Peugeot mostra 508 Sport Engineered, um super híbrido de três motores e 400 cv

peugeot 508 sport engeneered 2019 concept

A Peugeot revelou o conceito 508 Sport Engineered, uma interessante versão “esportiva” e híbrida do recém-lançado sedan 508 2019. O modelo chama atenção por trazer um conceito de motorização inédita com três motores, que juntos produzem o equivalente a 400 cv de força, e faz do sedan 508 Sport um autêntico esportivo, podendo disparar de 0 a 100 km/h em apenas 4.3 segundos.

peugeot 508 sport engineered

Clique na imagem para ampliar

Os três motores do 508 Sport…

Apesar de ser apenas um protótipo sem tem data para entrar em produção, o 508 Sport Engineered da uma boa amostra do que a Peugeot planeja para os seus futuros motores de alta potência. O sedan híbrido esportivo tem uma concepção de motorização bastante diferente, que segundo a Peugeot traz o melhor de dois mundos, desempenho de carro esportivo, com a economia de um veícuo elétrico.

Há um motor 1.6 Turbo PureTech a gasolina, com potência de 200 cv, responsável por fazer girar as rodas dianteiras, enquanto na parte traseira do 508 Sport há dois motores elétricos, montado um sobre cada roda, cada um deles com a potência de 100 cv, junto os três motores geram o equivalente a 400 cv e 50 kgfm de torque, com isso o carro tem tração nas quatro rodas e um desempenho impressionante, principalmente em curvas e em acelerações.

peugeot 508 sport

Clique na imagem para ampliar

0 a 100 km/h em 4.3 segundos…

De acordo com a Peugeot, o 508 Sport Engineered vai de 0 a 100 km/h em apenas 4.3 segundos, partindo de 0 km/h cobre 400 metros em 12.5 segundos, 1000 metros em 23.2 segundos, retoma de 80 a 120 km/h em 2.5 segundos e tem velocidade máxima limitada eletronicamente aos 250 km/h por questões de segurança.
peugeot 508 sport engineered

Clique na imagem para ampliar

Um carro elétrico comum…

Um dos detalhes legais do 508 Sport Engineered da Peugeot é que apesar de todo o seu alto desempenho, ele pode ser usado como um carro elétrico comum no dia a dia, por exemplo, graças ao modo 100% elétrico – que desativa o motor a combustão, o carro é capaz de andar por uma distância de até 50 km sem beber uma gota de gasolina, seu motor elétrico é alimentado por um “Pack” de 11,8 kWH de baterias, que podem ser recarregadas em uma tomada, ou através do motor a gasolina.
No total o Peugeot 508 Sport tem quatro modos de condução: 2WD com tração apenas no motor a gasolina frontal, Eco – que ajusta ao carro para economizar combustível, 4WD – na qual o motor dianteiro e os traseiros funcionam ao mesmo tempo em velocidade de até 190 km/h deixando o sedan 4×4, além do modo esportivo Sport, que ajusta o carro e os motores para os seus desempenhos máximos.

peugeot 508 sport engineered

Clique na imagem para ampliar

Além do desempenho…

Além da motorização peculiar com três motores, o 508 Sport Engineered traz uma série de melhorias visando a desempenho em relação ao 508 normal, visualmente o para-choque frontal é mais aerodinâmico e agressivo, há novas saias laterais, e o para-choque traseiro traz difusor de ar integrado feito em fibra de carbono, faltou um aerofólio, porém a Peugeot informa que não instalou a peça para não modificar o estilo do 508, a solução encontrada foi usar pequenas asas nas laterais do carro, na coluna traseira (foto abaixo), elas têm efeito similar a um aerofólio.

peugeot 508 sport engineered
As rodas do 508 Sport são maiores aro 20 e contam com exclusivo desenho que permite uma melhor refrigeração dos freios, alias os freios do 508 Sport são um dos maiores já usados pela Peugeot, tendo disco frontal com quase 40 cm de diâmetro (380mm), eles são mordidos por pinças de alta performance com 4 pistões.

peugeot 508 sport engineered

Clique na imagem para ampliar

Chassi e suspensão também receberam novos ajustes para se adequar ao novo desempenho, há novos amortecedores e molas mais baixas e os eixos do carro ficaram mais largos em 24 mm na dianteira e 12 mm na traseira, e a direção elétrica é mais precisa em relação ao 508 normal.

peugeot 508 sport engineered

Clique na imagem para ampliar

peugeot 508 sport engineered interior painel

Clique na imagem para ampliar

Um dos interior mais luxuoso e esportivo já visto em um Peugeot…

A Peugeot também apresenta mudanças para o interior do 508 Sport Engineered, a cabine é sofisticada, o painel é forrado com couro aveludado Alcantara, assim como o volante, a parte central dos bancos, as colunas e o teto, há ainda diversas partes com fibra de carbono e alumínio, os bancos são esportivos com acabamento acolchoado e costuras feitas de forma artesanal.

peugeot 508 sport engineered interior

Clique na imagem para ampliar

Sem dúvidas o 508 Sport conta com um dos interiores mais belos e luxuosos já feito pela Peugeot, o carro traz ainda tecnologias como painel 100% digital com tela configurável HD de 12.3 polegadas, além de sistema multi-mídia com tela de intuitiva touch com 10 polegadas.

peugeot 508 sport engineered

Clique na imagem para ampliar

Será que o 508 Sport Engineered chegará as ruas?…

Por enquanto ainda não há informações sobre uma possível produção em série do sedan esportivo híbrido da Peugeot, porém certo é que grande parte destas tecnologias empregadas neste modelo conceito, serão usadas nos futuros carros híbridos e elétricos da Peugeot, com previsão de lançamento já para 2020, a apresentação oficial do 508 Sport acontecerá agora em março no Salão de Genebra 2019.

 

Caso venha a ser produzido a Peugeot 508 Sport seria um modelo interessante para a montadora francesa brigar com outros sedans esportivos como Mercedes C AMG, BMW M3 e Audi S4.

Ah para quem gostou do 508 2019, infelizmente a Peugeot não tem planos de trazer seu sedan top de linha ao Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *