Coupé Audi A5 ganha nova geração e evolui bastante

audi a5 2017

Esta é a nova geração do Audi A5, o coupé originalmente lançado há 9 anos atrás ganha agora em 2016 tudo novo, desde o chassi, carroceria, motores, além de novas tecnologias, o resultado agrada bastante.

novo audi a5

Uma rápida leitura do que mudou…

Lançado em 2007, o Audi A5 foi um dos Audi’s que mais permaneceu sem grandes alterações nos últimos anos, porém para compensar a Audi optou por reconstruir o carro praticamente do zero no modelo 2017.

novo audi a5

O chassi segundo a Audi está mais rígido e dinâmico, enquanto a carroceira que  ficou maior, traz uma inédita proposta de design, com visual bastante aerodinâmico e um pouco diferente do já visto nos modelos da marca na atualidade, além de mais bonita esta carroceria é 60kg mais leve, que a usada pela geração passada do A5.

audi a5 2017

Em termos de estilo, o A5 2017 está mais largo, baixo e encorpado do que o anterior, apresenta grade frontal maior, mais larga, faróis mais finos e com tecnologia full LED Matrix, para-choque com perfil mais encorpado e esportivo, capô mais baixo e com vincos chamativos principalmente na parte central, linha de cintura nas laterais mais musculosas e com vincos mais aparentes, enquanto o teto teve suas linhas suavizadas.

novo audi a5 2017

Não podemos de deixar de comentar também as belas lanternas traseiras do novo A5, elas contam com um interessante efeito 3D.

audi a5

Por dentro, mais estilo e espaço …

Por dentro graças a nova plataforma, com entre-eixos maior, o espaço foi ampliado, tanto para os passageiros quanto para o motorista.

O painel conta com uma arquitetura minimalista, com linhas retas e há um largo console central que divide a cabine e abriga os principais comandos do carro.

audi s5 2017 interior

Merece ser comentado também a qualidade do acabamento que evoluiu consideravelmente, a cabine é toda revestida por materiais nobres como alumínio, fibra de carbono, muito couro Napa e Alcantara, destaque também para o painel de instrumento digital Dual Cockpit já presente em outros modelos da Audi e que agora estreia também no A5, ele possui tela de 12.3 polegadas com 1440×540 pixels de resolução, não menos importante no centro do painel a Audi instalou uma central multi-mídia de última geração MMI com tela o estilo tablet de 8.3 polegadas, que é comandada tanto pela própria tela quanto por um touchpad no console central.

Não menos importante o porta malas aumentou 10 litros, totalizando agora 465 litros.

audi a5 2017

E os motores??

Na Europa o novo Audi A5 2017 chegará com uma farta gama de motorização, sendo na Alemanha 5 opções, curiosamente apenas dois a gasolina TFSI e três TDI (diesel), todas com potência até 17% maior e consumo até 22% menor em relação a geração passada do coupé, os níveis de potência vão de 190 cv até 286 cv.

audi s5 2017

A parte disso, há ainda a famosa versão esportiva S5 (foto acima e abaixo), que vem com um exclusivo motor 3.0 V6 TFSI com 354 cavalos de potência (são 21 cavalos a mais que antes).

audi s5 2017

Em termos de transmissão a linha A5 2017 virá com uma caixa manual de seis velocidades nas versões de entrada ou automática S Tronic de sete velocidades para as variantes mais potentes, enquanto as versões diesel 3.0 TDI de 286 cv e a esportiva S5 contarão exclusivamente com uma transmissão automatizada de oito velocidades Tiptronic.

audi s5 2017

Vale lembrar que a tração pode ser frontal, ou opcionalmente para algumas versões integral nas quatro rodas, através do sistema Quattro, que aliás virá de série na configuração diesel 3.0 TDI de 286 cv e na esportiva S5 de 354 cv.

Em termos de desempenho o S5 vai de 0 a 100 km/h em 4.7 segundos.

novo audi a5

Mais segurança e praticidade…

A Audi ainda destaca a segurança embarcada no novo A5, como auxilio para manter o carro na faixa de rolagem, park assist, faróis de xênon ajustáveis, monitoramento de trafego na traseira, piloto automático inteligente capaz de manter uma distância segura do veículo que vai à frente e evitar uma colisão, além de inclusive ter uma função para mover o carro de forma automática no transito pesado, graças a este recurso A5 é capaz de andar e parar sozinho acompanhando o transito à frente, sem o motorista precisar acelerar ou freiar.

novo audi a5 traseira

Os alemães, claro, serão os primeiros a contar com o novo A5, por lá o coupé reformulado estreia nas lojas em novembro, no Brasil ele deve vir apenas em 2017.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *