McLaren GT 2020 conheça em detalhes

mclaren gt

Está chegando as lojas da Europa agora em novembro o mais novo carro da McLaren, chamado simplesmente de “GT”, ele busca traduzir de forma perfeita o significado da sigla “Gran Turismo”, ou seja, um carro esportivo de alto desempenho, que foca também no conforto e boa dirigibilidade para as estradas, além disso, o McLaren GT traz um dos desenhos mais bonitos já feitos pela McLaren, sem falar no seu interior, que oferece luxo e conforto poucas vezes visto em um carro esportivo. Seu motor é uma usina de força, V8 bi-turbo, que bebe gasolina de uma forma contida, porém despeja 620 cv de potência, o suficiente para fazer o McLaren GT disparar de 0 a 100 km/h em apenas 3.2 segundos.

mclaren gt 2020

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O GT é o maior carro já feito pela McLaren

O mais novo integrante da família de carros McLaren será o maior já feito em dimensões, o GT tem uma carroceira exclusiva com quase 4,70 metros de comprimento (é o maior carro de rua já feito pela McLaren), isso porque a dianteira e a traseira do GT tem um tamanho alongado, atípico para um McLaren, só para comparar, o lendário McLaren F1 de 1996 tinha apenas 4.29 m de comprimento e o P1 de 2013 tem 4.59 m.  Também chamam a atenção a largura do GT que é de largos 2.09 metros, e a altura extremamente baixa, apenas 1.29 m.

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Design do McLaren GT impressiona

A carroceria do GT tem um desenho comportado e elegante, principalmente em comparação com modelos como o P1, 540 e o 650, sem dúvidas este é um dos carros mais belos já feitos pela McLaren. Em relação aos outros modelos atuais da marca, a carroceria do GT traz faróis menores e mais finos, para-choque dianteiro com tomadas de ar menos chamativas, as laterais tem um estilo mais limpo, trazendo em destaque a gigante tomada de ar lateral que leva ar para o motor, que fica localizado atrás dos bancos.

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Visto de traseira o McLaren GT 2020 também agrada, ao invés de usar lanternas convencionais, com lâmpadas e lente, o modelo utiliza um pequeno filete de LED, que além de funcional confere uma aparência bastante futurista ao carro. No lugar onde ficariam as lanternas tradicionais, a McLaren optou por colocar duas saídas de ar extras para o motor.

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As rodas também são grandes, aro 20 na dianteira e 21 na traseira, isso mesmo aro 21, estas são as maiores rodas já usadas por um McLaren, elas são calçadas por pneus de alta performance Pirelli P Zero, com uma configuração de desenho exclusivo para o GT.

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Chassi feito em fibra de carbono

Um dos diferenciais do McLaren GT frente a outros carros Gran Turismo, é sua construção, apesar de não ser um carro feito para as pistas de corrida ou que foca apenas no desempenho, o GT incorpora uma concepção de alta performance, seu chassi é uma variante para estradas do chassi tipo monocoque, usado por carros de corrida como na Fórmula 1, este chassi é chamado pela McLaren de MonoCell II-T, foi feito especialmente para o modelo GT, é praticamente todo feito em fibra de carbono. Esta solução de construção garante um peso extramente baixo (1530 kg) e um ótimo comportamento em curvas, o McLaren GT é o mais leve da categoria, segundo a fabricante o carro é mais de 130 kg mais leve do que o principal rival.

mclaren gt porta malas traseiro
Apesar de ter motor central/traseiro, o McLaren GT tem um pequeno porta malas sobre o motor

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Motor central, há dois porta-malas…

Ao contrário de outros modelos Gran Turismo, feitos para a estrada como a Ferrari 812 e Aston Martin Vantage, o McLaren GT se diferencia por ter motor central (posicionado logo atrás dos bancos), enquanto os rivais contam com motor na dianteira. Visando o desempenho e equilíbrio em curvas isso é muito bom, porém não deixa o carro pratico para o uso no dia a dia, já que não há porta malas, então como é que você vai pegar a estrada sem levar as malas?

mclaren gt 2020 porta malas dianteiro
O McLaren GT conta com dois porta malas, um na traseira com 150 litros e outro na dianteira com 420 litros

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Sabendo disso os engenheiros da McLaren desenvolveram dois porta-malas para o GT, como o motor é pequeno e a estrutura do chassi na traseira é compacta, eles conseguiram criar um pequeno compartimento para malas na traseira do carro sobre o motor, com espaço para 150 litros, o suficiente por exemplo, para acomodar duas sacolas de golf, ou uma mala grande, enquanto que na dianteira há outro compartimento para bagagens, maior com 420 litros (foto acima).

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Interior de carro de luxo…

Um dos diferenciais da McLaren GT 2020 é seu interior, o modelo traz uma cabine bastante estilosa e com um acabamento de alto padrão, com muito luxo, praticamente tudo é revestido em couro, inclusive o painel, teto e as portas, o comprador poderá escolher o tipo de couro e a cor, toda a cabine é feita de forma artesanal a mão, o comprador do McLaren GT terá a sua escolha nada menos do que 16 opções de cores para o interior. O painel tem poucos botões físicos, tudo praticamente é controlado pela tela do sistema multi-mídia, que fica em uma posição de pé ao centro do painel, inclusive o ar-condicionado é comandado pelo touch.

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No console central, aonde normalmente ficaria a alavanca do câmbio (foto abaixo), ficam três botões: “D”, “N” e “R” que servem para escolher a marcha engatada, além de alguns botões que ativam ou desativam recursos do carro como, controle de largada e o modo de condução: Comfort, Sport e Track, além do ajuste da suspensão e o principal deles, o botão que da a partida no motor.

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Esportivo superequipado…

A lista de equipamentos do McLaren GT também chama atenção, é digna de um sedan de luxo, há um painel 100% digital configurável de 12.3 polegadas, teto panorâmico em vidro com abertura elétrica, ar-condicionado digital dual zone, faróis FULL LED com ajuste automático de altura, suspensão com amortecedores hidráulicos ajustáveis, que elevam a altura do carro em até 2 cm, totalizando 113 mm de altura em relação ao solo (facilitando a entrada e saída de calçadas), sistema de som da marca Bower Wilkins com nada menos do que 12 alto falantes, 1200 watts de potência e dois subwoofers, bancos com ajustes elétricos memória e aquecimento, ainda em termos de luxo os bancos do McLaren GT contam com uma interessante função “comfort entry” e “exit”, um sistema elétrico que move o banco para trás o máximo possível e recolhe a coluna de direção o máximo possível para próximo do painel, para facilitar a entrada e saída do carro.

 

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Apesar do sistema de som ser uma verdadeira obra de arte, certamente a melhor pedida é ouvir o ronco do V8 rugindo atrás dos bancos, para isso a McLaren desenvolveu um sistema de escapamento ativo, ou seja, de acordo com o modo de condução escolhido, há duas válvulas dentro do escapamento que se abrem ou fecham alterando a altura e o tipo do ronco do motor, por exemplo, no modo Comfort, estas válvulas são fechadas, permanecendo fechadas até os 160 km/h. No modo Sport e no Track, elas ficam abertas o tempo todo, deixando o barulho do carro estrondosamente alto e chamativo.

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Motor V8 de 620 cv…

Deixando o melhor para o final, vamos falar do coração do McLaren GT, apesar do foco deste esportivo britânico não ser o desempenho ou a sua potência bruta, ele ostenta um conjunto mecânico de respeito. Um motor 4.0, V8, que entrega 620 cv de potência a 7500 rpm, e um pesado torque de 63 kgfm obtidos entre 3.000 a 7250 rpm. A tração é traseira, e o câmbio automatizado SSG de sete velocidades e dupla embreagem.

Um V8 econômico igual um 1.0 !?…

Como dissemos, o foco do McLaren GT é ser um carro para pegar a estrada e fazer viagens longas, visando isso, para melhorar a autonomia do modelo, a McLaren o equipou com o motor mais econômico já feito em sua história, o M840TE, apesar de ter 4 litros, bi-turbo e 8 cilindros, este bloco traz diversas tecnologias para economizar combustível e consequentemente fazer o carro ir mais longe, sua autonomia rodando em velocidade de cruzeiro, respeitando a velocidade máxima das vias, é de impressionantes 650 km com um tanque cheio – a mesma de um carro comum com motor 1.0. A McLaren a fala que o GT tem consumo médio ficando entre 8,4 km/l a 9,25 km/l com um litro de gasolina, o curiosamente o McLaren GT conta com sistema Start/Stop que desliga o motor de forma automática quando o carro para em um semáforo por exemplo, uma preocupação atípica para um supercarro, que normalmente são beberrões e tem como última preocupação de seus donos economizar gasolina.

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Desempenho, 0 a 100 km/h em 3,2 segundos

Com seus 620 cv, o McLaren GT 2020 dispara de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos, partindo do zero em aceleração constante ele alcança os 200 km/h em 9 segundos, e tem capacidade para chegar aos 326 km/h de velocidade máxima.

Como acelerar rápido é bom, porém parar rápido é melhor ainda, o McLaren GT vem equipado com freios com discos grandes de 367 mm de diâmetro na dianteira e 354 mm na traseira. O GT vindo a 100 km/h precisa de apenas 32 metros para parar por completo, enquanto que vindo a 200 km/h são necessários 127 metros.

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Opcionalmente para quem busca um pouco mais de performance, ou pretende levar o McLaren GT para um “track day” em uma pista de corrida, o comprador como opcional pode levar freios de alta capacidade com discos feitos de cerâmica e carbono, são discos gigantes com 390 mm de diâmetro na dianteira e 380 mm na traseira, mordidos por pinças especiais em alumínio com seis pistões na dianteira e quatro pistões na traseira.

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Preço do McLaren GT…

As primeiras unidades do McLaren GT estão chegando as lojas da Europa agora em novembro de 2019, em comparação com outros supercarros que superam milhões, o preço do McLaren GT até que é acessível, no Reino Unido ele parte de 163 mil libras (R$ 841 mil), nos EUA ele sairá por US$ 210 mil (R$ 835 mil). Ainda não há informações sobre uma possível data de lançamento oficial no Brasil.

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