Subaru XV Cross Trek 2013 – Confira em detalhes esse crossover que chega ao Brasil este ano

novo subaru xv 2013Clique na imagem para ampliar – Alta resolução

Ao contrário do tamanho do seu nome, a importância do XV para o futuro da Subaru é bem grande. É nesse modelo de visual arrojado, misto de hatch com SUV, que a montadora aposta suas fichas para ganhar participação no segmento automotivo que mais tem crescido no mundo, os dos crossovers.

subaru xv 2013

Em 2010 a Subaru lançou no mercado uma versão do Impreza com suspensão elevada e visual mais aventureiro, o carro não convenceu e seus números em vendas foram lamentáveis, (o modelo inclusive ainda é vendido no Brasil), visto o fracasso do Subaru XV, a marca japonesa decidiu investir mais na criação da nova versão crossover do Impreza, realizando alterações mais profundas e interessantes no modelo. Tanto é que após mostrar o novo carro ao publico, a Subaru optou por mudar o nome do modelo para Impreza XV CrossTrek, tudo para dar ao modelo uma nova imagem.

O novo Subaru XV CrossTrek deve ganhar as ruas do Japão, Europa e EUA no próximo trimestre. Provavelmente o crossover também será vendido no Brasil, só que por aqui o lançamento deve demorar um pouco mais para acontecer possivelmente apenas no fim de 2012.

subaru xv crosstrak 2013

O design é de longe o principal atrativo, o modelo traz como base a nova geração do Impreza, porém claro com várias alterações que visam deixar o XV mais aventureiro, na dianteira a grade e para-choque são novos e maiores, há os tradicionais apliques em plástico que deixam o modelo com visual interessante, capaz de chamar atenção nas ruas principalmente pela sua altura, a mais importante alteração em relação ao Impreza hatch é a suspensão elevada, o conjunto de suspensão foi todo refeito e deixou o carro nada menos 10.1 cm mais alto, a altura do XV é boa para um carro com proposta de uso misto, tendo um vão de 21.5 cm em relação ao solo, as rodas aro 17 e os altos pneus off-road, permitem a este Subaru encarar trechos além do asfalto, claro sem exageros.

E por falar em off-road, o XV CrossTrek conta com o conhecido sistema de tração integral Symmetrical AWD, com distribuição por demanda, há dois tipos de diferenciais central, que variam de acordo com o tipo de câmbio, em ambas a tração é distribuída de acordo com a necessidade, mas como padrão na versão automática a tração é 60:40 dianteira/traseira respectivamente, e nas versões com câmbio manual é 50:50.

subaru xv 2013

Na Europa ao todo estarão disponíveis três opções de motores. A versão de entrada traz 1.6 L a gasolina com 114 CV e transmissão automática CVT ou manual de cinco velocidades. Já a top de linha pode contar com um motor 2.0 L DOHC Turbodiesel ou 2.0 L Boxer a gasolina, ambos desenvolvem uma potência de 148 CV e contam com um câmbio manual de seis velocidades.

O desempenho não é exatamente o principal ponto forte do XV, porém o modelo também não chega a ter uma performance decepcionante. Na versão com 148 cavalos a gasolina e câmbio manual de 6 marchas, a aceleração de 0 a 100 km/h fica na casa dos 9 segundos, já a velocidade máxima é de 200 km/h.

interior subaru xv 2013

A cabine do XV não segue a proposta do exterior, nada de painel com design arrojado, iluminação por LEDs ou saídas de ar com formato exótico. Assim como os demais modelos da Subaru, o interior é bem sóbrio e tradicional, alías o painel parece ser o mesmo da antiga geração do Impreza, os únicos toques de modernidades estão no sistema multi-mídia com tela de LCD no centro do painel, e outra pequena tela no topo com 4.3 polegadas.

subaru xv 2013

A lista de rivais do XV é bem genérico. Na Europa entre os adversários do crossover estão modelos como o Nissan Qashqai, Mini Coutryman e Mitsubishi ASX. O preço do XV Crosstrek ainda não foi divulgado mas espera-se que ele parta da casa dos US$ 20.000 (R$ 35.000) nos EUA. No Brasil o atual Impreza XV sai por R$ 75.000.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *