Renault Twingo 2015 chega com tudo novo e motor traseiro

renault twingo 2015 // novo renault twingo 2014

A Renult mostrou no Salão de Genebra 2014, a totalmente nova geração do Twingo, o simpático carrinho compacto lançado em 1992, chega agora a sua terceira geração, com tudo renovado.  Os engenheiros da Renault se uniram com o pessoal da Daimler para criar um carro do zero e o resultado é um sub-compacto cheio de particularidades, um modelo que cativa pelo visual simples e clássico e pelo motor traseiro montado abaixo do porta malas, isso mesmo motor traseiro.

renault twingo 2014

Apesar de estar sendo apresentado somente agora em 2014, o projeto de construção do novo Twingo já tem um bom tempo ele começou em 2010, ano em que a parceria entre a Renault e a Daimler foi firmada, além  do novo Twingo 2015, outro fruto da parceria entre as duas construtoras sera a próxima geração do Smart, prevista para ganha as ruas ainda nesse ano.

renault twingo 2014

O grande diferencial deste novo Twingo sem duvida é o posicionamento peculiar de seu motor. Para garantir a praticidade interna, o conforto e o prazer de dirigir – sem abrir mão das dimensões compactas da carroceria (que garante um excelente mobilidade para quem vive nas grandes cidades), a solução encontrada foi instalar o motor na traseira do carro, entre o porta malas e o eixo traseiro, assim como acontecia por exemplo no VW Fusca de primeira geração. A Renault afirma que com isso o Twingo também ganhou em equilíbrio e dirigibilidade, mais ágil do que um carro com motor frontal, ele surpreende na hora de manobrar.

renault twingo 2014

Assim como nos modelos esportivos, a tração é traseira, solução que além de melhorar significantemente a dirigibilidade do Twingo, transformando o modelo praticamente eu um micro esportivo, também serviu para diminuir os custos do projeto e construção do carro, além de deixar o modelo mais leve, já que o motor fica praticamente sobre o eixo traseiro.

renault twingo 2014

Enbora o bloco fique posicionado praticamente embaixo do porta malas, ele não rouba tanto espaço do compartimento de carga do novo Twingo, há espaço para 219 litros. A Renault afirma que não existe risco do calor do motor passar para as bagagens, já que a montadora desenvolveu um eficiente isolador térmico para a tampa do motor, ou seja, não há o risco da carne comprada no supermercado cozinhe durante a volta pra casa.

renault twingo 2014

Ao contrário do que acontecia com os antigos modelos de motor traseiro, como os clássicos VW Fusca e a nossa nostálgica Brasília, o compartimento dianteiro do carro não servirá de porta malas. Para balancear o peso, o compartimento dianteiro onde ficaria o motor, acomoda um moderno e diferente sistema de refrigeração do motor, ou seja, o radiador fica localizado na frente assim como em um carro comum, lá também estão outros sistemas, como a bateria, parte elétrica, e o ar-condicionado, enfim, não há espaço para cargas.

renault twingo 2014

De início o novo Twingo será oferecido apenas com uma única opção de motor, o 09 TCe turbo, 3 cilindros a gasolina, este propulsor desenvolve 90 hp e 13.5 kgfm de torque, mas pra frente, provavelmente ainda a Renault disponibilizará um novo bloco, ainda em desenvolvimento, trata-se do 1.0 SCe, 3 cilindros porém aspirado, este alcança 70 CV e 9.1 kgfm de torque. Em ambas as versões a força do motor chegará as rodas traseiras,por meio de um câmbio mecânico de cinco marchas, a Renault estuda para breve lançar uma versão com câmbio automatico DSG.

renault twingo 2014

Deixando o coração de lado, o visual do Novo Twingo foi inspirado nos antigos compactos da Renault da década de 1970 e 1980, como os modelos Renault 8 e Renault 10. Um estilo bastante simpaticão, limpo e esportivo, a Renault quer criar com o Twingo o mesmo apelo visual e emocional que a Fiat conseguiu com o Fiat 500.

novo renault twingo 2015

Com o entre-eixos ampliado em 13 cm, totalizando 2.49 m, bastante amplo se levarmos em conta que o carro é extremamente compacto com apenas 3.59 metros total de comprimento, este novo Twingo está bem maior internamente em comparação a antiga geração, fato que pela primeira vez permitiu ao modelo ter 4 portas, o Twingo 2015 será oferecido apenas com carroceria 4 portas, mas para garantir o estilo de 2 portas que o Twingo sempre teve, estas duas portas extras ficam meio que camufladas, a maçaneta fica escondida na coluna traseira, e um detalhe curioso é que o vidro das portas traseiras não descem, eles são basculantes, assim como acontecia nos carros antigos da década de 1980.

novo renault twingo 2015

O Twingo 2015 terá várias versões e opções de personalização, com cores chamativas, adesivos decorativos nas laterais, destaque para as versões que poderão vir com teto solar panorâmico de lona.

renault twingo 2015 interior

Do lado de dentro, apesar de simples, o interior agrada bastante pelo acabamento, o painel traz desenho limpo e moderno, bastante colorido, com acabamento combinando com a cor da carroceria, assim como acontece com os detalhes das portas e revestimentos dos bancos. Há apenas um mostrador único no painel com um mostrador digital ao centro, e o carro virá com sistema multimídia com tela touch, nas versões mais caras. Os bancos são inteiriços com encosto integrados. O acabamento apesar de simples é bem feito, e há vários porta objetos espalhado pelo interior do carro, como uma mesinha que esconde um porta objetos no console central, porta luvas com divisão interna, porta garrafas nas portas traseiras.

renault twingo 2015 interior

renault twingo 2015 interior

A produção do Twingo 2015 na Europa começa provavelmente na metade do ano e as vendas no começo do segundo semestre. Infelizmente por enquanto não há informações sobre uma possível vinda do modelo para o Brasil.

novo renault twingo 2015

One Reply to “Renault Twingo 2015 chega com tudo novo e motor traseiro”

  1. Caramba!

    Enquanto que na EUROPA cresce o número de projetos de carros pequenos, aqui no Brasil só se cria mais carros médios para grandes, vide o UP! que aqui cresceu e empacou nas vendas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *