Chevrolet Omega de 1998 a 2007

chevrolet omega 1999

Foto: Revista Quatro Rodas

Lançado no Brasil em novembro de 1998, o Omega australiano, como ficou conhecido, chegou com a missão de substituir o sedan de luxo brasileiro que foi produzido durante os anos de 1993 a 1998. Para isto o novo Omega contava com um novo visual, uma farta lista de equipamentos, aliado com uma boa e acertada mecânica.

O Omega 1999, impressionava principalmente pelo luxo e acabamento interno, além do visual com linhas modernas e harmoniosas, seguindo um estilo clássico inspirado nos sedans americanos.

chevrolet omega 1999

A motorização do sedan também era um dos pontos altos, o Omega australiano chegava em apenas uma versão, a CD que trazia motor V6 de 3.8 litros, capaz de desenvolve 200cv de potência com 33kgfm de torque. A transmissão era automática de quatro velocidades, e a tração traseira. Ainda como novidades o sedan trazia controle de tração e novo sistema de direção.

Este conjunto mecânico garantia uma boa agilidade ao sedan de 4.88 metros de comprimento e pesados 1640kg, segundo testes feitos pela revista Quatro Rodas, o Omega fez de 0 a 100km/h em apenas 10.6 segundos, alcançando na medida da revista velocidade máxima de 216km/h.

interior chevrolet omega 2000

Acima o interior do Omega espaçoso e com vários equipamentos, a foto acima é do modelo importado entre 1999 a 2003

Bem, mas voltando ao interior, o novo Omega se mostrava quase tão silencioso quanto um BMW Serie 7, ou Mercedes Classe E, isto somado ao um ótimo espaço interno, repleto de mordomias.

chevrolet omega 2000 interior parte traseira

Os passageiros do banco traseiro também contam com muito espaço, o entre eixos de amplos 2.78m era responsável por isso

O Omega vinha de fábrica equipado com bancos de couro sendo que o do motorista tinha regulagem elétrica, ar-condicionado digital com saídas para o banco traseiro, computador de bordo com 12 funções, faróis com acendimento automático, piloto automático, e ainda não acaba ai, o sedan vinha ainda com som com CD Player com disqueteira para 5 discos, freios com ABS, e airbag duplo.

2001 – O Omega sofre uma leve reestilização

chevrolet omega 2001

Chevrolet Omega 2001

Em 2001, o Omega passou por uma reestilização, ganhando uma nova grade com linhas redesenhadas, um novo para-choque frontal, e faróis com lentes novas, além de novas rodas. Com relação aos equipamentos, o sedan passou a ser equipado também com airbags laterais, freios com ABS e EBD.

omega 2001

Na parte traseira a tampa do porta-malas foi redesenhada e perdeu o conjunto de lanternas, ganhando uma aparência mais limpa e simples.

2003 – O Omega muda de novo e ganha linhas totalmente novas


chevrolet omega 2004

Chevrolet Omega 2004

Em 2003, o sedan passou por mais uma mudanças em suas formas, mas desta vez o “face-lift” foi maior, as linhas com formas ovais deram lugar a um desenho mais reto, com novos recortes, a parte frontal trazia novos faróis, grade, para-choque e capô, já na parte traseira a tampa do porta-malas também totalmente foi redesenhada, o mesmo acontece com as lanternas (foto abaixo). Na parte interna o Omega 2004 contava com novos mostradores no painel de instrumentos, além de novos revestimentos com detalhes prateado na cabine, já com relação a parte mecânica a suspensão foi reajustada ficando mais alta em 10mm.

chevrolet omega 2004

Outra grande novidade foi que em 2004 o Omega ganhou um novo motor, o Alloytec 3.6 V6 24v de 254cv de potência, ele ficou no lugar do V6 de 3.8 litros de 200 cv.

2007 – Um Omega totalmente novo chega ao Brasil

chevrolet omega 2007

Omega 2007

Lançado na Austrália pela Holden em 2006, a nova geração do Omega chegava ao Brasil no início de 2007, trazendo praticamente tudo novo, desde a carroceria que ganhou um entre-eixos ainda maior passando de 2.78 m para impressionantes 2.91 metros, passando pelo interior que também foi totalmente reformulado e ficou mais equipado. O novo Omega chegava ao Brasil com o motor 3.6 V6 24v e 254cv, vindo agora com câmbio automático de cinco velocidades, a tração claro permanecia na traseira.

Dados de fábrica anunciavam um desempenho invejável, 0 a 100 km/h em apenas 8.5 segundos e velocidade máxima de 229 km/h.

interior chevrolet omega 2009

Omega 2007 em diante é considerado o melhor com relação ao nível de conforto interno

Apesar de ter qualidades dignas pare peitar sedans alemães, esta geração do Chevrolet Omega chegou ao Brasil com preço proibitivo, em 2009 ela chegou a ser vendida por R$ 147.000.

2011 Omega Fittipaldi…

chevrolet omega fittipaldi 2011

Em 2011 a Chevrolet lançou no Brasil uma série limitada a Fittipaldi, esta série marcava uma breve volta do sedan ao mercado brasileiro que havia tido sua importação suspensa em 2009 devido a baixa procura. O Omega Fittipaldi contava com um novo motor, que acaba de ser lançado na Austrália, uma nova versão do 3.6 V6, porém agora com injeção direta de combustível SIDI e outras alterações, a potência saltou de 254 para 292 cavalos e o torque passou de 35.7 para 36.7 kgfm a 2.900 giros, outra novidade é que o Omega Fittipaldi trazia um novo câmbio automático de seis marchas.

Números divulgados pela Chevrolet chamam a atenção, graças ao novo motor 38 cv mais potente e ao câmbio com novas relações, ele fazia 0 a 100 em apenas 6.8 segundos e a velocidade máxima é limitada eletronicamente aos 235 km/h.

chevrolet omega fittipaldi 2011

Em breve o Omega Fittipaldi deve ser tornar disputado pelos fãs do sedan, já que a Chevrolet trouxe ao Brasil apenas 600 unidades do modelo especial em homenagem ao primeiro brasileiro campeão mundial de F1. Esta edição especial marcou o fim da história do Omega no Brasil.

Outras versões do Omega…

Quer informações sobre outras versões do Chevrolet Omega, leia aqui sobre o Omega de 1993 a 1997, vale a pena dar uma conferida também no famoso e raro Omega Lotus bi-turbo de 380 cv.

Pensando em comprar um Omega usado, cuidado nem tudo são flores…

A versão australiana do Omega, conta com um custo de manutenção elevado (entenda o custo das peças de reposição), que é digno dos sedans de grande porte apesar do modelo ser um Chevrolet, o mesmo acontece com o consumo que pode surpreender quem não está acostumado a um carro deste porte, a versão 3.8 V6 200 cv importado durante 1999 até 2003 faz 8km/l na cidade, já com ar-condicionado ligado o consumo aumenta para 6.7km/l, enquanto que na estrada o Omega com ar condicionado ligado faz 9.7km/l já com o ar desligado, ele roda 11.4km/l, segundo dados do teste da revista Quatro Rodas de 1999.  Ainda falando de consumo a geração de 2007 a 2009 com novo motor 3.6 V6 250 cv faz 7.4 km/l na cidade e 11.5 km/l na estrada, dados de fábrica.

Outro ponto negativo do Omega é o seu seguro que costuma ser salgado, e sua desvalorização é pesada, principalmente para os modelos entre 2001 a 2005. E na hora da compra desconfie de um Omega muito barato, abaixo do preço de tabela, o modelo pode esconder possíveis problemas, de uma atenção ao câmbio, principalmente nas versões mais antigas, já que em caso de problema o custo de reparo é alto.

Resta a você ponderar se vale apena pagar um pouco a mais pelo prazer de rodar com um sedan de luxo, que marcou época, sendo durante muito tempo sinônimo de status e luxo no Brasil, tanto é que durante muitos anos o Chevrolet Omega foi o carro oficial de membros do governo inclusive da presidência, digno de fazer frente em conforto e desempenho aos alemães da BMW, Mercedes e Audi.

8 Replies to “Chevrolet Omega de 1998 a 2007

  1. Pessoal, o cara que escreveu o texto acima sobre o omega australiano não entende nada desse carro. Quanta besteira…O pior é que não conhece fica desinformado com tanta asneira.

  2. Trabalho com omega desde 2007 e o 99 tem potência de 202, enquanto o 2005 para cima tem 269cv. E o omega 2005 sofreu reestilização a frente é levemente diferente desde paralamas a parachoque.

  3. Bom primeiramente voces falaram que o omega 99 vinha com motor 3.6,ERRADO era 3.8,depois falou que alguns modelos vinha com teto solar e mentira o omega nao conta com este opcional.Gente eu sugiro que antes de postar uma materia estude primeiro o veiculo para nao falar besteira ate mais e bom estudos, rsrsrsrsrsrsr.

    1. Resposta – Juliano

      Você esta certo o motor do Omega 1999 era um 3.8 V6 de 200 cv e não 3.6 .

      Você também está correto com relação ao teto solar, ele não era oferecido no Omega australiano vendido no Brasil, nem mesmo como opcional, o acessório era oferecido apenas no Omega nacional.

      valeu pela correção

      abraço

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