Motores TSI, THP – ATENÇÃO !! Cuidado para não ser surpreendido !

motor tsi volkswagen

Assista no nosso vídeo, algumas dicas na hora e comprar um carro usado com motor turbo e injeção direta TSI ou THP:

Cada vez mais os motores turbo com injeção direta de combustível, estão ficando populares e acessíveis. Porém, muita gente desconhece que esta ainda é uma tecnologia complexa e cara de ser mantida.

Muitos acabam comprando um carro usado, com motor TSI ou THP, sem saber a “possível” bomba que estão levando pra casa. Entenda no vídeo, o que são os motores turbo com injeção direta, os cuidados que eles demandam, os preços de manutenção e se vale apena você investir hoje, em um modelo usado, equipado com este tipo de motorização !!

motor thp citroen e peugeot
Acima o motor THP da Peugeot e Citroën

Basta você fazer uma pequena busca no Google com os termos: “problemas motor tsi”, “problema motor thp”, que você verá uma enxurrada de casos, hoje em dias os motores turbo com injeção direta como Volkswagen Up, Polo, Virtus, Jetta, Golf, Tiguan, todos com motor TSI, turbo com injeção direta de combustível, eles estão mais acessíveis, porém demandam atenção na hora da compra, principalmente na hora de comprar um carro usado com este tipo de motorização, para evitar ser surpreendido.

No caso da Peugeot e Citroen, com o motor THP, 1.6 turbo de 160 cv, este motor já apresenta vários problemas crônicos, como vazamento de óleo, mangueiras ressecadas, e principalmente barulhos devido a folgas na corrente de comando, houve até sugestão de recall que não foi atendido pelo grupo PSA.

novo volkswagen jetta traseira

Os preços das peças também assusta: por exemplo, no Jetta TSI, os bicos injetores originais podem sair por quase R$ 2 mil, uma turbina do nova do motor 2.0 TSI da Volkswagen pode custar R$ 8.500 reais. No caso da PSA já há mecânicos que recomendam fazer a troca da corrente do motor a cada 50 mil km, sendo que era pra ela dura pra sempre, a serviço é super complexo e pode custar até R$ 4 mil.

Cuidado também com combustível de baixa qualidade, estes motores são super sensíveis a combustível adulterado ou e baixa qualidade. A troca de óleo também tem de ser zelosa.

Enfim, assista ao vídeo e confira todos os detalhes e dicas na hora de comprar um carro com motor turbo com injeção direta e combustível, e se este tipo de motor vale a pena pra você. Aproveite também para se escrever no nosso novo canal no Youtube.

Abraço

Leandro

8 Replies to “Motores TSI, THP – ATENÇÃO !! Cuidado para não ser surpreendido !

  1. Tenho um UP Tsi com 63.000 quilômetros rodados, só troquei o óleo, filtros, velas, discos e pastilhas, só uso gasolina, e ando no modo Soviético, nunca acendeu luz de anomalia. Agora tem gente que ganha um salário mínimo e quer andar de Jetta Tsi, não tem condições de dar manutenção preventiva e vem reclamar do carro. O problema não é a tecnologia e sim a condição financeira de quem compra.

  2. Engraçado, uma matéria bem feita, muito bem explicada e mesmo ainda assim tem uns tontos que não entendem.
    Um vem aqui falar que tem 6 carros, não prestou atenção que as penes começam a partir se um certo tempo se uso.
    O outro, babaca, vem e diz que se um carro não tiver essa tal injeção direta é uma carroça, PQP que otário.
    Bem…. eu depois de ler e ouvir tudo, como não tenho um monte de carro, não acho injeção indireta coisa de carroça, não tenho grana e, nem que tivesse, pagaria o absurdo que custa um zero km, então não vou nessa de injeção direta.
    Excelente matéria, muito bom, ajudou a decedir a próxima compra.
    Forte abraço.

  3. O título até que ajuda ao cara que quer comprar e está na dúvida. A verdade é que motores turbinados com injeção direta dão manutenção preventiva. Sim, no caso dos THP, aos 50.000 km se troca a corrente de comando, a válvula bypass do turbo, velas a cada 30.000 km, óleo 0-30 total q cada 5.000 km, a bomba de alta vai pro saco até uns 80.000 km, a válvula termostática elétrica bom trocar aos 60.000 km, descarbonizar o cabeçote a cada 30.000 km ao menos, limpar atuadores e sensores relativos, esperar ao desligar o motor até que a lenta se estabilize e não faltar lubrificação para o turbo e, tão importante quanto: mecânico de primeira.

    A linha Fiat se baseou no THP para fazer sua linha Firefly turbinada …. Então, isso será algo comum logo mais. Lógico que BMW quebra mais e o projeto já não é novo, e o da FIAT, apesar de 1.8 bar, deve ser mais resistente ….

    1. Tenho um DS3 12/13 com 95 000 e só troquei calços do motor direito e inferior traseiro, os batentes da suspensão dianteira D e E , um o-ring do ar condicionado, o automático da ventoinha – e mais nada . Claro, pneus, velas, pastilhas ( uso Brembo) filtros, óleo e só. Nem limpeza de bicos fiz mas USO APENAS GASOLINA ESPECIAL, que nem sempre é tão boa. Não entendo querer um carro de alto desempenho com gasolina comum.

  4. Tive 5 carros tsi e um thp. Nunca tive absolutamente nenhum problema. Esse terrorismo todo era justificável há 10 anos atrás, mas hoje em dia, não tem nada desse monstro. São peças de desgaste natural. E observação: os TSI tem a linha de bicos mais barata, de injeçao direta, comparado com BMW, Mercedes. Então acho que a matéria foi meio parcial, desculpe

    1. Se vc teve 5 carros TSI e um THP. São seis carros. Significa q vc fica com carro muito pouco tempo, não dá pra saber se a tecnologia é problemática ou não. Provavelmente já deve ter ouvido a frase: “Melhor marca de carro é Zero”. Normalmente uma tecnologia por pior que seja só começa a apresentar defeitos graves após o segundo ou terceiro ano de uso.

    1. Olá Pedro Mueller

      Este tipo de matéria não tem a intenção de ir contra qualquer evolução em termos de mecânica, e sim, alertar como eu disse no vídeo, pessoas que compram carros com este tipo de motor, e não sabem que contam com uma tecnologia mais avançada e que demanda mais manutenção em relação aos motores comuns.

      Muita gente hoje, compra estes carros turbo e com injeção direta usado, com quilometragem alta, sem saber o tipo de tecnologia que este motor tem e acabam surpreendido na hora de fazer manutenção, ou pela falta dela.

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