Novo Lancia Ypsilon 2024 – Será este elétrico capaz de salvar a marca italiana?

lancia ypsilon 2024

A Lancia, tradicional marca italiana de automóveis fundada em 1906 e que estava há quase 15 anos sem lançar um modelo novo, está de volta com uma novidade eletrizante: o Lancia Ypsilon 2024. Este modelo é muito importante para o futuro da marca, representa o renascimento da Lancia no mercado e marca o início da era elétrica para a fabricante, além de ter a dura missão de evitar que a Lancia feche suas portas de vez. Será que tem qualidades para isso?

lancia ypsilon 2024
Novo Lancia Ypsilon uma a base CMP do Peugeot 208

Design único e italiano, porém a plataforma é a mesma do Peugeot 208

O novo Lancia Ypsilon de quarta geração utiliza componentes familiares do grupo Stellantis, compartilhando a mesma base CMP do Peugeot 208 e o Opel Corsa. No entanto, ele se destaca com painéis de carroceria e design de interior exclusivos, adicionando uma dose pesada de estilo italiano à mistura, não é atoa que para criar este novo estilo a Lancia contou com a Cassina, famosa empresa italiana fundada em 1927 especializada na criação de design de móveis de luxo e decoração.

lancia ypsilon 2024 traseira rear view

– Exterior:

O Ypsilon 2024 apresenta faróis poligonais montados mais baixos do que o habitual no para-choque dianteiro, maçanetas traseiras ocultas e detalhes em preto brilhante. A grade iluminada em forma de “cálice” e as lanternas traseiras redondas, são inspiradas no icônico Lancia Stratos.

lancia ypsilon 2024 interior

– Interior:

O foco foi dado aos materiais de alta qualidade e recursos de design exclusivos para criar uma cabine que se assemelha a uma sala de estar italiana. A colaboração com a marca italiana de móveis de luxo, Cassina, contribuiu para a escolha de materiais e cores.

lancia ypsilon 2024 interior bancos

Os assentos revestidos de veludo com o nostálgico motivo “cannelloni” e o console central circular que se assemelha a uma mesa de café são características marcantes.

lancia ypsilon 2024 interior

– Tecnologia:

O Ypsilon é o primeiro modelo a apresentar o sistema de infotainment SALA (Sound Air Light Augmentation) da Lancia, que estará presente em toda a futura linha da marca. O cockpit digital possui duas telas de 10,25 polegadas, enquanto a esfera iluminada no topo do painel serve como um assistente virtual aprimorado por IA. Além disso, o Ypsilon 2024 será o único modelo no segmento com capacidade de condução autônoma de nível 2 de série em todas suas versões.

lancia ypsilon 2024 interior

lancia ypsilon 2024

– Dimensões:

O novo Lancia Ypsilon 2024 mede 4,08 metros de comprimento, 1,76 metros de largura e 1,44 metros de altura. Comparado ao seu antecessor de 14 anos atrás, ele é 240 mm mais longo, 120 mm mais largo e 70 mm mais baixo, alinhando-se aos modelos modernos do segmento B, como Peugeot 208, Renault Clio e VW Polo.

lancia ypsilon 2024 traseira

– Motorização:

A versão totalmente elétrica do Ypsilon pesa 1.584 kg e é equipada com um motor elétrico frontal único que produz 154 cv de potência e 260 Nm de torque, lembrando que este é exatamente o mesmo conjunto presente no Peugeot e-208, que inclusive é vendido aqui no Brasil. Por enquanto não há informações sobre uma versão a combustão do novo Ypsilon.

lancia ypsilon

– Autonomia e recarga:

De acordo com a Lancia, o novo Ypsilon elétrico terá capacidade para rodar até 403 km com uma carga completa das baterias baseado no padrão europeu de medição de consumo WLTP. O novo hatch italiano poderá ser carregado em postos de carga rápida, neste caso, será possível ir de 20% para 80% da carga em apenas 24 minutos plugado na tomada.

lancia ypsilon 2024 detalhe diantiera front view

– Preço:

A edição limitada de lançamento Cassina do novo Ypsilon custará €40.000 ou cerca de R$ 230.000, com 1.906 unidades numeradas e certificadas em homenagem ao ano de fundação da Lancia, ou seja, será um modelo especial de comemoração por isso o preço elevado, a expectativa é que a marca apresente versões mais acessíveis do novo Ypsilon em breve.

Por enquanto não há informações sobre venda no Brasil.

Fonte e maiores informações em: Netcarshow.com

 

Lancia fez história nos ralis

Comprada pela Fiat em 1969 a Lancia apesar de nunca ter tido um carro com grande volume de vendas, é uma montadora famosa e com fãs no mundo tudo, principalmente pela respeitável história no mundo dos ralis. A Lancia era uma especie de divisão mais requintada da Fiat, eles tinham carros mais caros, luxuosos e com mecânica mais sofisticada.

lancia delta integrale
Lancia Delta Integrale, andava quase igual uma Ferrari na época

Um exemplo do sucesso da engenharia Lancia foi o famoso e nostalgico Lancia Delta Integrale (foto acima), um hatch de aparência comportada que enganou muita gente por sua mecânca e desempenho surreais para a época.

Em 1987 o Lancia Integrale estreou uma tração 4×4 inteligente por demanda, além de uma complexa engenharia de suspensão com dois níveis de amortecimento, combinada com um quase mágico bloco 2.0 8v, 4 cilindros, com turbina Garret T3, que rendia até 185 cv e 31 kgfm de torque. Mais tarde, no ano seguinte 1988, foi lançado uma versão ainda mais potente com 16 válvulas e 200 cv de potência.

Hoje estes numeros podem não impressionar tanto, mas na época era uma engenharia impressionante. O Delta Integrale HF conseguia acelerar de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos e atingir 220 km/h de velocidade máxima, desempenho quase no mesmo patamar da famosa Ferrari Testarossa, que com seu V12 de 4.9 litros, ia de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos.

lancia delta integrale rali 1988

Sendo que no ano de 1988 o Lancia Delta Integrale (foto acima) conseguiu vencer 10 das 11 provas do mundial de rali da FIA, sendo que de 1987 até 1992 o Lancia consegiu nada menos do que 48 vitórias e seis títulos mundiais de construtores, um domínio absoluto no rali.

Lancia foi abandonada pela Fiat?

Muita gente diz, com certa razão, que a Fiat abandonou a Lancia. Fato é que desde 2008 a Lancia não lançava um carro novo, sendo que desde 2014 eles fabricam apenas um único modelo, o Ypsilon, que tentava sobreviver sendo praticamente mesmo desde 2002, feito sobre a base do antigo Fiat 500 e vendido apenas em algumas cidades da Itália. A Fiat até tentou na década de 2010 vender na Europa alguns modelos Chrysler através da Lancia, o que não deu muito certo.

Agora com a ajuda da Stellantis, a Lancia sonha em voltar a viver dias melhores, em seu comunicado oficial a imprensa eles falam inclusive que irão investir em novas concessionárias e treinamento de pessoal para promover a marca. Vamos aguardar.

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