Iveco Stralis NR Eurotronic 2011 inova com câmbio automatizado

iveco stralis nr eurotronic 460 2011

A Iveco está lançado no mercado brasileiro, o Stralis NR Eurotronic, a nova versão do caminhão extrapesado da marca traz como principal destaque uma caixa de câmbio automatizada, chamada de ZF-AS Tronic essa transmissão além de oferecer mais conforto ao motorista,  também reduz os custos com manutenção e o consumo de combustível em 7 %, o que sem duvída representa uma economia em tanto em um caminhão equipado com um motor de mais de 400 CV e um tanque de 900 Litros. Confira todos os detalhes…

iveco stralis nr eurotronic 460 2011

Este é um dos primeiros caminhões a ser equipado com um câmbio automatizado. A transmissão inovadora foi desenvolvida pela ZF , uma das fabricantes de câmbio mais renomadas do mundo em parceria com a Iveco do Brasil. O AS Tronic virá de série na versão top de linha do Iveco Stralis que sai de fábrica equipado com um motor Cursor 13, seis cilindros que desenvolve até 460 CV de potência, a versão está disponível nas variantes, 4X2, 6X2 e 6X4. com o peso bruto variando de 54 a 63 toneladas.

iveco stralis nr eurotronic

Na verdade esta câmbio é uma caixa normal similar a da versão manual. Porém através de um sistema eletrônico, o câmbio encontra automaticamente a melhor relação de marcha para cada situação, fazendo as trocas de forma automática, e o que é melhor dispensando totalmente o uso da embreagem, esta caixa conta com 16 marchas e, é acionado por três teclas posicionadas no painel central, D (Drive), N (Neutral) e R (Reverse), a primeira coloca em funcionamento as marchas, já a segunda aciona o ponto morto e a terceira engata a ré. A transmissão automatizada conta ainda com dois modos de direção normal e economy que preza pelo economia de combustível. Para situações que o motorista precisar realizar as trocas de marchas de forma manual, há uma alavanca localizada na coluna de direção. Já quando é exigido mais força do motor nas arrancadas, quando se esta em um trecho escorregadio, há o modo “Slow”, acionado ao segurar a tecla “D”.

iveco stralis nr eurotronic 460

Outro destaque é a segurança do Stralis, a Iveco afirma que ele tem o melhor sistema de freio motor do mercado, para se ter uma ideia do poder de frenagem desse extrapessado, com o opcional ZF Intarder que age diretamente no eixo cardâ, a potência de frenagem atinge a marca de 985 CV. O Stralis traz de série freios com ABS, Turbo Brake e Combined Brake, um sistema de freio a motor.

interior stralis nr eurotronic

O freio motor é acionado integralmente pela alavanca multifuncional, que pode ser abaixada em seis estágios. No primeiro estágio, o motorista aciona os 347cv do patenteado sistema de freio motor por descompressão Iveco Turbo Brake (ITB). Com o segundo estágio, além do ITB, aciona-se a válvula “borboleta”, Combined Brake (CEB), que fecha a exaustão e faz com que a pressão reversa dos gases eleve a potência de frenagem para 415cv, o que já é o mais potente freio motor de série da categoria.

stralis nr eurotronic 2012

Acima os botões que acionam o câmbio automatizado do Iveco Stralis NR 460 Eurotronic (D põe o caminhão em movimento), N (engata o porto morto) e R (engata a marcha ré), não há pedal de embreagem e as trocas de marchas podem ser feitas de forma manual através de uma alavanca atrás do volante.

interior iveco stralis nr eurotronic

Em matéria de itens de conforto, o Stralis NR também vem de série equipado com rádio CD/player, vidros elétricos, ar-condicionado, piloto automático e cama de leito em versão com teto baixo ou alto. Ainda na cabine o painel possui boa ergonomia, o volante é multi-funcional, o banco do motorista permite diversos ajustes e os mostradores do painel são completo, exibindo  informações detalhadas, que até exigiram uma certo estudo por parte do motorista, outro ponto positivo são os diversos porta objetos espalhados pela cabine.

interior stralis nr eurotronic

Com méritos suficiente para ser considerado um dos caminhões mais modernos do Brasil, a Iveco está confiante no sucesso do Stralis NR Eurotronic, a expectativa é de 4 em cada 10 Stralis sejam equipados com esse tipo de câmbio, o modelo já está disponível nas revendas da marca, com preço sugerido a partir de R$ 430,000 e que pode chegar a R$ 542,000. Ao todo 3,000 exemplares deverão ser vendidos em 2011.

iveco stralis nr eurotronic

A linha Iveco Stralis NR, além da opção top de linha NR Eurotronic, possui versões mais modestas, totalizando 22 versões, com motores de 380cv, 410 cv e 460cv.

6 Replies to “Iveco Stralis NR Eurotronic 2011 inova com câmbio automatizado

  1. sou de minas gerais e o caminhao e muito bom , em relacao a peso potencia e robustez elegancia e economia , eu recomendo com 100 % de certeza , apesarde nao ter um trabalhamos na mina brucutu (vale) com um e atendeu perfeitamente , por isso recomendo , vale a pena .

  2. sou de assis chateaubriand pr comprei um 460 altomatico ainda nao viajou mas estou assioso para conhecer o caminhao mas sei q ebom todos q tem falam por isso recomendo.

  3. comprei dois strallis 410; e estou satisfeito. agora pretendo comprar este stralis nr eurotronic 460 cambio outomatico. parabéms. inovar é preciso.

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