Mercedes lança a nova Classe E no Brasil esbanjando tecnologia por R$ 309.900

mercedes classe e 2017

Referência quando o assunto é sedan de luxo, a décima geração do Classe E da Mercedes está desembarcando no Brasil agora em outubro, ostentando um pacote tecnológico que impressiona e assusta, como o sistema de condução autônoma Drive Pilot, capaz de assumir a direção do Classe E quase que totalmente.

Para começar, vale ressaltar que apesar de não parecer, esta é uma geração totalmente nova do Classe E, em comparação com a anterior o sedan ficou maior e mais leve, agora mede 4.92 metros e pesa 1.615kg na versão vendida por aqui E250.

novo mercedes classe e 250 2017

O desenho do Classe E continua bastante sóbrio – e um tanto sem graça, ele pode ser considerado uma versão mais séria do design já visto atualmente em outros Mercedes, não há grandes novidades ou evoluções em termos de estilo, a base de inspiração para as novas linhas do Classe E claramente foi o top da Mercedes, Classe S.

novo mercedes classe e 2017 interior

Por dentro sim, há grandes novidades, como o painel que agora conta com um desenho bastante esportivo e envolvente, sem falar no acabamento que nunca esteve tão detalhado e rico em um Classe E, apesar do painel de instrumentos da versão E250 – única que por enquanto será vendida no Brasil, ser tradicional, não é 100% digital e configurável como visto no Classe S ou nas versões mais caras do próprio Classe E vendido na Europa, para compensar a versão traz um sistema multi-mídia com tela larga com 12.3 polegadas, além de diversas funções ela tem conectividade total com smartphones Apple e Android. Ainda merece ser comentado a iluminação especial da cabine, são 64 opções de cores de LEDs, posicionadas de forma estratégia para climatizar a cabine, adaptando o interior do Classe E de acordo com o humor dos passageiros.

novo mercedes classe e 2017 interior painel

Ainda na cabine um detalhe que deve exigir uma certa adaptação do motorista de primeira viagem é o fato de não haver alavanca de câmbio, no centro do console, fica um botão giratório com sensor tátil que comanda o sistema multi-mídia, já os comandos do câmbio que aliás é automático de 9 marchas, fica onde normalmente se localiza os comandos dos limpadores do para-brisas nos carros comuns, em uma haste, na qual um toque para cima tira o carro do neutro, e para baixo para engatar a ré. Outra particularidade diferente do Classe E é o modo de ajuste dos bancos elétricos, são diversas funções controladas por comandos nas portas em formato do banco.

novo mercedes classe e 250 2017 motor
O motor do E250 2017 é um 2.0 de 211 cv

Um fato estranho para o nível deste mercado é que por enquanto a Mercedes opta por trazer apenas a versão de entrada do novo Classe E, a E250, equipada com um modesto motor 2.0, quatro cilindros, turbo com apenas 211 cv de potência, porém com o bom torque de 35.7 kgfm, vindo sempre com câmbio automático “9G Tronic” de 9 velocidades, a tração é traseira. Apesar do motor pouco impressionante em potência, segundo a Mercedes ele cumpre bem sua missão, garantindo um desempenho bastante satisfatório ao Classe E 2017, 0 a 100 km/h em 6.9 segundos e velocidade máxima de 250 km/h.

novo mercedes classe e 2017

Deixando a melhor parte pro final, o grande chamariz e diferencial do novo Classe E 2017, sem dúvidas é sua tecnologia semi-autonoma de condução chamada de Drive Pilot, este é um dos primeiros carros de produção no mundo a contar com tais recursos de pilotagem automática, tanto é que nem mesmo o refinado Classe S da Mercedes possui o nível de intervenção eletrônica presente no novo E Class.

novo mercedes classe e 2017

O sistema autônomo do Classe E é funciona em conjunto, são sete sensores espalhados pelo carro e uma câmera stereo – capaz de enxergar em três dimensões, resumindo, este sistema permite ao Classe E por exemplo ter um piloto automático mais evoluído que além de manter o carro em velocidade constante, mantém uma distância segura do veículo que vai à frente, em velocidades de até 210km/h – ou programável ao limite da via, podendo até mesmo fazer curvas de forma automática – o sistema é capaz de interpretar uma curva a frente e faze-la sem precisar o motorista colocar a mão no volante, o Drive Pilot é tão evoluído que em caso do veículo da frente freie de forma repentina, ou algum veículo entre na frente, o Classe E, pode frear e até mudar de faixa de forma automática, antes disso é emitido um alerta visual e sonoro ao motorista. O mesmo sistema também funciona na cidade caso haja um obstáculo ou um pedestre no caminho do Classe E, alertando ao motorista com sinais sonoros e visuais e caso não haja reação por parte do motorista o carro de forma autônoma freia ou muda de faixa, o modelo também é capaz de frear caso ao passar em cruzamento entre algum carro na faixa do sedan da Mercedes.

novo mercedes classe e 2017

Porém a própria Mercedes diz que o carro não é 100% autônomo, ou seja, o motorista em uma estrada não pode cruzar os braços e tirar um cochilo enquanto viaja, para evitar que os mais preguiçosos façam isso há um sistema que monitora as mãos do motorista no volante, caso não haja interferência do volante dentro de 1 minuto, é emitido sinais sonoros e visuais até que o motorista retome a direção do carro, caso isso não aconteça a velocidade passa a ser reduzida gradualmente, até o carro parar por completo, e o pisca alerta é ligado.

Claro que esta tecnologia também da uma forcinha ao motorista na hora de estacionar, o carro pode literalmente estacionar de forma totalmente automática, basta apenas o motorista dar o comando de estacionar que o carro encontra a vaga e até mesmo da seta de forma automática.

novo mercedes classe e 2017

No Brasil o novo Classe E 2017 chega em três versões:

Avantgarde R$ 309.900, que traz uma pegada mais esportiva, com grade frontal com apenas duas lâminas, suspensão 1.5 cm mais baixa, interior com acabamento em alumínio, rodas aro 18 esportivas, além de ar-condicionado com três zonas de temperatura, faróis totalmente por LEDs com 84 lâmpadas, bancos em couro com ajustes elétricos, câmera traseira, sistema de condução semi-autonoma Drive Pilot, sistema multi-mídia com tela de 12.3 polegadas, partida sem chave, airbags laterais, frontais, laterais de cabeça e para os joelhos do motorista,sistema de estacionamento automático e teto solar

Exclusive, que sai por R$ 319.900 e conta com uma proposta mais elegante, com grade tradicional cromada com a estrela de três pontas da Mercedes posicionada acima da grade no capô, interior com acabamento mais refinado e elegante revestido em madeira com relógio analógico no painel e bancos e volante revestido em couro nobre Nappa, além de rodas aro 18 com visual mais elegante.

Por fim a terceira versão será uma série limitada de lançamento, Exclusive Lounch Edition, ela custará R$ 325.900, baseada na versão Exclusive, virá com diferenciais como rodas maiores aro 19 e interior com iluminação por LED com 64 opções de cores.

novo mercedes classe e 2017

Preços do novo Classe E 2017 no Brasil:

Classe E250 2017 Avantgarde R$ 309.900;

Classe E250 2017 Exclusiv R$ 319.900;

Classe E250 2017 Exclusiv Lounch Edition R$ 325.900.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *