero.

supra velozes e furiosos interior/ interior supra fast and furious

Interior

Já o interior do Supra Velozes e Furiosos foi equipado com um sistema de áudio e vídeo composto por três monitores, leitor de DVD e e até mesmo um Playstation, bancos esportivos de corrida Sparc“Pista”, novos mostradores, um volante de corrida, além de iluminação interna com neon e um novo acabamento com veludo azul.

Como este Toyota Supra tunado foi parar no Velozes e Furiosos…

Depois de receber vários prêmios da imprensa especializada, no verão do ano 2000 este Toyota Supra tuning foi escolhido pela Universal Pictures para o filme “The Fast and The Furious.” (Velozes e Furiosos).

A Universal alugou o carro e começou a alterar ainda mais o visual em busca de algo mais agressivo. O carro recebeu pintura laranja perolizada no estilo Lamborghini (a pintura atual e os desenhos foram usados apenas no filme) que sozinha custou US$ 6.500, o carro recebeu também um body kit da Bomex importado do Japão composto por para-choques e saias laterais, avaliado em US$ 2.200, grafismos nas laterais, além de rodas aro 19 modelo Dazz/Racing Hart M5 Tuners, que custavam na época incríveis US$ 4.100.

Outros detalhes foram sendo acrescentados ao Toyota Supra como o aerofólio traseiro duplo em alumínio da marca APR (US$ 550) e o capo especial feito pela TRD divisão de Tuning e preparação da Toyota (US$ 1.900).

Foram feitas 5 réplicas do Supra do Brian

O Universal Studios adquiriu 5 réplicas do carro para serem usadas no filme, todas eles foram destruídas nas gravações, o modelo original mostrado aqui, é o principal Supra do filme, ele foi usado apenas nas cenas de “close”, enquanto as réplicas foram usadas nas cenas de pegas e perseguições.

supra fast and furious

“Durante a gravação do filme, a Universal Studios usou cinco réplicas do Supra, todas elas acabaram destruídas durante as gravações”

Ele voltou para o dono intacto…

Após o filme, o Supra original foi devolvido para o proprietário sem nenhum dano (lembrando que o carro havia sido alugado pela Universal).

Sem dúvidas este é o Toyota Supra mais famoso que existe, após o filme Velozes e Furiosos, ficou mundialmente famoso, sendo até hoje alvo de matérias, ilustrando capas de revistas ao redor do mundo e aparecendo em vários eventos especializados em tuning.

E ai tem preço?

Claro que o Toyota Supra do Velozes e Furiosos não está à venda, porém foi avaliado no ano de 2006 em mais de $150.000 dólares, hoje certamente é um objeto dos sonhos de colecionadores, o carro já está na casa dos US$ 500.000.

Confira alguns dados técnicos do Toyota Supra Fast and Furious:

Motor : 2JZ-GTE I6, 3.0 litros, Turbocharged 6 cilindros em linha com 544 hp de potência a 6,800 rpms;

Desempenho : 0 – 100 km/h em 4.3 segundos; 0 – 160 km/h 9.2 segundos.

Cobre 1 milha (0 a 1600 metros) em 12.2 segundos alcançando 115 mph (185 km/h)

Velocidade máxima: 298 km/h (185 mph).

11 Replies to “Supra Velozes e Furiosos – A história deste Supra de 550 cavalos que se tornou um ícone do tuning

    1. Opa obg pela correção, você está certo, este motor é um L6, ou seja, seis cilindros em linha e não um em “V” como haviamos citado.

  1. porque não ta avenda que bosta eu queria ele para mim ah toyta supra é tão lindo é muito valioso para mim por que esse carro vai cair na minha vida e no meu futuro vocés

    sabem que conterçer em mané

  2. Nao queria comprar uma supra eu queria comprar um dogde charger.challenger.chevelle.camaro eu adoro carro antigo com um motorzao daqui um mes eu vo compra um dodge americano vou arrumar bem para ele tremer o sachi como no velozes 2 o laranjao

    1. Weslley

      Gastaria bastante, principalmente pelo fato de que você teria de importar grade maioria das peças, como o body-kit por exemplo as peças do motor etc. Sem falar no trabalho que daria para achar e encomendar as peças.

      Chutando por cima, algo em torno dos R$ 70.000 R$ 100 mil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *