Novo Peugeot 3008 2024 é mostrado oficialmente, tem carroceria coupé e motores elétricos

novo peugeot 3008 2024

Este é o novo Peugeot 3008 2024, em sua terceira geração o modelo francês traz tudo novo e diferente em relação a anterior lançada em 2016. Feito agora sobre uma plataforma inédita, o Peugeot 3008 passa a ser um SUV coupé com motorização 100% elétrica, além de ter ficado maior, mais luxuoso e equipado.

 

peugeot 3008 2009 2010 2015
Acima a primeira geração do Peugeot 3008, lançada na Europa em 2008

Sucesso do Peugeot 3008 na Europa

Apesar de nunca ter sido famoso no Brasil, o Peugeot 3008 é um grande sucesso na Europa. Os números de vendas impressionam para um SUV premium, até 2021 já havia sido produzidas mais de 1 milhão de unidades do 3008. Apesar de que 65% deste volume de vendas foi no Velho Continente, o modelo da Peugeot é um carro global, também ofertado na China, África e Oriente Médio, além daqui na América do Sul, sendo que sua primeira geração foi lançada em 2008 e a segunda em 2016. Lembrando que este SUV é ofertado no Brasil desde 2010.

peugeot 3008 2017
Peugeot 3008 já vendeu mais de 1 milhão de unidades

peugeot 3008 2024

Nova plataforma elétrica da Stellantis

Por justamente ser um dos carros mais importantes para a marca na Europa, a Peugeot investiu alto nesta nova geração do 3008. O modelo é o primeiro a estrear a nova plataforma chamada de STLA Medium, trata-se de uma arquitetura inédita no grupo Stellantis – na qual a Peugeot pertence, focada nas motorizações elétricas. Esta nova base será usada também no novo Jeep Compass 2025, que assim como o Peugeot 3008, crescerá e terá configurações 100% elétricas. Lembrando que até 2030 várias montadoras da Europa, como a Jeep e a Peugeot, devem ter apenas carros elétricos em seus portfólios.

peugeot 3008 2024

Novo design do Peugeot 3008 2024

Além da nova plataforma, o 3008 2024 inaugura uma nova proposta de estilo para a Peugeot, traz uma nova tecnologia de LED que permite faróis menores porém de maior alcance, a grade frontal está maior e tem desenho com efeito de profundidade, os já famosos dentes de sabre em LED, marca registrada dos carros da Peugeot, agora estão menores e mais sutis, integram-se com a grade e os faróis.

peugeot 3008 2024

A carroceria está mais robusta – a Peugeot não divulgou as medidas ainda, porém o 3008 2024 terá maior espaço interno, a distância entre eixos deve passar dos atuais 2,67 m para a casa dos 2,70 metros, o carro também aparenta estar mais largo, enquanto o teto está mais baixo e curvo, seguindo o estilo coupé fastback, é o primeiro SUV da marca francesa com este perfil de carroceria.

peugeot 3008 2024

As lanternas traseiras também são bonitas, ficaram mais afinadas e elevadas, passam a contar também com um novo sistema de iluminação em LED 3D com efeito de profundidade.

Interior do 3008 2024 também subiu de nível

Assim como o exterior, o interior do novo Peugeot 3008 2024 também traz tudo novo, a cabine subiu de nível consideravelmente, tanto em matéria de estilo quanto em tecnologia e inovações, algumas delas bastante curiosas e polêmicas.

peugeot 3008 2024 interior

Ao invés de couro nos revestimentos, o novo Peugeot 3008 2024 aposta em forrações em tecido linho, presente no painel, console e portas. Alias o desenho do painel é super moderno, é uma evolução do estilo i-Cockpit já usado pela marca com inspiração nas aeronaves.

peugeot 3008 2024 interior

O painel agora é em dois andares, sendo que na parte superior acima do volante, há uma grande tela curva de 21 polegadas que abriga o painel de instrumentos e a central multimídia, ao invés de duas telas como na maioria dos carros atuais, a Peugeot optou por usar uma grande tela única configurável ao gosto do motorista.

peugeot 3008 2024 interior painel

peugeot 3008 2024

Cabine sem botões

Outro diferencial deste interior inovador é o minimalismo. Praticamente todos os botões físicos do painel foram substituídos por uma tela touch chamada de “i-Toggles”, como se fosse a barra de tarefas de um PC, é possível salvar nesta pequena tela os atalhos mais importantes na preferencia do motorista, como por exemplo, a temperatura melhor do ar-condicionado ou a estação de rádio mais ouvida, ou ainda salvar a rota de ir ao trabalho, o app mais usado ou o contato mais importante. Há ainda a possibilidade de programar nesta tela acesso a funções genéricas como acesso ao GPS, o ar-condicionado, volume da música, acesso ao telefone e etc.

peugeot 3008 2024 interior i-toggles

Vale comentar que muitos motoristas não gostam de que seja tudo touch-screen no interior, porque isso gera uma alta dependência das telas perdendo a noção tátil dos comandos, ou seja, a sensibilidade de acionar um comando sem precisar tirar os olhos da estrada para localiza-lo, ou ainda ter que apertar diversas vezes a tela para acessar uma determinada função. Como aumentar a altura do som, na qual é muito mais fácil quando se tem um botão giratório.

peugeot 3008 2024

Outra ausência polêmica é a alavanca de câmbio, o 3008 2024 no lugar do câmbio usa uma pequena e quase imperceptível chave seletora ao lado do botão de partida (foto abaixo), há apenas três opções de condução: D (dirigir), N (ponto morto) e R (ré), além da posição P (estacionado).

peugeot 3008 2024 interior detalhe painel

Destaque ainda para a nova iluminação ambiente em LED, uma espécie de mosaico com várias opções de cores que podem ser personalizadas de acordo com a hora do dia ou humor do motorista.

peugeot 3008 2024 interior

Motor elétrico do novo Peugeot 3008 2024

Pelo menos por enquanto o novo Peugeot 3008 2024 terá apenas versões elétricas, “e-3008”, a Peugeot ainda não revelou detalhes técnicos, porém a montadora confirma que serão três opções de motores 100% elétricos. Acreditamos que a potência total fique entre 150 cv até 300 cv. Sendo que a versão mais cara terá a combinação de dois motores simultâneos, além de tração 4×4 e autonomia para rodar impressionantes 700 km com uma carga completa. Se isto realmente se confirmar, o modelo da Peugeot será um dos SUVs elétricos com maior autonomia no mundo.

Motores híbridos também estarão presentes

Como essa nova plataforma da Stellantis também aceita motores a combustão, muito provavelmente, o Peugeot 3008 2024 também terá versões híbridas leves e plug-in híbridas, todas baseadas no motor 1.2 turbo de 130 cv combinado com algum tipo de motor elétrico. Sendo que as versões plug-in híbridas, na qual poderão ser recarregadas na tomada, devem ter autonomia para rodar cerca de 100 km usando somente o motor elétrico, sem precisar beber gasolina.

Quando chega?

O novo Peugeot 3008 terá sua apresentação oficial no dia 12 de setembro de 2023, na qual devem ser divulgados novos detalhes sobre motorização, dimensões e equipamentos.

A previsão é que as vendas comecem na Europa ainda em 2023, porém as primeiras unidades só devem ser entregues em 2024.

Novo Peugeot 3008 no Brasil

Com esta evolução e principalmente devido a motorização elétrica, os preços do novo Peugeot 3008 2024 devem ficar muito mais caros, lembrando que hoje no Brasil o 3008 2023 é ofertado em duas versões, com valores partindo de R$ 259.990 na versão Griffe e R$ 279.990 na GT Pack.

Tudo indica que teremos sim esta nova geração do Peugeot 3008 no Brasil, acreditamos que ele deva chegar no final de 2024 ou início de 2025 por aqui.

Fonte: Carscoops.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *