A marca chinesa GAC está estreando no Brasil agora em junho lançando 5 modelos, sendo um híbrido e quatro elétricos. O carro chefe da marca deve ser justamente o modelo híbrido GAC GS4, ele é um SUV médio do tipo híbrido (HEV) com potência combinada de 235 cv. O modelo tem boas dimensões, sendo inclusive maior que os rivais, tem estilo moderno, interior bem acabado e vem recheado de equipamentos, porém o principal trunfo do GAC GS4 será o seu preço, ele partirá de R$ 189.990, praticamente o mesmo valor do VW T-Cross Highline Flex de modestos 150 cv, ou seja, este modelo da GAC tem tudo para vender muito bem a agitar o mercado brasileiro.
Índice desta matéria
Autonomia de 700 km
O GAC GS4 é um híbrido comum HEV, movido por dois motores, um 2.0 a gasolina com 140 cv combinado com um potente motor elétrico de 182 cv, justos eles entregam uma potência combinada de 235 cv e 30 Nm de torque. A bateria de 2,1 kWh é recarregada tanto pelo motor a combustão quanto pela regeneração de energia nas frenagens, proporcionando uma autonomia declarada superior a 700 km e consumo de combustível de 14,1 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada segundo dados do Inmetro.
Lembrando que ao contrário de modelos como Haval H6 e BYD Song Plus o GAC GS4 não é um híbrido do tipo plugin, ou seja, ele não pode ser carregado na tomada e não tem um modo 100% elétrico.
Galeria GAC GS4
Dimensões do GAC GS4
Com 4,68 metros de comprimento, 1,90 metro de largura, 1,67 metro de altura e entre eixos de 2,75 metros, o GAC GS4 oferece amplo espaço interno com porta-malas de impressionantes 638 litros – o maior da categoria, superando em tamanho modelos como BYD Song Plus e GWM Haval H6, sendo muito maior em tamanho em relação a rivais como Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. Compare os modelos na tabela abaixo:
Característica | GAC GS4 (HEV) | Haval H6 HEV | BYD Song Plus DM-i (PHEV) | Toyota Corolla Cross Hybrid |
---|---|---|---|---|
Motorização | Híbrido pleno (2.0 Atkinson + elétrico) | Híbrido (1.5 turbo + elétrico) | Híbrido plug-in (1.5 aspirado + elétrico) | Híbrido flex (1.8 aspirado + elétrico) |
Potência combinada | 235 cv | 243 cv | 235 cv (algumas versões até 304 cv) | 122 cv |
Torque combinado | 30,6 kgfm (elétrico) + 18,3 kgfm (comb.) | 54 kgfm | 40,8 kgfm | 16,6 kgfm |
Transmissão | Automática DHT (2 marchas) | Automática (2 marchas) | Automática (6 marchas) + modo elétrico | CVT automática |
Tração | Dianteira | Dianteira | Dianteira | Dianteira |
Consumo cidade (km/l) | 14,1 | 13,8 | 14,9 (híbrido) / 52,9 (combinado) | 17,0 (gasolina) / 11,8 (etanol) |
Consumo estrada (km/l) | 11,8 | 12,0 | 12,1 | 13,9 (gasolina) / 9,6 (etanol) |
Autonomia elétrica | Não possui modo 100% elétrico | Não possui modo 100% elétrico | 68 km (modo elétrico) | Não possui modo 100% elétrico |
Capacidade da bateria | 2,1 kWh | 1,6 kWh | 18,3 kWh (Blade Battery) | Não divulgado |
Comprimento | 4.680 mm | 4.683 mm | 4.705 mm | 4.460 mm |
Largura | 1.900 mm | 1.886 mm | 1.890 mm | 1.825 mm |
Altura | 1.660 mm | 1.730 mm | 1.680 mm | 1.620 mm |
Entre-eixos | 2.750 mm | 2.738 mm | 2.765 mm | 2.640 mm |
Peso | 1.641 kg | 1.699 kg | 1.790 kg | 1.400 kg |
Porta-malas | 638 litros | 560 litros | 574 litros | 440 litros |
Aceleração 0–100 km/h | 9.1 s | 7,9 s | 8,5 s | 13,0 s |
Velocidade máxima | Não divulgado | 175 km/h | 180 km/h | 170 km/h |
Preço inicial (2025) | R$ 189.990 / R$ 199.990 | R$ 214.000 | R$ 239.800 | R$ 219.890 |
Principais equipamentos | Piloto adaptativo, 6 airbags, câmera 360°, bancos ventilados, multimídia 10,7″, teto solar | ACC, 6 airbags, câmera 360°, teto solar, bancos em couro, multimídia 12,3″ | ACC, 6 airbags, câmera 360°, multimídia 15,6″ rotativa, teto solar panorâmico, bancos aquecidos e ventilados | ACC, 7 airbags, câmera 360°, multimídia 10″, ar digital dual zone, bancos em couro, chave presencial, pacote Toyota Safety Sense |
Diferenciais | Porta-malas maior, preço mais baixo, híbrido não plug-in | Maior torque, desempenho superior, híbrido não plug-in | Maior autonomia elétrica, híbrido plug-in, bateria Blade, consumo referência, modo elétrico | Consumo urbano referência, confiabilidade, híbrido flex, pacote de segurança avançado |
Design do GAC GS4
O design é moderno e arrojado, com faróis full-LED grandes que quase se encontram no logotipo dianteiro, grade frontal com efeito 3D e desenho em “V”, vincos marcantes nas laterais, maçanetas embutidas na carroceria, teto baixo com estilo coupé na traseira com colunas largas que lembram outros SUVs conhecidos, mas com identidade própria, chama atenção também o estilo peculiar das lanternas assim como o aerofólio.
Interior
O interior também chama atenção, traz uma central multimídia de 10,7 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, painel digital de 7 polegadas (10 polegadas na versão top), e um console central elevado com um seletor de marchas eletrônico com tamanho compacto e estilo diamante, o desenho futurista do painel também agrada, assim como seu acabamento em dois tons.
Entre os equipamentos de série estão piloto automático adaptativo ACC, frenagem de emergência, assistente de faixa, monitor de pontos cegos, faróis em LED com acendimento automático, chave presencial, seis airbags, banco do motorista elétrico e bancos dianteiros ventilados.
Existem duas versões no Brasil: a GS4 Hybrid Premium, por R$ 189.990, que inclui carregador de celular por indução, câmera de estacionamento e seis airbags; e a GS4 Hybrid Elite, por R$ 199.990, que adiciona seis alto-falantes, automação veicular mais avançada, teto solar panorâmico, head-up display, bancos de couro, rodas aro 19” e câmeras de visão 360°. Confira a lista completa de itens abaixo:
GAC GS4 Premium: R$ 189.990
- Faróis altos inteligentes e com acionamento automático
- Faróis Full LED
- Maçanetas retráteis
- Sensor de chuva
- Ar condicionado automático
- Saída de ar condicionado para os passageiros traseiros
- Banco do motorista com ajustes elétricos (6 posições)
- Bancos dianteiros ventilados
- Coluna de direção ajustável (4 posições)
- Keyless entry (destravamento e travamento das portas sem chave)
- Rodas aro 18
- 4 auto falantes
- Ajuste de volume automático em função da velocidade
- Multimídia touch screen 10.1″
- Painel de instrumentos 7″
- Sistema de partida sem chave
- 6 airbags
- Assistente de partida e descida de rampa (HHC + HDC)
- Freio de estacionamento eletrônico + auto hold
- Sensores de estacionamento traseiros
- Câmera de ré
- Aviso de cintos de segurança não afivelados
- Sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS)
- Sistema de regeneração de energia em frenagens
- Alerta de colisão frontal (FCW)
- Assistente de congestionamento (TJA)
- Assistente de permanência em faixa (LKA)
- Frenagem autônoma de emergência para proteção de pedestres (AEB- VRU)
- Alerta de mudança de faixa (LDW)
- Frenagem autônoma de emergência (AEB)
- Piloto automático adaptativo (ACC)
GAC GS4 Elite: R$ 199.990
Todos os itens da versão Premium mais:
- Espelhos retrovisores externos elétricos, retráteis com desembaçador
- Tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétricos
- Teto panorâmico fixo e cortina com acionamento elétrico
- Sensor de qualidade do ar
- Banco do passageiro com ajustes elétricos (4 posições)
- Bancos com revestimento premium sustentável
- Luzes ambientes
- Volante com revestimento premium sustentável
- 6 auto falantes
- Carregador sem fio inteligente para celular
- Head-up Display(HUD)
- Painel de instrumentos 10,25″
- Aviso de cintos de segurança traseiros não afivelados
- Câmera 360°
- Trava de segurança eletrônica para crianças
- Alerta de abertura de porta(DOW)
- Alerta de colisão traseira (RCW)
- Alerta de tráfego cruzado traseiro (RCTA)
- Monitoramento de ponto cego (BSD)
- Rodas aro 19
Desempenho
Em termos de desempenho, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 9,1 segundos, com suspensão traseira multilink que garante conforto e estabilidade. O peso do veículo é de aproximadamente 1.615 kg. O tanque de combustível de 50 litros.
Analise
O GAC GS4 se posiciona como uma alternativa moderna e tecnológica no segmento de SUVs médios, com boa autonomia, espaço interno generoso e equipamentos avançados, competindo com modelos como Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e BYD Song Plus. Seu principal diferencial está no conjunto híbrido eficiente com 235 cv e consumo de até 14 km/l na cidade, seu pacote de equipamentos também agrada. Acreditamos que o preço de R$ 189.990 não deva durar muito.
A GAC no Brasil
A montadora GAC não quer ser apenas mais uma chinesa no Brasil, pelo menos com relação aos planos eles são ambiciosos, eles falam em criar um centro de desenvolvimento local, ter inclusive uma fábrica própria no Brasil. O modelo híbrido da marca terá garantia de 5 anos, enquanto os elétricos terão 8 anos.