Hyundai revela na Europa a nova geração do i30

hyundai i30 2017

 

Conforme esperado a Hyundai está apresentando nessa quarta-feira (07 de setembro), a nova geração do i30. O hatch que é um dos principais modelos da marca coreana, sobretudo na Europa, foi completamente renovado para 2017, ganhando linhas mais sóbrias e elegantes, que antecipa o novo padrão visual da montadora.

hyundai i30 2018

O Novo i30 2017 será uma das estreias mundiais do Salão de Paris que ocorre no final desse mês. A previsão é de que ele chega às ruas do Velho Continente, no início do próximo ano, já no Brasil a novidade da Hyundai ainda deve demorar um bom tempo para ser lançada.

hyundai i30 2018

Em sua terceira geração, o I30 aposta em um estilo mais minimalista e equilibrado do que o visto na geração anterior. A Hyundai fez algo semelhante a Peugeot com o 308. Enquanto a segunda geração, tinha linhas arrojadas, carroceria cheio de frisos e buscava chamar atenção nas ruas, a terceira é bem mais discreta e séria.

novo hyundai i30 2017 interior painel

Já o interior nitidamente subiu de nível. A qualidade dos materiais salta aos olhos (repare no revestimentos do bancos, painel e portas, além da arquitetura limpa do painel), destaque também para a eletrônica a bordo. Entre as novidades estão, uma central multimídia, com oito polegadas, e conectividade para Smartphones Apple e Android, além de câmera de ré, ar-condicionado digital dual zone, volante multi-funcional com novos comandos, teto solar panorâmico e sistema de áudio Premium.

Na parte da segurança também houve uma notável evolução, o novo i30 estreia sensores que monitoram os pontos cegos ao redor do carro, frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo que mantém uma distância segura do veículo que vai à frente, farol auto inteligente e assistência para manter o carro na faixa de rolagem.

novo hyundai i30 2017 interior bancos

Por fim o I30 ficou maior, mais espaçoso e leve, a carroceria mede agora  4.34 m de comprimento (um aumento de 4cm), já o entre-eixos é de 2.65 m, permaneceu o mesmo da geração anterior. Graças ao uso de um tipo de aço mais leve, o peso foi reduzido em 28 kg (sendo agora 1.316 kg) o que melhorou o consumo e o desempenho do carro.

novo hyundai i30 2017

Como é de praxe nos carros vendidos da Europa, a gama de motores vai ser extensa e inclui de opções a diesel ou gasolina, passando pelo lançamento de uma inédita versão esportiva, desenvolvida pela Hyundai N, uma espécie de grife de carros esportivos da fabricante coreana.

A gama começa pelo bloco 1.6L de 95 CV a diesel, há ainda uma configuração de 110 CV e outra de 136 CV também movidas a diesel. Porém o destaque fica por conta da inédita versão T-GDi (Turbo com injeção direta a gasolina). Que na versão mais forte 1.4 T-GDI o bloco desenvolve 140 CV e 24 kgfm de torque, levando o novo i30 2017 de 0 a 100 km/h em 8.9 segundos, já a velocidade é de 210 km/h. Há configurações a gasolina mais mansas também turbo  com injeção direta, como o peculiar 1.0L T GDi (turbo) de 120 CV e 1.4 aspirado de 100 CV.

Ainda falando na mecânica o novo i30 estreia uma transmissão automática de dupla embreagem DSG e sete velocidade, enquanto as versões de entrada virão com câmbio mecânico de seis marchas.

novo hyundai i30 2017

Atualmente apenas um coadjuvante no mercado…

No Brasil em sua primeira geração, o i30 chegou por aqui em 2009 e logo se tornou um sucesso de venda, vinha com um esperto motor 2.0 de 145 cv, já a segunda geração, lançada por aqui em 2013 foi um fiasco, apesar de trazer tudo novo, tanto o visual, a la HB20 e o fraco motor 1.6 de 128 cv não agradaram, um ano depois em 2014, a Hyundai tentou reparar as coisas oferecendo um motor mais potente, o atual 1.8, flex de 150 cv, além de ter realizado uma reestilização no modelo em 2015, porém o preço salgado na casa dos R$ 85.000, além da concorrência, que ficou mais forte nos últimos anos, fizeram o i30 virar um mero coadjuvante no mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *