Peugeot revela o poderoso 308 R HYbrid com mais de 500 cv

peugeot 308 r hybrid concept

peugeot 308 r hybrid concept

Não é todo dia que a Peugeot revela um carro com motor de mais de 500 cavalos, apesar de ainda ser um conceito, ele é um dos modelos mais potentes já feito pela marca, e também um dos mais tecnológicos, já que conta com uma inédita motorização híbrida com pouco usual três motores, além de tração 4×4.


peugeot 308 r hybrid concept

Chamado de 308 R HYbrid, o conceito antecipa uma futura versão de alto desempenho do hatch 308, porém claro do 308 normal o conceito híbrido traz pouca coisa, a não ser a plataforma EMP2 e a carroceria, porém a dianteira foi completamente remodelada, traz novo capô, nova grade, faróis com LEDs e um para-choque com tomadas de ar bem maiores, vindo do modelo Quartz Concept, há ainda saias laterais, novo para-choque traseiro, belas rodas aro 19, aerofólio e uma diferente e chamativa pintura em dois tons com azul na dianteira e preto fosco na traseira.

peugeot 308 r hybrid concept

Se não fosse fato de ser um carro conceitual (não produzido em série), este seria o modelo mais rápido já feito pela Peugeot, segundo a montadora francesa 308 R HYbrid vai de 0 a 100 km/h em apenas 4 segundos, é capaz de cobrir 1000 metros partindo de 0 km/h em apenas 22 segundos, e tem velocidade máxima limitada eletronicamente por segurança aos 250 km/h, toda essa mágica é possível graças ao inovador sistema com três motores do carro, o principal propulsor é o conhecido motor 1.6 THP turbo, a gasolina com injeção direta de combustível, trabalhado para sozinho desenvolver 273cv, acoplado a uma transmissão automática de seis marchas, há ainda dois outros motores elétricos com 115 cavalos cada, montado um sobre o eixo dianteiro e outro sobre o eixo traseiro. Totalizando 503 cavalos de potência e 73 kgfm de torque máximo, permitindo assim que o carro tenha também tração 4×4.

peugeot 308 r hybrid concept

Para domar essa potência o 308 R HYbrid contará com quatro modos de condução: O “Hot Lap” libera tudo o que os 500 cavalos podem fazer pelo carro, já o modo “Track”, controla um pouco desta potência entregando 400 cv e 53 kgfm de torque usando força do motor a combustão e do motor elétrico traseiro, já o modo “Road” indicado para estradas comum, extrai 300 cavalos e 40 kgfm de torque, sendo que o motor a gasolina é o principal e o motor elétrico traseiro entra em ação apenas quando necessário, enquanto  quarto modo é o “ZEV”, um modo econômico e totalmente elétrico, que utiliza o motor elétrico traseiro para mover o 308 R, enquanto o motor elétrico do eixo dianteiro entra em ação quando é exigida uma potência extra, ao pisar do acelerador, em uma ultrapassagem por exemplo.

peugeot 308 r hybrid concept

Próximo ao eixo traseiro fica localizado um “pack”, com 3 kwh / 400v de baterias de íons de lithium.

Existem três formas de se recarregar as baterias do motor elétrico: a primeira através do sistema de recuperação da energia gerada pelos discos de freio nas frenagem, a segunda usando o motor elétrico dianteiro como um gerador alimentado pelo motor a gasolina, ou ainda na terceira opção, plugar o carro a um terminal de carga rápida de alta potência, que pode recarregar as baterias do 308R HYbrid em apenas 30 minutos.

peugeot 308 r hybrid concept

Por enquanto ainda não há previsão de lançamento de uma versão de produção do 308R HYbrid, porém a Peugeot trabalhara para lançar em breve uma versão ainda mais esportiva do hatch.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *