Citroën Basalt – SUV coupé chega no segundo semestre para enfrentar Nivus e Fastback

citroen basalt

O Citroën Basalt acaba de ser revelado oficialmente, este SUV coupé de linhas modernas e chamativas é o terceiro modelo da família brasileira “C-Cubed” da Citroën, já composta pelo C3 hatch e C3 Aircross. O Basalt foi criado e desenvolvido no Brasil, chega no segundo semestre para rivalizar com modelos como VW Nivus e Fiat Fastback, tendo como grande diferencial, além do visual, o seu preço que promete ser mais “acessível” em relação aos concorrentes.

citroen basalt

Visual agrada

Apesar desta versão mostrada hoje ainda ser um conceito, a versão de produção, que chegará as lojas no segundo semestre de 2024, terá praticamente este mesmo design, ou seja, o modelo novo da Citroën promete chamar atenção nas ruas, possui um estilo robusto e agressivo, sendo talvez um dos mais bonitos Citroën na atualidade.

Na dianteira, apesar do conjunto de faróis ser o mesmo do C3 Aircross e não ser em LED, a grade e para-choque do Basalt têm perfil invocado, combinando bem com a proposta do modelo que é agradar a um publico mais jovem, entregando um estilo mais esportivo. Capô e o para-brisa são os mesmos do C3 Aircross.

citroen basalt

Porém as semelhancas visuais do Basalt com o C3 Aircross terminam ai, do para-brisa em diante tudo é novo e foi feito exclusivamente para este modelo. As caixas de rodas e os para-lamas são mais largos, o teto é baixo e tem desenho curvo, com um caimento suavizado até a traseira, o Basalt é uma mistura de coupê + hatchback com dimensões de SUV compacto.

Na traseira destaque para as chamativas lanternas em LED que invadem as laterais e a tampa do porta-malas que tem uma especie de aerofólio embutido.

Pelo menos nesta versão conceitual, o para-choque e os apliques na carroceira são em Black Piano e o carro calça rodas grandes, possívelmente aro 18, outro detalhe importante são os freios traseiros a disco, agregando uma proposta mais premium a este Citroën nacional.

citroen basalt

Dimensões do Citroën Basalt prometem agradar…

Apesar da Citroën não ter divugado os dados técnicos do Basalt, tudo indica que ele manterá parte das dimensões do C3 Aircross de quem ele empresta a plataforma, ou seja, o espaço interno neste SUV coupé promete agradar, principalmente no banco traseiro e no porta-malas. Sua distância entre-eixos deve ficar nos mesmos 2.67 metros do C3 Aircross, sua largura deve ficar em torno dos 1,80 m, enquanto a altura na faixa dos 1,60 metros e o comprimento em torno dos 4,30 metros. Podemos esperar um porta malas amplo, na faixa dos 400 litros.

citroen basalt

Interior do Basalt

A cabine do Citroën Basalt deve ser praticamente a mesma do C3 Aircross, painel e a lista de equipamentos devem ser praticamente os mesmos do SUV de sete lugares, porém, o SUV coupé deve ter algumas evoluções na lista de equipamentos para deixa-lo um pouco mais premium, detalhes como revestimentos mais caprichados nos bancos e nas portas, além de soluções mais “normais” como vidros elétricos traseiros com comandos nas portas devem estar presentes no Basalt (lembrando que o C3 Aircross tem comandos dos vidros agrupados entre os bancos, algo nada pratico e tem acabamento simplificado, o que foi bastante criticado).

Porém, não espere o mesmo nível de equipamentos dos rivais VW Nivus, Fiat Fastback e Renaut Kardian, a proposta desta nova família da Citroën é o baixo custo, ou seja, atrair o consumidor pelo bolso, o Basalt não terá itens de segurança como frenagem automática frontal ou piloto automático adaptativo ACC, como existe no VW Nivus e Renault Kardian por exemplo.

citroen basalt

Motores turbo

Com relação a motorização é certo que o Basalt usará o mesmo 1.0 turbo, 3 cilindros FireFly, presente no irmão C3 Aircross e nos primos Fiat Pulse e Fiat Fastback, este bloco desenvolve 130 cv de potência e 20 kgfm de torque, acoplado sempre com um câmbio automático CVT que simula sete velocidades.

No press release a Citroën disse que o Basalt se destacará pela potência e, como este é um SUV coupé o modelo promete entregar uma certa esportividade, abrindo espaço e justificativa, para o uso do motor 1.3 turbo T270 firefly de 185 cv de potência e 27 kgfm de torque, este bloco, com certeza, entregaria um desempenho muito interessante ao novo Citroën, poderiamos esperar um 0 a 100km/h acontecendo na casa dos 8 segundos.

Preço mais barato que os rivais…

Apesar da Citroën não ter dito uma palavra com relação aos preços do Basalt, tudo indica que serão mais baixos em relação aos principais rivais, podemos estimar as versões de entrada partindo de R$ 110.000, enquanto as mais caras na casa dos R$ 135.000, lembrando que hoje o VW Nivus parte de R$ 119.900 e vai até R$ 149.900, enquanto o Fiat Fastback tem preços entre R$ 117.990 até R$ 156.990, o recém lançado Renault Kardian começa em R$ 112.490 indo até R$ 132.790.

Quando chega?

A Citroën não especificou uma data exata para o início das vendas do Basalt, apenas afirma que a novidade estreia ainda em 2024. Como o desenvolvimento do modelo aparenta estar adiantado, com diversas unidades rodando em testes já com pouca camuflagem, acreditamos que as vendas devam começar entre agosto a outubro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *