Jeep Grand Commander 2022 – Conheça os detalhes da versão de sete lugares do Compass

jeep grand commander 2022

A Stellantis prepara ainda para esse ano (2021) um outro lançamento de peso para o Brasil, o Jeep Grand Commander, o aguardado SUV de sete lugares da marca será uma espécie de versão estendida do Compass, ele tem estreia marcada para o segundo semestre no Brasil, o Grand Commander terá preços entre R$ 200.000 e R$ 260.000 de acordo com a Revista Quatro Rodas, e chegará para disputar mercado com outros modelos de sete lugares como o Chery Tiggo 8 Plus, VW Tiguan Allspace e Toyota SW4.

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Base do Compass…

O Grand Commander 2022 é um dos lançamentos mais importantes da Stellantis na atualidade, o novo SUV que é construído sobre a mesma base do Compass, será vendido em uma série de mercados ao redor do mundo, incluindo países da Europa e das Américas, ele já teve sua produção confirmada para o Brasil, sendo montado na mesma planta em Pernambuco, onde é feito o Compass.

jeep commander 2022

O nome ainda é segredo…

Para seu novo modelo a Stellantis (grupo que fez parte a Jeep), estudou uma série de nomes, inicialmente o modelo que é chamado internamente de “Jeep 598”, seria chamado de Grand Compass, em abril uma série de sites internacionais anunciou que o carro seria chamado de Patriot, nome de um antigo SUV da 7 lugares da Jeep vendido no mercado norte-americano até 2016, porém ao final parece que a Stellantis acabou escolhendo o nome Grand Commander, curiosamente é o mesmo nome de um SUV de porte similar vendido na China.

Alias, o Jeep Grand Commander 2022 vendido no Brasil será muito similar ao Grand Commander da China (modelo branco que você vê nas imagens deste post). Este SUV que foi lançado por lá em 2018 e acaba de ganhar uma reestilização.

jeep grand cherokee 2022
Visual do Grand Commander é inspirado no Novo Jeep Grand Cherokee, foto acima

Design Jeep Grand Commander 2022

O carro vendido por aqui deve ter visual um pouco diferente do modelo chinês, trazendo um estilo mais harmonioso, com detalhes exclusivos nos faróis, grade e no para-choque, destaque para os conjunto óptico, que conta com faróis Full-LED, e uma grade frontal mais afinada e comprida em relação ao Compass, enquanto o para-choque apostará em um perfil mais esportivo com tomadas de ar amplas (repare na foto abaixo o modelo Grand Commander em testes no Brasil).

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Acima o Grand Commander rodando em testes nos arredores da planta da Fiat, foto: Marlos Ney Vidal/AutosSegredos.com.br

Na traseira também chama atenção o conjunto de lanternas que terão visual interessante, praticamente cortando a traseira do modelo de um lado ao outro, sendo do tipo 3D com efeito de profundidade, a peça tem uma aparência minimalista e futurista.

O Jeep Grand Commander 2022 é um carro bonito e imponente, porém que não apela para soluções de design exageradas.

Dimensões generosas do Jeep Grand Commander

Porém, apesar do visual parecido, o Jeep Grand Commander nacional se distingue do modelo chinês pela plataforma, o modelo brasileiro será feito sobre a plataforma Small Wide, a mesma do Jeep Compass, enquanto o SUV da China é baseado na plataforma do Grand Cherokee.

Ele terá uma ampla distância entre-eixos, 2.78 m, são 15 cm a mais em relação ao Compass, já a largura será a mesma do Compass 1.82 m, enquanto o comprimento ainda é incerto, porém deve ficar na casa dos 4.80 metros, a altura também deve ser um pouco maior em relação ao Compass. Lembrando que o modelo chinês tem comprimento de exatos 4.87 metros.

Produzido no Brasil…

O Jeep Grand Commander 2022 será o terceiro modelos da FCA (agora Stellantis), produzido na fábrica de Goiana (PE), segundo informações do site AutosSegredos, suas versões e os conjuntos de equipamentos serão os mesmos do Jeep Compass 2022, assim com a motorização, ou seja, haverá versões turbo flex ou a diesel.

Motores Jeep Grand Commander 2022

As versões mais simples do Grand Commander virão equipadas com o motor 1.3L Turbo Flex, o bloco desenvolve 180 CV com gasolina ou 185 CV com etanol, enquanto o torque máximo chega a 27.5 kgfm independente do combustível. O câmbio do Grand Commander 1.3 turbo flex será sempre automático de seis velocidades e a tração 4×2.

Já as versões mais caras do Jeep Commander, que chegarão a custar cerca de R$ 260.000, irão tentar roubar compradores de modelos como a Toyota SW4, trará provavelmente um novo motor 2.0L Turbo Diesel MultiJet, com potência na faixa 200 CV – este será uma versão evoluída do 2.0 diesel usado no Compass e no Renegade. O Grand Commander diesel virá sempre com câmbio automático de nove velocidades e tração 4×4.

Em um futuro próximo de acordo com a Quatro Rodas, pode surgir ainda uma versão mais potente, a gasolina, com potência na casa dos 270 cv.

jeep grand commander 2022

Interior do Jeep Commander será similar ao do Compass

De acordo com os flagras do modelo feitos aqui no Brasil, o interior do Jeep Grand Commander 2022 será praticamente idêntico ao do novo Compass 2022, com direito a detalhes como cluster do tipo 100% digital e central multimídia do tipo flutuante de 10 polegadas, além de um acabamento bastante luxuoso e detalhado.

jeep commander 2022 interior

Equipamentos de série do Grand Commander

Em termos de equipamentos o SUV virá de série com itens como bancos em couro, ar condicionado digital com duas zonas de temperaturas individuais, freio de estacionamento por botão, além de sistema keyless, que dispensa o uso da chave para destravar as portas e dar a partida no motor, isso tudo deve ser de série desde a versão mais básica.

As versões mais caras do Jeep Grand Commander já devem vir com itens como bancos com ajustes elétricos, aquecimento nos bancos dianteiros, teto solar panorâmico, porta-malas com abertura por gestos, rodas aro 20, além de recursos de segurança ativa, como piloto automático adaptativo ACC, frenagem frontal automática, auxílio para manter o carro na faixa de rolagem, monitoramento de pontos cegos entre outros itens.

O Jeep Grand Commander deve vender bem…

Enfim o Jeep Grand Commander 2022 chega para colocar a Stellantis é um novo segmento, um dos mais lucrativos nacional, no ano passado com o mercado desabando em vendas, a Toyota conseguiu emplacar 9.128 exemplares da SW4, nada mau para um carro que tem versões quem custam mais de R$ 300.000, agora a FCA quer conquistar uma parte dessa mina de ouro, e se conseguir repetir o sucesso que fez do Compass o líder entre os SUVs, parece que o Grand Commander fará muito sucesso.

Fonte: Quatro Rodas edição maio e AutosSegredos

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