MotoGP 2010- Em etapa marcada pelo acidente fatal de Shoya Tomizawa, Dani Pedrosa vence e diminui diferença para Jorge Lorenzo

shoya tomizawa

A MotoGP está de luto, neste domingo (5 de setembro), faleceu durante a corrida da Moto2 (categoria de acesso da MotoGP), o japonês Shoya Tomizawa. O piloto de apenas 19 anos faleceu após ter sofrido um trágico acidente no circuito de Misano em San Marino, na queda Tomizawa foi atropelado pelas motos de Alex de Angelis e Scott Redding, ainda na pista ele sofreu uma parada cardíaca e acabou falecendo a caminho do hospital devido a traumatismos no crânio, tórax e abdômen. Tomizawa havia vencido sua primeira corrida este ano no Quatar.

A vida segue e voltando ao MotoGP, Dani Pedrosa venceu pela segunda vez seguida e diminuiu sua diferença para o líder do campeonato Jorge Lorenzo, que novamente terminou na segunda posição, seguido pelo seu companheiro de equipe, o italiano Valentino Rossi.

motogp san marino 2010

Assim como na etapa passada em Indianapolis, Pedrosa fez uma corrida impecável, largando na primeira posição, o piloto da Repsol Honda soube resistir a pressão da Fiat Yamaha de Lorenzo que largou na segunda posição.  Casey Stoner da Ducatti conseguiu se manter no terceiro lugar, já na largada o seu companheiro de equipe de Stoner, Nick Hayden acabou se acidentando com o italiano Loris Capirossi, dando adeus as chances de conseguir um bom resultado em sua corrida de número 200 na MotoGP.

jorge lorenzo motogp san marino

Pedrosa não teve dificuldades para abrir uma boa vantagem para Lorenzo, a sua Honda estava com um ritmo impressionante. Logo no começo da corrida abriu uma vantagem confortável para os demais colocados e quebrou o recorde do circuito de Misano que pertencia a Rossi.

Lorenzo também com folga consegui se manter na segunda posição e não foi ameaçado durante a corrida. Entre os líderes os destaque foi a disputa entre Valentino Rossi e Casey Stoner, que protagonizaram uma bela disputa pelo terceiro lugar no pódio. Mais de uma vez o australiano e o eneacampeão se revezaram no terceiro lugar, em casa o italiano levou a melhor e ficou com a posição, já Casey acabou ainda sendo superado por Andrea Dovizioso, e terminou na 4 posição.

motogp misano

No final da corrida Lorenzo com sua Fiat Yamaha começou a ter um ritmo superior a Honda de Pedrosa e conseguir diminuir a diferença que na volta 17 chegou a passar dos 5 segundos para apenas 1.9 s. Mas Dani Pedrosa mesmo pressionado conseguiu administrar bem a vantagem, e sem erros após 28 voltas recebeu a bandeira quadriculada conquistando sua quarta vitória no ano. Já Lorenzo teve que se contentar com o segundo lugar. Valentino Rossi fez a sua melhor corrida desde o seu acidente em Mugello, porém ainda tem um rendimento inferior aos dos líderes do campeonato.

O campeonato…

Apesar de ter conseguido sua segunda vitória consecutiva, Dani Pedrosa ainda está muito atrás de Jorge Lorenzo na disputa pelo campeonato. O piloto da Fiat Yamaha soma agora 271 pontos contra 208 do piloto da Repsol Honda. Apesar de ainda faltar 6 provas para o fim da temporada, é difícil que Pedrosa ganhe o título, principalmente pelo fato de que no ano Lorenzo foi o único a subir no pódio em todas as etapas.

Próxima etapa…

A MotoGP volta a correr daqui duas semanas em 19 de setembro no circuito de Aragon na Espanha.

Confira a classificação final do GP de San Marino:

1 25 26 Dani PEDROSA SPA Repsol Honda Team Honda 160,0 44’22.059
2 20 99 Jorge LORENZO SPA Fiat Yamaha Team Yamaha 159,9 +1.900
3 16 46 Valentino ROSSI ITA Fiat Yamaha Team Yamaha 159,8 +3.183
4 13 4 Andrea DOVIZIOSO ITA Repsol Honda Team Honda 159,6 +6.454
5 11 27 Casey STONER AUS Ducati Team Ducati 158,9 +18.479
6 10 11 Ben SPIES USA Monster Yamaha Tech 3 Yamaha 158,3 +28.385
7 9 5 Colin EDWARDS USA Monster Yamaha Tech 3 Yamaha 157,9 +34.934
8 8 19 Alvaro BAUTISTA SPA Rizla Suzuki MotoGP Suzuki 157,8 +38.157
9 7 40 Hector BARBERA SPA Paginas Amarillas Aspar Ducati 157,6 +40.943
10 6 33 Marco MELANDRI ITA San Carlo Honda Gresini Honda 157,5 +42.377
11 5 41 Aleix ESPARGARO SPA Pramac Racing Team Ducati 157,3 +45.906
12 4 7 Hiroshi AOYAMA JPN Interwetten Honda MotoGP Honda 157,3 +46.394
13 3 14 Randy DE PUNIET FRA LCR Honda MotoGP Honda 157,0 +50.481
14 2 58 Marco SIMONCELLI ITA San Carlo Honda Gresini Honda 155,2 +1’23.143
Não Classificado
36 Mika KALLIO FIN Pramac Racing Team Ducati 155,3 11 Voltas
69 Nicky HAYDEN USA Ducati Team Ducati 122,9 25 Voltas
65 Loris CAPIROSSI ITA Rizla Suzuki MotoGP Suzuki 0 Volta

Campeonato após 12 etapas de 18 previstas:

1° Jorge LORENZO Yamaha SPA 271 pontos
2° Dani PEDROSA Honda SPA 208
3° Andrea DOVIZIOSO Honda ITA 139
4-° Valentino ROSSI Yamaha ITA 130
5° Casey STONER Ducati AUS 130
6° Ben SPIES Yamaha USA 120
7° Nicky HAYDEN Ducati USA 109
8 – ° Randy DE PUNIET Honda FRA 81
9° Marco MELANDRI Honda ITA 67
10° Colin EDWARDS Yamaha USA 66
11° Marco SIMONCELLI Honda ITA 65
12° Hector BARBERA Ducati SPA 61
13° Aleix ESPARGARO Ducati SPA 44
14° Alvaro BAUTISTA Suzuki SPA 41
15° Loris CAPIROSSI Suzuki ITA 41
16° Mika KALLIO Ducati FIN 31
17° Hiroshi AOYAMA Honda JPN 26
18° Alex DE ANGELIS Honda RSM 11
19° Roger Lee HAYDEN Honda USA 5
20° Kousuke AKIYOSHI Honda JPN 4
21° Wataru YOSHIKAWA Yamaha JPN 1

..>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Ninguém esperava que Hélio Castroneves fosse vencer o GP de Kentucky disputado na noite deste sábado (4 de setembro). O brasileiro durante toda a prova sempre andou distante dos lideres, e graças a isto pode economizar combustível para não precisar parar para reabastecer no final, e surpreendendo a todos vencendo a corrida.

A corrida de Kentucky teve 200 voltas e Hélio Castroneves só liderou as últimas 7, após todos que estavam na liderança terem que parar nos boxes para fazer um splash&go.

Ed Carpenter, que fez sua melhor corrida na Indy, largando na pole terminou na segunda posição, seguido por Dan Wheldon, que liderou parte da prova e subiu ao pódio. Tony Kanaan que há tempo não andava entre os líderes, fez uma ótima prova, andando sempre entre os três primeiros, terminou na quarta posição.

Na disputa pelo título, Will Power mais uma vez foi superado por Dario Franchitti, que com o 5° lugar na prova diminuiu um pouco mais sua distância para o líder Will Power que mesmo após ter liderado parte da corrida terminou apenas na 8° posição. A diferença entre os dois agora é de 18 pontos.

A corrida em detalhes….

Largando pela primeira vez na pole, Ed Carpenter durante o início da prova, se revezou com seu companheiro de equipe Dan Wheldon na liderança. Logo na primeira volta o japonês Takuma Sato da equipe Lotus, mas uma vez errou e foi parar no muro, causando a primeira bandeira amarela da prova.

Após a relargada e Dan Wheldon logo pulou para a ponta, ele era seguido Ed Carpenter, Will Power e Scott Dixon.

Na volta 55 aconteceu a primeira rodada de paradas nos boxes, e Will Power em um bom trabalho da equipe Penske saiu dos pits na liderança, a frente de Dixon e Wheldon. Enquanto Ed Carpenter, teve problemas e voltou à pista na 10° posição.

Após isto a liderança se concentrou nas mãos de Will Power e Dan Wheldon. Até que na volta 81, o piloto brasileiro Vitor Meira que tinha um bom carro nesta prova, acabou tocando na piloto Simona de Silvestro, Meira tentava colocar uma volta na piloto suíça, e acabou indo para o muro, junto com Simona ainda nesta confusão saiu da prova Ryan Briscoe.

Com a bandeira amarela, estava aberta mais uma janela de pitstop, e todos foram fazer sua parada de box. Voltando a pista Power liderava, seguido por Wheldon, Dixon, Dario Franchitti e Tony Kanaan.

Já na parte final da prova, Hélio Castroneves começava a traçar sua vitória, o brasileiro da equipe Penske decidiu adotar uma estratégia de paradas diferentes dos lideres.

Enquanto na volta 143 após a terceira rodada de paradas realizadas, Will Power voltou a pista e quase bateu com seu carro no muro, perdendo um pouco de tempo, ele abriu espaço para a liderança de Wheldon, que já tinha Dario Franchitti na sua cola na segunda posição, seguido por Tony Kanaan.

Faltando apenas 8 voltas para o fim, todos os pilotos que estavam na liderança tiveram que fazer uma rápida parada para poderem ter combustível para chegar até o final, todos entraram menos Hélio Castroneves, que assumiu a liderança, e economizando combustível recebeu a bandeirada com uma boa vantagem de 13 segundos para, Ed Carpenter e Dan Wheldon. Esta foi a 18° vitória de Hélio na Indy, ele mais uma vez comemorou escalando o alambrado do circuito, ao estilo Homem Aranha.

Brasileiros…

Raphael Matos continua vivendo uma fase irregular com o carro da equipe De Ferran Dragon, e terminou na 16° posição. Mario Moraes chegou ao final na 18° posição. e Vitor Meira abandou.

Campeonato…

Faltando apenas 2 corridas para o final do campeonato, a disputa entre Will Power e Dario Franchitti nunca esteve tão quente, agora os dois são separados por apenas 18 pontos. O título ficará com um destes dois já que Scott Dixon e Hélio Castroneves têm apenas chances matemáticas.

Próxima etapa…

A Indy volta a correr no dia 19 de setembro no superoval de Montegi no Japão.

Confira o resultado final da etapa de Kentucky da Fórmula Indy 2010:

1. Helio Castroneves (Penske)
2. Ed Carpenter (Panther/Vision) + 13s1597
3. Dan Wheldon (Panther) + 13s9214
4. Tony Kanaan (Andretti) + 13s9931
5. Dario Franchitti (Ganassi) + 14s1968
6. Marco Andretti (Andretti) + 14s5669
7. Scott Dixon (Ganassi) + 15s1025
8. Will Power (Penske) + 15s6142
9. Danica Patrick (Andretti) + 15s8494
10. Bertrand Baguette (Conquest) + 1 volta
11. Justin Wilson (Dreyer & Reinbold) + 1 volta
12. Paul Tracy (Dreyer & Reinbold) + 1 volta
13. Alex Lloyd (Dale Coyne) + 1 volta
14. Tomas Scheckter (Conquest) + 1 volta
15. Alex Tagliani (Fazzt)+ 1 volta
16. Raphael Matos (De Ferran Dragon) + 1 volta
17. Hideki Mutoh (Newman/Haas) + 1 volta
18. Mario Moraes (KV) + 2 voltas
19. Milka Duno (Dale Coyne) + 5 voltas
20. Graham Rahal (Sarah Fisher) + 5 voltas

Não terminaram:

Ryan Hunter-Reay (Andretti)
Sarah Fisher (Sarah Fisher)
Vitor Meira (Foyt)
Ryan Briscoe (Penske)
Simona de Silvestro (HVM)
Ernesto Viso (KV)
Takuma Sato (KV)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *