Novo Pajero Sport 2020 chega por R$ 265.990 – Confira em detalhes

nova pajero sport 2020

Finalmente a Mitsubishi está trazendo para o Brasil a nova geração da Pajero Sport. Apresentado no Salão de SP em outubro de 2018, o modelo começa a ser vendido oficialmente agora em maio por salgados R$ 265,990. Com porte imponente e visual ousado o SUV, que foi completamente renovado, chega por enquanto em versão única HPE diesel 7 lugares, para bater de frente com Toyota SW4 e Chevrolet TrailBlazer.

novo pajero sport 2020

O novo Pajero Sport foi lançado na Ásia em 2016

O novo Pajero Sport não é realmente novo, lá fora, no mercado Asiático ele é vendido desde 2016. O motivo desta demora na vinda pode ser explicado por alguns fatos: No Brasil o Pajero Sport – que era vendido como Pajero Dakar e mais tarde virou Pajero Outdoor, ainda estava vendendo razoavelmente bem, e o custo de investimento para a produção nacional da nova geração era alto, já que o modelo trocou completamente de base e traz componentes muito mais avançados que os da geração passada, que era montado no Brasil, por isso a Mitsubishi optou por adiar o seu laçamento. Tanto é que a Mitsubishi optou por trazer o Pajero Sport importado da Tailândia, neste primeiro momento.

Nova plataforma do Pajero Sport é a mesma da nova geração da L200 Triton

O Pajero Sport 2020 traz uma nova plataforma, sua base é a mesma da geração atual da L200 Triton, já fabricada no Brasil.  Com isso a Mitsubishi retira de linha em definitivo a geração passada da L200, que existia desde 2006 no Brasil, assim como também deixam de existir no Brasil o Pajero Dakar/HPE/Outdoor, restando apenas a L200 Triton Sport e o Pajero Sport, ambos feitos sobre a mesma nova base.

Design ousado do novo Pajero Sport chama a atenção, porém tem pontos polêmicos

Apesar de não ser necessariamente uma novidade, o visual do novo Pajero Sport agrada, ainda é bastante moderno, sua carroceria aposta em linhas agressivas e esportivas, sobretudo na dianteira que ostenta o novo padrão visual da Mitsubishi chamado de “Dynamic Sheld”, já visto em outros SUVs da Mitsubishi como no novo SUV Eclipse e na recém apresentada L200 2020, que ainda não chegou ao Brasil.

novo pajero sport 2020

O desenho da traseira da Nova Pajero Sport tem estilo polêmico

Os faróis dianteiros são de LEDs, eles são interligados com o para-choque e a grade através de um grande friso cromado, já as laterais do novo Pajero Sport 2020 têm estilo mais robusto e encorpado, com vincos aparentes e caixas de rodas alargadas.

Porém há pontos duvidosos no estilo do novo SUV da Mitsubishi, sua traseira um tanto que decepciona com estilo que parece ter sido emprestado de um carro chines, destoando do resto do conjunto. As lanternas ficam na coluna, elas são estreitas e parecem escorrer até o para-choque. O para-choque fica embutido dentro da carroceria o que além do visual estranho, também aparentemente pode não proteger com eficiência as partes em aço da carroceria assim como as próprias lanternas contra pequenos impactos na hora de dar marcha ré, ou em pequenas colisões na traseira, já que o para-choque não avança para fora do carro.

Dimensões, maior no comprimento, porém largura e entre-eixos permaneceram os mesmos…

A nova Mitsubishi Pajero Sport mede 4.78 m de comprimento (são quase 10 cm a mais no comprimento que a Pajero Dakar), porém as demais medidas são as mesmas do antigo Pajero Dakar: 1.81 m de largura, 1.80 m de altura, a distância entre-eixos é de 2.80 metros. O peso é pesado, são 2095 kg, o mesmo da geração passada.

O espaço interno está maior nesta nova geração, lembrando que o Pajero Sport tem capacidade para 7 ocupantes (a terceira fileira de bancos pode ser dobrada de tal forma a deixar o piso do porta malas plano), o porta malas acomoda 502 quando o carro está configurado para sete lugares, 971 litros com 5 lugares e até 1731 litros com a segunda e a terceira fileira de bancos rebatidas. E como estamos falando em dimensões o tanque de combustível do novo Pajero Sport tem 68 litros.

 

novo pajero sport 2020 interior painel

Clique na imagem para ampliar

Interior do novo Pajero Sport pode decepcionar quem esperava algo mais luxuoso…

Por dentro o novo Pajero Sport 2020 tem bom acabamento, porém nada muito acima da média ou luxuoso, não há revestimentos em madeira ou couro no painel como nos rivais SW4 e Trailblazer, o que pode decepcionar os clientes mais exigentes principalmente pelo preço elevado que o carro chega ao Brasil. A arquitetura interna lembra a L200 Triton Sport, mudando apenas o console central, volante e os mostradores do painel de instrumentos. O acabamento interno pode ser nas cores preto ou bege, o volante agora conta com borboletas para se fazer as trocas de marchas também de forma manual sequencial.

novo pajero sport 2020 interior bancos

Equipamentos…

Por enquanto a Mitsubishi venderá apenas uma versão única do Pajero Sport, a HPE, ela é a versão top de linha e sairá por R$ 265 mil, e como é de se esperar de um carro que custa mais caro que muito modelos da Mercedes e BMW, o Pajero Sport HPE 2020 virá muito bem equipado, o pacote de equipamento contempla itens como ar condicionado digital automático dual zone com saídas independentes para a segunda e terceira fileira de bancos com controles pelo teto, sistema de entretenimento com tela touch de 7 polegadas, com GPS integrado, conectividade para smartphones Apple e Android, além de aplicativos como Waze, hot spot para Wi-Fi, Bluetooth e TV digital, há ainda sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e câmera de ré.

novo pajero sport 2020 interior

Há ainda de série sete lugares, teto solar elétrico, faróis totalmente em LED com regulagem automática dos facho e limpador de farol, rodas de liga leve aro 18, rack no teto, os bancos são forrados com couro.

O freio de estacionamento é eletrônico e a partida do motor é por botão, o motorista também não precisa pegar na chave para abrir o carro, basta se aproximar com ela no bolso que as portas destravam. A lista de itens inclui ainda faróis com acendimento automático, sensor de chuva, volante multi-funcional em couro,com 10 botões e ajuste de profundidade e altura, retrovisor interno eletrocrômico.

novo pajero sport 2020

 

Pacote de segurança ativa será um dos diferenciais do novo Pajero Sport…

Porém o maior ponto positivo é com relação a segurança presente no novo Mitsubishi Pajero Sport, tanto em segurança ativa quanto passiva, o Pajero Sport 2020 faz bonito, tendo nada menos do que 11 airbags, monitoramento de pontos cegos BSW, com alertas sonoros e visuais que indicam a presença de outros veículos nos pontos cegos ao redor do carro, sistema UMS de prevenção de aceleração voluntária, diminuindo as chances de pequenas colisões em garagens por exemplo (em velocidades de até 10 km/h), há sensores que monitoram o que se passa ao redor do carro e dosam o acelerador, há ainda freios BAS, controle de estabilidade ASC, controle de tração ativo ATC, assistente de partidas em rampas e controle de descida em rampas.

Porém o maior diferencial – e por enquanto que não existe nos rivais é o piloto automático adaptativo ACC, que além de manter uma velocidade pré-programada, ainda é capaz de conservar uma distância segura do veículo à frente sem o motorista precisar acelerar ou frear, há ainda sistema de frenagem autônoma, com radar frontal à laser que monitora o veículo à frente, podendo alertar ao motorista sobre uma possível colisão e frear o carro de forma automática.

Lembrando mais uma vez que este itens são da versão mais cara HPE, a única disponível por enquanto.

novo pajero sport 2020

A Pajero Sport é bonita e chamativa, mas derrapa no preço R$ 265 mil

Motor diesel de 190 cv e câmbio de 8 marchas…

A missão de dar mobilidade ao novo Pajero Sport 2020 fica a cargo de um motor 2.4L Turdo diesel de 190 CV e torque de 43.9 kgfm – é o mesmo motor que equipa a L200 Triton Sport. Ou seja, tem potência em linha com os rivais como por exemplo a Toyota SW4 que tem 177 CV.

Essa potência chega as rodas por meio de um moderno câmbio automático de oito velocidades, exclusivo para o novo Pajero Sport 2020. A tração como não poderia deixar de ser é um Pajero é integral nas quatro rodas 4×4 Super Select II,  o modelo conta com 4 modos eletrônicos de condução e ajuste da tração: “Gravel” – cascalho, “Mud/Snow” – lama/neve, “Sand” – areia e “Rock” – pedra/asfalto, além da distribuição da tração cada um destes modos muda também a resposta do motor, o câmbio e freios.

O Pajero Sport 2020 tem seu ângulo de entrada de 30° e o de saída é de 24.2°, o modelo tem capacidade para subida de rampa de inclinação de 45°, sua altura em relação ao solo é de 21.8 cm, ou seja, a boa e velha característica off-road do Pajero, foi preservada nesta nova geração.

nova pajero sport 2020

Preço elevado assusta…

A nova Pajero Sport já estava sendo vendida no Brasil desde janeiro de 2019 em uma pré venda com preço promocional de R$ 259.900, porém a partir do mês de maio, quando o modelo chega oficialmente as lojas da Mitsubishi no Brasil, ela custará R$ 265.990, apesar de ter evoluído consideravelmente, este valor é muito maior do que o pedido pela antiga Pajero Sport / Outdoor / Dakar, só não é mais alto do que o pedido pela luxuosa versão Diamond da Toyota SW4, que sai por R$ 270 mil.

novo pajero sport 2020 traseira

Rivais da nova Pajero Sport…

Os rivais diretos da nova Mitsubishi Pajero Sport, são a Chevrolet Trailblazer que na versão diesel 2.8 de 200 cv, sai por R$ 231.990, e a Toyota SW4 diesel que custa entre R$ 231.770 a R$ 270 mil, por este preço há ainda opções de SUVs mais luxuosos porém menores como o Land Rover Discovery Sport que tem versões diesel na casa dos R$ 250 mil, BMW X3 a gasolina que parte de R$ 276 mil, podemos citar ainda o Volvo XC60 diesel que custa R$ 289 mil ou seja, nesta faixa de preço as opções são várias, vamos torcer para a Mitsubishi trazer para o Brasil versões mais acessíveis da nova Pajero Sport, caso contrário ele será figura rara nas ruas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *