Lançado no Salão do automovel de 1968, ” lá se vão 40 anos”, porém até hoje o Chevrolet Opala é sem dúvida um carro que conseguiu o respeito do povo brasileiro e atualmente cultiva inumeros fans, graças as seu estilo único, robustes, força e boa mecânica.
fotos:
Opala.com
Opaleirosdoparana.com
A receita do Opala é boa, o nasceu da combinação da carroceria alemã do “Opel Rekord C / Commodore A”, fabricado entre 1966 a 1971, junto com a mecânica e estilo do “Chevrolet Impala”, um dos sedans mais famosos da GM americana.
Ao longo de seus 23 anos e 5 meses de produção contínua, o Opala passou por diversos aprimoramentos mecânicos e modificações estéticas.
Durante este tempo o Opala trazia duas opções de motor, o 4 cilindros que equipava as versões básicas, e o famoso 6 cilindros, motor que equipava as versões esportivas e luxuosas, e que logo caiu no gosto dos brasileiros principalmente pela sua potência.
Destaque também para o câmbio de três marchas a frente, com alavanca na coluna de direção, que equipou as primeiras versões do Opala na década de 70, uma herança vindo dos carros americanos.
foto: opaleirosdoparana.com.br
Opala 4 cilindros:
Duas versões do motor 4 cilindros equiparam o Opala, ambas com 2.5 litros, tinha de início 75cv, considerado fraco para o tamanho do carro. Já a versão mais potente do motor 2.5, chegou ao mercado mais tarde em 1973, tinha cerca de 90cv.
Em 1979 no auge do “Proalcool”, o Opala 4 cilindros ganhou também uma versão a álcool, esta versão tinha como atrativo o melhor desempenho e consumo em comparação com a versão a gasolina, o Opala a álcool foi fabricado até o final da década de 80.
E o motor 2.5 ficou no mercado até o final da década de 1980, sem grandes mudanças, desenvolvendo 88 cv e torque de 19,4 kgfm sendo vendido apenas na versão a álcool, porém este motor é considerado um pouco lento para empurrar o Opala, fazendo de 0 a 100km/h em pouco mais de 15 segundos.
O famoso Opala 6 cilindros.
O motor 6 cilindros do Opala veio dos carros americanos da Chevrolet na época (Chevrolet Impala e Nova), ele originalmente tinha na primeira versão 3.2 litros e 115 cv, mas em 1970 teve o curso dos pistões aumentado e passou a ter o conhecido 4.1 litros e potência “original” de 153 cv. Porém a versão do motor 4.1 6 cilindros mais comum a equipar o Opala, desenvolve 134 cv com 30.1 kgfm de torque máximo a 2.000 rpm. Isto em 1985 no Diplomata. Em 1990 este motor passou a entregar 121 cv e com torque máximo de 29 kgfm.
Este mesmo motor, ainda rendeu muito, e evoluiu junto com as versões do Opala e passou a equipar até mesmo o Omega e outros carros da linha Chevrolet até a década de 90 entregando após passar por algumas modernizações até 168 cv. Para se ter uma ideia da versatilidade, o mesmo motor 4.1 6 cilindros, chega a entregar mais de 200cv após algumas mudanças.
O Opala SS …
Uma das versões do Opala que fez sucesso foi o Opala SS que chegou a ser considerado um dos carro mais rápido do Brasil, esta versão vinha de fábrica com motor 4.1 e chegava aos incriveis 192Km/h de velocidade máxima, muito para a época de seu lançamento em 1971.
Em 1976 a GM lançou o motor 250/s que era uma versão envenenada do 4.1 a potência passou para bons 173 cv. O Opala SS 250-s de 1974 tinha a velocidade máxima acima dos 220 Km/h, e podia aceler de 0 a 100km/h em menos de 10 segundos, marcas que fazem inveja a muitos esportivos de hoje em dia.
Opala Coupe SS e Caravan SS 1978
Outro destaque do Opala SS, isto em 1973, era o novo câmbio de quatro marchas, com alavanca tradicional no assoalho, ao invés de três marchas com alavanca no volante, que equipava o modelo até então.
Outra versão do Opala que é lembrada até hoje é a Caravan, lançada em 1975 ela trazia as mesmas opções de motores do Opala, mas com muito espaço interno para a família inteiraalém da bagagem, a Caravan era considerada um carro caro na sua época, e além de ser um dos melhores carros nacionais, a station wagon fez tanto sucesso que logo ganhou versões esportivas como a SS (foto acima) e 250-S.
Caravan 1980
Clique na imagem para ampliar
A Caravan foi reestilizada em 1980, e ficou no mercado até 1992, e assim como o Opala ganhou versões luxuosas como a Caravan Diplomata no final da década de 80.
Opala Diplomata
Já a versão Diplomata apareceu somente em 1986 tinha o luxo e desempenho como os grandes atrativos, o Opala Diplomata era oferecido com duas versões de motores, um 2.5 litros com 97 cavalos e outra com o famoso 4.1 de 6 cilindros e 140 cavalos. As versões Diplomata do Opala traziam equipamentos de luxo como ar condicionado, ar quente, vidros elétricos, bancos de couro e mais uma série de acessórios, como câmbio automático, era o top de linha da GM brasileira.
Uma curiosidade é que o Opala Diplomata de 1986 vinha agora com câmbio de quatro marchas. Sua velocidade máxima era de 176 km/h, fazendo de 0 a 100km/h em cerca de 11 segundos.
Um dos pontos fracos do Opala Diplomata 4.1 6 cilindros é seu consumo, o “motorzão” bebia ou melhor bebe bastante, em média não fazendo mais do que 8km/l ou 9 km/l na estrada. Bem tem dono que fala em 6 km/l na cidade mas…
O Opala deixou de ser produzido em 1992. Quando foi produzido o Opala de número 1 milhão, houve até protesto de na porta da GM de pessoas que eram contra ao carro sair de produção..
Até hoje o Opala é muito admirado e tem muitos fãs pelo Brasil, ele é um carro que conquistou seus donos pela boa mecânica, desempenho e principalmente pela confiabilidade, sendo ainda hoje um sonho de consumo de muitos, motivo de orgulho para quem tem um exemplar do Opala na garagem.. e se considera um “Opaleiro!”
Clique na imagem para ampliar
Clique na imagem para ampliar
Acima as últimas gerações do Opala e da Caravan, apresentadas em 1991 foram produzidas até 1992. Traziam uma leve reestilização em comparação com o modelo ano 1990 com nova grade frontal, faróis e para-choques. Um detalhe que pouca gente sabe é que só a partir de 1991 é que o Opala enfim ganhou um câmbio com cinco marchas.
O Opala teve ainda algumas outras versões como a Comodoro, L, SS6, Luxo e assim por diante.., mas ai você lê nos sites especializados no Opala, confira abaixo:
Ai vão alguns bons sites e clubes do Opala:
http://www.opaleirosdoparana.com
http://www.opalaclubavare.com.br
Confira mais fotos neste tópico:
www.opala.com/forum/viewtopic.php?t=8939
fonte: wikipedia
Olá tenho um opala relíquia de luxo 78 amarelo ouro de longe vejo as pessoas na rua falando olha que opalão.
Opala SS nunca teve vel máxima de 220 k/h. Era de 178k/h Aprox. O motor pré histórico e a péssima aerodinâmica não permitiam.
Olá ,no texto do Diplomata 86 , a foto que ilustra consta de um modelo acredito que seja 82, pelas rodas e a maçaneta da porta , sendo que a maçaneta do modelo só saiu até 84
Meu pai tinha um opala diplomata 86 com 5 marchas.
Obs: ele ja comprou assim, entao nao sei se modificaram.
tenho um opala ano 86 ja fiz varias viajens no mesmo o carro é perfeito pra tudo. abraço a todos opaleiros deste Brsil
Oi, vocês não falam sobre o Opala Comodoro 79?
Estou juntando grana para um dia eu comprar um opala, pois é um carro imponente e respeitado e ter um carro desse é ter um pedaço da história dentro da sua garagem ! A todos os opaleiros um forte abraço .
Sou fanatico por opala, ja nasci apaixonado, e assim continuarei, ta no sangue sabe. Ss.
Eu tenho um opala diplomata 90 preto, ele é minha nave.
Bom,tenho um Diplomata,ano 86,pença em carro maravilhoso!!
totalmente LUXUOSO,..sem contar que tem tudo e mais um pouco""do que esses carros "modernos da atualidade>>carro de RAÇa!! a todos Amantes e Opaleiros,um grande abraço..
eu tenho uma diplomata 82 toda original e sou apaixonado porela pra mim e o melhor carro que existe.um abraço a todos.
se colocarmos uma bmw e uma mercedes e um diplomata no meio deles , poderemos inevitavelmente perceber que o opala aparece melho em destaque , eu tenho um diplomata 6cc na cor azul zafira todo original 88 e meu visinho tem um na cor sinsa chumbo todo original,quando sirmos com os carros ,por onde passamos todos olha até torcer o pescosso, obrigado pelos opaleiros do brasil.
opala 6cc deveria ser a oitava maravilha do mundo
eu tenho um ss 1982 muito bom que pena que pararam de fabricar.
Interessante você ter um SS 1982, pois o último conhecido é um 1981. Talvez você tenha uma verdadeira raridade em mãos. No documento consta como? Qual o número do chassis? Os SS começam com “5R”, os travecados em SS tem outro início.
Um artigo sobre os últimos 1981: 5R87HAB100002 e 5R87EAB100012
https://www.flatout.com.br/este-e-o-ultimo-chevrolet-opala-ss-produzido-no-mundo/
pra mim o opala foi o melhor carro,e pretendo ter um algun dia.
opala foi um grande carro, carros de hoje grande lixo.
sinto uma alegria muito grande quando passa um opala perto de mim e olha aqui em casa eu tenho cinco opalas.um 72,73,74,75,80. se depender de min a familia ainda ira aumentar,um grande abraço a todos os opaleiros.
ser opaleiro, não tem preço,
ser opaleiro, é ter paixão pelo carro
ser opaleiro, é ser nostálgico.
ser opaleiro, é ser feliz com a máquina
abraço a todos
é isso ai fico ate imocionado escutando isso
eu sou apenas mais um infeitisado por esse
tremendo mito chamado opala salve a todos
amigos opaleiro.