Conheça e entenda porque o Opala faz sucesso até hoje

opala 1969
Acima o Opala 1969, a primeira geração do modelo

Lançado no Salão do automovel de 1968, ” lá se vão 40 anos”, porém até hoje o Chevrolet Opala é sem dúvida um carro que conseguiu o respeito do povo brasileiro e atualmente cultiva inumeros fans, graças as seu estilo único, robustes, força e boa mecânica.

fotos:

Opala.com

Opaleirosdoparana.com

Opala Luxo 1970 - CLique para ampliar
Opala Luxo 1970
Clique na imagem para ampliar

A receita do Opala é boa, o nasceu da combinação da carroceria alemã do “Opel Rekord C / Commodore A”, fabricado entre 1966 a 1971, junto com a mecânica e estilo do  “Chevrolet Impala”, um dos sedans mais famosos da GM americana.

opala 1974
Opala 1974
Clique na imagem para ampliar

Ao longo de seus 23 anos e 5 meses de produção contínua, o Opala passou por diversos aprimoramentos mecânicos e modificações estéticas.

Durante este tempo o Opala trazia duas opções de motor, o 4 cilindros que equipava as versões básicas, e o famoso 6 cilindros,  motor que equipava as versões esportivas e luxuosas, e que logo caiu no gosto dos brasileiros principalmente pela sua potência.

Destaque também para o câmbio de três marchas a frente, com alavanca na coluna de direção, que equipou as primeiras versões do Opala na década de 70, uma herança vindo dos carros americanos.

foto: opaleirosdoparana.com.br

chevrolet opala 1975
Opala 1975
Clique na imagem para ampliar

Opala 4 cilindros:

Duas versões do motor 4 cilindros equiparam o Opala, ambas com 2.5 litros, tinha de início 75cv, considerado fraco para o tamanho do carro. Já a versão mais potente do motor 2.5, chegou ao mercado mais tarde em 1973, tinha cerca de 90cv.

Em 1979 no auge do “Proalcool”, o  Opala 4 cilindros ganhou também uma versão a álcool, esta versão tinha como atrativo o melhor desempenho e consumo em comparação com a versão a gasolina,  o Opala a álcool foi fabricado até o final da década de 80.

E o motor 2.5 ficou no mercado até o final da década de 1980, sem grandes mudanças, desenvolvendo 88 cv e torque de 19,4 kgfm sendo vendido apenas na versão a álcool, porém este motor é considerado um pouco lento para empurrar o Opala, fazendo de 0 a 100km/h em pouco mais de 15 segundos.

O famoso Opala 6 cilindros.

O motor 6 cilindros do Opala veio dos carros americanos da Chevrolet na época (Chevrolet Impala e Nova), ele originalmente tinha na primeira versão 3.2 litros e 115 cv, mas em 1970 teve o curso dos pistões aumentado e passou a ter o conhecido 4.1 litros e potência “original” de 153 cv. Porém a versão do motor 4.1 6 cilindros mais comum a equipar o Opala, desenvolve 134 cv com 30.1 kgfm de torque máximo a 2.000 rpm. Isto em 1985 no Diplomata. Em 1990 este motor passou a entregar 121 cv e com torque máximo de 29 kgfm.

Este mesmo motor, ainda rendeu muito, e evoluiu junto com as versões do Opala e passou a equipar até mesmo o Omega e outros carros da linha Chevrolet até a década de 90 entregando após passar por algumas modernizações até 168 cv. Para se ter uma ideia da versatilidade, o mesmo motor 4.1 6 cilindros, chega a entregar mais de 200cv após algumas mudanças.

Opala SS 1977 Clique para ampliar

Opala SS 1977
Clique na imagem para ampliar

O Opala SS …

Uma das versões do Opala que fez sucesso foi o Opala SS que chegou a ser considerado um dos carro mais rápido do Brasil, esta versão vinha de fábrica com motor 4.1 e chegava aos incriveis 192Km/h de velocidade máxima, muito para a época de seu lançamento em 1971.

Em 1976 a GM lançou o motor 250/s que era uma versão envenenada do 4.1 a potência passou para bons 173 cv. O Opala SS 250-s de 1974 tinha a velocidade máxima acima dos 220 Km/h, e podia aceler de 0 a 100km/h em menos de 10 segundos, marcas que  fazem inveja a muitos esportivos de hoje em dia.

Opala Comodoro 1979 - Clique para ampliarOpala Coupe SS e Caravan SS 1978

Clique na imagem para ampliar

Outro destaque do Opala SS, isto em 1973,  era o novo câmbio de quatro marchas, com alavanca tradicional no assoalho, ao invés de três marchas com alavanca no volante, que equipava o modelo até então.

Opala SS 1980 Opala SS 1980

Clique na imagem para ampliar

A Chevrolet Caravan…

chevrolet caravan 1977
Caravan 1977
Clique na imagem para ampliar

Outra versão do Opala que é lembrada até hoje é a Caravan, lançada em 1975 ela trazia as mesmas opções de motores do Opala, mas com muito espaço interno para a família inteiraalém da bagagem, a Caravan era considerada um carro caro na sua época, e além de ser um dos melhores carros nacionais, a station wagon fez tanto sucesso que logo ganhou versões esportivas como a SS (foto acima) e 250-S.

chevrolet caravan 1980

Caravan 1980

Clique na imagem para ampliar

A Caravan foi reestilizada em 1980, e ficou no mercado até 1992, e assim como o Opala ganhou versões luxuosas como a Caravan Diplomata no final da década de 80.

Opala Diplomata

Opala Diplomata1982 Clique para ampliar

Opala Diplomata 1986
Clique na imagem para ampliar

Já a versão Diplomata apareceu somente em 1986 tinha o luxo e desempenho como os grandes atrativos, o Opala Diplomata era oferecido com duas versões de motores, um 2.5 litros com 97 cavalos e outra com o famoso 4.1 de 6 cilindros e 140 cavalos. As versões Diplomata do Opala traziam equipamentos de luxo como ar condicionado, ar quente, vidros elétricos, bancos de couro e mais uma série de acessórios, como câmbio automático, era o top de linha da GM brasileira.

Uma curiosidade é que o Opala Diplomata de 1986 vinha agora com câmbio de quatro marchas. Sua velocidade máxima era de 176 km/h, fazendo de 0 a 100km/h em cerca de 11 segundos.

Opala Diplomata 1987 Clique para ampliar

Opala Diplomata 1987
Clique na imagem para ampliar

Um dos pontos fracos do Opala Diplomata 4.1 6 cilindros é seu consumo, o “motorzão” bebia ou melhor bebe bastante, em média não fazendo mais do que 8km/l ou 9 km/l na estrada. Bem tem dono que fala em 6 km/l na cidade mas…

O Opala deixou de ser produzido em 1992. Quando foi produzido o Opala de número 1 milhão, houve até protesto de na porta da GM de pessoas que eram contra ao carro sair de produção..

Opala Diplomata Coupe1988 Clique para ampliar

Opala Diplomata Coupe 1988
Clique na imagem para ampliar

Até hoje o Opala é muito admirado e tem muitos fãs pelo Brasil, ele é um carro que conquistou seus donos pela boa mecânica, desempenho e principalmente pela confiabilidade, sendo ainda hoje um sonho de consumo de muitos, motivo de orgulho para quem tem um exemplar do Opala na garagem.. e se considera um “Opaleiro!”

caravan diplomata 1991
Caravan Diplomata 1991

Clique na imagem para ampliar

Opala Diplomata1992 Clique para ampliar
Opala Diplomata 1992

Clique na imagem para ampliar

Acima as últimas gerações do Opala e da Caravan, apresentadas em 1991 foram produzidas até 1992. Traziam uma leve reestilização em comparação com o modelo ano 1990 com nova grade frontal, faróis e para-choques. Um detalhe que pouca gente sabe é que só a partir de 1991 é que o Opala enfim ganhou um câmbio com cinco marchas.

O Opala teve ainda algumas outras versões como a Comodoro, L, SS6, Luxo e assim por diante.., mas ai você lê nos sites especializados no Opala, confira abaixo:

Ai vão alguns bons sites e clubes do Opala:

http://www.opala.com

http://www.opaleirosdoparana.com


http://www.opalaclubavare.com.br

Confira mais fotos neste tópico:

www.opala.com/forum/viewtopic.php?t=8939

fonte: wikipedia

20 Replies to “Conheça e entenda porque o Opala faz sucesso até hoje

  1. Olá ,no texto do Diplomata 86 , a foto que ilustra consta de um modelo acredito que seja 82, pelas rodas e a maçaneta da porta , sendo que a maçaneta do modelo só saiu até 84

  2. Estou juntando grana para um dia eu comprar um opala, pois é um carro imponente e respeitado e ter um carro desse é ter um pedaço da história dentro da sua garagem ! A todos os opaleiros um forte abraço .

  3. Bom,tenho um Diplomata,ano 86,pença em carro maravilhoso!!

    totalmente LUXUOSO,..sem contar que tem tudo e mais um pouco""do que esses carros "modernos da atualidade>>carro de RAÇa!! a todos Amantes e Opaleiros,um grande abraço..

  4. se colocarmos uma bmw e uma mercedes e um diplomata no meio deles , poderemos inevitavelmente perceber que o opala aparece melho em destaque , eu tenho um diplomata 6cc na cor azul zafira todo original 88 e meu visinho tem um na cor sinsa chumbo todo original,quando sirmos com os carros ,por onde passamos todos olha até torcer o pescosso, obrigado pelos opaleiros do brasil.

  5. sinto uma alegria muito grande quando passa um opala perto de mim e olha aqui em casa eu tenho cinco opalas.um 72,73,74,75,80. se depender de min a familia ainda ira aumentar,um grande abraço a todos os opaleiros.

  6. ser opaleiro, não tem preço,

    ser opaleiro, é ter paixão pelo carro

    ser opaleiro, é ser nostálgico.

    ser opaleiro, é ser feliz com a máquina

    abraço a todos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *