Saíba mais sobre o Chevrolet Corsa – Desde 1994 até 2009

Corsa 1996

Lançado em 1994 o Corsa foi o grande sucesso de vendas da GM na década de 90, porém o tempo passou e a 2ª geração surgiu em 2003 mas não conseguiu manter o mesmo número em vendas. Mas sem dúvidas o Chevrolet Corsa é um carro que conquistou muitos brasileiros, conheça um pouco da história deste compacto que fez história no Brasil, confira também fotos, informações e fichas técnicas de todos as versões do Corsa de 1994 até 2010.

Corsa 1994 – Surge o Chevrolet Corsa

chevrolet corsa 1994

Chevrolet Corsa 1994

O Corsa chegou ao mercado em 1994 trazendo uma série de inovações, ele era baseado no Corsa europeu fabricado pela Opel, sua grande arma era o design moderno para época, o que deu resultado, já no segundo ano de produção o Corsa já acumulava recordes em vendas, ele foi um dos responsáveis pelo “bum” dos carros 1.0 no país. roubando mercado do VW Gol, Fiat Uno.

chevrolet corsa gsi 1995

Chevrolet Corsa GSi 1995

No início, o carro contava com as versões Wind 1.0 EFi com 50 cv , Wind Super 1.0 , GL 1.4 60 cv, e GSi 1.6 (16 válvulas) esta última é uma raridade no mercado foi fabricado por apenas um ano, mostrada no final de 1994, tinha um acerto mecânico e visual mais esportivo, com suspensão reajustada, câmbio com relação de marchas encurtada, rodas de alumínio aro 14, spoilers laterais e aerofólio traseiro, bancos esportivos  e equipamentos como freios ABS de série, além do teto solar manual oferecido como opcional, porém a grande atração do Corsa GSi era seu motor, um 1.6 16v de 109 cv, este motor foi importado da Opel na Europa, ele desenvolvia 108 cv e 14.5 kgfm de torque, foi sem dúvida a versão mais especial do Corsa.

Ficha técnica Corsa 1.0 EFi e 1.4 EFi

Corsa 1.0 EFi (1994 – 1996)

Potência: 50 cv
Torque: 7.7 kgfm
Aceleração 0 a 100km/h : 19.5 segundos
Velocidade máxima: 142 km/h
Consumo cidade: 13 km/l
Consumo estrada: 16.5 km/l

Corsa GL 1.4 EFi (1994 – 1996)

Potência: 60 cv
Torque: 11.1 kgfm
Aceleração 0 a 100km/h: 15.5 segundos
Velocidade máxima: 154 km/h
Consumo cidade: 11 km/l
Consumo estrada: 14.2 km/l

Corsa GSi 1.6 16v (1995)

Potência: 109 cv
Torque: 14.8 kgfm
Aceleração 0 a 100km/h: 9.5 segundos
Velocidade máxima: 192 km/h
Consumo cidade: n/d
Consumo estrada: n/d

Confira os preços Corsa 1994 1996:

Corsa 1.0 EFi 1994 1996 R$ 8.000 a R$ 9.800.

1996 –  É lançado o Corsa 4 portas, e ao final do ano chegava ao mercado as versões sedan e pick-up.

corsa gl 4 portas 1997

Corsa 4 portas 1996

Na metade de 1996, a Chevrolet apresenta a aguardada versão 4 portas do Corsa, o modelo teve uma ótima receptividade no mercado, e as vendas desta versão logo dispararam. De início ele era oferecido somente na versão GL 1.4 (mais cara), somente em 1997 é que chegou a versão 1.0 (Wind) com 4 portas.

Novo motor 1.0 MPFi

Em 1997 o Corsa ganhou um novo motor 1.0 MPFI (injeção multi ponto de combustível), esta nova injeção deu um “gás” a mais no limitado 1.0 que passou de 50 cv e 7,7kgfm de torque para 60 cv de potência e 8.3 kgfm de torque.

O consumo do Corsa 1.0 MPFI melhorou bastante com a nova injeção multi ponto, ficava em 11.5 km/l na cidade e 15.5 km/l na estrada.

Confira a ficha técnica do Corsa 1.0 de 1996 até 2002

Corsa 1.0 MPFi (1997 – 2002)

Potência: 60 cv
Torque: 8.3kgfm
Aceleração 0 a 100km/h : 17.3 segundos
Velocidade máxima: 149.5 km/h
Consumo cidade: 11.2 km/l
Consumo estrada: 15.1 km/l

Porta malas: 215 litros 2 portas e 246 litros 4 portas

Corsa GL 1.6 MPFI 8v (1997 – 2001)

Potência: 92 cv
Torque: 8.3 kgfm
Aceleração 0 a 100km/h : 12.5 segundos
Velocidade máxima: 168.8 km/h
Consumo cidade: 9.8 km/l
Consumo estrada: 13.7 km/l  (segundo a revista Auto Esporte)

Porta malas: 215 litros 2 portas e 246 litros 4 portas

Corsa pickup 1997

A Corsa Pick-up foi lançada em 1995 e saiu de linha em 2002

Na metade de 1996 a Chevrolet lança no mercado a versão picape do Corsa, esta era oferecida apenas na versão 1.6 GL de 92 cv. Logo após houve o lançado o Corsa Sedan, este disponibilizado em duas opções GL e GLS (mais equipada), ambas equipadas com motor 1.6, porém com 8 e 16 válvulas e potência de 92 e 102 cv respectivamente. Este propulsor 1.6 16v era derivado do extinto Corsa GSi.

Ainda em 1997 o Corsa Sedan ganhou uma edição com câmbio automático, (GL 1.6 8v), que apesar de não ter emplacado pra valer no mercado, por causa do alto custo de manutenção, teve vida longa, continuou a ser produzido até 2005, já com o Corsa Sedan Classic.

Corsa Sedan 1997

Corsa Sedan GLS 1997

Confira abaixo a ficha técnica do Corsa Sedan, Wagon e Pick Up de 1997 a 2002:

Corsa Sedan GL 1.6 8v

Potência: 92 cv
Torque: 13 kgfm
Aceleração 0 a 100km/h : 12.6 segundos
Velocidade máxima: 176.5 km/h
Consumo cidade: 9.6 km/l
Consumo estrada: 14.4 km/l

Corsa Sedan GLS 1.6 16v

Potência: 102 cv
Torque: 14.8 kgfm
Aceleração 0 a 100km/h : 10.6 segundos
Velocidade máxima: 188 km/h
Consumo médio: 12.8 km/l

Corsa pick up (1996 a 2001)

Potência: 92 cv
Torque: 13 kgfm
Aceleração 0 a 100km/h : 11 segundos
Velocidade máxima: 167 km/h
Consumo cidade: 11.8 km/l
Consumo estrada: 14.6 km/l

Corsa 1997 – O último membro da família é lançado: Corsa Wagon.

Corsa wagon lançada em 1997

A Corsa Wagon foi lançada em 1997 porém saiu de linha no começo de 2001

A perua Corsa chegou ao mercado no ano de 1997. Era um veículo cujas as aparências enganavam, por fora parecia ser menor que as concorrentes mas por dentro havia um bom espaço interno e um amplo porta-malas. A perua Corsa era oferecida nas versões GL e GLS, era equipada com um motor 1.6 de 8 v  ou 16v, que desenvolvia 92 cv e 102 cv respectivamente. A Corsa Wagon, como era chamada, tinha na época rivais de peso como a Volkwagen Parati e Fiat Palio Weekend que foi lançada em fevereiro de 1997.

A Corsa Wagon acabou sendo superada pelas concorrentes, sem alcançar números expressivos de vendas acabou ficando apenas por pouco mais de 3 anos no mercado, deixando de ser produzida no começo do ano 2000.

Ficha técnica Corsa Wagon 1997 2002

Corsa Wagon GL 1.6 8v (1997 – 2002)

Potência: 92 cv
Torque: 13 kgfm
Aceleração 0 a 100km/h : 11.9 segundos
Velocidade máxima: 179 km/h
Consumo médio: 13 km/l * (segundo a GM)

Porta malas: 341 litros

Corsa Wagon GLS 1.6 16v (1997 – 2002)

Potência: 102 cv
Torque: 14.8 kgfm
Aceleração 0 a 100km/h : 11.5 segundos
Velocidade máxima: 184.7 km/h
Consumo cidade: 10.9 km/l
Consumo estrada: 13.8 km/l (*segundo teste revista Auto Esporte)

Porta malas: 341 litros

Corsa 1998 a 2001.

corsa gls 2000

Corsa GLS ano 2000

De 1998 a 2001 o Corsa permaneceu no mercado sem nenhuma grande mudança exceto pequenas alterações na motorização e na parte estética, a maior delas no para-choque dianteiro que ganhou um novo desenho em 1999.

2000 – Chega a versão Super 1.0 16v

No auge da onda dos carros 1.0 16v, no final de 1999 a Chevrolet colocou no mercado os novos motores 1.0 16v de 68 cv de potência. Tanto o Corsa hatch quanto o Sedan ganharam este novo motor na versão Super. Vale lembrar que a versão de entrada Corsa Wind, continuou com o antigo motor 1.0 8v de 60 cv.

Corsa Sedan Super 1.0 16v (1999 – 2001)

Potência: 68 cv
Torque: 9.2 kgfm
Aceleração 0 a 100km/h : 14.9 segundos
Velocidade máxima: 155 km/h
Consumo cidade: 11.3 km/l
Consumo estrada: 14.2 km/l * (segundo teste revista Auto Esporte) (16.5 km/l segundo a GM)
Autonomia total em estrada 610 km

Porta malas: 375 litros

Corsa Wagon Super 1.0 16v (1999 – 2001)

Potência: 68 cv
Torque: 9.2 kgfm
Aceleração 0 a 100km/h : 16.8 segundos
Velocidade máxima: 156.2 km/h
Consumo cidade: 10.6 km/l
Consumo estrada: 13.1 km/l * (segundo teste revista Auto Esporte) (16.8 km/l segundo a GM)
Autonomia total em estrada 602 km

Porta malas: 330 litros (440 litros segundo a GM)

2002 – O Corsa muda radicalmente.

corsa 1.8 2003

Corsa 2003, tudo novo

No final de 2001, já como modelo 2002,  o Corsa recebe sua primeira grande reestilização seguindo o estilo adotado pelo Corsa europeu, mas com alguns retoques feitos pelos designers brasileiros , o Corsa mudou radicalmente subindo de carro compacto popular para quase um médio compacto abandonando o o título de carro popular da Chevrolet para o Celta, que havia chegado ao mercado em 2001 e já ultrapassava o Corsa em volume de vendas.

interior painel chevrolet corsa 2003 2009

Acima o interior do novo Corsa

Motores do novo Corsa

A nova geração do Corsa chegava em duas opções de motores, o 1.8 MPFi de 102 cv herdado do antigo Corsa, e o motor 1.0, este era o novo VHC, e desenvolvia 71 cv.

Este motor 1.0 era um tanto fraco em desempenho para equipar o novo Corsa, principalmente na versão sedan, que sofria em acelerações e retomadas. O consumo também não era animador segundo teste da revista Auto Esporte faz em média 10.8 km/l na cidade e 13.3 km/l na estrada, médias altas para um 1.0.

O motor 1.8 na versão hatch garantia um bom desempenho, porém o consumo é um tanto elevado, 7.2 km/l na cidade e 13 km/l na estrada.

Em 2003 a Chevrolet colocou no mercado o Corsa 1.8 FlexPower, um dos primeiros carros a contar com motor bi-combustível no Brasil, ele passou a desenvolver 105 e 109 cv (gasolina e álcool), a versão 1.0 Flex só veio a partir de 2005.

corsa sedan 1.0 2003

Corsa Sedan 2003

Ficha técnica Corsa 1.0 (2003 até 2005)

Corsa 1.0 8v (2002 – 2005)

Potência: 71 cv
Torque: 8.8 kgfm
Aceleração 0 a 100km/h : 21.9 segundos (15.5 segundos de acordo com a GM)
Velocidade máxima: 148.3 km/h
Consumo cidade: 10.8 km/l
Consumo estrada: 13.2 km/l (segundo a revista Auto Esporte) (16.5 km/l segundo a GM)

Porta malas: 236 litros

Corsa Sedan 1.0 8v (2002 – 2005)

Potência: 71 cv
Torque: 8.8 kgfm
Aceleração 0 a 100km/h : 19.57 segundos
Velocidade máxima: 157 km/h (de acordo com a GM)
Consumo cidade: 10 km/l
Consumo estrada: 14.5 km/l (segundo relato de proprietários)

Porta malas: 432 litros

Corsa 1.8 8v Flex (2003 até 2009)

Potência: 105 cv gasolina e 109 cv com álcool
Torque: 17.3 kgfm gasolina e 18.2 kgfm com álcool
Aceleração 0 a 100km/h : 11.4 segundos
Velocidade máxima: 183 km/h
Consumo cidade: 6 km/l com álcool / 8 km/l com gasolina (dados estimados)
Consumo estrada: 10 km/l* com álcool (*segundo teste Revista Quatro Rodas)/ 13.5 km/l** com gasolina (**dado estimado).

Corsa 2003 – Chega ao mercado a versão minivan do Corsa (Meriva) e a nova Pick-up (Montana)

chevrolet meriva 2003

Chevrolet Meriva 2003

Em 2003 a família Corsa ganha a esperada versão minivan, a Meriva que foi quase toda desenhada pelos designers brasileiros, veio com a missão de fazer frente a Renault Scenic e Citroën Picasso.

A Meriva era oferecida com motor 1.8 8v de 102 cv ou 1.8 16v de 122 cv, porém o motor 16v ficou no mercado somente até 2005. Hoje em dia ela é equipada apenas com motor 1.8 8v Flex de 105 cv.

chevrolet montana 2003

Chevrolet Montana 2003

Neste mesmo já como modelo 2004 surge também a pick-up Montana, sendo de início oferecida apenas com motor 1.8 8v já Flex de até 105 cv de potência, um dos grande atrativos é sua capacidade de carga de 730 kg, a maior da categoria.

2005 – Motores Flexpower e novas versões:

A partir de 2004 o Corsa hatch e sedan passaram a ser oferecido nas seguintes versões: Joy, Maxx (intermediária), e Premium (top de linha). Já na linha 2005 o Corsa  passa a contar em todas as versões com motor Flex power (bi-combustível), o 1.0 foi retrabalhado e passou a desenvolver até 79 cv com álcool (antes tinha 71 cv), o que melhorou o desempenho do carro.

Ficha técnica Corsa 1.0 8v Flex (2005 – 2007)

Potência: 75 cv gasolina e 79 cv álcool
Torque: 9.3 kgfm gasolina e 9.4 kgfm com álcool
Aceleração 0 a 100km/h : 16.6 segundos
Velocidade máxima: 159 km/h
Consumo cidade: 10.6 km/l com gasolina /  7 km/l com álcool
Consumo estrada: 13.5 km/l com gasolina / 9.7 km/l com álcool

O Corsa SS

Em 2005 também acontece a chegada da versão “esportiva” do Corsa, batizada de SS, ela vem com visual e interior com acabamento diferenciado mais caprichado, além de uma farta lista de equipamentos, porém o  motor é o 1.8 8v, o mesmo que equipa a versão normal do modelo.

2007 – Novo motor 1.4 Flex

Corsa   2003

Acima o Corsa 2008

Em julho de 2007 a Chevrolet lançou no mercado a linha 2008 do Corsa, a grande novidade foi a chegada do novo motor 1.4 Econo Flex, vindo do sedan Prisma, ele passou a equipar o Corsa Hatch, Sedan e a pick up Montana. Este novo propulsor apresenta uma ótimo desempenho, rendendo até 105 cv de potência.

Outra novidade é que a grade dianteira passa a ser cromada e o para-choque foi levemente retocado, além de agora o modelo vir com acelerador drive-by-wire.

Agora o Corsa é oferecido com três opções de motores, 1.0, 1.4 e 1.8, nas versões Joy, Maxx (ambas oferecidas com motor 1.0 e 1.4), e a Premium top de linha podia trazer o motor 1.4 ou o 1.8.

Confira abaixo a ficha técnica do Corsa 1.4:

Corsa 1.4 8v Flex (2007 até 2011)

Potência: 99 cv gasolina e 105 cv com álcool
Torque: 13.2 kgfm gasolina e 13.4 kgfm com álcool
Aceleração 0 a 100km/h : 11.8 segundos
Velocidade máxima: 177 km/h
Consumo cidade: 7 km/l com álcool / 8.7 km/l
Consumo estrada: 9.7 km/l com álcool / 12.5 km/l

(OBS: a GM divulga um consumo de 12 km/l e 17.5 km/l com  gasolina e 8.7 km/l, 12.3 km/l com álcool )

Corsa 2009 –  Prestes a se aposentar o Corsa agora traz apenas motor 1.4 e duas versões:

Completando em 2008 5 anos de mercado, a 2° geração do Corsa já não vende mais como antigamente e demostra sinais de cansaço, espera-se que até o final de 2009 a Chevrolet lance no Brasil um novo hatchback compacto, este modelo será o novo Chevrolet Agile (o primeiro carro do projeto Viva).

Um caso a parte é o antiga versão do Corsa sedan que passou a ser chamada de Classic. O Corsa Sedan é ainda hoje o segundo carro mais vendido da GM perdendo apenas para o Celta. O Corsa Classic deve ser reformulado em 2010.

2010 – O Corsa ainda segue vivo.

Em maio de 2009 o Corsa passa a ser oferecido somente com motor 1.4  Econoflex, abandonando os motores 1.0 e 1.8 presentes até então, além das outras versões inclusive a esportiva SS. O modelo já como 2010 ele é vendido nas versões Maxx e Premium ambas 1.4, os preços partem de R$ 32.027. Este é o primeiro sinal da aposentadoria deste compacto de sucesso da GM.

Novo Corsa lançado na europa que podera ser o nosso novo Corsa

Acima o Corsa europeu, lançado em 2008

Corsa Wagon GL 1.6 8v (1997 – 2002)

Potência: 92 cv
Torque: 13 kgfm
Aceleração 0 a 100km/h : 11.9 segundos
Velocidade máxima: 179 km/h
Consumo médio: 13.9 km/l * (segundo a GM)

Corsa Wagon GLS 1.6 16v (1997 – 2002)

Potência: 102 cv
Torque: 14.8 kgfm
Aceleração 0 a 100km/h : 11 segundos
Velocidade máxima: 179 km/h
Consumo cidade: 10.9 km/l
Consumo estrada: 14.7 km/l (*segundo teste revista Quatro Rodas)

108 Replies to “Saíba mais sobre o Chevrolet Corsa – Desde 1994 até 2009

  1. Tenho um corsa hatch 96/ 1.6/ 8v
    No documento informa que o mesmo tem 103 cv
    Alguem sabe como isso é possivel???
    Nao encontrei registros que tenha sido fabricado pela GM um corsa com essa potência

  2. tenho um corsa 95 mod.96 com ar condicionado vidros eletricos ,menos direção, 4 portas 60cv ,gostaria de saber se é 1.0 ou 1.4 no doc. diz que tem 1500cc

  3. bom dia. se houver uma melhora trocando o cabeçote ai eu trocaria tambem os pistoes para melhorar a taxa de compresao acho que daria melhor desempenho aguardo uma resposta obrigado

  4. bom dia no caso eu iria aproveitar a gaiola e o comando do meu e a tampa so trocaria o cabeçote sei que os pistoes tb mudam me parece que os do vhc sao retos a parte de cima e os do meu existe um pequeno buraco no cabeça do mesmo vcs podem me ajudar me respondendo se vai melhorar alguma coisa no desenpenho

  5. bom dia tenho um corsa 96 wind mpfi e gostaria de colocar um cabeçote do vhc 2003 2004 ou 2005 qual e a diferença dos cabeçotes pois eu vi um no desmanche do antigo e me pareceu ter diferença nas valvulas e na camara de conbustao. sera que melhoraria a taxa de compresao ficaria um pouco mais forte aguardo uma resposta obrigado

  6. Ola. Tenho um corsa wind 1.0 , 50cv ano 1995 . Gostaria de saber se posso chipar ele para 70cv sem precisar trocar a relação de marchas

  7. Carro Excelente, acabei precisando fazer o motor do mesmo, o meu está agora com 91 mil km, é um carro ótimo, você faz curvas com um simples toque no volante, o mesmo foi muito bem elaborado na minha opinião…. é um carro que corresponde a todas expectativas…. nada que um sinal a direita não resolva o problema na BR, ótima aceleração. carro leve, porta malas da hora, eu, sinceramente não quero e nem preciso trocar de carro, uma ótima sugestão a aqueles, que assim como eu, tem como preferência conforto, desempenho e funcionalidades ok, o ar condicionado é demais desse carro, sem contar que o desembaçador do carro é também muito bom, pelo visto não sou tão exigente, mas estou totalmente contente com esse carro… ano 2006, modelo Maxx…. nada a reclamar, abraços!

  8. Olá boa noite me chamo dos Santos acabei de comprar um corsa 2002 gueto saber se é um carro bom e q tipo de corsa e esse pq as peças são mais caras q dos outros corsa obg

  9. tenho um corsa tambem levei ele no mecanico para poder ver porque o carro estava acendendo a luz de injeçao ele me diz que era por causa do ar condicionado que estava estragado e o ar funcionava junto com o radiador do carro sera que e verdade

  10. Olá. Gostaria de relatar minhas experiências com corsa. Bom, meu primeiro corsa foi um modelo classic vhce 2010. Carro básico, no entanto bem honesto. Motor dava conta do recado e o consumo era o esperado, em média 14 km/l na cidade. Vendi o mesmo com 40 mil k rodados. Apenas gastei com troca de óleo e pastilhas de freios. Tive após um classic vhc 2004. Motor tem um erro de engenharia da gm. Tenha bastante cuidado e leve ao mecânico de confiança antes de fazer negócio. Tive que fazer o motor, mas porque o antigo dono, não cuidava da manutenção básica. Fiz motor e pintei o carro. Acabei praticamente dando o carro pelo valor que recebi na venda. Agora possuo um corsa 1.8 premium 2006. Ahhh! Esse sim! Amo o carro. Fiz 04 viagens para o nordeste com ele. As manutenções que tive sempre foi normal, trocas de peças por desgaste. O único problema que tive com o carro são os mecânicos que tive o desprazer de deixar trocar peças me causando prejuízos por conta de não saber trabalhar. Carro muito confortável, anda muito bem. Consumo de 11 km/l na cidade e 16 km/l estrada. Com ar ligado (gela muitooo !!) o consumo sobe um pouco. Agora, dizer que carro 1.0 faz menos é relativo. Depende do quanto você vai esticar marchas. O corsa 1.8 se tocado de maneira correta vale muito a pena no custo benefício, é um carro fantástico e barato perto de modelos 0 km e pelados. Abraço.

  11. Eu quase não acreditei,mas não sou mentiroso e minha intenção não é fazer propaganda,visto que a verdade prevalece sempre. Eu tenho um CORSA1.6 ANO 2005 , 4 PORTAS , GLASSIC,8 VALVULAS. Eu fui à Santa Catarina abasteci em Porto Alegre,e reabasteci na Praia de GAIVOTA,SC,FUI NA MÉDIA DE 85 KM POR HORA, UM POUCO MAIS CHEGANDO A 90 KM , MAS VOLTANDO A 85KM ELE FEZ 18,5, EU QUASE NÃO AGREDITEI,mas ele realmente a conta está certa,não vendo o carro mais.

    1. Eu tenho um 2008/2009 se estiver bem revisado é um carro bom, mas desde que seja para perímetro urbano, na estrada ele pede muita marcha e ronca muito a partir dos 100 km/h.

  12. Bom dia, tenho um corsa wagon GLS MPFI 1.6 1999/2000, está com vazamento na caixa de direção gostaria de saber quais as referencias do modelo da caixa para que eu compre pela internete.

  13. Boa tarde,

    Amigo preciso de ajuda, tenho um Corso Wind Super 2 p. é possível por ar condicionado ? ele fica 100%

    Estou com um problema, quando reduza a velocidade muito rápido, (ex. para parar no pedágio ) ele morre, mas ja fui em uns 30 mecânicos e ninguém consegue arrumar , não sei mais o que fazer.

  14. Ótima matéria ..parabéns ao redator!!!!!!!!!!! Fiquei curioso pelo ano em que foi feita pois não achei…srsrsrs
    Tenho 26 anos e até agora tive dois carros na vida e os dois foram: (Prêmio para quem adivinhar…kkk) Corsa. O primeiro foi um gl 1.4 1995 a qual fiquei 6 anos com o bichinho e foram só alegrias e inumeras recordações das aventuras em que se pode passar em seu primeiro carro……..o segundo que adquiri recentemente foi o Corsa Hatch modelo novo Premium 1.8 ano 2005, carro top de linha, esse modelo novo já era meu sonho de consumo a muito tempo, desde a primeira vez em que havia manobrado em uma firma que trabalhei no periodo da noite e um dos donos esqueceu de puxar 5 cm para frente para fechar o portão da firma…kkkk…Só alegrias com Corsa …abraços

    1. verdade meu caro! muitas informações erradas! Meu corsa Hach 1.6 1997 faz de 0 a 100 em 9 seg. velocidade máxima do ponteiro já atingi 200km/h não mantem a estabilidade na velocidade que chega mas é um ótimo carro! com boa potência e bom top!

  15. Tenho um corsa 1.0 super mpfi 99, deu vazamento no compressor versa original, queria saber se o mesmo pode ser reparado, se compensa, quanto custa um compressor versa novo e se este compressor ainda é fabricado?

  16. Amigo!

    Quero comprar o meu primeiro corsa sedan do ano de 2000 à 2005. Sou professor e rodo muito na cidade. Qual a sua sugestão de compra em relação ano/modelo/consumo e revenda?

    Obrigado

  17. Olá!! Eu tenho um corsa ano 96, 1.0 mpfi, gostaria de saber se é possível colocar o motor parcial com pistões, bielas, virabrequim, bronzinas anéis etc… do corsa vhc ano 2003, tendo em vista que o meu carro fundiu e não encontro o bloco original. Quais modificações teriam que ser feitas. Obrigado.

    1. Resposta – Marcos Antonio Vargas

      Olha primeiramente o bloco do 1.0 MPFI é o mesmo do VHC, assim como o virabrequim e outros componentes maiores, porém o VCH é uma versão evoluída do MPFI, desenvolve 14 cv a mais, tem uma taxa de compressão maior, mais torque e um novo sistema de injeção, se não estivermos enganado os pistões e bielas tem tamanhos diferentes, o cabeçote também traz alterações.

      Enfim par anão entrar em detalhes técnicos o que podemos te dizer é que é sim uma alteração possível, e inclusive tem dono de Corsa 1.0 que já fez (de uma olhada nesse link http://www.clubedocorsa.com.br/viewtopic.php?t=13)

      Agora não é um serviço fácil, e com 100% de certeza que ficará perfeito, já que são necessárias algumas adpatações, caso você decida mesmo fazer procure uma oficina de confiança e que tenha qualidade.

      Tente postar essa sua dúvida no forum do Clube do Corsa, com certeza o pessoal de la vai te dar mais dicas: http://www.clubedocorsa.com.br/index.php

      abraço e boa sorte

    1. Resposta – Henrique

      Amigo não existe Corsa com motor carburado, todas as versões do modelo desde a primeira 1.0, quanto a 1.4 de 1994 trazem motor com injeção eletrônica, dai a sigla EFi (Eletronic Fuel Injection) no nome do modelo, o que acontece é que era uma injeção mais primitiva Single Point, com apenas um ponto de injeção de combustível. A partir de 1996, o Corsa passou a trazer uma nova injeção, a conhecida MPFi (Multi point fuel injection), mais moderna multi ponto com 4 pontos de injeção, porém esta nova injeção MPFi só foi adotada pelo motor 1.0, o motor 1.4, foi substituído pelo 1.6 MPFI, mais moderno.

      abraço

  18. Oi pessoal. Será que vocês podem me dar um explicação?

    Estou procurando um Corsa usado para comprar mas estranhei ver que, mesmo tendo sido mudado o design do Corsa, o velho design voltou a ser produzido, ou seja, encontrei Corsas 2005, 2006, 2007 e 2008 com a velha cara.

    Agora estou muito confuso. Por favor me ajudem. Obrigado

    1. Resposta- Gilciano

      É sim um bom carro, o Corsa tem uma excelente durabilidade, sua manutenção é simples e fácil. Agora claro que você tem de tomar alguns cuidados extras com a manutenção, como sempre atentar para o nível do óleo, trocar a cada 10 mil km ou 6 meses dependendo das condições de uso do carro. Lembre se também de trocar sempre o filtro do óleo a cada troca de óleo, e o filtro de ar e de combustível, a cada 8 meses ou no máximo uma vez por ano. Fique esperto também com as correias do motor, se não souber quando foi trocada pela última vez, é comendado que você troque, para evitar surpresas.

      abraço e boa sorte

  19. Olá amigo!

    Agradeço pela atenção.Agora fico mais tranquilo por tirar essa dúvida.Desconfiava que não seria 1.0 pelo bom desempenho que tem principalmente na estrada.

    Forte abraço e boa noite…

  20. Olá amigo,

    Parabéns pelo site!!!

    Tenho um Corsa 1996, na Tampa do porta malas está escrito MPFI e no Documento do carro diz GM/CORSA GL 60CV .

    Qual seria a potência 1.0,1.4 ou 1.6 estou na dúvida.

    Aguardo resposta…

    Abraço.

    1. Resposta – Julio Cesar

      Amigo primeiramente, o Corsa a partir de 1996 toda a linha passou a contar com um novo sistema de injeção o MPFI (multi ponto).

      O seu Corsa deve ser o GL com motor 1.4 de 60 cv, ele deve ser 1995/1996.

      O motor 1.0 de Efi de 1994 a 1996 tinha 50 cv, ele equipa o Corsa Wind. A partir do modelo 1997 o Corsa 1.0 passou a trazer o motor 1.0 MPFI com 60 cv. Mais tarde em 2000 o Corsa 1.0 também ganhou o motor 1.0 16v com 68 cv.

      O motor 1.6 passou a equipar o Corsa a partir de 1996 era 16v MPFI e tinha 92 cv, mais tarde em 1998 chegou o motor 8v MPFI que tinha 98 cv.

      abraço

  21. ola gostaria de tirar uma duvidas.quando eu deixo o carro desligado por 2 dias ele tem dificuldades para pegar.(corsa wind 94) e normal? pode ser velas sujas ou velhas ?pode ser fulsiveis queimados ? ele pode estar roubando corrente.meu carro e basico.não tenho vidros eletricos.meu som e simpres.

  22. gostaria desaber sobre a troca ou regulagem do trambulador do corsa wind 95. eu tenho um e não tá entrando a segunda marcha tenho q forçar prá entrar

  23. Olá galera.Gostaria de saber como é feita a adaptação da grade dianteira do classic 2009 ao modelo 2003, já comprei a peça mas estou encontrando dificuldade em achar mão de obra.

  24. Tenho um corsa branco 4pts 1997, excelente companheiro, mas agora vou encarar um modelo mais despojado da GM; um Astra 1.8 mas sentirei falta do amigao economico e estiloso…

  25. Adorei a materia.

    acabei de comprar um corsa GLS sedan, 1.6, 8V, ano 1999.

    O carro esta apenas com 2.000 kilometros rodados, ficou parado estes anos todos, já levei ao mecanico para trocar as correias e outras peças em virtude do tempo que ficou parado.

    A minha duvida é a seguinte..

    Ele fez somente 7 kilometros com 1 litro de gasolina na cidade, isso com o ar condicionado desligado. O mecanico me falou que era para eu apertar o pé tendo em vista que o carro esta sendo amaciado. Gostaria de saber se este consumo é normal, ou a causa pode ser pelo veículo estar ainda novo influenciando assim no consumo. Tinha antes um Ford ka e ele consumia bem menos.

    Aguardo resposta.

    obrigado e parabens pelo site.

    1. Resposta – Rodrigo

      Em casos normais com o motor em plena condição de funcionamento e bem ajustado (velas limpas e novas, óleo e filtros recém trocados) este consumo de 7 km/l na cidade não é normal, para um Corsa 1.6 8v, este consumo não é considerado alto até mesmo para um carro flex, quanto mais para um modelo a gasolina, o consumo considerado normal para um Corsa Sedan 1.6 8v 1999 fica em torno de 10 km/l na cidade e 14 km/l na estrada. Este negócio de amaciamento de motor, não é tão importante quando antes atualmente com a alta tecnologia da injeção eletrônica o motor se adapta melhor as novas condições, tanto em consumo quanto desempenho.

      Se este consumo continuar alto, reclame com seu mecânico.

      abraço

  26. Bom dia !! Ja tive alguns corsas,1996, 1997, 1999 e agora tenho um corsa 2002 modelo novo e tenho uma grande dúvida com relação ao seu motor. Não sei se ele é ou não VHC. Como poderia sanar essa dúvida por favor ?? Com relação aos motores baterem de manhã na primeira partida são sim todos os Corsas que fazem isso, agora se o barulho persistir no decorrer do dia ai sim procurem um mecânico de confiança, porque a coisa pode ser séria ou mudem o tipo de óleo do motor, abçs

  27. ola boa tarde!gostaria saber mais alguns detalhes da corsa wagon 1.0 16v!pois estou prestes a comprar uma e muitos dizem q esse motor e muito fraco e problematico!desde ja obrigado.

    1. Resposta – Diego

      Realmente não é muito recomendado a compra de um carro com motor 1.0 16v, principalmente se o antigo dono não tinha os cuidados devidos que se deve ter com um motor 16v (o que acontece na maioria das vezes), são grandes as possibilidades de surgirem problemas. E quando os problemas surgem o custo de reparo normalmente é bem mais elevado que os dos motores 8v.

      Na pratica o que acontece é que este motor 1.0 16v exige uma atenção maior com relação a manutenção, principalmente com o óleo, o que na pratica poucos donos tem, ai não é raro motores deste perfil acabarem fundindo ou terem graves problemas devido a falta de óleo, como a formação de borra, o que comumente acontece quando o dono esquece de trocar o óleo. O custo de reparo nestes casos é alto.

      Outro ponto, é que este motor 1.0 16v não se da bem ao empurrar a Corsa Wagon, que é bem mais pesada do que a versão hatch do Corsa. Ou seja esta versão fica devendo em desempenho, principalmente em acelerações.

      Portanto pense bem antes de fechar negócio. E claro analise outros modelos.

      abraço e boa sorte

  28. tenho um corsa/super sedam 1.6 mpfi automatico vidros eletricos andei batendo ele na garagem e quebrou o farou com a ida do farol pra traz quebrou tbm o bocal do radiador para meu espanto ao desmontar o radiador em contrei umas mangueiras ligadas meu carro tem o botão universal do ar condicionado mas na frente so tem dois botoes goastaria de saber se meu carro tem ar se foi retirado como posso saber aguardo uma dica…

  29. Ola amigo tenho um corsa wagon 2000 1.6 8v q esta bebendo bem ja mandei limpar os bicos e troca as velas mas ele naô da q 12 km na estrada .Alem dos cabos teria mais alcuns dispositivos eletronicos a ses trocados ? desde ja obrigado

  30. Ola admin, acho que vc não foi informado mas o "corsa sedã" será tirado de linha, entrará o sedã Cobalt que substituira toda a linha, pra mais noticias acesse o

    noticiasautomotivas

    ate mais

  31. Possuo um Corsa Wind 1.0 ano 94

    Troquei a bomba de combustivel estes dias e coloquei uma

    marca Gaws que segundo o vendedor e para Corsa MPFI.

    Observei que o carro esta andando mais porém estou achando o consumo muito alto. em torno de 11,25 na cidade. Com a bomba anterior fazia 13,5 a 14 na cidade

    O vendedor me disse que a bomba possui regue regulagem de pressão, porém o mecanico não mexeu em regulagem.

    Será este o problema

    1. Resposta – PEDRO

      É difícil a gente te falar alguma coisa, já que vários fatores podem influenciar no consumo, como você mesmo falou pode ser a regulagem, ou o fato da bomba ser nova, ou ainda não ser a recomendada pelo fabricante, pode haver diferença entre os motores EFI e MPFI. Mas estamos falando isto por alto. Não há como dizer o que pode estar acontecendo.

      abraço

    2. BOM DIA,AS BOMBAS TEM DIFERENÇAS DE BAR SIM,A NOVA E MAIS FORTE POR ISSO FAZ O CARRO CONSUMIR MAIS.
      EU TBEM JA FIZ ISSO COM O MEU GL1.4 1995 E O CONSUMO AUMENTOU

  32. gostaria de uma dica,estou com um corsa 1.8 sedan, vem apresentando varios problemas oscila na baixa ,e nas saidas bate pino.

    obs: ja troquei o cabecote e o defeito permanece.

    1. Resposta – Washington

      Os relatos de batida de pino ou oscilações de potência são mais comuns nos motores 1.0 VHC, já este motor 1.8 são tido como um pouco mais resistentes, já que descendem do antigo 1.6 MPFI que equipava a geração anterior do Corsa, portanto não há nenhum defeito crônico. Bem cara, é difícil a gente te ajudar de alguma forma, já que cada caso é um caso, só mesmo fazendo uma analise detalhada do seu motor, levando em um centro de diagnóstico checando vários possíveis problemas.

      Tente posta sua dúvida no fórum do Corsa Clube ( <a href="http://www.corsaclub.com.br),” target=”_blank”>www.corsaclub.com.br), o pessoal de lá pode te dar uma ajuda com relação as possíveis causas do problema no seu motor.

      De uma olhada neste tópico há alguns problemas similares:

      http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=2902

      abraço e boa sorte

  33. EU QUERO COMPRAR UM CORSA WAGON PRECISO SABER QUAL É O MELHOR E EU NAO VOU GASTAR MUITO COM MANUTENÇAO QUE SEJA ECONOMICO E COMPLETO E GOSTARIA DE SABER DO CORSA SUPER TAMBEM ME DISSERAM QUE UM TEM 4 BICOS E O OUTRO TEM 1 BICO SÓ SEI ATE AGORA QUE O DI QUATRO BICOS É BOM OBRIGADO E UM ABRAÇO

  34. Estive lendo sua materia sobre o corsa por curiosidade mesmo..rs..parabens…mas acho que com relação ao motor flex 1.8 a potencia em cavalos esta incorreta sendo ela de gasolina 112 cv e alcool 114 cv segundo o manual do proprietario(ano 2006 ainda vou conferir mas acho que o 2005 também é isso) que pode baixar no site da chevrolet e torque de 17,7 Kgf.m

    1. Amigo ja vi esses valores de potência também , porém era os dados do corsa super sport ou também conhecidos "ss"…..gostei da matéria aqui , no entanto , acho que cometeram alguns enganos, como desse levantados por nós dois……

  35. Tenho um corsa 95 1.0 efi, eu consigo chipar para alccol ou mesmo por um chip de potência. Há alguma outra coisa para aumentar um pouco a potencia do carro sem colocar um kit turbo.

    1. Resposta para Eduardo

      Infelizmente nós aqui do site não sabemos te responder ao certo, existe várias soluções encontradas para aumentar a potência deste motor 1.0, mas grande parte gastam muito e o resultado não é tão satisfatório assim. Tente pesquisar mais sobre isto nos forums especializados no Corsa, segue os links abaixo:

      http://www.corsaclube.com.br/forum/

      http://www.clubedocorsa.com.br/

      http://www.clubedocorsa.com.br/forum/

      abraço

  36. ola, gostaria de saber de alguem que possui classic 2010 1.0 se ele tem a direçao hidraulica e freio mais pesado, em relaçao ao gol ou palio do mesmo ano.

    1. wilson

      Cara não tem como a gente de dizer alguma coias, o jeito é mesmo levar até um mecânico de confiança. Este problema que você relatou é bastante comum, e pode ter varias causas, como velas, bicos injetores sujos, problema na injeção eletrônica, bomba de combustível, ou coisas mais graves. Mas fica difícil a gente de falar qualquer coisa.

      abraço e boa sorte

    1. Wilson

      Depende de carro pra carro e de vários fatores como por exemplo: versão, equipamentos, quilometragem, estado do carro, cuidado que o último dono tinha com o veículo, revisões etc. Ou seja as vezes um modelo mais novo 2003 2004 pode ser mais desvalorizado que um modelo mais antigo 2002 2003 por exemplo. Mas deixando estas variáveis de lado, os especialista recomendam que sempre se opte pode um modelo de ano/modelo mais novo, no caso o 2003, já que a desvalorização de um ano para outro dependendo do caso pode ser considerável.

      Não sei se esta era realmente sua dúvida mas, qualquer coisa escreve ai

      abraço

      equipe Encontracarros.com

  37. Tenho um corsa 2006 motor VHC , e ele tem uma batida diferente como se estivesse batendo valvula e os mecânicos dissera que os motores VHC sairam assim , gostaria de saber se são assim mesmo.

    1. Joilson

      Isto depende do barulho, realmente há algumas reclamações e relatos dos motores VHC fazerem a famosa batida de pino, porém neste caso o problema é grave e se não sanado por acarretar sérias avarias ao conjunto. Ou seja o concerto pode pesar bastante no bolso.

      O ruído relatado é sentido principalmente em marcha lenta, quando é exigido uma força maior do motor, principalmente em arrancadas.

      A própria GM se manifestou a respeito deste problema, afirmando que o problema pode ter origem de uma falha no pistões, que por erro de projeto poderia causar este ruído metálico (batem saia).

      Na época a GM recomendava que ao notar qualquer barulho anormal no motor, o cliente deveria levar o carro para fazer uma analise em uma concessionária autorizada.

      Claro, vale lembrar que este problema pode acontecer em alguns carros, não é uma regra a todos os modelos.

      Segundo a GM este problema foi minimizado nas versões mais novas do motor VHC, de 2007 em diante.

      abraço

  38. Eu quero compra um corsa e apareceu um ano 94 ótimo estado no valor de R$9,000,00, esse valor é bom, sendo q o motor tmb esta bom.

    Por favor o preco e bom ?vale a pena ?

  39. Olá Caro Amigo… Ano Que Vem Provavelmente Irei Comprar Um Corsa Wind 1.0 Ano 2000/2000 Do Meu Pai…

    O Carro Está Em Perfeitas Condições E Ainda Sei Qual A Procedência Do Veículo E Tudo Mais Porque Eu Justamente Cresci Com Ele.. Meu Amor Pelo Carro Se Encontra Desde Quando Eu O Vi Pela Primeira Vez… Goostei Muito Da Reportagem Parabéns… Abraaço Colega '=D

  40. Não é a toa que o meu carro é o corsa da GM, parabens para quem fez a reportagem e principalmente para o criador desse amigao companheiro que nunca me deixou na mão O MEU CORSA….RSRSRSRS

    ABRAÇOS E O MEU MUITO OBRIGADO.

    1. Ezequias

      Tudo indica que sim, (Importante não confundir com o Classic). O Classic este sim vai ficar por um bom tempo no mercado, já o Corsa Sedan derivado da geração atual do Corsa, lançado em 2002, ele deve sair de linha em 2011, assim como o Corsa.

  41. colega, troquei a correia de transmissão e alternador e o esticador com km 49.0000 rodado , corsa mpfi 1.0 8v COM KIT GNV ANO 2004 modelo novo . pergunto a voce? quando devo trocar novamente este itens. km atual 88.00000 rodados.

  42. gostaria de saber qual a diferença entre o corsa sedam super 1.0 mpfi 16v ano 2000/2001 entre o corsa sedam wind 1.0 mpfi obrigado boa tarde.

    1. Gilmar

      O Corsa Sedan Super, é um pouco mais equipado, vinha com rodas de liga-leve, vidros verdes, protetor de carter, preparação para som, desembaçador traseiro, além de para-choques e retrovisores pintados na cor do carro, e podia ser equipado com itens como ar-condicionado, vidros, travas elétricas, além de ter o interior um pouco mais bem acabado. Enquanto o Wind era a opção mais básica e trazia itens como opcionais.

      Agora com relação ao motor, bem normalmente os mecânicos recomendam evitar o motor 1.0 16v, por que ele exige uma manutenção maior, principalmente com o óleo, além de ter um custo de manutenção um pouco maior, já o motor 1.0 8v é tem manutenção mais simples, além de ser um pouco mais valorizado no mercado na hora de revender.

      É isso, qualquer coisa é só escrever ai

      abraço

    1. Luiz

      Teoricamente pode sim, mas não compensa por que o custo do serviço é alto e merece cuidado, outro ponto é que você terá que alterar a transmissão também, já que o motor 1.4 (105 cv) possui uma relação de marcas diferenciada do 1.0 (70 cv), caso contrário você não irá sentir grande diferença, por fim mais tarde você pode ter problemas na hora de vender o carro, já que terá que explicar o motivo por ter trocado o motor e procedência deste novo propulsor, documentação etc.

      Uma alternativa é instalar um turbo ou um chip de potência.

      Para saber mais detalhes sobre isto acesse:

      http://www.corsaclube.com.br

      abraço

  43. ola, gostaria de pedir uma opiniao; minha prima quer que eu compre o corsa dela corsa super 4p/96 ,me ofereceu o restante do financiamento 33×460,00. mas quero pedir opinioes se é um bom negocio ou nao??

    desde ja agradeço.

  44. ESTE CARRO E FANTASTICO,PREFIRO UM CLASSIC MIL VEZES MAIS DO QUE UM AGILE.O CORSA B,NA MINHA OPINIAO,UM EXCELENTE PROJETO DA OPEL.QDO FOI LANCADO 1994,COMPREI 2 WIND E 1 GL 1.4.PRECISO FALAR MAIS.EM 1997 COMPREI UMA BLAZER DLX.COMPLETACA E UM SEDAN CORSA GLS.HOJE,TENHO :POLO 2010,PEUGEOT 2008 E CLARO UM CLASSIC 2007.EM 2011 COMPRO OUTRO CLASSIC.GOSTO MUUUITO.

    1. O Corsa wind é a versão básica (básica) do Corsa, já o Super é um pouco mais equipado, vindo por exemplo com cinto dianteiros com regulagem de altura, desembaçador e limpador do vidro traseiro, vidros verder e prepararação para som.

      Com relação a motorização o Corsa Wind e o Corsa Super conta com o mesmo motor 1.0 de 60 CV MPFI.

      Antes disso o Corsa Wind contava com um motor de 50 CV.

    1. Suéllen

      O Corsa Wind é menos equipado e tem motor mais fraco que o Corsa Super.

      O Corsa Wind ano 2000, era oferecido com motor 1.0 8v de 60cv de potência.

      Já o Corsa Super ano 2000 conta com motor 1.0 16v de 68cv.

      Na prática a diferença entre os dois modelos, é que o Wind é mais econômico, porém anda menos, o Corsa Wind também tem desvalorização maior.

      Atualmente a diferença de preço entre as duas versões é de cerca de R$ 800 a R$ 1000 reais.

  45. OLA ADOREI A REPORTAGEM, PARABENS!

    AGORA QUERIA SABER DE ALGUM DE VCS , SE O MOTOR DO CORSA 1.6 É DO MESMO TAMANHO DO MOTOR 1.0 OU SEJA EU ESTAVA QUERENDO TIRAR O MEU MOTOR DE 1.0 E COLOCAR NO LUGAR DELE O DE 1.6 OK.

    AGUARDANDO REPOSTA ANCIOSO.

    FRANCISCO ABRAÇOS!!

    1. Que pergunta hein! Mas depende da versão do motor 1.6, bom tecnicamente os motores podem sim ser trocados, mas há algumas coisas que você terá de considerar.

      O Celta de 2000 até 2003 usava o mesmo motor e câmbio do Corsa, porém como você quer colocar o motor 1.6 certamente vai ter que trocar a caixa de cãmbio do Celta, já que o a relação de marchas do motor 1.6 do Corsa, certamente é diferente do motor 1.0 que está no Celta. Caso contrário não haverá diferença no desempenho.

      Você terá que ter cuidado ao trocar todas as outras peças que alimentam o motor 1.0 por capazes de alimentar o motor 1.6, como bomba de combustível, bicos injetores, radiador, sensores eletrônicos, chicote do motor e fusiveis, modulo de injeção eletrônica (ECU) entre outros itens, que você provavelmente terá que importar do Corsa.

      Há ainda o peso diferentes dos motores 1.0 e 1.6, que certamente vai influenciar a suspensão, o que pediria que você troca-se também o conjunto de suspensão, para não comprometer a dirigibilidade do carro.

      Bom da pra fazer dá, mas você terá que contar com um mecãnico que entenda bem do negócio, ter um algum dinheiro sobrando, e tempo para lidar com a dor de cabeçar. Boa sorte!!

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