Saíba mais sobre o Ford Fiesta – 1995 até 2013

Fiesta na versão atual 2008

Lançado em 1996, o Fiesta nunca foi considerado um sucesso de vendas, mas sempre teve um bom espaço no mercado nacional tendo feito através de 18 anos de vendas uma imagem de carro robusto e confiável, possuindo hoje uma grande quantidade de proprietários satisfeito, prova disso é seu bom valor de revenda.

fotos: divulgação

Ford Fiesta 1995

Ford Fiesta 1995

O Ford Fiesta está presente no Brasil desde 1995 quando começou a ser importado da Espanha, na época trazia um motor 1.3 de 60cv. Mas não foi um sucesso de vendas na época devido ao design um tanto retrô.

Ford Fiesta 1996 . O Fiesta é lançado no Brasil.

Ford Fiesta 1996

Em 1996 chegava ao Brasil a nova geração do Fiesta, agora fabricado no País, ele logo caiu no gosto do brasileiro, graças as linhas modernas e ao bom nível de conforto e acabamento, sem esquecer do ótimo motor Zetec 1.4 16v de 90cv, que faziam do Fiesta uma boa opção de carro compacto. No mesmo ano chega ao mercado a versão 4 portas e mais opções de motorização e acabamento, são elas: a versão 1.0 que desenvolvia 53cv, a intermediária que trazia o motor Endura 1.3 de 60cv e a top de linha que era equipada com o motor 1.4 Zetec de 90cv, este motor tinha um bom desempenho, levando o carro de 0 a 100 km/h em 11.4 segundos, tendo velocidade máxima de 178 km/h.

interior painel ford fiesta 1996 a 2001

Ford Fiesta 1997. É lançada a versão picape que recebeu o nome de Courier.

Ford Courier1997

Em 1997 chega ao mercado a versão picape do Fiesta que foi chamada de Courier. Devido ao ótimo espaço na caçamba liderou o segmento de picapes pequenas, fazendo frente a Fiat Fiorino, VW Saveiro e GM Corsa Pick-up. A Courier continua no mercado até hoje, só que conta ainda com o mesmo estilo do Fiesta 1999 mostrado na foto acima.

Ford Fiesta 1999.  O Fiesta passa pela primeira reestilização.

Ford Fiesta 2001, O Fiesta passa pela primerira reestilização

No final do ano de 1999 o Fiesta passou por uma remodelação, ganhou faróis maiores e pára-choques mais envolventes, além de uma nova grade que foi posta no radiador. O Fiesta recebeu também novos motores, saem de linha os Endura e o Zetec , e entram os novos Zetecs Rocam que passam a ser fabricados no Brasil segundo a Ford este motor foi feito para resistir até 240.000 quilômetros sem precisar de retifica. O Fiesta agora é vendido em duas opções : 1.0 e 1.6 litros, por dentro o Fiesta continuava a ser o mesmo.

Ford Fiesta 2001.  O Fiesta ganha a versão sedan vinda da Argentina.

Ford Fiesta sedan 2002, Chega ao mercado a versão sedan do Fiesta importada da Argentina

No final de 2001 chega ao mercado vindo importado da argentina a versão sedan do Fiesta que trazia um bom espaço interno e um bom espaço no porta malas com 367 litros, ele chegou com duas opções de motores RoCam 1.0 de 65 cv e 1.6 com 95 cv.

Outra novidade neste ano é a versão Fiesta Street que traz pequenas alterações no interior, além de novos equipamentos.

Ford Fiesta 2003. O Fiesta passa pela maior mudança desde seu lançamento.

Ford Fiesta 2003, O Fiesta passa pela maior mudança desde o seu lançamento

Com uma nova carroceria com um desenho totalmente diferente do anterior o Fiesta ganhou linhas mais dinâmicas e atuais ficando 8 centímetros maior. O interior também recebeu uma completa reestilização ganhando mais conforto e espaço interno. Com esta mudanças o Ford Fiesta passou a ser oferecido em três versões 1.0 superchager com 95cv, Zetec RoCam 1.0l e 1.6l, passaram a ser itens de série: rodas de aro14, banco traseiro bipartido e para-choques na cor do veículo, como opcionais: freios ABS e Airbag Duplo. O Fiesta 2003 teve sua plataforma usada para o desenvolvimento do Ecosport.

Ford Fiesta interior painel

Esta versão do Fiesta colocou o modelo de volta a disputa nas vendas de carro compacto no Brasil, O Fiesta 2003 tem uma boa procura no mercado de usados, sendo assim tem um ótimo valor de revenda. Sua durabilidade tanto em termos mecânicos quanto da carroceria e componentes internos é elogiável.

Ford Fiesta 2005. O Chega a primeira versão Flex do Fiesta.

No final de 2004 chegam as lojas a versão flex trazendo o motor 1.6 de 105 cv com gasolina ou 111 cv com álcool.

Ford Fiesta 2006. Versão 1.0 também ganha motor flex

Ford Fiesta 1.0 flex 2007

Em agosto de 2006 a Ford lançou no Brasil o Fiesta 1.0 Flex, o modelo chegou já como ano 2007, trazendo o motor RoCam mais forte, preparado para beber álcool e gasolina, ele desenvolve 71 cv com gasolina e 73 cv com etanol, o torque máximo é de 9.1 kgfm ou 9.2 kgfm com álcool, ambos a 4.750 rpm.

Ford Fiesta 2007. Pequenas alterações na parte frontal e versão aventureira Fiesta Trail.

Ford Fiesta 2008

Ford Fiesta sedan 2008

Em 2007 o Fiesta sofre uma pequena reestilização, que se concentrou na dianteira do carro, que ganhou novos faróis, maiores e mais modernos, além de grade menor e de formato retangular, além de um para-choque redesenhado com visual mais robusto, o visual do Fiesta ficou mais agressivo

Fiesta Trail, Lançada em 2007 é uma espécie de versão off Road do Fiesta

No final de 2007 foi lançada a versão Trail que é o Fiesta com uma pitada off Road que traz bagageiro no teto, estribo, protetores no para-choque dianteiro e traseiro, e um adesivo na lateral que identifica a versão que e é equipada com um motor 1.0 e 1.6 flex, porém essa versão vendeu pouco, principalmente pelo preço salgado, na época em 2007, a versão 1.0 partia da casa dos R$ 40.000, ele logo saiu de linha em abril de 2010.

Ford Fiesta 2009.

Fiesta 2009

Em 2008 a Ford lançou na Europa a nova geração do Fiesta, o modelo mudou completamente, sendo praticamente um outro carro, o design adotou linhas ousadas e modernas.

Ford Fiesta 2010 – Mais uma reestilização na dianteira visual polêmico.

Ford Fiesta 2010

Em abril de 2010 a Ford lançou o Fiesta modelo 2011, o carro apresentava como novidade uma nova dianteira, com visual mais moderno e um tanto polêmico, inspirado no Fiesta europeu. As alterações incluíram novos faróis mais arrojados, novo capô e para-choque mais moderno já com o desenho de boca de tubarão que se tornou padrão nos carros da marca, o Fiesta ficou mais moderno, com formas mais ovais e aerodinâmicas.

Ford Fiesta 2010 interior

Na traseira as mudanças foram as lanternas que ganharam novas lentes escurecidas. Já no interior não houveram alterações, apenas novos revestimentos para os bancos e portas, o painel de instrumento que foi renovado.

Os motores também seguiram sem alterações, o Fiesta Rocam agora chamado assim, permaneceu com o 1.0 de 69 cv com gasolina e 73 cv com álcool, ou ainda o 1.6 de 101 cv com gasolina ou 107 cv com etanol.

Ford New Fiesta- Em 2010 a Ford trouxe para o Brasil a nova geração do Fiesta, com tudo novo.

new fiesta interior painel

Em julho de 2010 a Ford finalmente lançou no Brasil a totalmente nova geração do Fiesta, aquela lançada na Europa em 2008, esta construída sobre uma nova e mais sofisticada plataforma, vinha importada do México, e tinha visual bastante arrojado e atraente, seguindo o novo e bem sucedido padrão de design da Ford, além de um interior requintado e com painel ousado e futurista, além de ser repleto de equipamentos.

new fiesta interior painel

A mecânica também era totalmente nova, a nova geração do Fiesta chegou inicialmente apenas na versão sedan, batizado de New Fiesta, dotada de um motor 1.6 16v Sigma Flex com 110 cv ou 115 cv.

Com tudo isso a Ford optou por tornar o New Fiesta, o preço do modelo também subiu o New Fiesta chegou ao Brasil com preço a partir dos R$ 49.900.

 Ford Fiesta 2011 – Chega ao mercado o New Fiesta hatch

new fiesta hatch 2011

Mais de 1 ano depois de ter lançado no Brasil o New Fiesta Sedan, em outubro de 2011 finalmente a Ford passou a vender no Brasil a versão hatch do New Fiesta, o modelo chegava em completa por salgados R$ 48.950 a R$ 54.950, dotado do mesmo motor 1.6 16v Sigma flex, presente no Sedan.

Ford New Fiesta 2013 – Reestilização e New Fiesta hatch passa a ser produzido no Brasil, e fica mais barato

new fiesta 2013

Em abril de 2013 a Ford lançou oficialmente no Brasil a linha 2014 do New Fiesta, o modelo ganhou visual renovado, seguindo o padrão mundial de estilo da marca, com novos faróis, e grade gigante em forma de boca, e com acabamento cromado. O para-choque também é novo, apesar das mudanças terem se concentrado na dianteira do New Fiesta, elas deram uma nova cara bem mais moderna e agressiva ao modelo.

new fiesta hatch 2013 traseira

Outra boa novidade é que agora o New Fiesta na versão hatch passou a ser produzido no Brasil, a Ford investiu pesado para a nacionalização do modelo que ficou quase R$ 10.000 mais barato, agora a versão de entrada partia de R$ 38.990.

O New Fiesta hatch nacional também trouxe inovações na parte mecânica, a grande novidade foi o motor 1.5 16v Sigma Flex que desenvolve 107 cv com gasolina e 111 cv com etanol, além do novo motor 1.6 16v Sigma Flex TiVCT, que incorporou um novo comando duplo de válvulas variável, o que melhorou o consumo, além de ter elevado a potência deste bloco 1.6, que agora é de 125 cv ou 130 cv (gasolina/álcool respectivamente).  Este motor disponível apenas para a versão mais cara do New Fiesta a Titanium. Por fim o New Fiesta inaugurou um novo câmbio, uma caixa automática de seis marchas, com dupla embreagem, Powershift.

Os preços vão de R$ 38.990 a R$ 54.990 para a versão top 1.6 Titanium automática.

new fiesta sedan 2014

Já o New Fiesta Sedan, este continua sendo importado do México, vindo em versão única com motor 1.6 16v Sigma Flex TiVCT de 130 cv. Os preços partem do modelo antigo R$ 48.990 a R$ 54.990.

24 Replies to “Saíba mais sobre o Ford Fiesta – 1995 até 2013

  1. tenho um fiesta 2003 prata sou o terceiro dono otimo carro so a gasolina esta com 85000 mil km motor 1.6 com ar condicionado direcao vidros e travas eletricas gostaria de trocar por um mais novo ate 2010

  2. eu gosto muito do meu fiesta sedan street 2002 motor 1.6 prata …… a km está a 43259km quase não ando muito com ele mas o motor é muuuito bom viu se ele está esquentando como disse o colega lá em cima é porque tem que trocar a agua do reservatório e colocar o produto na reserva de agua para não esquentar muito , mas iso com o carro a frio, ok??? espero ter ajudado,

  3. Minha cunhada comprou um carro Fiesta Street Sedan 2002. Este modelo é produzido na Argentina. Minha pergunta é existe peças para venda deste carro no Brasil?

    1. Resposta – João Dutra – Peças Fiesta Street Sedan peças

      Amigo depende da peça na parte mecânica existe sim, agora na carroceria ai complica, o Fiesta Sedan Street teve uma baixa procura no Brasil, e se tornou quase uma raridade nas ruas, existe sim peças em termos de motor, câmbio, freios e suspensão, já que o Fiesta Sedan Street trazia o mesmo conjunto mecânico do Fiesta Street normal e do Ford Ka, o bom motor Zetec RoCam 1.0 de 65 cv e o 1.6 de 95 cv que equipava a versão mais cara, motores bastante populares e de manuntenção facil.

      O que complica mesmo são as partes da carroceria, principalmente da parte traseira, nem pense em bater um para-choque ou quebrar uma lanterna, devido a pouca venda que o carro teve no Brasil, as peças da carroceria são raras, como as portas traseiras, tampa do porta malas, lanternas traseiras e o para-choque traseiro, substituir estas peças da um trabalho danado.

      Ebraço equipe – Encontracarros.com

  4. TENHO UM FORD FIESTA STREET 02/03 IMPORTADO, E ELE TEM MARCANDO 190 MIL KM, EU GOSTARIA DE SABER QUANTO TEMPO VAI DURAR O MOTOR DELE E SE PRECISO FAZER ALGUMA COISA PRA QUE ELE DURE MAIS, DESDE JÁ AGRADEÇO…

    1. Resposta – Luiz Alberto

      Não existe uma prazo certo para a duração da vida últil do motor, isto depende diretamente do nível de cuidado e manutenção que o dono tem, por exemplo, existe bloco por ai com 100.000 km e que já estão precisando fazer retifica, e casos de motor com 200.000 km rodando normalmente. Agora falando em média, os motores dos brasileiros, duram em média 200.000 km sem precisar de retifica.

      Em motores muito rodado, é sempre recomendado ter atenção com a correia dentada, e os seus tensores, além de trocar óleo a cada 10.000 km, junto trocar também filtro de ar, óleo e combustível também a cada 6 meses ou 10.000km.

      De uma olhada nesse post, no forúm Fordfiestaclube.com (http://www.fordfiestaclube.com/t2612-quantos-km-d…)

      abraço e boa sorte

  5. Sou técnico em mecânica!!! Meu pai teve o prazer de ter na garagem de casa no ano de 1996 um Ford Fiesta CLX 1.4L MPI de 16V à gasolina equipado com um moderno e sofisticado motor pra época é claro estou falando do Ford Zetec SE desenvolvido pela ford e a Yamaha japonesa!!! Na época meu tio trabalhava na Ford e assim que saiu o comentário na empresa sobre o lançamento do novo fiesta que seria fabricado na unidade de Taubaté -SP meu tio tirou um pra ele que vinha com aquela cor estranha verde cor de orelhão público que hoje é usado no new fiesta 2012 e um pro meu pai na cor Vermelho Manhatan perolizado todos completos da versão top de linha "CLX" 1.4 16V ZETEC. Meu eu que entendo de motor como se fosse um orgão do meu corpo, posso afirmar! esse motor Zetec SE 1.4 16V foi e consertesa sempre sera o melhor projeto mecânico ou melhor! O melhor motor que a Ford Já conseguiu fazer aqui no Brasil, pena que ela é tão burrinha em tirá-lo de fabricação e colocar aquele pobre e fraco motor Rocam" Rolated Camshaft" tradução "Comando de válvulas roletado" no mercado ainda com a versão flex que ate hoje está presentes no Fiesta e Ecosport 2012.Que burrice!!!! o Rocam não chega nem perto Do Zetec mesmo sendo 1.6L De apenas 16V e Flex com 104 CV contra 88.8 CV do Zetec A ford caprixou no fiesta de ano 1996 que mencionei no início, empregando os melhores materiais que havia no mercado para a utilização na montagem do acabamento que deixava os concorrentes da época Gol G2,Corsa e Palio para traz em matéria de conforto,luxo,boa dirigibilidade,baixissimo nível de ruído interno vindo do motor Zetec "Não confundir com os Endura-E 1.0 e 1.3L de 8V que também equipava o modelo nas versões mais baratas que por sinal eram barulhentos" A ford fez o mesmo erro cometido pela Volkswagem ao parar a fabricação do simples e excelente AP Alemão pelo VHT Do Gol G5. Para finalizar!!! Gostaria de dizer que não postei meio que esse jornal para complicar e cansar os leitores amantes ou não de carros como eu! e sim falar sobre os aspectos positivos que esse excelente fordinho tinha quando foi lançado na época! Pena que nessa época eu só tinha 7 anos de idade e não tive a mesma sorte de telo comprado novo como o meu pai, ateh já tentei achar por aí mais quando vou ver soh tah o bagaço se tiver roda ainda é muito!! Ele soh teve um defeitinho e aspecto negativo! Baixo custo de revenda e pouco valorizado no mercado, diferente dos concorrentes que mencionei acima e sua carroceria que vinha de fabricação com fraca proteção anti corrosão perfurativa, oque o tornava faciu de ver prode a caixa de ar e as partes baixas das portas!! o do meu pai foi vendido quase sem caixa de ar por causa da corrosão!!! mais de outros aspectos recomendo o modelo que é muito bom desde que bem cuidado e sempre de olho na manutenção do motor Zetec que deve ser rigorosa caso contrário você esta levando uma bomba relógio para casa que a qualquer momento vai explodir! Só alertando segundo a Ford os motores Zetec e Rocam não tem retífica pois caso haja problemas de riscos nas paredes dos cilindros ou trincas o bloco deverá ser substituído por um novo, lembrando que esses motores exigem nível de conhecimento técnico do mecânico que irá fazer os reparos mecânicos ou élétricos no motor caso contrario o motor volta pra suas mõas pior do que estava anteriormente por isso não leve em mecânicos que estão acostumados a mexer em motores simples como o AP da Volkswagem por exemplo e nunca fizeram um curso de mecânica profissionalizante! Críticas ou elogios seram aceitos!!! Afinal cada um tem um gosto e ele de ve ser respeitado! Espero que tenham gostado da matéria galera! Um abraço!!! Qualquer dúvida eh soh postar que se eu puder ajudar sera um prazer! Atelogo!!!

    1. Resposta – Jonatas

      Isto depende do modelo, os mais novos da geração atual, Fiat Sedan 2002 em diante é sim um bom carro, tem manutenção simples e conjunto mecânico confiável. Sua desvalorização no mercado é baixa o que faz dele bem aceito na hora da revenda.

      abraço

  6. Tenho um fiesta street 2002/2002 e agora esquentou e vou ter q retificar o motor…quebrou a junta de cabeçote e rachou o cabeçote….vcs tem noção de qnto ficar retificar um motor deste? E olha q ele nao tem nem 87 mil km….

  7. O motor zetec roncam 1.0 – 8v é uma porcaria, com 65 mil km começou dar barulho de chaleira, e tive um problema de aquecimento com 78mil km e o bloco do cabeçote apresentou corrosão e tive que trocar. Agora com 85mil km está jogando óleo do motor, provavelmente do aquecimento com quebra de anéis e batendo biela, vou ter que retificar. Este motor não aguenta rotina de viagens com km mensal acima de 2mil.

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