Peugeot 3008 Hybrid4 é mostrado na Europa, ele roda 31 km/l

peugeot 3008 hybrid 2011

Além do 508, outro grande lançamento da Peugeot para o Salão de Paris, evento que acontece no fim de setembro, é o aguardado crossover 3008 Hybrid4, que traz como novidade uma inédita e moderna motorização, ele é primeiro carro híbrido e à diesel. Este é o principal atrativo do modelo, o 3008 consegue ser mais econômico do que um carro 1.0, o consumo de médio combinado (cidade/estrada) de 31 km/l e as emissões de poluente são de apenas 99 gramas de C0² números realmente impressionantes, para este tipo de carro.

A versão híbrida do Peugeot 3008 conta com dois motores, um 2.0 L HDi FAP (diesel) com 163 CV que trabalha em conjunto com um motor elétrico que desenvolve uma energia equivalente a 37 CV, este motor foi desenvolvido em parceria com Bosch e empresa japonesa Sanyo. Combinados, os motores dão ao 3008 Hybdri4 uma potência de 200 CV, outra atração deste sistema é como a força dos motores é entregue as rodas.

peugeot 3008 hybrid4 2011

O motor a gasolina fica responsável por fazer girar o eixo dianteiro, enquanto o motor elétrico gera força para as rodas traseiras, e um sistema eletrônico gerencia automaticamente tempo real qual motor empurrará o carro, de acordo com a situação, ou seja o 3008 pode rodar até com tração 4×4, (modo “Four-wheel drive”) se for exigida uma força maior dos motores, já que ambos podem funcionar ao mesmo tempo. Está disponível também um segundo modo de gerenciamento dos motores, o (ZEV Mode), na qual o motorista pode escolher andar apenas com o motor elétrico, neste caso o nível de emissão de CO² é zero, assim como o consumo de combustível. Há ainda um modo esportivo “Sport” que prioriza a máxima potência do conjunto.

O motor elétrico é alimentado por baterias de níquel, posicionadas abaixo do banco traseiro, elas são recarregadas em tempo real, através de um sistema que aproveita a energia gerada pelos discos de freios nas frenagens, a carga da baterias e as principais informações do sistema Hybrid4 está disponíveis para o motorista através de uma tela de LCD no centro do painel. Em resumo a motorização do carro pode ser considerado um dos mais inovadores da atualidade.

Além dos motores outro fator que contribui para o baixo consumo de combustível, é o sistema Start/Stop, que desliga automaticamente quando a rotação do motor é reduzida.

No exterior praticamente nenhuma diferença em relação ao modelo convencional, a não ser as rodas menores e os pneus mais largos, com menas resistência de rolagem.

interior peugeot 3008 hybrid 2011

Já no interior há um ótimo espaço interno capaz de acomodar com conforto até 5 ocupantes. Destaque para o conjunto de equipamentos de série e para a capacidade de carga. O 3008 Hybrid4 traz ar condicionado digital automático, além do sistema multi-mídia Peugeot Connect 3-D, que inclui GPS, DVD Player, conexão USB Bluetoorh, exibindo todas as informações em um tela LCD touch-screen de 7 polegadas, a grande novidade fica por conta das duas telas de LCD 3D (foto abaixo) posicionadas para os passageiros do banco traseiro, são as primeiras deste tipo empregada em um carro de produção.

peugeot 5008 hybrid4 tela lcd 3d

A capacidade de carga é de 420 Litros, porém os bancos pode ser facilmente rebatidos, ampliando a capacidade para até 1,501 litros. Outra preocupação foi com a segurança, há airbags frontais e laterais para o motorista e do tipo cortina e para o joelho do motorista, além de freios ABS e controle de tração (ESP). A transmissão disponível será automatizado de seis velocidades.

peugeot 3008 hybrid4 traseira

O 3008 Hybrid4 já tem data para chegar a ruas, o modelo será produzido no França no começo de 2011, o preço ainda não está definido. Enquanto a versão normal a gasolina do Peugeot 3008 chega ao Brasil ainda neste ano, ou no começo do ano que vem. O híbrido não deve vir tão cedo.

One Reply to “Peugeot 3008 Hybrid4 é mostrado na Europa, ele roda 31 km/l”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *