Novo BMW i3 2020 tem maior autonomia e ficou mais caro, parte de R$ 206 mil

bmw i3 2019 2020

A BMW está lançando no mercado brasileiro o novo i3 2020, oficialmente chamado de i3 120 Ah, o modelo elétrico tem como grande novidade o aumento da sua autonomia, graças ao uso de um novo conjunto elétrico com baterias de maior capacidade de armazenamento (120 Ah / 42.2 kWh), o que permitiu a BMW retirar o extensor de autonomia das versões de entrada vendidas no Brasil. Com as novas baterias agora o BMW i3 2020 roda com uma carga entre 335 km até 440 km, dependendo da versão.

novo bmw i3 2020

Clique na imagem para ampliar

Novas versões…

No novo modelo 2019/2020, o BMW i3 chega ao Brasil em três versões: BEV (R$ 205.950), BEV Connected (R$ 229.950) e REX Full (R$ 257.950), sendo que a BEV e a BEV Connected trazem o mesmo conjunto mecânico 100% elétrico, ou seja, dotado apenas de um motor elétrico com potência equivalente a 170 cv e torque de 25.5 kgfm, que permite ao i3 rodar por até 335 km com uma carga, a diferença entre as duas versões BEV está na lista de equipamentos, mais recheada na BEV Connected.

novo bmw i3 2020

Clique na imagem para ampliar

Já a terceira e mais cara versão do novo i3 no Brasil, chamada de REX Full, passa a ser a única a contar com o extensor de autonomia, um pequeno motor a gasolina de apenas 650 cilindradas, que não gera potência para empurrar o carro, apenas fornece eletricidade para recarregar o motor elétrico. Graças a esta energia extra, o i3 REX Full roda 110 km a mais em comparação com as versões de entrada 100% elétricas, conseguindo agora uma autonomia total de 440 km, sendo destes 290 km percorridos apenas com o motor elétrico e a partir disso o motor a gasolina consegue alimentar o motor elétrico por mais 150 km. Lembrando que no modelo anterior do BMW i3, mesmo usando o extensor de autonomia não passava dos 330 km de autonomia.

novo bmw i3 2020

Clique na imagem para ampliar

No caso o motor a gasolina usado no BMW i3 foi pensando justamente para ser usado apenas como um extensor de autonomia, para situações aonde não é possível parar para recarregar as baterias do motor elétrico, tanto é que o tanque de combustível do motor a gasolina tem apenas 9 litros de capacidade. O motor a gasolina do i3 fica sobre o eixo traseiro do carro.

 

novo bmw i3 2020

Clique na imagem para ampliar

Desempenho…

Apesar de ter uma nova e mais eficiente bateria, a potência do BMW i3 não mudou em relação a geração anterior, ou seja, são 170 cv de potência em todas as versões, porém há uma pequena diferença em relação ao desempenho, as versões BEV e BEV Connected que são 100% elétricas aceleram de 0 a 100 km/h em 7.3 segundos, enquanto a versão de maior autonomia REX Full que traz o pequeno motor a combustão, é mais lenta nas acelerações, fazendo de 0 a 100 km/h em 8.1 segundos. Em todas as versões a velocidade máxima é limitada em 150 km/h.

novo bmw i3 2020

Clique na imagem para ampliar

Design retocado…

Lançado na Europa em 2014, o novo BMW i3 recebeu uma atualização em 2018 na qual ganhou diversos retoques visuais, como novo para-choque com estilo mais encorpado e envolvente, dotado de novos faróis auxiliares de LED, os faróis principais agora contam com iluminação mais moderna e futurista Full LED, no mais o i3 de 2018 em diante sofreu apenas retoques como as colunas “A” pintadas em preto brilhante, e um friso na cor prata na parte superior das laterais do carro entre o teto e a janela, enquanto na traseira há um novo friso na cor prata que corta o carro de uma lateral a outra. Ainda fazem parte do pacote novas opções de rodas aro 19 ou 20, e suspensão esportiva 1 cm mais baixa do que as da geração anterior.

novo bmw i3 2020 interior painel

Clique na imagem para ampliar

Interior seque bem equipado…

A cabine do novo BMW i3 segue a mesma proposta já vista nas versões anteriores do modelo elétrico, o painel tem um desenho limpo e bem acabado, bastante diferente dos outros modelos da BMW, além de ter uma proposta ecológica, por exemplo, os apliques em madeira no painel são feitos de eucaliptos de reflorestamento certificados na Europa, e 25% dos plásticos usados no interior são de origem reciclada, há ainda particularidades como o pequeno painel de instrumentos 100% digital e o sistema multi-mídia próprio para o carro com o BMW iDrive e ConnectedDrive, que informa ao motorista sobre postos públicos de recarga elétrica como em shoppings, mercados, postos e etc, além de informar o status da baterias, autonomia, histórico de consumo, o GPS do modelo é capaz até de calcular se será possível chegar ao destino com a carga ou se haverá necessidade para parar e recarregar, levando em conta variáveis como transito e topografia do trajeto.

novo bmw i3 2019 2020 interior banco traseiro

Clique na imagem para ampliar

Conteúdo de cada versão do I3:

BMW i3 BEV (R$ 205.950) – Vem com ar-condicionado manual, sistema de som, acabamento interno premium Andesite Silver e o revestimento de tecido Aragats, painel digital, sistema multi-mídia iDrive com tela de 10.2 polegadas e resolução HD, ConnectDrive com serviços remotos via smartphone com IOS da Apple ou Android, seis airbags, rodas de liga leve aro 19, faróis full LED entre outros itens.

BMW i3 BEV Connected (R$ 229.950) – Esta versão custa R$ 25 mil a mais, e agrega itens como ar-condicionado automático digital, sistema de navegação Professional com BMW ConnectedDrive, e mais serviços e funcionalidades, além de acesso a internet e a serviços de concierge, que permite ao motorista fazer perguntas e pesquisas, reservar hotéis, consultar programações em salas de cinema, restaurantes, pequisas na internet e em portais de noticias, há ainda Apple CarPlay, sistema de Áudio Professional da BMW, sistema de estacionamento automático Parking Assistent, sensores de chuva, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, além de câmera de ré.

BMW i3 REX Full (R$ 257.950) – Ela traz todos os equipamentos já citados nas versões anteriores, além de teto solar em vidro panorâmico com abertura elétrica, sistema de som premium da marca Harman Kardon, interior com acabamento em madeira eucalipto e bancos forrados em couro Vernasca, sistema keyless com abertura e travamento das portas por aproximação, incluindo o porta malas, além do BMW Driving Assistant, que agrega ao i3 sistema que monitora o que se passa ao redor do carro, e emite alertas sonoros e visuais sobre a presença de obstáculos e outros veículos ao redor, há ainda monitoramento de trafego cruzado na traseira, além de alerta sobre riscos de colisão traseira e dianteira, frenagem automática, e o modelo traz ainda monitoramento e auxilio para saídas de faixa.

novo bmw i3 2020

Clique na imagem para ampliar

Cores:

O novo BMW i3 2019/2020 chega ao Brasil nas seguintes opções de cores: Branco Capparis e Black Fluid, ambas sólidas e com detalhes em Azul BMWi, além das pinturas metálicas Azul Imperial e Vermelho Melbourne, as duas com detalhes em Frozen Grey; há ainda a pintura Cinza Mineral, com detalhes em Azul BMW i.

Investimento em postos de recarga no Brasil…

A BMW já vem há um tempo investindo na criação de postos de recarga no Brasil, a montadora alemã vem fazendo parcerias com empresas brasileiras como o grupo os supermercados Pão de Açucar, a rede de postos Ipiranga, a rede de shoppings Iguatemi e Multiplan. Atualmente há uma rede de 110 pontos de recargas em todo o Brasil.

Invasão dos elétricos no Brasil…

Apesar de ainda serem carros caros, compactos e com autonomia limitada em comparação com os veículos a combustão, os carros elétricos já são uma realidade no Brasil. Quando chegou ao Brasil em 2016 o BMW i3 era praticamente o único modelo elétrico do mercado brasileiro, porém somente em 2019 chegaram dois novos modelos movidos apenas a eletricidade. O Renault Zoe (R$ 149.990) e Nissan Leaf (R$ 178.400), e ainda está previsto para este ano a chegada do Chevrolet Bolt que deve custar em torno dos R$ 180 mil, além do modelo plug-híbrido Golf GTE que deve custar em torno dos R$ 140 mil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *