Renault 5 E-Tech 2025 – Novo elétrico popular chega na Europa por R$ 135.000

renault 5

A Renault apresentou de forma oficial nessa segunda (26/02) o aguardado Renault 5 E-Tech, considerado um dos lançamentos mais importantes da marca nos últimos anos, o compacto chega com a missão de ajudar a deixar os carros elétricos mais populares na Europa e fazer a Renault enfrentar o avanço das rivais chinesas. Com visual retro inspirado no famoso Renault 5 original do anos 1970, ele terá preço a partir dos 25,000 euros (R$ 135.000) e pode rodar mais de 400 km em sua versão top de linha.

renault 5 e-tech

O Renault 5 E-Tech é construído sobre a mesma plataforma do Novo Nissan March, que também será totalmente elétrico. Porém enquanto o 5 foi revelado agora em 2024 e começará a ser entregue no início de 2025, o Novo March da Nissan deve ser mostrado apenas em 2026. Ambos serão produzidos na mesma fábrica na França, uma nova planta especializada em carros elétricos.

renault 5 2025

Renault 5 no Brasil?

São grandes a chances de que o Renault 5 seja vendido no Brasil, recentemente a Renault afirmou que tem planos de trazer novos elétricos ao nosso país, sendo que um mais dos cotados é o Renault 5, pelo preço mais acessível e competitivo. No Brasil, ele seria concorrente direto do BYD Dolphin e GMW Ora, modelos que estão vendendo muito bem obrigado.

Enquanto na Europa, o Renault 5 vai rivalizar com uma nova safra de carros elétricos de entrada, em especial o Citroen E-C3, uma versão elétrica de baixo custo do C3 apresentada recentemente e que terá preço partindo de 23.300 euros (R$ 125.000).

renault 5 e-tech farol

Visual do Renault 5 chama atenção

O Renault 5 E-Tech chama atenção pelo visual minimalista e retrô, inspirado no R5 original de 1972. O toque futurista fica por conta do conjunto de faróis e lanternas com uma nova tecnologia com LED mais minimalista. Sua carroceria traz estilo quadradão, as maçanetas da segunda porta ficam escondidas na coluna da janela, dando a impressão que se trata de um hatch compacto de três portas.

renault 5 e-tech interior painel

Interior surpreende

Embora seja um carro popular, o Novo Renault 5 tem um excelente conjunto de equipamentos e sua cabine possui acabamento de boa qualidade, é rica em detalhes, conta com diferentes tipos de tecidos e texturas, o painel é forrado com materiais de toque suave e ao centro há uma tela de alta definição bem generosa, ligada em uma peça única com o quadro de instrumentos também digital.

renault 5 e-tech interior bancos

Dimensões do Renault 5

Como você pode observar nas imagens as dimensões do Renault 5 são compactas, ele é uma espécie de Mini Cooper francês, seu comprimento fica em 3,92 m, por 1.38 m de largura e 1.36 m na traseira, a distância entre-eixos é de 2.54 m. O porta-malas é de 326 litros.

renault 5 2025 traseira rear view

Bateria

De acordo com a Renault, o 5-E-Tech estará disponível com duas opções de baterias: 40 KWh ou 50 KWh, porém, apenas a maior estará disponível agora na data de lançamento, a segunda será lançada em um momento posterior. A versão com bateria menor pesa 1,350 kg, enquanto a com bateria maior conta com 1,450 kg.

renault 5 2025

Potência do Renault 5

O Renault 5 contará com dois níveis de potência: 150 CV ou 110 CV, o primeiro está associado com a bateria de 50 KWh, enquanto o motor de 110 CV virá com a bateria de 40 KWh e chegará apenas em uma data posterior.

renault 5

Desempenho do novo Renault 5

Segundo dados da Renault, o novo compacto elétrico pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 8 segundos. Já a velocidade máxima é limitada eletronicamente aos 150 km/h.

renault 5 2025

Autonomia de 400 km se você não for para a estrada

Na versão com bateria de 50 KWh o Renault 5 pode rodar até 400 km, já com a bateria menor a autonomia baixa para 300 km. Embora possa parecer pouco, essa autonomia é suficiente para a maior parte das pessoas rodar no dia a dia dentro das cidades. Porém para viagens com família a solução ainda é alugar um carro com motor a combustão ou recorrer ao meio de transporte alternativos, como os trens que são bem comuns na Europa, já que na estrada a autonomia do Renault 5 baixa consideravelmente. Uma bateria maior garantia uma autonomia maior, mas encareceria em muito o preço do Renault 5.

 

Fonte: Netcarshow.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *